Contente
A crisálida prateada lembra externamente uma delicada nuvem branca ou monte de neve. Habitando prados, áreas montanhosas e rochosas, ela cria tapetes branco-prateados de beleza incomum. Você também pode criar uma cultura como planta ornamental em seu próprio jardim.
Descrição e características
A crisálida prateada (Cerastium argenteum) pertence ao grupo da família Clove. Este perene se distingue por se espalhar. Durante o período de crescimento da massa verde, a cultura cresce até 15 cm. Durante a floração - até 40 cm.
Os caules da planta são rastejantes ou eretos (dependendo da espécie), rígidos, com uma ligeira folhosidade, com 40-45 cm de comprimento, podendo-se observar lignificação no rizoma. Brotos de arbustos costumam ser agrupados para formar árvores encharcadas. As folhas são elípticas e têm uma tonalidade prateada-mentol característica.
No topo do caule, concentram-se as inflorescências, geralmente de cor branca. Cada flor tem cinco ou mais pétalas com sulcos característicos. A crisálida prateada dá frutos, que são cápsulas cilíndricas, que se tornam amarelas quando maduras. Cada cápsula contém sementes esféricas laranja ou marrons.
Essa cultura tem mais de cento e oitenta variedades. A maioria deles é de origem natural. Os mais famosos são "campo", "alpino", "feltro". Na horticultura, a telha prateada é usada para criar tapetes. Nesse caso, plantas perenes rastejantes e de crescimento ativo são usadas com mais frequência.
A planta começa a florescer em maio. Este período é de um mês. No resto do tempo, a planta mantém o seu aspecto decorativo e estético, graças às pequenas folhas lanceoladas de tom mentol.
O cordeiro prateado se distingue por qualidades como:
- resistência à geada;
- cuidado despretensioso;
- facilidade de reprodução;
- boa taxa de sobrevivência;
- excelente imunidade;
- alto efeito decorativo.
Entre as deficiências, vale destacar a pouca tolerância ao excesso de umidade, que deve ser levada em consideração na hora de escolher um local para o cultivo de uma variedade.
Os seguintes sinais indicam excesso de umidade no solo:
- redução no tamanho da folha;
- uma mudança de uma cor prateada para uma mais verde;
- perda de arbustos compactos.
A cultura é ativamente usada por paisagistas como planta de cobertura do solo em jardins rochosos, em paredes, meios-fios, jardins de pedras e jardins ornamentais. Na maioria das vezes é um formão de feltro ou Bieberstein.
Onde cresce
Esta cultura herbácea é mais freqüentemente encontrada em áreas rochosas, bem como em dunas e prados em climas temperados. A cultura é amplamente difundida na natureza na América do Norte, África, Eurásia e Austrália.
Métodos de reprodução
O cascalho é propagado de três maneiras: germinando sementes, estacas e camadas. O último método é o mais simples e é adequado até mesmo para jardineiros novatos.
Com a reprodução das sementes, o solo nutriente é preparado no final de março. Drenagem, mistura de solo são despejados em um pequeno recipiente e as sementes são plantadas.Tendo aspergido levemente com terra e coberto com vidro ou filme, o recipiente é exposto ao lado ensolarado da janela. A rega é realizada duas a três vezes por semana. Após 14-15 dias, você pode observar os primeiros brotos.
A chaminé prateada não requer colheita. Várias peças são plantadas no solo ao mesmo tempo. O transplante é realizado em julho. Normalmente, a cultura mostra alta adaptabilidade e crescimento rápido.
A propagação ou divisão do rizoma é realizada na primavera. Para isso, uma planta jovem é dividida, deixando vários pontos de crescimento em cada parte. Depois disso, os "delenki" são sentados e regados.
O corte é melhor feito antes ou depois da floração. Corte um pedaço adequado do broto e coloque-o no lugar certo, depois de cobri-lo com uma tampa especial.
Plantando e cuidando de uma chaminé prateada
Para o plantio, as áreas abertas ao sol são escolhidas com estagnação de umidade mínima. Yaskolka tolera perfeitamente o clima da zona média, sem precisar de abrigo para o inverno e rega constante.
Apesar de seu "amor ao sol" perene pode crescer em sombra parcial, no entanto, como mostra a prática, então sua floração será menos exuberante. O cascalho prateado não é exigente para o solo, no entanto, se possível, prefere argila arenosa e areia. Húmus ou composto pode ser introduzido em solo muito pobre, argila - diluído com areia de rio ou serragem.
Uma perene pode ser plantada no início de abril (antes da floração) e em agosto. Três a quatro semanas antes do plantio da erva-de-bico, o solo é desenterrado e os aditivos necessários são adicionados. Em seguida, os orifícios são formados. A planta é plantada em pequenos grupos, ligeiramente aprofundados, a uma distância de 20-25 cm entre si. Imediatamente após o plantio, a telha prateada é regada com água sedimentada.
O cuidado com as plantas é muito simples. É hidratado em climas muito secos e restringe seu crescimento periodicamente. É o suficiente para irrigar uma planta perene uma vez a cada sete a oito dias. Uma laskolka prateada é um agressor. Ele desloca facilmente todas as outras plantas.
Com o desbaste de folhas e brotos, a cultura é alimentada com matéria orgânica. Isso permite que a planta restaure rapidamente seu efeito decorativo. Mas perene realmente não gosta de fertilizantes minerais.
A poda é realizada na primavera. Para isso, são retirados os brotos secos. Na maioria das vezes, o procedimento é realizado em junho. Desde agosto, a cultura não foi tocada.
O cascalho prateado é uma das culturas hortícolas mais "duradouras". Porém, para rejuvenescer a planta, recomenda-se plantá-la a cada cinco a seis anos.
Pragas e doenças
A crisálida prateada demonstra alta imunidade à maioria das doenças. Quando plantada em um local com alta estagnação de umidade, a planta pode infectar doenças fúngicas. A maioria dos problemas associados à deterioração da aparência (diminuição do esplendor) pode ser resolvida com alimentação e poda oportuna.
Com que plantas são combinadas
Jardineiros e paisagistas costumam combinar a neve do verão com plantas de folhas escuras, como sinos e echium. Na foto da yaskolka, há um tapete prateado branco como a neve, que é especialmente perceptível contra o fundo de uma vegetação jovem e suculenta.
A telha prateada parece especialmente vantajosa contra o fundo de massa verde ativa. Flores de uma paleta de azul e azul farão um bom conjunto com as perenes. Freqüentemente, a planta é semeada ao lado de coníferas verdes decorativas.
Os bulbosos serão os melhores vizinhos para a erva-de-passarinho prateada: tulipas, lírios, narcisos ou íris (rizoma). Mas muscari ou açafrão, uma planta perene provavelmente "estrangulará".
Conclusão
A shpolka prateada é uma planta de cobertura do solo única que muitas vezes pode ser encontrada na natureza. A alta taxa de sobrevivência é a principal característica dessa cultura, portanto, os jardineiros podem plantá-la mesmo com o mínimo de experiência em cuidar de flores.