Contente
- 1 Como o mel de castanha é obtido
- 2 Qual é o gosto do mel de castanha
- 3 Como identificar um mel de castanha falso
- 4 Por que o mel de castanha é útil?
- 5 Que doenças isso ajuda
- 6 Como tirar mel de castanha
- 7 O uso do mel de castanha em cosmetologia
- 8 Contra-indicações para mel de castanha
- 9 Termos e condições de armazenamento
- 10 Conclusão
- 11 Avaliações de mel de castanha
O mel de castanha é uma iguaria incomum, mas muito interessante, com muitas propriedades úteis. Como muitas pessoas nunca ouviram falar do mel de néctar de castanha, é curioso considerar a composição do produto e conhecer suas valiosas propriedades.
Como o mel de castanha é obtido
O processo de produção do mel de castanha pouco difere da produção de outras variedades de mel. A matéria-prima do produto é o néctar coletado pelas abelhas das flores do castanheiro. No processo de transferência do pólen da castanha para dentro da colmeia, as abelhas processam a matéria-prima, fermentam e removem o excesso de umidade. Em última análise, uma substância doce viscosa é deixada no favo de mel selado, saturada com vitaminas, ácidos orgânicos e componentes biologicamente ativos, após o que os apicultores coletam o mel e o preparam para a venda.
- É habitual distinguir 2 variedades de castanha - sementeira e cavalo. Se a segunda espécie é comum no território da Rússia, a castanha semeadora cresce apenas nas regiões do sul do país, principalmente não muito longe de Sochi, na costa do Mar Negro.
- O mel doce é feito de néctar colhido de ambas as variedades de castanhas. Mas a delicadeza obtida pelo processamento da matéria-prima da semeadura da castanha é mais valorizada, pois o mel de castanha mais útil está presente no mercado em pequenas quantidades e é bastante caro.
- A dificuldade na obtenção do mel é que a floração da castanha semeadora dura apenas 2 semanas. Nesse período, as abelhas conseguem coletar pólen e néctar em quantidade muito limitada - o que torna a iguaria ainda mais escassa.
Assim, uma das características únicas do mel de castanha é a sua raridade, não se encontra uma iguaria em cada mercado ou loja.
Qual é o gosto do mel de castanha
Outra característica distintiva de uma guloseima saudável é seu sabor específico. O mel de castanha é muito ácido e nitidamente amargo, pelo que se assemelha ligeiramente à madeira, e o seu aroma é forte e invulgar.
Apesar de a iguaria de castanha ter leques, devido ao seu sabor invulgar, a maioria das pessoas a utiliza apenas para tratamento e em quantidades limitadas.
Como identificar um mel de castanha falso
Como as guloseimas de néctar de castanha são escassas, não é incomum encontrar falsificações de baixa qualidade no mercado. No entanto, distinguir um produto real de um falso é bastante simples.
- Em primeiro lugar, a iguaria de castanha na Rússia só pode ser fornecida do Território de Krasnodar ou do exterior. Se o vendedor alegar que o mel é coletado na faixa do meio, é sem dúvida uma farsa.
- O sabor e o cheiro de um produto incomum devem ser visivelmente diferentes das variedades tradicionais e ter um amargor pronunciado. Mas ao mesmo tempo, depois de aquecido acima de 50 ° C, o mel natural de castanha deve perder suas notas amargas, caso isso não aconteça, pode-se argumentar que o produto é falso.
- Uma característica da iguaria da castanha é que ela mantém a consistência líquida por muito tempo e não se torna açucarada mesmo após um ano de armazenamento.
- Na foto do mel de castanha, é possível observar que a cor do produto é bem mais escura do que as iguarias das variedades comuns, geralmente apresenta uma tonalidade marrom escura.
Você pode verificar a naturalidade do produto usando experimentos caseiros simples. Por exemplo, se, ao ser misturada com uma gota de iodo, a iguaria se torna branca e dá um sedimento escuro, isso indica a presença de amido no mel. Para testar o produto quanto a impurezas de açúcar, você pode colocar um pouco de mel em uma folha de papel e colocá-la no fogo, ao contrário do açúcar, um produto natural da castanha não queima.
