A raça de galinhas Bress-Gali foi mencionada pela primeira vez em crônicas datadas de 1591. Naquela época, a França ainda não era um estado unido e freqüentemente eclodiam confrontos entre senhores feudais. As galinhas Bress-Gali eram tão valorizadas que apenas 24 cabeças eram consideradas gratidão suficiente por sua ajuda nas batalhas. A primeira menção à raça de galinhas Bress-Gali está associada precisamente ao conflito entre os senhores feudais e a apresentação de 2 dúzias de galinhas ao Marquês de Treffolt como agradecimento.
O galo gaulês era muito apreciado na França. Tanto que esta raça se tornou um símbolo da França. Em 1825, o famoso gourmet Brillat Savarin escreveu em seu livro The Physiology of Gosto que a galinha Bresset é a rainha das galinhas e dos pássaros.
A primeira associação de criadores da raça Bress-Gali foi criada em 1904. E em 1913, 82 exemplares desta raça foram apresentados na Exposição de Aves de Paris. Na mesma exposição, frangos Bress-Gali foram notados por avicultores de outros países. Após a exposição, teve início a exportação da raça Bress-Gali para a América, Canadá, Brasil e Inglaterra.
Em 1914, o padrão da raça Bress-Gali foi estabelecido e as cores permitidas foram estabelecidas: cinza, branco e preto. Mais tarde, em 1923, pelo conde Gandele, presidente do Bress Club, a cor azul da plumagem foi introduzida e adicionada ao padrão.
Uma dessas cores (fulvo) foi obtida pelo cruzamento com um Bress-Gali azul com fulvo Orpington... Para obter o vermelho, o vermelho de Rhode Island foi adicionado ao Bress-Gali.
descrição geral
As galinhas Bress-Gali são uma raça de carne. A ave é de tamanho médio, alongada, elegante e viva. A espinha dorsal é elegante. Pele muito fina e branca. O peso vivo de um galo é de 2,5 a 3 kg, de um frango de 2 a 2,5 kg.
A conformidade do tamanho do frango Bress-Gali com o padrão pode ser determinada pelo diâmetro do anel. Para um galo, o anel deve ter 18 mm de diâmetro, para um frango 16 mm.
O galo Bress-Gali branco tem um tamanho de anel de 20 mm (o maior tamanho para aves) e um frango de 18 mm. Maior tamanho e maior distribuição no mundo dos frangos Bress-Gali brancos.
Características do galo
O corpo alongado é bem equilibrado, ligeiramente levantado. A cabeça é bastante curta e esguia, o rosto é vermelho e liso. A crista é vermelha, em forma de folha, de tamanho médio. A vieira tem textura fina, dentes triangulares, a parte posterior da crista elevada acima da nuca.
Os brincos são vermelhos, de comprimento médio, lisos. Os lóbulos são brancos, de tamanho médio, em forma de amêndoa. Os olhos são grandes, de cor castanha. O bico é relativamente longo e fino. A cor do bico depende da cor do pássaro.
O pescoço é curto, juba com lancetas bem desenvolvidas. O dorso é largo, longo, ligeiramente inclinado. Os ombros são largos. As asas inseridas no alto se ajustam firmemente ao corpo. O lombo é bem desenvolvido. A cauda forma um ângulo de 45 ° com uma linha dorsal, densa, com numerosas tranças bem desenvolvidas.
O peito é largo, cheio e proeminente. O ventre é bem desenvolvido. As coxas são poderosas e bem musculosas. O metatarso é de comprimento médio, com pequenas escamas azuis. Sem penas. Existem quatro dedos na pata.
Características do frango
A descrição das galinhas da raça Bress-Gali quase coincide com as características do galo, mas ajustada para dimorfismo sexual. A cauda é muito semelhante em inserção e plenitude à cauda do galo, mas sem tranças.Uma crista bem desenvolvida fica reta até o primeiro dente e então rola para o lado.
Defeitos graves
A descrição do exterior das galinhas Bress-Gali indica os defeitos em que a ave é excluída da reprodução:
- cauda inserida alta;
- corpo muito estreito;
- crista mal desenvolvida;
- pente caindo para o lado do galo;
- flor branca no rosto e brincos;
- olhos não escuros o suficiente.
Na Rússia, de fato, os pássaros dessa raça são de cor branca, enquanto a descrição francesa das galinhas Bress-Gali fornece quatro variedades de plumagem, uma das quais também dividida em subtipos. E esta é precisamente a cor branca, embora à primeira vista não haja nada a separar. Mas os franceses têm uma opinião diferente.
Branco
Pena totalmente branca. Galinhas brancas padrão têm cristas, brincos e rosto vermelhos. O bico é branco-azulado.
O branco iluminado difere do pente rosa pálido padrão do rosto e dos brincos. A textura do pente e dos brincos deve ser lisa, sem aspereza.
