Tratamento para diarreia em galinhas

As doenças das galinhas causam danos significativos às galinhas. Doenças em galinhas alguns e a maioria deles são acompanhados por distúrbios intestinais. Pela cor das fezes do pintinho, pode-se fazer uma suposição sobre uma possível doença. Mas, em qualquer caso, esse diagnóstico preliminar terá de ser confirmado por laboratório, já que às vezes uma diarreia semelhante ocorre quando as galinhas são infectadas com outro patógeno ou com uma infecção mista. Como tratar as galinhas precisa ser decidido após um diagnóstico preciso ter sido estabelecido.

É impossível atrasar o tratamento da diarreia na expectativa de que "passe sozinha". Principalmente quando se trata de galinhas. Se a diarreia em pintinhos não for curada nos primeiros dias, há uma chance de perder 100% dos filhotes. Em galinhas, um metabolismo rápido e diarreia prolongada, mesmo de origem não infecciosa, podem levar à morte da ave por desidratação.

Quando os pintinhos têm diarreia branca

A diarreia branca em galinhas pode estar associada a doenças infecciosas e distúrbios intestinais não infecciosos. Basicamente, a diarreia branca em galinhas é um sinal de pulorose causada por microrganismos do gênero Salmonella.

Em uma nota! Uma vez que os agentes causadores da pulorose são a Salmonella, a pulorose é um tipo de Salmonella exclusivo das aves.

A segunda variante da diarreia branca em galinhas pode ser uma infecção mista salmonelose + coccidiose. Neste caso, a diarreia será misturada com sangue.

Em uma nota! Normalmente, na coccidiose, as fezes das galinhas são marrons.

A terceira variante da diarreia branca: sob estresse. Acredita-se que sob estresse em galinhas, diarréia amarela. Mas há um caso conhecido em que as galinhas foram fervidas com um líquido branco. O tratamento, exceto para o fornecimento de ração composta de alta qualidade para frangos jovens, não foi realizado. As razões para isso não são exatamente conhecidas. Segundo o proprietário, as galinhas compradas passaram a noite em gaiolas muito apertadas em uma sala sem aquecimento e com temperatura externa de -10 ° C. Todo esse tempo os pássaros não receberam comida. É possível que todos esses fatores juntos tenham desempenhado um papel no aparecimento de fezes brancas nessas galinhas.

Importante! Diarréia amarela em galinhas são tratados eliminando primeiro a causa do estresse.

Em seguida, eles usam remédios populares para parar a diarreia.

Infecção mista pullorose + coccidiose

"Normal" na coccidiose, a diarreia castanha é observada nas galinhas devido à mistura de sangue com as fezes. Com uma infecção mista, logo no início da atividade dos coccídios que danificam os intestinos, a diarreia ficará branca com uma mistura de sangue. Mais tarde, ele ficará marrom. Se houver sinais de coccidiose, a ave deve ser bebida com coccidiostáticos e antibacterianos o mais rápido possível. Mesmo que as galinhas tenham coccidiose "na sua forma pura", se o intestino estiver danificado, o desenvolvimento de uma infecção secundária é inevitável. Se o pintinho estiver doente com coccidiose e pulorose ao mesmo tempo, um tratamento complexo é usado.

Sinais e tratamento da coccidiose em galinhas

Sem testes de laboratório, o dono de uma ave doente tem apenas observação visual e uma suposição sobre o tipo de infecção. Com coccidiose em pássaros, uma pena eriçada. As galinhas têm penugem pegajosa e desagradável. As galinhas ficam sentadas, amassadas, em um só lugar. Tente evitar o tráfego. Só dói para eles se moverem. O apetite diminui até o ponto de sua ausência total.

O tratamento é feito com coccidiostáticos + drogas antibacterianas. Dos antibacterianos, sulfadimetoxina ou sulfadimezina são usados.Os coccidiostáticos são prescritos por um veterinário, dependendo da finalidade para a qual a ave é criada. Os frangos são alimentados com coccidiostáticos, o que não lhes permite desenvolver imunidade aos coccídios. As galinhas poedeiras e os reprodutores são regados com coccidiostáticos, que não interferem no desenvolvimento da imunidade.