Por que o mel de castanha é útil?
A iguaria incomum contém uma grande quantidade de substâncias valiosas - vitaminas C e A, riboflavina e tiamina, bem como ferro, iodo, magnésio, ácidos naturais e enzimas naturais. Por isso, o produto possui as seguintes propriedades valiosas para o corpo humano:
- anti-inflamatório - comer uma iguaria de castanha é útil para resfriados, doenças do aparelho respiratório e da nasofaringe, para qualquer inflamação dos sistemas digestivo e geniturinário;
- eantisséptico - o produto do néctar da castanha é adequado para uso externo e para o tratamento de feridas, cortes, inflamações e irritações na pele;
- vasoconstritor - o uso de iguarias tem um efeito benéfico sobre o estado do coração e do sistema vascular, o produto melhora o funcionamento do cérebro e previne o desenvolvimento de doenças perigosas;
- anti-envelhecimento - a delicadeza não só remove todas as toxinas, metais pesados, toxinas e substâncias radioativas do corpo, mas também inicia o processo de renovação celular, mantendo assim a juventude natural;
- imunoestimulante - é útil usar o produto em caso de deficiência de vitaminas e imunidade enfraquecida, pois ajuda o corpo a se recuperar de doenças e infecções anteriores, e também serve como prevenção de novas doenças.
Outra propriedade útil do produto da castanha é que tem um efeito benéfico nas funções secretoras do corpo. A guloseima tem um efeito positivo sobre a tendência à prisão de ventre e edema, tem um efeito colerético e melhora o funcionamento do sistema excretor.
Propriedades úteis do mel de castanha para homens
O mel de castanha é especialmente benéfico para os homens, tem um efeito benéfico no sistema reprodutivo. O produto acelera a circulação sanguínea, o que ajuda a melhorar a potência e aumenta a capacidade de conceber.
As propriedades antiinflamatórias da iguaria ajudam a combater a inflamação da próstata - o mel alivia o inchaço e alivia a dor, permitindo lidar rapidamente com uma exacerbação. A medicina tradicional considera o produto da castanha um bom afrodisíaco natural, especialmente quando combinado com nozes.
Benefícios do mel de castanha para mulheres
Uma iguaria incomum tem um bom efeito no sistema nervoso das mulheres - reduz os níveis de estresse, melhora o sono e regula as mudanças de humor. Portanto, comer uma iguaria de castanha é útil durante a menstruação e durante a menopausa, o produto ajuda a lidar com sintomas desagradáveis mais facilmente e aumenta o tônus geral.
Além disso, o produto da castanha é altamente valorizado em cosmetologia. Como parte de máscaras e bandagens caseiras, o produto ajuda a livrar-se da celulite, melhora a condição da pele e ajuda a fortalecer os cabelos enfraquecidos.
Propriedades úteis do mel de castanha para crianças
Os benefícios e malefícios do mel de castanha para bebês são ambíguos. Com boa tolerância, o remédio natural fortalecerá efetivamente o sistema imunológico e permitirá que você cure rapidamente uma tosse ou resfriado. No entanto, o mel só pode ser oferecido a uma criança pela primeira vez depois de 3 anos, a guloseima costuma causar alergias e pode causar danos ao corpo do bebê.
Além disso, um produto de castanha, devido ao seu sabor amargo incomum, pode simplesmente não ser agradável para a criança.Nesse caso, é melhor substituí-lo por outros tipos de mel ou oferecê-lo ao bebê junto com bebidas que irão melhorar o sabor do produto.
Que doenças isso ajuda
A medicina tradicional recomenda o uso de uma iguaria de castanha para muitas doenças. O produto será capaz de melhorar a condição do corpo:
- nas gastrites, úlceras estomacais crônicas e doenças hepáticas - a iguaria tem efeito de limpeza e também combate os processos inflamatórios, pois melhora rapidamente o bem-estar;
- em caso de gripe, SARS, dor de garganta, amigdalite e tosse, o produto diminui a temperatura e elimina os sintomas de intoxicação do corpo, alivia a congestão nasal e promove a secreção de escarro;
- com bronquite e pneumonia, o mel não apenas suaviza as vias respiratórias irritadas e reduz a dor, mas também previne o desenvolvimento de uma infecção bacteriana;
- nas veias varicosas, aterosclerose e tromboflebite, a delicadeza fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e acelera a circulação sanguínea, além de diluir o sangue;
- em caso de distúrbios no funcionamento do sistema nervoso, o produto ajuda a lidar bem com a fadiga e normaliza o sono, dá vigor e aumenta a resistência física.
Em pequenas dosagens e com a permissão de um médico, o mel de castanha pode ser benéfico até mesmo para o diabetes. Apesar de conter uma grande quantidade de carboidratos, estes são constituídos principalmente por frutose, substância que não provoca picos nos níveis de açúcar.
Como tirar mel de castanha
A dosagem diária de um produto de castanha depende da finalidade para a qual é usado. Para a prevenção e fortalecimento geral do corpo, recomenda-se comer no máximo 2 colheres grandes por dia. Se o mel for usado para tratar resfriados ou doenças digestivas, a dosagem pode ser aumentada e consumida até 100 g de mel por dia, dividindo-se essa quantidade em 3 doses. É melhor consumir mel de castanha com o estômago vazio, pois suas propriedades benéficas são melhor absorvidas.
Para as crianças, as normas para o uso de iguarias devem ser reduzidas em 2 vezes em relação às dosagens para adultos. Para prevenção, uma criança não pode receber mais do que 1 colher grande do produto por dia, e para fins medicinais - até 50 g de mel por dia.
O uso do mel de castanha em cosmetologia
As propriedades antiinflamatórias e nutricionais deste produto incomum encontram sua aplicação no campo cosmético. Mesmo quando consumido internamente, a guloseima de castanha tem muitos benefícios para o cabelo e a pele. Mas também pode ser aplicado externamente - para fazer máscaras e curativos.
Para a pele, as propriedades benéficas da guloseima são especialmente exigidas com um tipo de epiderme seca. A delicadeza da castanha nutre a pele com vitaminas e ácidos orgânicos, aumenta a sua elasticidade e maciez, ajuda a eliminar as primeiras rugas. É muito útil fazer máscaras de mel quando a pele está sujeita a irritações e acne, o produto remove rapidamente a inflamação e torna a pele muito mais limpa.
Como parte dos envoltórios, a iguaria de castanha ativa processos metabólicos nos tecidos em áreas problemáticas. O efeito benéfico é que os depósitos de gordura são reduzidos rapidamente e a pele se enrijece e se livra de inchaços e irregularidades desagradáveis.
As vitaminas na iguaria da castanha têm um efeito benéfico nos folículos capilares. O uso de máscaras de mel ajuda a conter a queda de cabelo, além de deixar os cachos sedosos e gerenciáveis.
Contra-indicações para mel de castanha
Os benefícios e malefícios do mel de castanha dependem das características individuais do organismo. Você não pode usar um medicamento:
- se você é alérgico a pólen ou produtos apícolas;
- com exacerbação de pancreatite;
- com formas graves de diabetes.
Pela primeira vez, você precisa experimentar a iguaria em quantidades mínimas - isso garantirá que não haja nenhuma reação negativa ao produto.
Termos e condições de armazenamento
Mantenha o mel de castanha em uma jarra de vidro bem fechada. O melhor de tudo é que a iguaria é armazenada em temperatura ambiente de até 20 graus, enquanto você precisa protegê-la da luz solar direta e da alta umidade. O produto tem uma vida útil de cerca de 2 anos se armazenado corretamente.
Conclusão
O mel de castanha é um produto valioso e bastante raro, com um sabor específico. Quando consumido com moderação, a guloseima ajuda a aliviar os sintomas do resfriado e também ajuda a curar doenças estomacais e vasculares.