Defeitos de cor: penas amareladas e penas de qualquer cor que não seja branco.
O preto
A plumagem é totalmente preta com um brilho esmeralda. O bico é escuro. Os jarretes são cinzentos e podem não ser muito escuros.
Defeitos de cor: presença de penas de qualquer cor diferente do preto; pena roxa em vez de verde.
Azul
O galo tem penas pretas na crina. A cauda é preta. O dorso e o lombo são cobertos por uma pena preta com uma mancha azul. Apenas o tórax e o abdômen são monotonamente cinza.
A cor do frango repete a cor da perdiz "selvagem" em outras raças, mas em "tons de azul". As penas no pescoço são mais escuras do que a cor principal do corpo. As costas, tórax e abdômen não têm cores diferentes.
Um bico com um chifre escuro. Uma pequena borda leve é permitida nas bordas.
Defeitos de cor:
- muito azul claro;
- penas vermelhas no pescoço;
- plumagem amarelada;
- penas pretas ou brancas.
Requisitos bastante ambíguos, já que com a proibição das penas pretas, os galos são meio pretos. Embora ao olhar para a foto, a descrição das galinhas azuis do Bressov fique clara.
Cinza
A cor mais antiga das galinhas Bress-Gali.
O galo tem penas brancas no pescoço, parte inferior das costas e peito. Na plumagem do corpo, cada pena tem manchas cinzentas, que muitas vezes ficam escondidas sob a plumagem decorativa mais longa. Nas asas brancas, há duas listras transversais escuras, chamadas de "punhos duplos".
Uma foto de galos da raça de galinhas Bress-Gali mostra claramente algemas de alta e baixa qualidade nas asas. À direita está um bom galo reprodutor.
As penas da cauda são pretas. As tranças devem ser pretas com borda branca. A cor da penugem é ligeiramente vermelha, a cor é possível do branco puro ao ligeiramente acinzentado.
Defeitos de cor do galo: pescoço, costas, tórax e plumagem "sujos" da parte inferior das costas; tranças com muito branco.
O frango tem cabeça, pescoço e peito brancos. Nas penas do resto do corpo, há uma alternância de áreas brancas e pretas. Em geral, o frango apresenta-se variegado com predominância de branco. As penas da cauda também são variadas. O ventre é branco, às vezes pode ser acinzentado. O jarrete geralmente é cinza escuro, mas pode ser azulado.
Na foto, penas de galinhas Bress-Gali, correspondendo à descrição da norma.
Defeitos na coloração do frango: listras escuras nas penas da cabeça, pescoço e peito; hastes de penas totalmente pretas; penas da cauda completamente pretas.
O bico das galinhas desta cor é branco-azulado.
Na descrição dos frangos gauleses, também existe uma cor "dourada". Essa é a perdiz a que estamos acostumados.
Das habituais camadas de aldeia dessas galinhas, elas se distinguem por metatarsos escuros, cor branca dos lobos e requisitos estritos para a crista, semelhantes aos do Bress-Gali.
Crista
Os criadores franceses consideram a forma e o desenvolvimento do favo de grande importância na avaliação de um galo como reprodutor. Dada a relação entre o desenvolvimento do pente com brincos e os testículos do galo, esta opinião é justificada. Não abra o galo para se certificar de que pode ser uma boa ave reprodutora.
Avaliação da qualidade do cume
Na foto desses galos da raça de galinhas Bress-Gali, é fornecida uma descrição dos favos e as razões pelas quais essas aves devem ser excluídas da criação.
1. O início da crista não atende aos requisitos da norma. Tem muitos dentes pequenos. Diferentes em altura, eles quebram a linha harmoniosa geral. As costas também não são satisfatórias. O fim da crista não é triangular e é muito pequeno. A combinação geral de falhas torna o pente muito áspero e desarmônico.
2. Os dentes nesta crista são muito finos e longos, com uma base pequena. Existem muitos dentes pequenos no início da crista. No primeiro dente grande ocorre um processo adicional, conseqüentemente, o ápice do dente também fica incorreto devido ao crescimento perpendicular da parte excedente. Essa ponta é chamada de divisão. Além disso, a parte de trás da crista se encaixa perfeitamente na parte de trás da cabeça.
3. Na terceira foto, a crista está satisfatória, mas o primeiro dente está mal “conectado” à crista, possivelmente devido a lesão na juventude.
4. Na 4ª foto há uma descrição da crista cruel da raça de galinhas Bress-Gali. Bem no início da crista, o dente mais próximo ao bico se bifurca. Isso ainda não é um vício, mas já é uma desvantagem.
Além disso, a bifurcação da crista continua em dentes individuais. Todo o pente parece estar em desarmonia. Este galo não deve ser permitido para reprodução, pois tais defeitos persistem por muito tempo na prole.
