Contente
Para congelar a madressilva para o inverno na geladeira e reter todas as suas propriedades úteis, não é necessário pré-aquecê-la, existem muitas outras receitas. Afinal, a madressilva é uma baga que fortalece os vasos sanguíneos e normaliza a pressão arterial e a temperatura corporal. Após o tratamento térmico, nem metade dos nutrientes permanece.
É possível congelar madressilva para o inverno
A madressilva é ideal para congelar. Nesta forma, ele retém quase 100% de todos os nutrientes contidos nele. O cumprimento de todas as regras para a colheita de frutas vermelhas para o inverno na geladeira preservará seu sabor e até mesmo a cor.
O processo de congelamento leva pouco tempo e não é necessário adicionar açúcar, o que não é um produto saudável.
Benefícios da madressilva congelada
A madressilva é classificada não apenas como alimento, mas também como agente terapêutico e profilático. Dependendo da variedade e das características climáticas do crescimento, a quantidade e a qualidade das substâncias biologicamente ativas podem variar.
A madressilva ajuda a remover sais de metais pesados do corpo e tem as seguintes propriedades benéficas:
- alivia a dor de várias origens;
- tem efeito diurético;
- ajuda a reduzir a temperatura corporal;
- aumenta a força imunológica;
- estabiliza a pressão;
- melhora a acuidade visual e previne o desenvolvimento de cataratas;
- ajuda a reduzir o peso corporal;
- é um agente profilático contra o desenvolvimento de doenças oncológicas.
A madressilva também é chamada de a baga da juventude e da beleza. Muitas vezes é usado para fazer máscaras faciais. Essas bagas são freqüentemente usadas para tratar líquen, acne e eczema. O suco de fruta é um excelente agente anti-envelhecimento. Uma máscara de mingau (purê) permite que você se livre de rugas finas e pigmentação.
As frutas são recomendadas para uso no diabetes mellitus. A madressilva ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, tornando-os elásticos. Os frutos da madressilva permitem lidar com a falta de ferro durante o ciclo menstrual e eliminar o desconforto.
Preparando madressilva para congelar no inverno
Para congelar adequadamente a madressilva para o inverno, você terá que escolher frutas maduras, mas sempre resistentes. Os frutos maduros têm uma cor azul rica e brilhante. Eles não devem estar danificados ou defeituosos de forma alguma. Essas frutas não são capazes de resistir ao frio severo e com certeza vão estourar, como uma madressilva madura demais. Após a coleta ou aquisição, os frutos são cuidadosamente separados, todos os detritos e frutos danificados são removidos.
Recomenda-se lavar a madressilva antes de congelar. Isso é feito passo a passo da seguinte maneira:
- As bagas são colocadas numa peneira.
- São colocados em água quente corrente ou recolhidos num recipiente de diâmetro maior que o de uma peneira, onde os bagos são mergulhados várias vezes.
- Retire a peneira e deixe-a até que todo o líquido tenha escoado.
- As bagas são colocadas sobre uma toalha ou pano, sempre em uma camada.
As bagas são deixadas em uma toalha até que a umidade evapore completamente, geralmente cerca de 2 horas. Em seguida, as frutas são colocadas em um recipiente seco e enviadas à geladeira por 2 horas para esfriar.
Como congelar madressilva para o inverno
Após o resfriamento da fruta, é recomendável pré-congelá-la. A madressilva é colocada em um recipiente de plástico, que se destina necessariamente ao uso no freezer e na geladeira. O recipiente é enviado ao freezer para congelamento por no mínimo 3 horas.
Este estágio permitirá que a madressilva não se grude e a use de forma frágil no inverno. No entanto, os recipientes de plástico para armazenamento permanente não são a melhor opção. Estranhamente, mas armazenar bagas em um saco é considerado a melhor opção.
Após o pré-congelamento na geladeira, as frutas são enviadas para um saco e bem fechado. A bolsa no freezer pode assumir qualquer formato e ocupar muito menos espaço do que um recipiente especial.
