Contente
A telha comum, apesar de sua aparência despretensiosa, é frequentemente usada por designers ao criar várias composições de paisagens. Os tufos de uma despretensiosa cobertura de solo, cobertos por inúmeras flores brancas como a neve, se encaixam harmoniosamente na paisagem, dando beleza natural aos escorregadores alpinos, rochedos e mixborders em estilo natural (naturgarten).
Descrição e características
Yaskolka comum - lat. (Cerastium Holosteoides) pertence a esta família. Cravo-da-índia (Caryophyllaceae Juss). Outros nomes botânicos para as mesmas espécies são sod, óssea ou lanceolada (Cerastium fontanum). Cerastium é uma planta herbácea, bienal ou perene, com 10-30 cm de altura com caules eretos e vegetativos rastejantes. O sistema radicular da erva-de-bico comum é fibroso, amplamente ramificado, as raízes estão localizadas perto da superfície da terra. As folhas arredondadas ou ovóides inferiores são coletadas em uma roseta. Folhagem do caule - esverdeada com brilho prateado, tem forma lanceolada, pontiaguda na extremidade. As placas são opostas. A folha tem 3 cm de comprimento e 1 cm de largura, todas as partes da planta são cobertas por pêlos glandulares e simples.
A floração da erva-de-bico comum é longa - do final de abril a outubro. O arbusto apresenta inflorescências frouxas e baixas, corimbosas, em forma de semi-umbelas com 8 a 10 botões e brácteas verdes transparentes, sendo a inferior em forma de folha. As flores brancas com um diâmetro de 5-6 mm em forma de sino localizam-se em longos pedicelos, têm 5 pétalas, incisadas na parte superior. Os estames e pistilos são mais curtos que as pétalas, os filamentos das anteras são nus. O fruto é uma caixa cilíndrica com pequenas sementes castanhas (até 0,8 mm) grumosas.
Yaskolka comum é uma planta extremamente despretensiosa, tolera facilmente períodos de seca e tem uma alta resistência à geada. Pode crescer em solos pobres, sem regar e vestir. Cerastium tem alta imunidade a doenças, praticamente não é prejudicado por pragas. O cascalho comum é uma planta agressora, se não limitar o seu crescimento em largura, após alguns anos a cortina de cobertura do solo atinge 80 cm de diâmetro, oprimindo as flores que crescem nas proximidades.
Em condições naturais, o cascalho comum cresce em solos pedregosos e escassos. Quando plantada em solo fértil, floresce menos, aumentando a massa verde. Prefere crescer nas colinas, em locais bem aquecidos, onde não haja estagnação da água na primavera e nos períodos de chuva. A planta adora lugares iluminados. Uma cobertura de solo plantada em sombra parcial para de florescer.
Yaskolka comum tem propriedades medicinais. Contém tanino, rutina, flavonóides benéficos e ácidos orgânicos. As decocções e infusões de ervas são usadas na medicina popular para a deficiência de vitaminas, erupções cutâneas, conjuntivite, neoplasias tumorais.
Onde cresce
Yaskolka comum é uma planta cosmopolita. A área natural de sua distribuição cobre todo o Leste Europeu, Transcaucásia, Sibéria, Território de Altai e Extremo Oriente. A flor é encontrada em pastagens, prados, clareiras, margens altas de corpos d'água.Crescendo em campos próximos a plantações agrícolas, a erva-de-bico comum torna-se uma erva daninha, competindo com as plantações por água e nutrientes. A flor é capaz de produzir um grande número de sementes.
Métodos de reprodução
A erva-de-bico comum se reproduz facilmente. As principais formas são:
- semear com sementes no solo;
- crescendo a partir de sementes por meio de mudas;
- divisão do mato.
As sementes de cascalho comuns são semeadas diretamente no solo no outono. Freqüentemente ocorre a auto-propagação da cultura. No cultivo de mudas, as sementes são plantadas em março, os primeiros brotos podem ser vistos em uma semana. Quando duas folhas verdadeiras aparecem, as mudas mergulham. Os arbustos jovens são plantados no solo no início do verão. A divisão da cortina yaskolka comum é realizada na primavera ou no outono com uma faca ou pá afiada. A planta é cortada em 2-3 partes com seções de raiz iguais e transplantada para um novo local.
Crescendo e cuidando
A flor requer um mínimo de atenção. O regime de umidade é moderado, a planta só pode ser regada durante os períodos de seca. A cobertura é realizada durante a floração, os fertilizantes de nitrogênio são usados com cautela. Na medida do possível, afrouxe o solo próximo aos arbustos, tentando não danificar as raízes superficiais. O cascalho comum não tem medo de ervas daninhas, uma cortina densa suprime seu crescimento. Atividades principais:
- poda para dar à planta uma forma de bola e estimular ondas de floração repetidas;
- remoção de pedúnculos secos;
- divisão periódica do mato coberto de vegetação.
Plantas jovens imaturas são cobertas com turfa. Cerastium não precisa de abrigo para o inverno; sob uma camada de serapilheira ou ramos de abeto, uma cultura de flores pode desaparecer.
Pragas e doenças
A erva-de-bico comum não é afetada por pragas, não é suscetível a doenças fúngicas e virais. Quando cultivado em terras baixas, pode adoecer com patologia fisiológica - apodrecimento do sistema radicular. Causas da ocorrência:
- estagnação da água no solo;
- rega excessiva;
- crescendo em solos argilosos pesados;
- excesso de fertilização com fertilizantes de nitrogênio.
Com que plantas são combinadas
A despretensão excepcional da erva-de-bico comum, a floração longa e a capacidade de criar uma almofada densa sem ervas daninhas dos brotos, levaram ao uso generalizado da planta em projetos paisagísticos. A cobertura do solo é plantada no primeiro plano das mixborders, na camada inferior das sebes feitas de coníferas, as bordas são traçadas ao longo dos caminhos. Yaskolka comum é adequado para cultivo em vasos e recipientes.
A flor pode crescer em fendas entre pedras com pequenas áreas de solo. Essa habilidade da planta é usada no arranjo de jardins de pedras, jardins ornamentais, jardins de pedra. A erva-de-bico comum vai bem com plantas bulbosas, exceto pequenas prímulas, que são muito fracas para serem adjacentes a uma planta agressiva. A cobertura do solo fica ótima em composições com íris de rizoma, tulipas e diferentes tipos de lírios.
Conclusão
Yaskolka comum é uma planta despretensiosa, o cultivo da qual está disponível em qualquer solo e não requer habilidades especiais. A flor multiplica-se facilmente, raramente adoece, não é danificada por insetos parasitas. A poda correta do arbusto ajuda a dar à cobertura do solo uma bela forma esférica e permite que seja usada em uma variedade de composições que imitam a paisagem natural.