5. A crista não é harmoniosa. Há uma grande diferença entre os primeiros dentes e os próximos em altura e largura. A lâmina do cume na parte de trás é muito "cortada" quando deveria terminar em uma curva contínua na forma de um arco.
6. Um galo com um bom favo simples, adequado para reprodução.
7. Nesta foto, o pente corresponde completamente à descrição da raça de galinhas Bress-Gali. A vieira tem belos dentes regulares e uma textura fina.
A desvantagem dessa vieira é a pequena distância da parte de trás da cabeça. O último dente do pente deve ser arqueado, mas aqui está danificado pelo último dente, que empurra o pente contra a nuca.
8. A crista nesta foto é interessante porque sua parte posterior segue a curva do occipital sem tocar a cabeça e o pescoço. Para galos Bress-Gali, este é um espaço satisfatório entre o pescoço e a crista.
Mas a crista tem outras desvantagens: há microdentes indesejados na parte frontal, o crescimento do segundo dente não é necessário, a linha da crista é fortemente cortada. Este galo também é indesejável para reprodução.
Características produtivas
No padrão francês, o peso dos ovos é bem indicado - 60 ge a cor da casca é branca, mas nada se fala sobre a produção de ovos dessas galinhas. De acordo com criadores de galinhas russas, as galinhas Bress-Gali podem colocar até 200 ovos por ano.
Como vantagem na descrição da raça Bress-Gali de frangos em sites russos, eles costumam indicar a possibilidade de obtenção de ovos já a partir dos 4 meses. Supostamente com alimentação adequada. Mas os franceses argumentam que, com alimentação adequada, as camadas amadurecem em 5 meses e esse período não deve ser apressado. A tal ponto que se recomenda separar galinhas e galos definindo uma dieta diferente para eles.
Mas esta raça é valorizada principalmente por sua carne tenra que derrete na boca. Os galos são caracterizados por um rápido ganho de peso. Aos 2 meses, eles já podem pesar 1,6 kg. Mas ao manter gado jovem para engorda, certas regras devem ser seguidas.
Com essas restrições estritas, você terá que aceitar o fato de que não pode haver galinhas Bress-Gali na Rússia, assim como não pode haver champanhe e conhaque. Essas marcas são propriedade de províncias francesas específicas. Mas é improvável que a mudança de nome afete as características produtivas da raça.
As nuances do conteúdo e da dieta
Na Rússia, não existe praticamente nenhuma raça de galinhas Bress-Gali. Apenas alguns fazendeiros trouxeram essas aves para a Federação Russa. Portanto, a experiência de criar essas galinhas na Rússia ainda não foi acumulada.
Segundo os criadores franceses, os frangos Bress-Gali devem ser divididos em grupos por sexo assim que ficar claro onde está o galo e onde está a galinha. Isso ocorre na idade de 2 meses.
Uma vez que o rebanho é dividido por sexo, os machos devem ter seus movimentos restritos para melhor ganho de peso. O calor é prejudicial para as galinhas Bress-Gali, portanto, em aviários, as aves devem ter abrigo suficiente dos raios solares e acesso constante a água limpa.
Os galos devem ser mantidos separados para evitar brigas com pintos mais novos. Num ambiente descontraído, ganham melhor peso. Além disso, permite o desenvolvimento de uma dieta separada para homens, a fim de promover o ganho de peso.
As galinhas não devem engordar durante o crescimento, por isso foi desenvolvida para elas uma dieta que não lhes permite ganhar excesso de gordura. Você também precisa se certificar de que a ração não provoca amadurecimento precoce.
À medida que os galos crescem, eles se tornam belicosos e são aconselhados a usar "óculos" especiais para ajudar a interromper as brigas. O crescimento intensivo desta raça termina em 4 meses.
De acordo com as avaliações de criadores experientes da raça de frangos Bress-Gali, tais medidas permitem que eles obtenham o máximo benefício da criação dessas aves.
O início da produção de ovos
Graças à publicidade sobre “ovos a partir dos 4 meses”, o atraso na produção de ovos é uma preocupação para proprietários inexperientes. Na ausência de ovos, há duas opções de o que fazer caso as galinhas da raça Bress-Gali não ponham. Se for relacionado à idade, nada. Espere até que eles cresçam. Em outros casos, a produção de ovos pode parar devido à muda ou poucas horas de luz do dia. Você precisa esperar a muda. As horas de luz do dia aumentam artificialmente.
Além disso, as galinhas podem parar de botar ovos devido a doenças ou falta de vitaminas. É preciso estabelecer a causa da queda da produtividade e eliminá-la.
Testemunhos
Conclusão
A raça Bress-Gali é um motivo legítimo de orgulho entre os avicultores franceses. É quase impossível obter deles análises objetivas sobre a raça de galinhas Bress-Gali. Mas com o aparecimento dessas aves nas fazendas dos fazendeiros russos, em poucos anos será possível acumular suas próprias estatísticas sobre esta raça.