Contente
Yaskolka é uma erva conhecida usada em paisagismo. A sua popularidade explica-se pela sua disponibilidade e despretensão, enquanto a decoratividade desta flor é muito elevada. Plantar e cuidar da erva daninha perene geralmente não causa dificuldades para os jardineiros, além disso, você mesmo pode propagar esta planta.
Descrição da erva daninha perene
Na natureza, a laskolka (lat.Cerаstium) é muito difundida, podendo ser encontrada na zona temperada de ambos os hemisférios da Terra. Além disso, na área de sua distribuição, as terras altas da África e da América do Sul. A variedade alpina que pertence a esta família é a planta com flor mais setentrional, nas latitudes mais elevadas, apenas algumas algas, bem como musgos e líquenes, são encontradas. Essa planta perene recebeu seu nome latino da palavra grega, traduzida como "chifre", devido ao formato característico do fruto.
A descrição e algumas características desta planta são fornecidas na tabela:
Parâmetro | Valor |
Um tipo | Erva perene ou anual. |
Família | Cloves. |
Escapes | Ascendente ou ereto, às vezes rastejante, verde, até mesmo ou ligeiramente curvado, pubescente na maioria das espécies, enraizando-se facilmente. |
Vista geral da planta | Cortina densa e extensa de um grande número de brotos de 0,1-0,3 m de altura. |
Folhas | Pequeno, verde, oposto, alongado-lanceolado, pubescente. |
Sistema radicular | Superficial, bem ramificado, trançado. |
Flores | Numerosas, brancas, até 2 cm de diâmetro, com 5 pétalas duplas incisadas, corola tubular, alongada. |
Sementes | Castanho, pequeno, curvo, amadurece em frutos de cápsula cilíndrica |
Importante! Na natureza, existem cerca de 200 espécies desta planta perene.
Período de florescimento
A crisálida floresce de forma festiva, amigável e abundante - reflete-se a adaptabilidade genética da espécie a um curto verão em condições de latitude elevada. Os primeiros botões começam a aparecer mais perto de meados de maio e, depois de alguns dias, os arbustos estão completamente cobertos por numerosas estrelas brancas. A floração desta planta perene pode durar cerca de 1 mês, até meados de junho.
Tipos e variedades de yaskolka
Devido à abundância de espécies e variedades, uma cobertura de solo despretensiosa e visualmente atraente não poderia ser ignorada pelos paisagistas. Abaixo estão descrições e fotos de algumas das variedades de jascolka, mais usadas pelos amantes de flores e jardinagem ornamental, bem como recomendações de plantio e cuidados.
Ordinário
O cascalho comum (Cerastium fontanum) é uma erva perene com brotos ascendentes de 10-30 cm de altura. Ela cresce rapidamente graças a hastes vegetativas rastejantes de fácil enraizamento.Cobertura do solo, forma um tapete denso contínuo cobrindo grandes áreas. As folhas são pequenas, verdes, de tonalidade prateada, oblongo-ovaladas, com pecíolo curto. As flores são brancas, numerosas, aparecem nas extremidades dos rebentos.
Bieberstein
Yaskolka Biberstein (Cerаstium bieberstеinii) é uma espécie que ocorre naturalmente apenas no território da Península da Crimeia. Erva perene com 15-25 cm de altura, as folhas são pequenas, verdes, fortemente pubescentes, por isso têm um aspecto prateado, linear, pontiagudo alongado. As flores são pequenas, brancas como a neve, reunidas em semi-guarda-chuvas nas pontas dos brotos ramificados. O período de floração vai do final de abril ao final de maio.
Cordeiro alpino
Na foto abaixo, o cascalho alpino (Cerastium alpinum) é uma herbácea perene comum nos cinturões alpinos e subalpinos de muitos sistemas montanhosos do Hemisfério Norte. Os caules são finos, rastejantes e bem enraizados. As folhas são pequenas, ovaladas, púberes, verdes com matizes prateados. Cresce em fendas rochosas, em condições favoráveis cresce rapidamente, ocupando áreas significativas. Floresce em maio-junho.
