Branco de ruibarbo para o inverno: receitas de geléia, marshmallow, suco, molho, em calda

Uma rica colheita de verduras e frutas no verão traz muitos problemas para as donas de casa na sua preservação e processamento posterior. As folhas de ruibarbo para o inverno são muito diversas e podem agradar até gourmets experientes com seu sabor. Com a tecnologia de fabricação correta, geleias, geléias e vários xaropes retêm suas vitaminas por todo o período outono-inverno.

O que cozinhar com caules de ruibarbo para o inverno

Os talos colhidos no verão devem ser processados ​​o mais rápido possível. Uma grande variedade de receitas de ruibarbo para o inverno dará às donas de casa uma excelente oportunidade de surpreender os familiares na estação fria. Os métodos de preservação mais populares para esta planta incluem:

  1. Secagem e secagem. Para preservar as propriedades benéficas da planta o máximo possível, o excesso de água é removido dela.
  2. Cozinhando com açúcar. Todos os tipos de geléias, conservas, conservas, xaropes ou purê de batata se tornarão não apenas uma sobremesa deliciosa, mas também um auxiliar para resfriados e deficiência de vitaminas.
  3. Gelificação. Fazer todos os tipos de marmelada ou geleia é uma maneira conveniente de preservar a utilidade da planta combinada com um sabor doce.
  4. Decapagem. O ruibarbo assim preparado é um excelente petisco que não é inferior aos picles e aos tomates em lata.

Cada um dos blanks possui uma tecnologia especial de fabricação. Uma ampla variedade de métodos de cozimento permite que você escolha a opção mais adequada para você, com base em suas próprias preferências culinárias.

Xarope de ruibarbo para o inverno

O xarope em si é um excelente produto semiacabado que pode ser usado para a criatividade culinária no futuro. A sua preparação para o inverno vai permitir-lhe obter um prato maravilhoso, combinado com sobremesas e cocktails. Além disso, o consumo regular de xarope como prato independente ajuda a fortalecer o sistema imunológico enfraquecido. Para cozinhar você precisará de:

  • 1,5 kg de ruibarbo;
  • 700 g de açúcar;
  • 70 ml de água;
  • 50 ml de suco de limão.

Os caules são cortados em cubos, depois colocados em uma panela, adicionando um terço de açúcar e um pouco de água, ferva em fogo baixo por cerca de 10-15 minutos. Quando a planta der suco, aumente um pouco o fogo e cozinhe por mais 10 minutos. A mistura é retirada do fogão e resfriada.

É necessário separar o suco do mingau resultante para que não contenha fibras estranhas. Você pode usar uma peneira fina ou espremedor. O suco deve ser de cerca de 600-700 ml. É despejado em uma panela, o açúcar restante e o suco de limão são adicionados e, em seguida, fervido até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

Importante! Se a calda não ficar com uma bela tonalidade rosa durante o cozimento, você pode adicionar algumas gotas de suco de grenadine ou lingonberry a ela.

O xarope pré-fabricado resfriado é despejado em pequenos frascos, hermeticamente fechados e enviados para armazenamento posterior. Um pré-requisito para a correta preservação da peça é a ausência de luz solar direta, bem como a ausência de ar do ambiente.Sujeito às condições de armazenamento, a vida útil do prato acabado pode ser de até 1-2 anos.

É possível secar ruibarbo para o inverno

O ruibarbo é amplamente popular nos países europeus. Foi lá que eles começaram a secar esta planta para o inverno para seu uso posterior. Acredita-se que os pecíolos secos desta planta são um excelente complemento para os primeiros pratos, bem como um componente indispensável de muitos molhos compostos.

Para uma colheita adequada, você deve usar os brotos mais grossos. São lavados em água corrente e cortados em pedaços com cerca de 3-4 cm de comprimento. No solo a céu aberto, estenda um lençol e seque o ruibarbo por cerca de 6 horas, virando-o periodicamente.

As raízes secas são posteriormente processadas no forno - este método permite que você se livre da maioria dos microorganismos nocivos contidos na planta. Os pedaços são dispostos em uma assadeira e aquecidos por cerca de 2 horas a uma temperatura de cerca de 90 graus.

Importante! A porta do forno deve estar ligeiramente aberta durante o cozimento para permitir que o excesso de umidade escape.

O produto acabado é colocado em uma jarra de vidro ou saco de tecido. O pote é colocado no armário da cozinha, retirando o número necessário de hastes secas, se necessário. Tal preparação pode facilmente sobreviver a mais de um inverno, deliciando-se com um excelente sabor como aditivo em uma grande variedade de pratos.

Como secar o ruibarbo corretamente

Como no caso da secagem, a secagem do ruibarbo ajuda a preservar suas propriedades benéficas por um período bastante longo. A principal diferença em relação ao método anterior é apenas que todo o processo de cozimento ocorre ao ar livre, sob o sol.

Para preparar o ruibarbo seco, você precisa espalhar as hastes fatiadas em uma planilha. Um pré-requisito é um sol estável sem nuvens e chuva. As peças devem ser revolvidas a cada 4 horas para que a umidade as deixe uniformemente. O prato acabado é obtido em cerca de 16-20 horas de secagem.

Uma planta assim preparada pode ser armazenada por até um ano em um saco de pano ou jarra de vidro. Como praticamente não há água nele, o ruibarbo seco é quase imune ao mofo. No entanto, mantenha-o longe de fontes de umidade.

Ruibarbo com mel em calda de laranja

Esta versão de preparação para o inverno é uma excelente sobremesa que pode dar um reforço de vitaminas no frio. As propriedades benéficas das frutas cítricas e a composição única do mel, combinadas com o ruibarbo, se combinam em uma útil bomba de vitaminas. Para cozinhar você precisará de:

  • 1 kg de talos de ruibarbo;
  • 4 laranjas;
  • 200 ml de mel líquido;
  • 300 ml de água;
  • 150 g de açúcar.

Primeiro você precisa fazer a calda. As laranjas são descascadas. Sua polpa é picada em um moedor de carne e misturada com açúcar. Água é derramada na massa cítrica e levada para ferver em fogo baixo. Após 15 minutos, retire a panela do fogo. A massa resfriada é passada por uma peneira, filtrando o bolo de laranja.

Os pecíolos são cortados em pequenos cubos e regados com mel, bem misturados. Frascos pequenos são enchidos com ruibarbo cerca de 2/3, após o que são enchidos com xarope de laranja resfriado. Em potes esterilizados, bem torcidos com tampa, esse prato pode ser armazenado por até 9 meses. O local deve ser o mais fresco e sombreado possível.

Como fazer marshmallow de ruibarbo

Pastila é uma deliciosa guloseima à base de bagas ou frutos, e também uma das melhores receitas entre os ruibarbo em branco para o inverno. Graças ao seu método de preparação único, ele retém a maioria das propriedades benéficas da planta da qual é feito. Tradicionalmente, o marshmallow de ruibarbo é preparado na seguinte sequência:

  1. Os rebentos são lavados com água e cortados em pequenos pedaços. Eles são misturados com açúcar e vários temperos e depois deixados por 30-40 minutos para liberar o suco.
  2. O ruibarbo é transferido para uma panela, levado à fervura e fervido por 15-20 minutos, mexendo sempre.Nesta fase, o suco de limão ou ácido cítrico é adicionado ao prato.
  3. Metade do xarope resultante é drenado. A massa restante é triturada com um liquidificador até ficar homogêneo.
  4. O mingau resultante é espalhado em uma assadeira untada com óleo vegetal e untada com uma camada ainda fina. A pastilha é cozida em uma temperatura de 95-100 graus por 4 horas.
  5. O prato acabado é cortado em tiras e armazenado em um frasco bem fechado.

Existem muitas receitas para preparar esse prato. A maioria deles se distingue pela adição de várias especiarias à composição. Mas para o preparo do clássico marshmallow de ruibarbo, é necessário levar 1 kg de talo, 600 g de açúcar, suco de meio limão e 1 colher de chá. canela.

Outro método de preparação reconhecido na Europa inclui baunilha e menta. As folhas de hortelã são picadas finamente e adicionadas com um bastão de baunilha e suco de limão - isso dará ao produto final um aroma indescritível. Os europeus recomendam armazenar o marshmallow em um recipiente fechado, polvilhando cada linha com açúcar de confeiteiro. O açúcar é um excelente conservante, portanto este prato pode ser facilmente armazenado em um local fresco e seco por 3-4 meses.

Suco de ruibarbo para o inverno

O suco de ruibarbo é uma excelente forma de fornecer vitaminas à sua família durante o inverno. Para cozinhar você precisará de:

  • 2 kg de talos de ruibarbo;
  • 500 g de açúcar;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de chá refrigerante.

Os caules são cortados em pequenos pedaços, colocados numa panela grande e tapados com água. O ruibarbo é fervido em fogo médio por cerca de meia hora - é necessário que amoleça. O caldo resultante é filtrado em gaze ou peneira fina.

Importante! Não é de forma alguma recomendado espremer o ruibarbo. Nesse caso, o suco ficará turvo.

O açúcar é adicionado ao líquido resultante e fervido por cerca de 5-10 minutos. O próximo passo é drenar 100 ml de suco, diluir o refrigerante e despejar de volta na panela. As garrafas de suco são bem esterilizadas, a bebida acabada é despejada nelas e enviada para armazenamento em local fresco e escuro. A peça é capaz de manter seu frescor por 6 a 8 meses.

Deliciosa geléia de ruibarbo para o inverno

A geléia é perfeita como recheio de tortas e bolos de queijo. Devido à alta concentração de açúcar, tal preparação para o inverno pode reter seu frescor por muito tempo. Sujeito às condições corretas de armazenamento, o doce não pode perder suas propriedades benéficas por até 2 anos. Para preparar tal sobremesa, você precisará de:

  • 1 kg de ruibarbo;
  • 1 kg de açúcar;
  • 3 colheres de sopa. agua.

Os pecíolos são lavados e cortados em pequenos pedaços. Em uma grande panela esmaltada, eles são misturados com açúcar e água. O ruibarbo é levado à fervura, cozido por 20 minutos, retirado do fogo e resfriado. Este procedimento é repetido 3 vezes - isso permite que você atinja prontidão e densidade perfeitas. A peça acabada é colocada em bancos e enviada para armazenamento no inverno.

Geléia de ruibarbo com pectina e cardamomo

A pectina é utilizada na indústria de alimentos como um elemento que acelera a gelificação de produtos como geléias, geléias ou geléias. Tendo preparado com ele uma geléia de ruibarbo para o inverno, você pode obter um produto de uma consistência especial, para a qual as contrapartes da geléia caseira adoram. Para preparar esse prato, você precisará de:

  • 1 kg de talos de ruibarbo;
  • 1 kg de açúcar;
  • 20 g de açúcar de baunilha;
  • 10 g de pectina;
  • 5 g de cardamomo moído;
  • 300 ml de água.

Os caules são cortados em pedaços, misturados com açúcar, despejados com metade da água e postos no fogo. A mistura é levada para ferver e cozida por meia hora. Dissolva a pectina em água e despeje-a no ruibarbo em um jato fino. Açúcar de cardamomo e baunilha também são adicionados lá. Tudo é fervido por cerca de mais 10 minutos - esse tempo é o suficiente para a pectina se ativar.

Existem 2 opções para o prato acabado - alguns preferem retirar pedaços do talo, outros preferem deixá-los na compota. Em qualquer caso, graças à pectina, a peça de trabalho terá uma excelente consistência e durará muito tempo.Recomenda-se guardar tal geleia no inverno em um lugar fresco e escuro.

Molho de ruibarbo para carnes e peixes

Além de uma grande quantidade de preparações doces para o inverno, você pode fazer um delicioso molho com os talos, que é ideal para a maioria dos pratos de peixe e carne. Para cozinhar você precisará de:

  • 300 g de talos de ruibarbo;
  • 250 ml de vinagre balsâmico a 3%;
  • 1/2 cabeça de cebola;
  • 5 dentes de alho;
  • 40 ml de azeite;
  • 40 g de açúcar;
  • sal a gosto.

O ruibarbo é cortado em pequenos pedaços, colocado numa pequena panela de esmalte e coberto com vinagre balsâmico. A mistura é fervida por 15 minutos, depois removida do fogo e resfriada. O vinagre com que os caules foram cozidos é escorrido e o ruibarbo é colocado no liquidificador.

Importante! Se não for possível usar vinagre balsâmico, passe-se com vinagre de vinho ou de maçã, previamente diluído até a consistência desejada.

Cebola picada e alho são fritos na metade do óleo. Eles também são colocados no liquidificador. A estes adiciono sal e o restante azeite. A mistura é esmagada até uma consistência homogênea, depois aquecida em uma panela por 10 minutos, mexendo sempre.

Se você preparar o molho desta forma e enrolá-lo em potes de vidro esterilizado, ele será capaz de manter seu frescor por vários meses. Usar essa preparação durante o inverno permite que você obtenha um excelente molho de verão que complementa perfeitamente a maioria dos pratos.

Preparação de ruibarbo para o inverno: recheio para tortas

Muitas donas de casa preparam um produto semiacabado para tortas de ruibarbo para que possam aproveitar esta planta de verão no inverno. Tal preparação preserva todas as vitaminas e minerais úteis, por isso será útil não apenas como sobremesa, mas também como auxiliar na luta contra a deficiência de vitaminas.

Para preparar um produto semiacabado, você precisará de 2 kg de ruibarbo e 500 g de açúcar. Os talos, cortados em pedaços pequenos, são misturados ao açúcar e cozidos em fogo baixo por 10 minutos. Em seguida, são imediatamente transferidos para potes preparados e enrolados com tampa. Essa peça pode ser armazenada por até um ano em um local fresco e escuro.

Algumas donas de casa aconselham adicionar vários temperos e frutas cítricas ao preparo. Sem dúvida, a canela ou a laranja melhoram significativamente o sabor de um produto semiacabado cozido para o inverno, mas é muito mais conveniente adicioná-las diretamente ao recheio ao preparar diretamente a torta.

Uma receita deliciosa de geléia de ruibarbo para o inverno

A colheita da geleia para o inverno permitirá que você desfrute de uma deliciosa sobremesa na estação fria. Mel, gengibre, canela, baunilha ou cardamomo são mais comumente usados ​​como sabores adicionais. A combinação de ruibarbo com açúcar no preparo da geléia é de 1: 1. A pectina é mais frequentemente usada como agente gelificante.

O ruibarbo picado é misturado com açúcar e um pouco de água e fervido por cerca de 40 minutos. O ruibarbo é descartado em uma peneira e pectina, gengibre finamente ralado e cardamomo são adicionados ao líquido resultante. Você pode adicionar algumas colheres de sopa de suco brilhante para dar cor ao prato. O líquido é fervido até que a pectina esteja completamente dissolvida, removida do fogo e despejada em uma assadeira larga.

A geléia resfriada e pronta é cortada em pedaços do tamanho desejado, polvilhada com açúcar ou pó e colocada em potes de vidro. Um refrigerador é mais adequado para armazenamento - a peça de trabalho pode ser armazenada nele por até seis meses.

Ruibarbo em calda para o inverno

Além de uma variedade de obras-primas da culinária, você pode guardar ruibarbo para o inverno de uma forma muito mais simples. Para fazer isso, você precisa preparar xarope de açúcar na proporção de 1 kg de açúcar por 1 litro de água. O açúcar é dissolvido em água e cozido em fogo baixo por cerca de meia hora. É necessário que cerca de 1/3 da água evapore.

Talos de ruibarbo são cortados em pedaços bastante grandes, colocados em uma jarra de vidro e despejados com xarope de açúcar pronto. Essa iguaria será uma sobremesa maravilhosa nos dias de inverno.Como, na verdade, o ruibarbo não se presta a tratamento térmico, ele retém o máximo de nutrientes. O prazo de validade com a tampa enrolada é de até 12 meses.

Ruibarbo em conserva para o inverno

Você pode economizar ruibarbo para o inverno não apenas adicionando muito açúcar. Uma excelente opção de preparação é a decapagem. Os caules adquirem um sabor único e são perfeitos como aperitivo para uma mesa festiva. Para cozinhá-los assim, você precisará de:

  • 500 g de caules de ruibarbo;
  • 350 ml de água;
  • 150 ml de vinagre de maçã;
  • 1 Colher de Sopa. eu. Sahara;
  • 1 Colher de Sopa. eu. sal.

Em uma panela pequena, misture a água, o vinagre, o sal e o açúcar. A mistura é levada à fervura e fervida por 1-2 minutos. A marinada resfriada é despejada em potes, nos quais o ruibarbo, cortado em pedaços, é previamente disposto.

Os bancos são enrolados e enviados para um lugar escuro durante o inverno. Um porão ou adega em uma casa de verão é mais adequado para armazenamento. Por ser um dos melhores conservantes, o vinagre permite que a vindima tenha uma validade de 2 a 3 anos.

Conclusão

As folhas de ruibarbo para o inverno estão se tornando mais populares a cada ano. Uma grande variedade de todos os tipos de receitas permite que você escolha o produto que melhor se adapta às suas preferências de paladar. Sujeito às condições corretas de armazenamento, a maioria das iguarias irá deliciá-lo com vitaminas durante os longos meses de inverno.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção