Contente
Rose Mona Lisa (Mona Lisa) - uma variedade de colheita espetacular com flores de cores vivas e ricas. Excelentes qualidades decorativas permitiram-lhe ganhar grande popularidade entre os jardineiros, apesar de ter aparecido há relativamente pouco tempo. Isso foi facilitado pela alta resistência da planta a doenças e pragas, o que simplificou muito o cuidado com a rosa. Mas para que esse arbusto se desenvolva plenamente e floresça abundantemente a cada ano, é necessário plantar adequadamente e fornecer condições de acordo com as exigências da cultura. Portanto, esses recursos devem ser estudados com antecedência.
História de criação
Mona Lisa é uma rosa da série "Romance", considerada nova. Este grupo é obtido pelo cruzamento de espécies híbridas de chá, floribunda e parque. As variedades nele incluídas estão unidas pelo encanto das rosas velhas, aroma requintado, uma forma especial de flores duplas densas. E Mona Lisa é uma representante proeminente disso. A variedade foi criada em 2007. Seu criador é a empresa francesa de cultivo de rosas Meilland, especializada no desenvolvimento de novas e únicas culturas.
Por sua alta decoratividade e maior imunidade, a Mona Lisa foi premiada com a marca de qualidade ADR. Além disso, a variedade recebeu um prêmio de prata em uma competição italiana realizada em Monza.
Descrição e características da rosa de Mona Lisa
A espécie é caracterizada por arbustos compactos com uma altura de 0,8 me um diâmetro de crescimento de cerca de 0,6 m. A Mona Lisa forma um grande número de rebentos, densamente recobertos por folhas densas de tamanho médio, o que lhe confere esplendor e densidade. Os pratos desta variedade consistem em cinco a sete segmentos distintos, que são unidos a um pecíolo. O comprimento total das folhas chega a 8-10 cm, apresentam tonalidade verde intensa e superfície brilhante.
Os brotos de Mona Lisa são eretos, fortes. Eles suportam facilmente a carga durante o período de floração, portanto, não precisam de suporte adicional.
O sistema radicular de um arbusto do tipo bastonete, mas com propagação vegetativa, é fibroso. O diâmetro do processo central é de 2-3 cm. A largura de crescimento do sistema radicular é de cerca de 30 cm. Esta característica da variedade deve ser levada em consideração no plantio.
A primeira vez que a variedade floresce no início de junho. Botões de cálice, cor rosa-creme. À medida que floresce, a tonalidade muda para um vermelho brilhante. E mais perto do outono, torna-se vinho. As flores de Mono Lisa são densamente duplas, cada uma consistindo de 80-82 pétalas, de modo que parecem cheias. Lembram os antigos em estrutura, ou seja, têm centro quadrado, quando o meio é composto por quatro setores.
Os botões aparecem no topo dos brotos em três a cinco pedaços. Têm um aroma sofisticado e discreto que se intensifica no calor e à noite.
A variedade é abundante ao longo da temporada, o que é uma de suas vantagens. Neste caso, as pétalas não desbotam sob a influência da luz solar e não desbotam em temperaturas elevadas. A Mona Lisa também possui um alto nível de resistência ao gelo. A planta pode suportar temperaturas de até -30 graus. Portanto, a variedade pode ser cultivada em regiões com condições climáticas difíceis.
Vantagens e desvantagens da variedade
Floribunda rose Mona Lisa tem uma série de vantagens, pelas quais recebeu o reconhecimento universal dos jardineiros. Mas também tem pontos fracos que precisam ser considerados. Portanto, você deve estudá-los com antecedência, o que permitirá que você compare a variedade com outras espécies e faça uma escolha informada.
Vantagens principais:
- floração abundante e longa;
- alta imunidade natural;
- adequado para corte;
- poucos espinhos;
- alta resistência de inverno;
- facilmente propagado por estacas;
- tom brilhante e saturado de pétalas;
- flores de grande porte;
- os botões não desbotam ao sol.
Desvantagens:
- exigente quanto à umidade do solo;
- aroma fraco;
- precisa de alimentação.
Métodos de reprodução
Para obter novas mudas de rosa Mona Lisa, o método vegetativo deve ser usado. Para isso, é necessário cortar o broto maduro e dividi-lo em pedaços de 10-15 cm de comprimento, neste caso, cada um deve ter dois ou três entrenós.
As estacas devem ser plantadas imediatamente no solo em local sombreado. Mas, primeiro, a areia do rio deve ser adicionada ao solo. Antes de plantar, remova o par de folhas inferior completamente e corte a superior ao meio para manter o fluxo de seiva nos tecidos. O corte inferior deve ser feito em um ângulo de 45 graus, o que aumentará a área de enraizamento. Depois disso, as mudas devem ser mantidas na solução de Kornevin por um dia. E no dia seguinte, plante-as, aprofundando-as até o primeiro par de folhas.
Para um resultado bem-sucedido, é necessário instalar uma miniestufa em cima, o que criará condições favoráveis.
De acordo com as avaliações dos jardineiros, as mudas da Mona Lisa aumentaram depois de dois meses. Durante este tempo, é necessário controlar a umidade do solo e ventilá-los periodicamente. Você pode transferir as mudas cultivadas para um local permanente quando estiverem totalmente fortalecidas e crescerem, o que geralmente não acontece antes de um ano.
Crescendo e cuidando
Para o pleno desenvolvimento da roseira Mona Lisa e da floração exuberante, é necessário selecionar um local bem iluminado e protegido das rajadas de vento frio. O solo deve ser rico em vermicomposto e ter boa aeração. É preferível cultivar esta variedade em solo franco ou arenoso. Mas é permitido plantar em solo argiloso com introdução preliminar de 10 kg de turfa e areia.
O nível do lençol freático no local deve ser de no mínimo 1m. No plantio, a drenagem deve ser feita no fundo da cova com uma camada de 10 cm. Para isso, pode-se usar brita ou tijolo quebrado. Adicione também húmus, cinzas de madeira e misture bem os fertilizantes com o solo.
Rose Mona Lisa não requer cuidados complexos, então qualquer jardineiro novato pode lidar com seu cultivo. A variedade precisa de rega regular na ausência de chuvas sazonais. A irrigação deve ser feita uma a duas vezes por semana com o solo umedecendo até 15 cm, neste caso a água deve ser assentada.
Durante o período quente, o solo na base do arbusto deve ser solto e as ervas daninhas em crescimento devem ser removidas. Cuidar da rosa Mona Lisa também envolve alimentação. A primeira vez que usar fertilizantes é na primavera, no início da estação de cultivo. Durante este período, pode-se usar matéria orgânica ou uréia. A alimentação adicional deve ser realizada entre as ondas de floração do arbusto. Neste momento, fertilizantes minerais de potássio e fosfato devem ser aplicados. Eles aumentam a intensidade da cor e aumentam a resistência da rosa a fatores desfavoráveis.
No final do outono, os brotos da planta devem ser encurtados para um comprimento de 40-50 cm e o círculo da raiz deve ser isolado com uma camada de turfa ou húmus. Na primavera, você deve remover a cobertura morta de proteção com antecedência, pois ela pode fazer com que os brotos fiquem presos na base.
A rosa Mona Lisa não precisa de abrigo adicional para o inverno. A poda deve ser feita na primavera. Envolve a remoção de galhos congelados e quebrados.
Pragas e doenças
Esta variedade possui alta imunidade natural. Mas se as condições de cultivo não forem iguais, a resistência da rosa Mona Lisa diminui. Portanto, floricultores experientes recomendam o tratamento preventivo do arbusto com fungicidas, o que manterá a imunidade no nível adequado.
Para fazer isso, você pode usar os seguintes medicamentos:
- Topázio.
- Velocidade
- Hom.
- Mistura de bordeaux.
Das pragas, os pulgões podem causar danos ao arbusto, já que ao cultivar diversas variedades no local, também pode se deslocar para o arbusto da Mona Lisa. Uma lesão pode ser reconhecida por folhas jovens retorcidas, bem como um grande acúmulo da praga no topo dos brotos. Quando esses sinais aparecem, você precisa pulverizar o arbusto com uma solução inseticida. As seguintes ferramentas são adequadas:
- Confidor Extra.
- Actélico.
- Inta-Vir.
- Fitoverm.
Aplicação em paisagismo
Mona Lisa é ideal para plantações únicas e composições de múltiplos componentes. No primeiro caso, o cascalho branco na base ou um atalho gramado verde podem destacar com sucesso a beleza desta rosa. A variedade também fica bem em mono-composições de três a cinco arbustos.
Você pode combinar a Mona Lisa com outras variedades de cultura, com o mesmo período de floração e altura de rebento. Rosas com botões brancos, azuis, creme e lilases são adequadas para ela como companheiras. No mesmo esquema de cores, você pode selecionar perenes que podem coexistir lado a lado.
Você pode usar o arbusto para decorar mixborders, criar jardins de pedras e jardins ornamentais, como uma moldura para caminhos de jardim, bem como decorar escadas e uma entrada para o gazebo.
Conclusão
Rose Mona Lisa merecidamente aprecia o amor dos cultivadores de flores em todo o mundo. A variedade resiste com sucesso à concorrência e ocupa uma posição de liderança em termos de demanda dos compradores. Isto deve-se às suas excelentes qualidades decorativas, que o arbusto conserva ao longo da época de cultivo. Isso também é facilitado pelo cuidado despretensioso e pela alta resistência à geada. Portanto, os jardineiros que vivem em regiões com condições climáticas difíceis também têm a oportunidade de apreciar a beleza desta variedade.