Telha de campo
O cascalho (Cerastium arvense) é considerado uma erva daninha em muitos países. Os caules são numerosos, eretos. As folhas são pequenas, verdes, púberes. Ele cresce rapidamente, ocupando grandes áreas utilizáveis. Crescendo em terras agrícolas, a perene oprime colheitas úteis.
Feltro
A erva-de-bico-de-feltro (Cerastium tomentosum) é uma planta herbácea perene, que recebeu seu nome devido à pubescência clara e densa das folhas e do caule. Os rebentos são planos, eretos, até 45 cm As placas foliares são lanceoladas, alongadas-curvas. A inflorescência é uma meia umbela, composta por 15 flores brancas localizadas nas pontas dos brotos. Os botões começam a aparecer na planta no final de maio.
Cachoeira de cristal
Crystal Falls é uma das variedades mais populares de erva-de-bico de feltro. Apresenta folhas de forma alongada, lanceolada, abundantemente recobertas por finos pêlos prateados. Uma planta perene é freqüentemente usada para crescer em uma versão em vaso. Em climas temperados quentes, geralmente floresce duas vezes durante a temporada.
Zhigulevskaya
Yaskolka Zhigulevskaya (Cerastium zhigulense) é uma endemia perene que cresce apenas no território do planalto Zhigulevskaya, uma reserva natural da região de Samara. Possui um poderoso sistema de raiz da torneira. Os caules são altamente ramificados, até 30 cm, cobertos por pêlos finos. As folhas são estreito-lanceoladas, com uma nervura central distinta. A inflorescência é um semi-guarda-chuva amplo. As pétalas são brancas. Floresce em maio-junho.
Daurskaya
A erva daninha perene dahuriana (Cerastium davuricum) é encontrada na parte europeia da Rússia, bem como no Cáucaso, na Sibéria e na Ásia Central. Ela difere em um tamanho bastante significativo, os caules estriados da planta podem atingir 1 m. As placas das folhas são ovóides, a cor é cinza esverdeado. As flores são brancas, coletadas em meio-guarda-chuvas, aparecem no meio do verão.
Fisher
A erva-de-bico de Fisher (Cerastium fischerianum Ser) forma uma densa cortina de até 0,5 m de altura, que se assemelha visualmente a uma nuvem verde-azulada. Perene. Os caules são numerosos, altamente ramificados. As folhas são lanceoladas. As flores são pequenas, numerosas, brancas, surgem em maio.
Roxo
O chickweed roxo (Cerastium purpurascens) é um habitante indígena das encostas montanhosas, você pode encontrá-lo na Turquia, Irã, Cáucaso, nos países do Oriente Médio e Ásia Central. Caules de até 0,25 m de altura, lisos, verdes. As folhas são cinza-esverdeadas, pequenas, lanceoladas. As flores desta espécie de crisálida perene, ao contrário do nome, são brancas, de tamanho médio, surgem em junho.
Galinhas reprodutoras
A crisálida perene selvagem se reproduz por auto-semeadura. Além disso, a planta cresce rapidamente em largura, enraizando brotos laterais vegetativos. Se esta espécie já estiver presente no local, então para autocultivo no jardim, você pode usar qualquer um dos métodos, como dividir um arbusto ou estacas. O plantio inicial dessa planta perene pode ser feito com sementes adquiridas em uma loja de jardinagem ou pela Internet.
Crescendo a partir de sementes
O cultivo da erva-de-bico a partir de sementes em casa leva muito tempo, portanto, esse método de reprodução raramente é usado. Aconselha-se a sua utilização caso seja necessário semear em grandes áreas, bem como na ausência da possibilidade de utilização de outros métodos, quando o material de plantio só pode ser adquirido nesta forma.
