Contente
Pomponnaya aster é um dos tipos de ásteres de jardim. De acordo com a nova classificação das plantas, elas são referidas ao gênero Callistephus da família Astrovye. O nome correto soa como "Callistephus chinês". Essa cultura é de um ou dois anos, o local de crescimento são os países da Eurásia, o aparecimento inicial é na China. Mais de duzentas variedades desses ásteres, criadas antes do início de 2018, diferem entre si na altura dos arbustos, na estrutura e no formato das flores, bem como na cor iridescente das pétalas. O pompom aster pode ser identificado por sua flor de formato peculiar - é um hemisfério de pétalas densamente crescendo reunidas em uma saída, que em sua aparência se assemelha a um pompom de um chapéu de bebê.
Descrição
Todas as plantas são compostas das mesmas partes: raízes, caules, folhas, flores e frutos. A descrição botânica das flores permite que você descubra por quais formas, tamanhos e cores distintos cada parte da cultura é caracterizada. Aster pomponnaya também tem suas próprias características varietais:
- As raízes do pomponaster são amplamente ramificadas, fibrosas, superficiais, a profundidade de ocorrência não é superior a 25 cm, pode se recuperar rapidamente de danos.
- Caules - eretos, fortes, com estrias longitudinais, recobertos de pêlos finos e finos, de cor verde claro ou rosado (dependendo da variedade). A altura da planta varia de 20 a 90 cm, muitos processos se formam no caule, o que torna o arbusto espesso e esplêndido.
- As folhas do áster são em forma de pompom, de cor verde escura saturada, as folhas pequenas localizam-se na parte superior do caule, as grandes ficam mais próximas do solo.
- As flores são inflorescências em cesto, ao longo do círculo externo cujas pétalas em forma de línguas estão localizadas em várias camadas, o círculo interno é preenchido por finas pétalas-tubos, que ficam retas, firmemente pressionadas umas contra as outras. A cor das flores é determinada pela filiação varietal, em alguns casos, são criadas misturas da mesma variedade, mas com uma grande variedade de cores. Seu diâmetro é de 4 a 8 centímetros.
- O fruto do pompom áster é uma cápsula de sementes em forma de cone que armazena sementes de diferentes tamanhos, dependendo da variedade de ásteres.
- A cultura se propaga, como todas as plantas anuais, apenas por sementes.
No outono, as vagens das sementes se abrem, as sementes caem no solo, bem no inverno e germinam novamente na primavera. Neste caso, a floração do pompom aster é precoce, bastando apenas desbastar os arbustos às vezes.
Variedades
Se a rosa é chamada de rainha do jardim, então o pompom áster é uma princesinha que adora se vestir com uma grande variedade de "vestidos". A coloração de suas roupas é semelhante à paleta do arco-íris, incluindo muitos tons das cores primárias. Oferecemos uma foto e uma descrição de algumas variedades de pompom ásteres.
"Cereja de inverno"
Coloração - as pétalas-túbulos extremas do pompom áster são pintadas de cor bordô clara, no centro são brancas como a neve. As pétalas crescem densamente, cada uma delas se abrindo em forma de alvéolos de cinco lóbulos, o que torna a tampa da flor ainda mais magnífica.
A altura do arbusto de aster compacto chega a 60 cm, em caules retos e ligeiramente frondosos, muitos pedúnculos são formados.Durante a estação, formam-se cerca de 25 ovários, sendo que para a sua formação contínua é necessário retirar os já murchados, para não retardar o processo de aparecimento de novas flores.
O diâmetro de uma flor de áster é de até 8 cm, às vezes mais. O período de floração começa em julho e pode durar até as geadas de outono. Muitas plantas nesta época já se preparam para o inverno, e o pompom aster Cereja de inverno ainda adorna e revive com sua aparência a entediante paisagem outonal do jardim.
O plantio de Aster em campo aberto começa em abril. O cuidado adicional consiste em realizar um trabalho normal: soltar o solo, remover ervas daninhas, água e alimentação. Não se esqueça também da redução oportuna de velhas inflorescências secadas.
Aster flowers Winter cherry é usada para cortar e compor buquês de outono. Na foto você vê um espécime típico desta variedade de aster.
"Amarelo"
A cor da flor é amarela, mas não monocromática. As pétalas liguladas do pompom áster são amarelo pálido nas bordas, mais perto do centro, transformando-se em pétalas tubulares, tornam-se amarelas intensas, no centro são quase alaranjadas. As pétalas do junco são organizadas em várias camadas.
A altura do arbusto de aster amarelo pompom é de 40-55 cm, o tamanho das flores é pequeno (até 4 cm de diâmetro), a ramificação dos caules é média. Durante a estação de crescimento, o arbusto forma até 35 inflorescências. O início da floração - julho, duração - até a geada. O pouso no solo está programado para meados ou final de maio. Cultivado a partir de sementes.
As flores de tal áster são boas para o corte para compor buquês monocromáticos ou composições decorativas em combinação com outros representantes do mundo floral.
"Princesa Diana"
Delicadas flores brancas como a neve adornam os arbustos de áster desta variedade. Acredita-se que recebeu esse nome em homenagem à amada princesa inglesa de todos. São simples e adoráveis, como a mulher mais famosa do mundo.
O arbusto da planta chega a 80 cm de altura, galhos fortes, as folhas crescem densamente, criando volume adicional. As flores de Aster são pomposas, as pétalas em várias camadas são brancas nas bordas, no centro - ligeiramente tocadas pelo amarelo.
O diâmetro das flores de tal áster é de 11 cm, um arbusto é capaz de formar até 27 ovários de flores por estação de floração. Para mudas, as sementes são semeadas em março ou abril. Aster floresce no início de junho, o período de floração dura muito tempo, até o final de outubro.
Flores de pompom aster A princesa Diana é usada para decorar a camada intermediária dos arranjos de flores em uma paisagem de jardim. Buquês de flores de aster brancas como a neve podem ser usados para decorar procissões de casamento e salões de banquetes. Com a sua coloração, sustentam a cor principal do casamento - o branco puro, imaculado.
"Mistura de princesa"
A partir da foto localizada na parte inferior deste parágrafo, pode-se determinar que várias variedades de ásteres da variedade Princesa são coletadas em uma mistura. Os produtores de sementes costumam oferecer essas coleções, chamando as misturas por nomes diferentes, mas o resultado final é que os produtores obtêm muitas flores em tons diferentes. Alguns consideram aconselhável, pois no sítio (canteiro) você pode cultivar plantas de diferentes cores ao mesmo tempo e não se preocupar com um plantio separado, outros gostam dos canteiros monocromáticos.
É uma questão de gosto, mas não há disputa sobre os gostos. Usando essa variedade de pompons como exemplo, falaremos sobre como cultivar mudas de flores a partir de sementes e quando é melhor semear e plantar no solo. No vídeo no final da página, um florista amador experiente dá conselhos práticos sobre o assunto. Aconselhamos você a ver e ouvir o que ela recomenda. Talvez você aprenda algo novo para si mesmo e tome nota disso.
Crescendo a partir de sementes
Os floristas que cultivam ásteres constantemente em seu jardim usam o método de semeadura própria, quando a planta solta suas sementes independentemente no outono e na primavera elas germinam repetidas vezes. Para aqueles que primeiro decidiram plantar pompom ásteres, recomendamos que você se familiarize com a ordem de sua reprodução por sementes.
Semeando mudas
As plantas da família Astrov têm uma longa estação de crescimento antes da floração.É possível garantir que os ásteres floresçam mais cedo no jardim, o que significa que florescem por mais tempo, se você plantar mudas prontas no início da primavera. A semeadura de aster neste caso começa em janeiro ou fevereiro (em temperatura ambiente). As mudas estarão prontas para transplante em maio-abril. Você deve proceder da seguinte forma:
- Preparação de sementes de pompom aster. As sementes de Aster são de tamanho médio e fáceis de manusear durante o plantio. Mergulhe-os em 100 ml de água salgada (1 colher de chá) por 2 horas. Retire as sementes flutuantes de baixa qualidade, enxágue as que se depositaram no fundo com água limpa e mergulhe novamente por 30 minutos em solução de permanganato de potássio (concentração - levemente rosa). Coloque as sementes em um pano úmido de germinação. Depois de 2-3 dias, quando os brotos surgirem das sementes, você pode plantá-los em um substrato de terra.
- Preparação do substrato pompon aster. A maneira mais fácil para este processo é comprar uma mistura pronta na loja, mas se isso não for possível, prepare você mesmo a composição desejada: 1 parte de areia grossa, 1 parte de húmus leve solto, 2 partes de solo fértil de jardim . Misture todos os componentes, coloque uma camada de material de drenagem no fundo do recipiente (ver foto): seixos, pedrinhas, tijolo partido, despeje o substrato por cima, deixando 2 cm para o rebordo do recipiente.
- Espalhe as sementes de aster germinadas por toda a superfície da terra. Para isso, use uma pinça pequena e uma régua para que a distância entre os brotos seja a mesma (5x5 cm). Cubra o plantio com uma camada fina (1 cm) do mesmo substrato por cima. Compacte levemente o solo e polvilhe suavemente com água morna.
- Cubra o recipiente com papel alumínio ou vidro e coloque em um local aquecido. Quando aparecerem os brotos e as primeiras folhas de aster cotiledonar, transfira o recipiente para um local mais iluminado, ou acrescente luz no mesmo local, o abrigo pode ser removido. A temperatura do ar deve ser de pelo menos + 25 ° С. Se você observou a distância ao semear as sementes, a colheita não é necessária. Antes do plantio em terreno aberto, as mudas terão espaço livre suficiente.
- As mudas de pompom aster são plantadas com a chegada dos dias quentes de primavera, dependendo das condições climáticas da sua região.
Ao comprar sementes do fabricante ou no free sale, preste atenção a isso. O número de sementes em germinação diminui em proporção ao aumento da vida útil.
Semeando no solo
Nas regiões do sul, é possível semear sementes de pompom aster diretamente no solo no início da primavera ou antes do inverno. Ao semear no inverno, as sementes devem estar secas para que não germinem antes do tempo. Na primavera, as sementes plantadas devem ser derramadas com água com a adição de aceleradores químicos de crescimento.
No futuro, as plantações de pompom ásteres no inverno e na primavera precisam ser desbastadas e niveladas sem deixar vazios no canteiro de flores. Nos locais onde a planta deu brotos densos, retire com cuidado o excesso, plante-os nos vazios formados, onde as sementes nem brotaram.
Um asterisco em seu jardim
Traduzido do grego, aster é uma estrela. Asters pompom em seus canteiros de flores iluminarão por muito tempo todo o jardim com sua aparência brilhante e florida. A qualquer momento, essas pequenas estrelas vão complementar e decorar a paisagem, criar um clima festivo mesmo em dias nublados de outono, aquecer a alma, preenchê-la com um sentimento de amor pelo mundo ao seu redor.
Esses delicados "pompons" vão lembrá-lo dos filhos e netos que cresceram em sua família, cuidar deles e também dizer que quem ama as flores vive feliz para sempre. Seja feliz, plante flores para sua própria alegria e para o prazer dos outros. Cuidando das plantas, você primeiro cuida da sua saúde.