Contente
- 1 Propriedades úteis do vinho dogwood
- 2 Os segredos para fazer vinho dogwood
- 3 Receita de vinho dogwood clássico
- 4 Vinho de dogwood caseiro com mel
- 5 Receita de Vinho Sweet Dogwood
- 6 Vinho Dogwood sem fermento
- 7 Receita de vinho de dogwood caseiro com uvas e limão
- 8 Como fazer vinho de dogwood com passas
- 9 Termos e regras para armazenar vinho Cornel
- 10 Conclusão
O vinho de dogwood é aromático, com um sabor original indescritível. Para preparar tal bebida, você precisa de bagas secas, congeladas e, o melhor de todas, bagas de dogwood frescas. As matérias-primas para bebidas alcoólicas devem ser de alta qualidade e isentas de podridões. O recipiente onde será feita a bebida deve ser lavado com água quente e seque com uma toalha limpa.
Propriedades úteis do vinho dogwood
O vinho Cornel caseiro é uma bebida original. Este vinho não se destina ao consumo sem sentido, mas é mais adequado para verdadeiros apreciadores de deliciosas bebidas alcoólicas. Além de seu sabor excelente e aroma rico com um sabor residual único, o vinho Cornel também tem propriedades úteis:
- diminui a temperatura corporal;
- limpa os brônquios;
- tem um efeito benéfico no sistema cardiovascular e digestivo;
- em pequenas doses com uso prolongado, o vinho interrompe o desenvolvimento de resfriados e previne infecções;
- fortalece o sistema imunológico, tem um efeito tônico;
- remove as toxinas do corpo, reduz os processos inflamatórios no corpo.
Entre outras coisas, a bebida é de baixa caloria, o que é uma qualidade positiva adicional quando usada para fins preventivos.
Os segredos para fazer vinho dogwood
Para fazer vinho de dogwood em casa, é necessário escolher frutos maduros não estragados, mesmo uma ligeira deterioração na berry dogwood pode estragar toda a bebida, por esta razão, o material deve ser separado com cuidado especial.
Para a bebida, o melhor é usar não frutas caídas, mas frutas colhidas da árvore, isso também pode afetar a qualidade do vinho. Enólogos experientes sabem que nas uvas crescem colônias de leveduras selvagens, que iniciam o processo de fermentação. Há muito menos desses organismos no dogwood, portanto, para que a fermentação prossiga no nível adequado, é necessário usar passas. Embora para iniciar a fermentação, você pode usar não só passas, mas também fermento ou massa fermentada.
Para preparar o mosto, as bagas devem ser amassadas. Os meios técnicos não são adequados para isso, pois existe a possibilidade de danificar o osso, o que vai estragar o sabor da bebida. Portanto, é melhor amassar os frutos com as mãos ou retirar as sementes antes de cozinhar. O açúcar deve ser adicionado ao mosto em etapas, graças às quais o processo de fermentação ocorrerá de maneira uniforme e suave. A doçura e a força da bebida são reguladas na fase de envio da bebida para o envelhecimento.
Pode levar de três a quatro meses para fazer o vinho dogwood, e o vinho acabado pode ser armazenado por pelo menos quatro anos em um local fresco. Para que a infusão da bebida seja feita corretamente, é necessário um selo d'água ou uma luva de borracha furada. Que coisa, que outro dispositivo ajudará no correto andamento do processo de fermentação. Todos os recipientes de vinho devem ser bem lavados e tratados com água fervente ou refrigerante, o que evitará o azedamento da bebida final.
Receita de vinho dogwood clássico
É muito simples fazer o vinho Cornel segundo a receita clássica, a bebida acaba por ser aromática e vai ser apreciada por verdadeiros gourmets. Ingredientes necessários para fazer:
- dogwood - 2 kg;
- água purificada - 2,5 l;
- açúcar granulado - 600 g;
- um punhado de passas ou 50 g de fermento de vinho.
Receita passo a passo para fazer vinho Cornel:
- Antes de começar a trabalhar com bagas, é necessário fazer um fermento durante 3-4 dias. Se o fermento de vinho for usado para cozinhar, essa etapa será ignorada. Para a cultura inicial, as passas são colocadas em uma garrafa, é necessário colocar 10 g de açúcar e 50 g de água nela. O recipiente deve ser coberto com gaze e colocado em local quente e escuro por 3-4 dias. Assim que a espuma aparecer, o fermento estará pronto.
- As passas devem ser lavadas e amassadas bem com rolo ou colher, tomando cuidado para não danificar o osso.
- Em 1,5 litros de água, misture 250 g de açúcar e ferva a calda, leve à fervura e cozinhe por no máximo 5 minutos, retirando a espuma que se forma na superfície.
- Despeje as bagas de dogwood com xarope quente em um recipiente com um gargalo largo; uma panela de esmalte é perfeita. Depois de no máximo 15 minutos, despeje um litro de água fria não fervida. Misture tudo bem e deixe esfriar à temperatura ambiente.
- O próximo passo é adicionar fermento ou fermento de vinho, também misture bem.
- O recipiente deve ser colocado em local escuro, onde a temperatura deve estar em torno de 20-25 ° C. Cubra com gaze por cima.
- Após alguns dias, o mosto começa a fermentar, surgindo um cheiro característico, espuma e chiado. Depois disso, os bagos devem ser filtrados, já que não são mais necessários.
- Coloque 150 g de açúcar no suco fermentado, misture e despeje o mosto em um recipiente de fermentação. O recipiente não deve estar mais de 3 quartos cheio.
- Coloque um selo d'água ou uma luva de borracha preparada no pescoço. Verifique o aperto com cuidado.