Congelando bagas de madressilva inteiras
Existe uma receita para madressilva congelada a granel. Após o resfriamento, os bagos são dispostos sobre uma palete em forma de pirâmide, que não deve se tocar. O pallet é enviado ao freezer por 2-3 horas, se possível, abaixe a temperatura para -21 graus. Decorrido o tempo especificado, as madressilvas podem ser dobradas em um único saco, sem medo de no futuro ter que quebrar o pedaço desejado da massa total de frutas congeladas.
A madressilva pode ser congelada com açúcar para o inverno. Depois de preparar as frutas:
- Nós o espalhamos em uma camada.
- Fazemos uma camada de açúcar.
- Coloque uma nova camada com frutas novamente.
- Polvilhe com açúcar.
Deve haver cerca de 2 cm de espaço de ar entre a tampa e a última camada de bagas.
Você pode preparar uma preparação original para o inverno com uma laranja. Isso exigirá:
- 5 xícaras de frutas vermelhas raladas;
- 5 copos de açúcar;
- 1 laranja cortada e descascada.
Processo de cozimento:
- A madressilva e o açúcar são misturados.
- Adicione a laranja à base preparada e distribua nas latas para congelar durante o inverno no freezer.
Purê de madressilva congelando
Para cozinhar, não só frutas maduras, mas também ligeiramente maduras são adequadas. É melhor manter a casca o mais fina possível.
Todo o processo consiste em:
- Enviamos os frutos silvestres para um liquidificador, batedeira e levamos à consistência desejada.
- Adicione o açúcar ao purê resultante, na proporção de 4: 1.
- A mistura resultante pode ser enchida em recipientes, copos plásticos e outros recipientes.
O principal é não colocar purê de batata até a borda, pelo menos 1 cm de caldo deve sobrar.
O purê pode ser congelado na forma de briquetes. É necessário colocar primeiro um saco plástico no contêiner do freezer, para só depois colocar o purê. Após o congelamento total, tiramos o saco de purê do recipiente, amarramos e devolvemos ao freezer.
O purê de madressilva pode ser preparado de acordo com uma receita diferente:
- Despeje a madressilva previamente limpa com água e leve o recipiente ao fogo.
- Leve para ferver e use um liquidificador para picar as frutas.
- Depois disso, mande a madressilva de volta para a panela.
- Adicione açúcar por 1 kg de fruta e meio kg de açúcar.
- Envie-o para o fogo novamente.
- Aqueça o recipiente a cerca de 85 graus e cozinhe nesta temperatura por 5 minutos.
- Coloque a mistura resfriada em recipientes para congelar e encaminhe ao freezer.
Você pode congelar madressilva junto com purê de outras frutas. Essa mistura é chamada de mistura. Se as bagas amadurecem em momentos diferentes, então, primeiro, o recipiente é preenchido com metade do purê de madressilva. Depois que outras frutas aparecem, elas são amassadas, regadas com madressilva e congeladas.
Suco de madressilva congelando
A madressilva congelada também é útil na forma de suco. A maneira mais fácil de espremer o suco com uma prensa, coar e colocar no fogo. Leve para ferver e cozinhe por literalmente 3-4 minutos. Deixe esfriar completamente e despeje em recipientes para armazenamento na geladeira no inverno.
O suco pode ser feito com açúcar. Isso exigirá:
- 200 g de açúcar;
- 1 litro de suco.
O açúcar pode ser adicionado em menos ou mais, dependendo da preferência individual.
Termos e condições de armazenamento
As bagas são mais bem consumidas nos primeiros três meses após serem congeladas na geladeira. A maioria dos nutrientes e vitaminas é armazenada nessas frutas.
Se você congelar bagas de madressilva de acordo com todas as regras e armazená-las a uma temperatura consistentemente baixa de -18 graus, elas podem ser armazenadas por 9 meses.
Nos casos em que não foi realizada a etapa preparatória, nomeadamente lavagem, secagem e arrefecimento, o prazo de validade no frigorífico no inverno é reduzido em 3 meses.
Conclusão
Para manter a concentração máxima de vitaminas e congelar a madressilva para o inverno na geladeira na forma de suco ou purê e frutas inteiras, o produto deve ser descongelado gradativamente. A quantidade necessária de frutas é retirada do freezer e colocada na geladeira por 12 horas, após o que é levada à temperatura ambiente. Para isso, é aconselhável dispor o material a congelar em porções e, se necessário, descongelar a quantidade necessária.