Importante! A pulorose (salmonelose) é especialmente perigosa para as galinhas; é assintomática em uma ave adulta.

Pullorosis

A principal doença em que aparece a diarreia branca. As galinhas são particularmente afetadas. Mesmo se criados em casa, eles podem ser infectados por uma ave adulta. Na maioria das vezes, os proprietários de galinhas não têm a oportunidade de manter os pássaros separados uns dos outros e as galinhas caminham juntas. Uma vez que a salmonelose em galinhas é assintomática, o crescimento jovem pode parecer galinhas saudáveis. Como resultado, muitas vezes é obtida a morte de toda a população de galinhas.

Sinais de pulorose

Em galinhas pequenas, infectadas com pulorose no ovo de uma galinha poedeira doente, a doença é aguda. O período de incubação desse tipo de doença é de 3 a 10 dias. Mas geralmente até 5 dias. Os principais sintomas desse tipo são:

  • a gema não é sugada para a cavidade abdominal. Os pintinhos geralmente eclodem com a gema já retirada;
  • asas abaixadas;
  • fraqueza geral;
  • falta de apetite;
  • franjas pobres;
  • excrementos brancos líquidos;
  • selado com cloaca fofa suja.

Se as galinhas adoecessem imediatamente após a eclosão, elas não viveriam mais do que um dia. Em 3 dias, o frango consegue se alimentar e vive um pouco mais.

No caso de infecção imediatamente após a eclosão, que pode ser causada por uma incubadora ou chocadeira infectada com pintos já doentes, o período de incubação dura de 2 a 5 dias após a eclosão. A doença prossegue neste caso de forma aguda. Os sinais do tipo de doença pós-natal são:

  • respirar pelo bico aberto;
  • fezes mucosas brancas;
  • diarréia;
  • bloqueio da cloaca;
  • fraqueza.

Normalmente, neste caso, as galinhas ficam com as patas afastadas e os olhos fechados.

Em uma idade mais avançada, em galinhas de 2-3 semanas, a doença é subaguda e crônica. A mortalidade nessas formas da doença é baixa.

Em uma nota! Com a alta taxa de sobrevivência de galinhas mais velhas, os proprietários muitas vezes são enganados ao pensar que curaram a ave usando métodos populares, como água de arroz, iodo azul ou água de argila.

Os principais sinais de pulorose em pintos com mais de uma semana, mas com menos de um mês:

  • atraso de desenvolvimento:
  • pobre incrustação de penas;
  • diarreia com fezes brancas;
  • em frangos, as articulações das pernas inflamam.

Em galinhas poedeiras adultas, a pulorose é assintomática, mas com observação cuidadosa pode ser notada;

  • diminuição na produção de ovos;
  • peritonite de gema;
  • descoloração azulada da crista (pode ser confundida com histomonose);
  • indigestão;
  • oovarite / salpingite (inflamação dos órgãos reprodutores).

Este último pode ser descoberto somente após a abertura de um frango doente.

O que fazer se as galinhas desenvolverem diarreia branca

O tratamento da diarreia branca em frangos, desde que se trate de pulorose, não é efectuado na indústria nem em casa. Em primeiro lugar, isolam-se frangos claramente doentes e realiza-se um estudo para diferenciar a doença de intoxicação alimentar, colibacilose, coccidiose e aspergilose. Quando o diagnóstico é confirmado, as galinhas com sinais evidentes da doença são abatidas. Uma ave condicionalmente saudável recebe antibióticos de amplo espectro.

Em condições industriais, os frangos recebem antibióticos do grupo das tetraciclinas e medicamentos antimicrobianos com a ração. A dosagem e o regime de administração são prescritos pelo veterinário. As instruções para medicamentos veterinários muitas vezes já indicam a dosagem necessária.

Em casa, costumam tentar usar o cloranfenicol, um antibiótico usado no tratamento da salmonelose em humanos. Mas a levomiticina não funciona em todas as cepas de Salmonella. No caso das galinhas, as chances são grandes não de curar a infecção, mas de ocultar os sintomas.

Em uma nota! Levomicetina é o nome comercial da droga. Seu nome genérico é cloranfenicol.