- Transfira o recipiente com o mosto para um local escuro com temperatura de 20-25 ° C.
- Após 4–5 dias, adicione 100 g de açúcar. Para fazer isso, pegue até 300 g de suco e misture o açúcar. Escorra a calda de volta. Após 3-4 dias, todo o procedimento com açúcar deve ser repetido.
- Após 25-60 dias, o processo de fermentação será interrompido, um sedimento se formará no fundo e o mosto ficará mais claro. Escorra o vinho cornel para outro recipiente, sem sedimentos do fundo.
- A bebida resultante pode ser ligeiramente adoçada e, se desejado, tornada mais forte com vodka, o sabor ficará pior neste caso, mas a intensidade aumentará e ela será armazenada por mais tempo.
- Despeje a bebida em garrafas embaixo do gargalo e deixe para armazenamento, periodicamente (uma vez por mês) retirando o sedimento, depois que o sedimento parar de se formar, o delicioso vinho de cornel está pronto.
Guarde a bebida pronta em um local fresco. A vida útil desse vinho é de 4 a 6 anos.
Vinho de dogwood caseiro com mel
A receita do vinho cornel com mel distingue-se pela sua simplicidade e sabor único. Para cozinhar você precisará de:
- dogwood preparado - 3 kg;
- água limpa - 4,5 litros;
- açúcar granulado - 1 kg;
- fermento de vinho - 50 g;
- mel - 500 g.
O procedimento para fazer vinho de dogwood é o seguinte:
- Dogwood não lavado deve ser amassado de qualquer maneira conveniente e colocado em um recipiente no qual a bebida será feita. As bagas devem ser recheadas com 500 g de açúcar e reservadas até aparecer o sumo.
- Leve 1 litro de água para ferver e despeje sobre as bagas. Misture bem a mistura e deixe esfriar.
- Quando a mistura de frutas vermelhas esfriar, adicione o fermento e mexa bem. O recipiente deve ser coberto com gaze e deixado por 3 dias em temperatura ambiente para fermentação.
- Após 3 dias, o mosto deve ser filtrado, os bagos devem ser espremidos e o líquido despejado de volta na garrafa.
- A restante quantidade de água deve ser levemente aquecida no fogão, combinada com açúcar e mel. Misture o líquido com adoçantes completamente até que esteja completamente dissolvido. O xarope resultante deve ser misturado com suco de dogwood.
- Instale um selo d'água ou uma luva médica na garrafa e coloque o recipiente em um local escuro.
- Após a fermentação, é necessário deixar a bebida repousar por 3 dias. Em seguida, o mosto deve ser filtrado e colocado em garrafas para armazenamento, para evitar o contato do vinho com o ar, as garrafas devem ser enchidas até o topo.
Vinho clássico caseiro está pronto para beber. Se armazenada corretamente, a bebida pode ser armazenada por 3-4 anos sem perda de sabor e qualidade.
Receita de Vinho Sweet Dogwood
A receita do vinho doce de dogwood não é diferente de outras receitas, e esse vinho é feito da mesma forma que de acordo com a receita clássica. O segredo é que, depois de preparado o vinho, será necessário adicionar açúcar e mantê-lo sob selo d'água por mais 5 a 10 dias. Em seguida, remova o sedimento e sele para armazenamento.
Vinho Dogwood sem fermento
A receita de vinho dogwood sem o uso de fermento parece exatamente a mesma que a receita de vinho dogwood caseiro com mel, apenas sem o uso de fermento de vinho, que é tocado por passas ou outras framboesas ou uvas não lavadas. Na superfície destes bagos vivem colónias de leveduras selvagens, que fazem um excelente trabalho no início do processo de fermentação. Este vinho acaba por ser mais saboroso e aromático.
Receita de vinho de dogwood caseiro com uvas e limão
E mais uma vez obtém-se uma receita que praticamente não difere da clássica, só para a massa fermentada é necessário um cacho de uvas com um peso mínimo de 100 G. Com base nela, faça-se uma massa fermentada (receita acima). E na etapa da segunda adição de açúcar à calda, é necessário adicionar o suco de um limão, após o que tudo é feito da mesma forma. Após 50 dias, a fermentação pára e o vinho pode ser engarrafado. Esta bebida tem propriedades mais benéficas para o sistema cardiovascular e, com direito, ocupará uma posição de liderança na coleção de vinhos de um verdadeiro gourmet.
Como fazer vinho de dogwood com passas
Todas as receitas para fazer vinho com dogwood sem usar fermento de vinho implicam o uso de passas, que se adaptam perfeitamente à tarefa de iniciar o processo de fermentação. As passas são o melhor substituto da levedura. Já em sua superfície o maior teor de fermento selvagem. Por isso, qualquer vinho em que o fermento seja substituído por passas não só não perderá, como em algumas posições ficará ainda melhor.
Termos e regras para armazenar vinho Cornel
O vinho Cornel, como qualquer outro, deve ser armazenado em local fresco e escuro. Para que o tempo não estrague seu sabor, você pode remover o sedimento recém-formado da bebida acabada uma vez por ano. A vida útil do vinho dogwood é de 4 a 6 anos, mas, como mostra a prática, uma bebida tão valiosa não dura tanto.
Conclusão
O vinho Dogwood é uma bebida muito saborosa e saudável, desde que não seja usado em demasia. Qualquer enólogo e conhecedor de vinhos deliciosos e nobres apreciará esta bebida. Este vinho acompanha bem carnes, peixes e frutos do mar. O vinho Cornel pode ser colocado com segurança no topo das bebidas em qualquer mesa festiva. O processo de fabricação de vinho de dogwood é apresentado no vídeo.