Estacas
Em junho, após o aparecimento de novos brotos bem desenvolvidos, você pode usá-los como estacas para a autopropagação desta planta perene. As hastes cortadas com 10-15 cm de altura são enraizadas diretamente no solo. Eles são enterrados em solo úmido solto de 3-4 cm, e então cobertos com uma garrafa de plástico cortada no topo, simulando as condições da estufa. As estacas apresentam uma boa taxa de enraizamento se o procedimento for realizado dentro do prazo e de acordo com todos os requisitos.
Dividindo o mato
Dividir um arbusto é a maneira mais fácil e confiável de autopropagação. Além disso, esse procedimento é benéfico para esta planta perene. Recomenda-se dividir os arbustos uma vez a cada 3-4 anos, caso contrário a cortina torna-se muito densa, o arbusto perde o efeito decorativo e deixa de florir.
Este procedimento é realizado na primavera, antes da floração. Anteriormente, todos os caules velhos deviam ser cortados a uma altura de 3-5 cm do solo e aguardar o aparecimento de rebentos novos. Depois disso, a cortina pode ser cortada em várias partes com uma pá. Não é necessário sacudir a terra desde as raízes. Delenki é plantado em um novo local, após escavação e umedecimento do solo.
Plantando e cuidando da telha
As sementes de chickweed podem ser semeadas diretamente em um local permanente em terreno aberto ou previamente transformadas em mudas. O primeiro método é adequado para regiões do sul, onde os invernos são curtos e amenos. No resto da Rússia, é melhor usar o método de mudas.
Quando semear a erva-de-bico para mudas
As sementes de erva daninha perene têm boa germinação. Eles germinam em 7 a 10 dias após o plantio, então você não precisa semear muito cedo. A melhor época para plantar mudas de mudas é no final de março ou início de abril.
Quando semear ao ar livre
Em regiões quentes, as sementes podem ser plantadas diretamente no solo. Isso pode ser feito em março, depois que a neve derreter e a terra aquecer. Além disso, é possível plantar galinhas no outono, em outubro, como se costuma dizer, "antes do inverno". Nesse caso, o material de plantio sofrerá estratificação natural e dará brotos amigáveis na primavera.
Requisitos de solo e local
A Yaskolka é bastante despretensiosa e não difere na exatidão da técnica de cultivo, porém, a escolha correta do local para o plantio melhorará significativamente o estado geral das plantas e aumentará seu efeito decorativo, contribuindo para uma floração abundante. Aqui estão os requisitos básicos para a área onde esta planta perene deve ser colocada:
- Boa luz solar.
- Solo solto e bem drenado.
- Acidez próxima do neutro.
- Sem estagnação de água nas raízes.
A erva daninha perene cresce bem mesmo em solo pedregoso, mas neste caso pode ser deficiente em umidade. Esse problema é resolvido com a adição de areia e turfa, que retêm bem a água no solo.
Plantando sementes de chickweed para mudas
Quaisquer recipientes largos e rasos podem ser usados para semear sementes de malagueta para mudas, embora seja preferível fazer isso em cassetes de plástico padrão. Eles são preenchidos com solo comprado em uma loja ou uma mistura de solo e turfa. As sementes são distribuídas uniformemente sobre a superfície do solo pré-umedecido e, a seguir, são levemente afundadas. O recipiente é coberto com filme plástico e colocado em local escuro e quente, onde ficará até o surgimento dos primeiros brotos.
Como mergulhar em um fragmento
Após o surgimento dos brotos, a tampa é retirada do recipiente, enquanto a transporta para um local iluminado. Quando as mudas ficam mais fortes e as mudas soltam o primeiro par de folhas verdadeiras, elas são mergulhadas em vasos separados para que não interfiram uma na outra. Isso é muito fácil de fazer com uma colher de metal comum.
Os vasos em que é feita a colheita são preenchidos com a mesma terra, deixando neles buracos para plantio. Mudas de um recipiente coletivo são transplantadas para eles, junto com um pedaço de solo nas raízes. Depois disso, a zona da raiz é levemente compactada e irrigada com água morna decantada de um borrifador.
Como fertilizar mudas e quando plantar
As mudas não precisam de muitos nutrientes. O solo de mudas normal contém-os em quantidades suficientes, então você não terá que alimentar adicionalmente as plantas jovens. Após o aquecimento da terra, as mudas são transplantadas para um local permanente. Nessa época (final de abril ou primeira quinzena de maio), a terra, via de regra, tem tempo para se aquecer bem.
Cuidados de acompanhamento
Após o plantio em terreno aberto, os estilhaços perenes não requerem maior manutenção. Como regra, ela tem umidade atmosférica suficiente, então ela não precisa de rega adicional com freqüência e apenas durante os períodos de seca prolongada. Se o local for fértil, não é necessário alimentar a planta; isso pode ser necessário apenas se uma planta perene for plantada em solo pedregoso. Neste caso, é melhor alimentá-lo com um fertilizante complexo para plantas com flores. Nesse caso, é imprescindível observar a quantidade da substância introduzida e sua dosagem.
A poda é uma parte importante do cuidado com pintinhos perenes. Pode ser necessário se a planta precisar ser mantida em um determinado tamanho, para não permitir que se deslize. Isso é muito importante ao plantar em canteiros de flores mistos, onde uma planta perene pode se tornar um verdadeiro agressor e simplesmente estrangular as plantas vizinhas. Para evitar que isso aconteça, os brotos vegetativos laterais devem ser cortados regularmente. Além disso, é importante a remoção sistemática das flores murchas, o que contribui para a formação constante de novos botões e para o aumento do período de floração total dessa planta perene.
Abaixo, você pode assistir a um vídeo sobre o cultivo de delicadas flores de grão-de-bico a partir de sementes:
Doenças e pragas
O grão-de-bico perene não sofre invasão de pragas e quase não é suscetível a doenças, se você escolher o local certo para o plantio.Se o local estiver muito sombreado ou excessivamente úmido, a planta irá doer constantemente e focos de podridão podem aparecer nela. Esse problema só é resolvido com o transplante para um local mais adequado.
Yaskolka no inverno
Yaskolka se sente relativamente bem no inverno, pois tem boa resistência à geada. Em muitas regiões, esta planta perene pode hibernar sem abrigo, especialmente quando há muita neve caindo. Se o inverno for rigoroso e com pouca neve, então é melhor cobrir os arbustos com material não tecido, por exemplo, lutrasil.
Yaskolka perene em paisagismo
A perene Yaskolka é uma das melhores plantas de cobertura do solo. Muitas vezes, é plantado como um substituto ou alternativa ao gramado de grama usual. Expandindo em largura, a planta cria um tapete sólido, ou melhor, um cobertor arejado, que parece especialmente decorativo durante o período de floração.
A erva daninha perene, como a estrelada de cereais, combina bem com terreno rochoso. Seus patamares neutralizam os cantos agudos, preenchem as dobras, conferindo ao relevo maciez e leveza. Esta propriedade é usada no plantio em jardins de pedras e jardins ornamentais.
A erva daninha perene pode ser usada para o plantio em um canteiro de flores, bem como em uma planta de borda. Nesse caso, seu crescimento é limitado, impedindo sua disseminação para territórios vizinhos.
Perene pode ser usado como um elemento decorativo ao criar composições florais e arquitetônicas, a planta fica bem contra as paredes de edifícios e grandes estruturas. Nesse caso, é plantado com um tapete sólido ou cortinas separadas de formato irregular. As flores brancas da laskolka perene combinam perfeitamente com os tons rosa, roxo ou lilás de outras coberturas de solo, por exemplo, com gipsófila.
Conclusão
Plantar e cuidar da erva daninha perene para a grande maioria dos jardineiros não causará nenhuma dificuldade. No entanto, deve-se lembrar que o crescimento constante e descontrolado de um arbusto pode transformá-lo de planta ornamental em erva daninha. Sem os devidos cuidados, essa planta perene se espalhará muito rapidamente por uma grande área e não será fácil mantê-la nas dimensões exigidas.