Se uma farmácia oferece outro produto em vez do cloranfenicol, é preciso prestar atenção ao ingrediente ativo. O cloranfenicol pode ser usado contra microrganismos resistentes aos antibióticos do grupo das penicilinas.

Terapia de suporte

Após o uso de drogas potentes, também não há fauna útil no intestino das galinhas. Neste caso, as galinhas podem difamar devido à disbiose. A diarreia, neste caso, é geralmente amarelo-escuro ou castanho. Mas a cor da diarreia pode depender da comida ingerida. Se você comer muitas verduras, as fezes ficarão com uma cor verde escura.

Para interromper a diarreia, que se desenvolveu devido à disbiose, as galinhas recebem decocções fixadoras: geleia de aveia ou água de arroz.

Em uma nota! Não é recomendado dar aos frangos uma solução de decocção de permanganato de potássio, furacilina ou camomila após os antibióticos.

São desinfetantes que matam microorganismos, que não ficam no intestino depois dos antibióticos.

Como agente de fixação, você pode dar um ovo cozido ou biscoitos bem triturados.

Outra opção para um remédio popular de fixação.

Outras cores de fezes para diarreia

A diarreia em galinhas pode não ser apenas branca. A diarréia também é amarela, marrom, verde, marrom e com sangue.

Diarreia com sangue significa uma infecção grave de coccídios em galinhas. Neste caso, toda a população de galinhas: galinhas e pássaros adultos, deve receber coccidiostáticos o mais rápido possível. O tipo de medicamento e a forma de aplicação devem ser determinados pelo médico veterinário, pois os coccídios se adaptam facilmente aos medicamentos e devem ser alternados. De acordo com o esquema de regar galinhas com coccidiostáticos, é geralmente indicado nas instruções de um determinado medicamento. Os regimes de tratamento da coccidiose são diferentes e dependem do coccidiostático.

Diarreia amarela ou marrom em galinhas, pode ser devido a ração de má qualidade, água contaminada ou um pedaço de comida estragado encontrado em uma caminhada. As galinhas são onívoras, elas comem com prazer pão verde ou preto feito de mofo. E então eles vão sofrer de diarreia.

Com essa diarreia, em primeiro lugar, eles determinam por que as galinhas têm dor de estômago. Se for devido à comida ou água, eles são substituídos por outros benignos. Além disso, neste caso, é melhor regar os frangos com soluções desinfetantes.

Em uma nota! No caso de distúrbios alimentares não infecciosos do intestino em galinhas, um bom resultado é obtido soldando nas galinhas uma solução de permanganato de potássio / furacilina ou uma decocção de camomila.

Em caso de intoxicação alimentar, esses agentes reduzem "suavemente" a população de organismos patogênicos a uma quantidade que o pintinho pode enfrentar por conta própria. Parte da microflora benéfica nos intestinos do frango permanece viva e rapidamente restaura o número necessário.

Pior caso: Diarreia arco-íris... Uma mudança gradual na cor das fezes líquidas indica uma doença histomonose. Na maioria das vezes, os perus sofrem dessa doença, mas as galinhas não estão imunes a ela. Inicialmente, as fezes são amarelo-claras, depois esverdeadas e marrons, com odor desagradável. No estágio final do desenvolvimento da doença, a cabeça das aves adultas torna-se azul escura. Os jovens têm preto. Devido à descoloração azulada da cabeça com penas nas galinhas, a histomonose pode ser confundida com pulorose, uma vez que apenas o favo azul permanece à vista da galinha.

As galinhas podem ser infectadas com organismos protozoários que causam histomonose ao comer minhocas.

Se aparecerem sinais de histamonose, dê medicamentos antiprotozoários para galinhas. Um dos mais comuns: metronidazol. Você pode tentar calcular a dosagem sozinho, mas é melhor procurar ajuda de especialistas.

Conclusão

O tratamento de pintinhos para diarreia de qualquer tipo deve ser iniciado o mais rápido possível, pois muitas vezes algumas horas são suficientes para o pintinho morrer de desidratação. Quando ocorre diarréia, as galinhas recebem agentes fixadores e imediatamente entram em contato com o veterinário.Com doenças infecciosas, o tratamento da diarreia sozinho é inútil. A diarreia nesses casos é apenas um sintoma.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção