Contente
Girassol Teddy Bear é uma das variedades mais populares e favoritas de helianthus decorativo pelos cultivadores de flores. Suas grandes inflorescências duplas lembram pompons de pele macia de cor amarelo-laranja, e a folhagem verde de baixa, mas arbustos densos enfatizam harmoniosamente o brilho da floração. Girassol O filhote de urso fica ótimo em grupos pequenos e grandes em canteiros e canteiros de flores, muitas vezes é cultivado em recipientes. Os "sóis" fofos em hastes fortes parecem espetaculares quando cortados em buquês. É anual, mas suas sementes são fáceis de coletar e germinar no próximo ano. Basta plantar a planta em solo fértil em local ensolarado e cuidar de forma simples mas competente para que o girassol, que parece um fofo ursinho de pelúcia, fique bem no jardim, inspirando e dando bom humor até a geada.
Descrição do urso de peluche decorativo de girassol
O filhote de urso do girassol anual ornamental é conhecido em fontes estrangeiras como Teddy Bear e Dwarf Sungold. Nas descrições em russo, essa variedade costuma ser chamada de Teddy Bear, Teddy Bear, Teddy Bear, Teddy Bear.
Pertence ao helianthus baixo - de acordo com várias fontes, sua altura varia de 40 a 90 cm. Os caules são eretos, fortes. A partir do ramo central do girassol, o filhote de urso ramifica-se em vários ramos laterais. Uma planta geralmente cresce até 30-60 cm de largura.
As grandes folhas do girassol filhote de urso são coloridas de verde escuro. São densos e lisos ao toque, de formato oval ou em forma de coração.
Um grande número de botões e inflorescências são formados em cada planta. O diâmetro médio da flor aberta é de 10 a 20 cm. O filhote de urso é uma variedade de girassol densamente duplicada. Suas flores amarelas ou amarelo-laranja brilhantes lembram bolas fofas, as numerosas pétalas de cada uma das quais cobrem cuidadosamente um pequeno núcleo esverdeado.
Foto de um girassol Um filhote de urso em um canteiro de flores permite que você imagine como esta variedade é decorativa e eficaz no auge do período de floração, que começa em meados do verão e geralmente dura até outubro.
As sementes nos cestos amadurecem totalmente após a floração. Eles são caracterizados por um cinza escuro, cor quase preta, formato oval e tamanho pequeno (apenas cerca de 0,5 cm). Eles são fáceis de coletar depois que as inflorescências estão completamente secas e germinam novamente no ano seguinte.
Quando plantar mudas de girassol Filhote de urso
O cultivo do filhote de urso de girassol a partir de sementes pelo método de mudas começa em março-abril, cerca de um mês antes de as últimas geadas finalmente pararem.
Prepare recipientes pequenos, limpos e individuais com orifícios suficientes no fundo para drenagem.Você pode preenchê-los com um substrato universal pronto para mudas ou solo do local - nutritivo e solto, com acidez neutra. Em seguida, em cada vaso você precisa semear 2-3 sementes de girassol Bear cub e cuidadosamente aprofundá-los em 1,5 cm.A princípio, as plantações são cobertas com filme ou vidro.
Após o surgimento dos brotos, um dos brotos mais fortes é deixado em cada recipiente. Eles são regados com moderação, garantindo que o solo permaneça úmido, e mantidos em temperatura ambiente em uma janela ensolarada do sul (ou iluminação suplementar é providenciada). É aconselhável começar a endurecer as mudas de girassol. Filhote de urso o mais cedo possível.
No final de maio e início de junho, as mudas, juntamente com um caroço de terra nas raízes, são transplantadas para uma área aberta, mantendo uma distância de 45-60 cm uma da outra. No futuro, eles serão tratados da mesma forma que as mudas jovens.
Plantar e cuidar de girassóis Filhote de urso
Na maioria das vezes, o girassol filhote de urso é semeado diretamente no solo, sem perda de tempo e esforço com as mudas. A época ideal para isso é considerada maio e início de junho, quando o solo no jardim aquece o suficiente e a ameaça de geadas de retorno finalmente passou.
Seleção e preparação do local de pouso
A parcela para o cultivo de girassol em Filhote de urso deve ser preparada com antecedência, pelo menos um mês antes do plantio pretendido das sementes, e o melhor de tudo - a partir do final da safra anterior. Deve ser removido limpando-o de detritos e restos de plantas e, em seguida, escavado até 25-30 cm de profundidade, em paralelo com a aplicação de fertilizante orgânico ou cobertura de folhas. Solo pesado e argiloso pode ser diluído com areia nesta fase.
A área onde o filhote de urso do girassol decorativo se sentirá bem deve ser:
- ensolarado;
- protegido do vento;
- ter um solo leve e nutritivo com uma reação neutra e baixo teor de sal.
Regras de pouso
Antes de plantar sementes de girassol, recomenda-se que o filhote de urso se prepare: deixe de molho por 1 dia em água com a adição de um fungicida ou em uma solução fraca de permanganato de potássio para desenvolver resistência a pragas e doenças. Também é aconselhável dissolver 1 colher de sopa. eu. cinza de madeira em 0,5 litro de água, molhe um pedaço de pano na composição resultante e, envolvendo as sementes, deixe descansar por 24 horas (se o pano secar, deve ser umedecido novamente).
Então você pode começar a semear sementes de girassol Ursinho de pelúcia no chão:
- cavar sulcos rasos ou orifícios individuais no local;
- colocar 2 a 3 sementes em cada cova ou em um local de plantio no sulco, aprofundando-as em não mais que 1,5 cm;
- enrole cuidadosamente as colheitas e humedeça o solo (mas não o inundar).
Os primeiros tiros geralmente podem ser vistos dentro de uma semana. Depois que dois pares de folhas verdadeiras aparecem nos girassóis jovens, o plantio deve ser desbastado, deixando os espécimes mais fortes a uma distância de 45-60 cm um do outro.
Regar e alimentar
Apesar do filhote de urso do girassol poder tolerar com segurança uma seca de curta duração, você precisa se lembrar que esta planta adora umidade. A falta de água afetará negativamente o número e o tamanho das flores, portanto, o gelianthus deve ser regado regularmente, cerca de 1 vez por semana e com mais frequência, se necessário. A água deve ser vertida pela raiz, cuidando para que o solo não seque, mas também evitando que fique alagado e úmido.
Se o solo for nutritivo o suficiente, o girassol filhote de urso não precisa de alimentação adicional. Tendo um solo de composição pobre, você pode fazer o seguinte:
- um mês depois que as safras brotam, alimente-as com fertilizantes contendo nitrogênio;
- na fase de aparecimento dos botões e durante a floração, adicionar potássio-fósforo ou composições minerais complexas.
Além disso, é importante eliminar imediatamente as ervas daninhas do local, bem como remover regularmente os cestos que murcharam.
O cumprimento dessas medidas simples permitirá que o urso de pelúcia do girassol se mostre em toda a sua glória no jardim da frente, no campo ou no jardim, e tenha a aparência mostrada na foto:
Reprodução
Não é difícil coletar sementes de girassol por conta própria. As cabeças das quais a semente deve ser obtida devem florescer completamente no arbusto, depois de esperar que sequem. Para evitar que as sementes se transformem em presas para os pássaros, é aconselhável protegê-las amarrando os cestos de girassol selecionados ursinho de pelúcia com um pedaço de malha leve ou gaze.
Depois que as cabeças tiverem desbotado, você deve cortá-las cuidadosamente na base com uma faca afiada, colocá-las em uma bandeja ou bandeja plana e deixar secar bem ao ar. Em seguida, você pode armazenar as sementes dentro dos cestos ou pode soltá-las com cuidado, dobrá-las em um saco de papel ou de linho e deixar em local seco e escuro até a próxima temporada.
Doenças e pragas
O cuidado adequado contribui para que o helianthus decorativo cresça bonito e saudável, sem sofrer doenças. Ao mesmo tempo, não será supérfluo conhecer a descrição e foto de algumas doenças que podem prejudicar o filhote de urso do girassol para poder identificá-las a tempo e ajudar a planta:
- Mancha castanha escura (Alternaria). Pode afetar girassóis que crescem no jardim e na sala perto da janela. A doença se desenvolve rapidamente em altas temperaturas do ar em condições de alta umidade. Manchas cinza-acinzentadas e pretas caoticamente localizadas aparecem nas folhas e caules do filhote de urso do girassol, que gradualmente se fundem, aumentando de tamanho. Os órgãos afetados morrem rapidamente. As partes doentes da planta devem ser removidas com instrumentos estéreis e queimadas, e a umidade do ar deve ser reduzida. Girassol Um filhote de urso crescendo em uma sala deve ser isolado de outras plantas. As plantações em massa no local precisam ser tratadas com medicamentos antifúngicos (Bakhmut, Rovral).
- Murcha da verticelose. Folhas de girassol Teddy bear perdem sua elasticidade e brilho. Posteriormente, áreas marrons morrendo são formadas neles, ao longo da borda das quais uma borda amarela pode ser freqüentemente vista. As plantas afetadas devem ser destruídas e não mais girassóis. O filhote de urso nesta área. Para o tratamento preventivo, as preparações Gamair e Alirin-B são adequadas.
- Oídio (oídio). Aparece na superfície das folhas de girassol Filhote de urso na forma de manchas esbranquiçadas, e no dorso pode-se notar um desabrochar de cor esbranquiçada. Se possível, é aconselhável remover órgãos doentes das plantas e dar boa ventilação às plantações, desbastando-as se necessário. O tratamento com Previkur, Oxicloreto de Cobre ou Ridomil Gold é eficaz.
- Fomoz. Aparência de manchas marrom-avermelhadas e marrom-sujas nas folhas de girassol Filhote de urso. A massa verde afetada murcha e morre, e a doença rapidamente se espalha para os caules e cestas. O tratamento do filhote de urso do girassol durante a estação de crescimento com preparações fungicidas (Derozal, Impact-K) pode ajudar. A prevenção é a observância de técnicas agrícolas corretas.
Um parasita comum que danifica o girassol é a vassoura (topo). Esta planta com flores não tem seu próprio sistema de raízes. Ele se instala nas raízes do girassol, suprimindo-o e ajudando a enfraquecer o sistema imunológico. A pré-semeadura de safras "provocativas" (trevo, colza, alfafa) um ano antes que o filhote de urso do girassol possa ajudar. Eles promovem a germinação de sementes de vassoura, mas não são os donos da planta. Também é necessário cavar o solo completa e profundamente. Os espécimes afetados devem ser removidos junto com a raiz e os parasitas que crescem nela.
Dentre as pragas de insetos que podem atacar o filhote de urso do girassol no jardim, os pulgões são os mais encontrados. As folhas da planta, das quais as colônias de insetos bebem sucos, rapidamente se enrolam e ficam amarelas, os botões não se abrem. Para pequenos focos de infecção, borrifar as plantações com água com sabão pode ajudar. Se a lesão for maciça, deve-se recorrer a medicamentos potentes (Akaverm, Aktellik, Biotlin, Fitoverm, Decis, Iskra, etc.)
Conclusão
O filhote de urso do girassol é uma variedade bem conhecida do helianthus ornamental anual, que floresce linda e brilhantemente. Durante o período de floração, que vai de meados do verão a outubro, os rebentos baixos mas densos desta planta apresentam grandes inflorescências duplas esféricas com pétalas douradas. Como a maioria dos helianthuses ornamentais, o ursinho de pelúcia do girassol não precisa de cuidados complicados, tem espaço suficiente em uma área com solo fértil, boa luz solar e rega na hora certa. A beleza e despretensão deste anuário certamente serão o motivo pelo qual um agricultor que o semeou em um canteiro de flores uma vez não vai querer se separar dele para as temporadas futuras. Neste caso, você pode facilmente coletar suas sementes e cultivar o girassol Bear Cub novamente no próximo ano.