Contente
Os criadores de aves que estão seriamente envolvidos na agricultura monitoram de perto a condição de seus animais de estimação. Um dos indicadores importantes é a qualidade da cama. A diarreia em galinhas, independentemente da consistência e da cor, deve ser alarmante. Proprietários experientes são capazes de determinar exatamente a partir dos excrementos com que as aves estão doentes e tomar medidas para melhorar a saúde do rebanho. Quando aparecem os primeiros sintomas, é necessário tratar as galinhas.
Por que as galinhas ficam doentes?
As evacuações líquidas são comumente chamadas de diarreia. Pode haver muitas razões para sua ocorrência. Em alguns casos, isso é devido à má qualidade da alimentação, em outros é causado por doenças infecciosas graves. Na dúvida, o melhor é procurar ajuda de especialistas e fazer exames. Depois disso, você já pode decidir como tratar seus animais de estimação.
A diarréia em galinhas é uma doença perigosa que leva à desidratação, intoxicação, mas, o mais importante, reduz as funções protetoras do corpo. Se você não der medicamentos especiais para galinhas, todo o bando de pássaros pode morrer como resultado.
Como avaliar uma ninhada
Um bom dono nunca vai esperar que as galinhas difamam. Ele monitora as fezes das aves e as condições da cama diariamente.
Descarga de frangos de dois tipos: excrementos diurnos e noturnos:
- Durante o dia, as fezes de galinhas e pintinhos adultos saudáveis parecem pelotas alongadas marrom-escuras. Não grudam na mão, rolam como plasticina. A presença de um depósito branco é bastante natural. Estes são sais de ácido úrico. Se a forma das fezes mudou, o motivo pode ser hipotermia ou alimentação de baixa qualidade.
- Os movimentos intestinais noturnos são chamados de cecal. Eles são finos, marrons, mas não pegajosos. Este tipo de fezes de uma galinha sai pela manhã. A descarga de uma ave saudável não deve conter bolhas de gás, muco, secreções sanguíneas.
A maneira mais fácil de controlar a presença de diarreia em uma galinha poedeira é que, se os ovos estiverem limpos, o sistema digestivo estará funcionando normalmente.
Como reconhecer diarreia
A diarréia em galinhas pode ser reconhecida por seus traços característicos. Em primeiro lugar, você precisa monitorar a ninhada. Se você tiver evacuações com secreção ou uma mudança na cor das fezes, precisa se preocupar.
Após a diarreia, o frango perceberá sujeira na cloaca. Além disso, a diarreia leva à inflamação da cloaca. Nas galinhas poedeiras, as fezes e, às vezes, os coágulos sanguíneos grudam nos ovos. Ao primeiro sinal de doença, as aves são removidas do rebanho geral para uma sala separada para observação e tratamento. Se as medidas não forem tomadas a tempo, mais de um pássaro morrerá.
Você pode entender que algo está errado com o comportamento de uma galinha. A presença de diarreia em camadas leva à letargia, as aves têm sede, mas recusam comida.
Causas não infecciosas
Se uma galinha está com diarreia, primeiro você precisa descobrir por que ela surgiu.
Hipotermia
Se a temperatura do ar cair drasticamente, o pássaro assimila pior a comida. Por causa disso, muito líquido aparece nas fezes ou, como dizem os especialistas, torna-se aquoso. Mas a cor permanece natural. Neste caso, nenhum tratamento é necessário.
Choque pela mudança de lugar
Qualquer movimento de um frango para um novo local de residência está associado a uma condição estressante e afeta negativamente o processo digestivo. Em uma galinha, a diarreia desaparece rapidamente após se adaptar às novas condições.
Mudança de poder
Quando as galinhas são trocadas para uma nova alimentação, elas passam por estresse causando diarreia. O que fazer neste caso? Primeiro, eles devolvem o alimento antigo e, aos poucos, passam para o novo, para que o estômago do frango se acostume.
Água suja
Se bebedouros tipo nipple forem instalados no galinheiro, o frango não terá diarreia se não estiver infectado. Quando a água está no bebedouro e os pássaros ficam de pé, eles podem trazer microorganismos patogênicos. Neste caso, a doença das galinhas pode tornar-se massiva, será difícil detê-la. Dê água desinfetada às aves e troque-a duas vezes ao dia.
Envenenamento
A diarreia em galinhas pode provocar alimentos inadequados. É impossível se livrar do envenenamento apenas substituindo a ração. Como tratar galinhas doentes em tal situação? Para o tratamento da diarreia, é necessário beber medicamentos antibacterianos para todas as aves (doentes e saudáveis para prevenção). Eles podem ser adicionados à mistura.
Diarreia causada por infecções
A diarreia muitas vezes leva à descoloração das fezes, e isso já é perigoso. A cor das fezes varia e é mais comumente causada por infecção.
Diarreia branca
Esta cor das fezes aparece com mais frequência na pulorose causada por salmonela. Nas aves, não só os intestinos são afetados, mas também os ovários. Diarréia branca vista em galinhas, é capaz de infectar todos os órgãos, o que leva à morte. As galinhas são infectadas a partir de indivíduos doentes por meio de fezes e ovos infectados.
As galinhas doentes também podem ser identificadas por sinais externos:
- o bico está constantemente aberto, a respiração é pesada;
- as galinhas são lentas, quase não se movem, sentam-se amassadas;
- a digestão é prejudicada;
- as galinhas param de botar ovos.
Os pintinhos que sofrem de diarreia branca não crescem bem e, na sua maioria, ficam com os pés afastados. Ao mesmo tempo, os olhos estão bem fechados. É quase impossível curar galinhas da pulorose, então elas são abatidas.
Diarreia amarela
Se as aves forem mantidas em condições desfavoráveis ou a causa for estresse, elas podem desenvolver diarreia amarela. Nesse caso, basta beber os frangos com permanganato de potássio e colocar a sala em ordem.
Mas se a causa da diarreia amarela é uma infecção, e esta é, via de regra, a doença de Gumboro, então você terá que fazer um estudo das fezes ou de um pássaro morto. O veterinário irá prescrever o tratamento adequado.
Verdes nos excrementos
Se o conteúdo da cama for verde, então a pesquisa deve ser feita, talvez a diarreia seja causada pela paterela. Se os testes forem bons, o motivo não é infeccioso. O tratamento será prescrito por um médico com medicamentos especiais.
A cor verde das fezes costuma aparecer nos primeiros meses da primavera, quando as aves são transferidas para o pasto. Comer em excesso grama fresca pode causar diarréia verde. Nesse caso, os medicamentos não são necessários, os remédios populares podem ser dispensados. Por exemplo, beber frangos doentes com uma solução de permanganato de potássio, uma infusão de camomila ou outras ervas com efeito bronzeador.
Diarréia marrom
As fezes líquidas dessa cor estão associadas apenas à infecção. Na maioria das vezes, as galinhas adoecem no outono e na primavera. A causa da infecção é lixo, comida, água.
Quando uma ave desenvolve diarreia marrom, os seguintes sintomas aparecem:
- as galinhas estão desgrenhadas;
- eles se tornam indiferentes à comida;
- o muco pode ser visto nas fezes líquidas;
- os pássaros perdem a atividade, na maioria das vezes ficam sentados em um canto, abrindo as asas e fechando os olhos;
Normalmente, a diarreia marrom é causada por eimeriose ou coccidiose. Veterinários são prescritos para tratamento de galinhas coccidostáticos.Como essas doenças são graves, para sua prevenção, esses medicamentos podem ser bebidos para o resto das aves, a fim de prevenir a doença do rebanho.
Banquinho com sangue
A causa do aparecimento de sangue nas fezes líquidas das galinhas é a coccidiose. É causada pelos menores microrganismos coccídios. Eles afetam o sistema digestivo das aves. A diarreia sanguinolenta afeta com mais frequência pintos jovens de até dois meses de idade.
As aves doentes geralmente sentam-se, não se aproximem do comedouro. Um dos sintomas é o branqueamento das vieiras. Primeiro, o sangue aparece nas fezes e depois fica marrom.
Infecções comuns
Doença | Cor das fezes | Causa |
Doença de Newcastle | O muco é visível em fezes marrons. |
|
Colibacilose | As fezes são amarelas e o sangue geralmente é visível. | O fígado é afetado. |
Coccidiose | As fezes são marrons ou chocolate. | Invasão de parasitas intestinais. |
Pasteurelose | As fezes estão verdes com muco. |
|
Clostridiose | Na diarreia negra, bolhas de gás são visíveis e um odor fétido é observado. |
|
Características de tratamento
Para salvar as galinhas da diarreia, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, caso contrário, a doença pode levar à desidratação e à morte da ave. Na fase inicial do tratamento, a causa é estabelecida, ou seja, eles descobrem por que as galinhas se alimentaram. Se a diarreia não for causada por infecções, você pode usar remédios populares.
Fundos do povo
Como as aves já se reproduzem há muito tempo, nossos ancestrais inventaram meios de aliviar a diarreia nas galinhas.
Então, como tratar:
- Assim que as fezes líquidas, inclusive as pretas, forem percebidas, argila é adicionada à tigela de água.
- Ferva o arroz ou a aveia e beba o líquido espesso em vez de água. As galinhas também recebem farinha de aveia rala.
- Se houver crostas de romã, você pode fervê-las e usá-las como adstringente e antibacteriano.
- Com diarréia verde e marrom escura, é útil beber caldo de camomila para aves.
Remédio para diarreia das próprias galinhas:
Tratamento medicamentoso
Na maioria das vezes, medicamentos antibacterianos são prescritos para tratar diarreia de várias cores causada por infecções:
- Biseptol;
- Enrofloxacina e Norfloxacina;
- Tetraciclina e Biomicina.
Se a levomicetina líquida for usada como medicamento, 4 ml da droga são dissolvidos em um litro de água fervida.
Além do medicamento, durante o tratamento, as galinhas devem receber complexos vitamínicos, por exemplo: Trisulfona, Dolink, Gidrotriprim e outros. Os comprimidos são dissolvidos em água e a solução vertida para um copo. Para consolidar os resultados, não se pode prescindir de prebióticos: iogurte, soro, monosporina, bifidumbacterina.
Vamos resumir
Em todo caso, ao escolher medicamentos para o tratamento de aves, é melhor consultar especialistas. Eles o ajudarão a descobrir a dosagem.
E para que as aves não adoeçam, é necessário criar condições de conforto para elas, observar padrões sanitários e fornecer rações de alta qualidade.