Contente
Rose Marie Curie é uma planta ornamental que é valorizada por sua forma de flor única. A variedade apresenta inúmeras vantagens sobre outras espécies híbridas. A planta é resistente a fatores adversos e é adequada para o cultivo em diferentes zonas climáticas. Como outras variedades de rosas, exige o cumprimento das regras de cuidado.
História de criação
A variedade "Marie Curie" foi criada no viveiro de Meilland International, localizado na França. O organizador do trabalho de criação é Alain Mayland. A variedade foi cultivada em 1996 e registrada no catálogo internacional em 1997.
"Maria Curie" é um híbrido interespecífico. As variedades Coppelia e Allgold foram utilizadas no trabalho de melhoramento. A planta tem o nome da famosa física Maria Sklodowska-Curie.
A rosa foi originalmente destinada ao plantio interno. Após os testes, eles começaram a cultivar em campo aberto.
Descrição da variedade e características da rosa Marie Curie
Planta do tipo arbustiva com numerosos rebentos de caule. A altura média da roseira Maria Curie é de 60-70 cm. A largura dos arbustos chega a 1,5 m. A variedade pertence à floribunda e é um elo intermediário entre os arbustos e as rosas de cobertura do solo.
Os rebentos são verdes escuros, finos, formando um arbusto que se espalha. Uma liga ou suportes de armação são necessários para manter a forma. As hastes são cobertas por folhas em forma de penas brilhantes verde-escuras e serrilhadas nas bordas das placas. O número de espinhos é médio.
O período de florescimento ocorre no final de abril ou início de maio. A floração começa em junho, com menos frequência nas últimas semanas da primavera.
De 5 a 15 botões são formados em cada haste. Flores de turco, alongadas em forma de tigela. O número de pétalas é de 30 a 40. A cor das flores é damasco com tons rosados. Quando o botão está totalmente aberto, estames amarelos aparecem no centro.
O diâmetro de cada flor é de 8-10 cm. A planta exala um perfume agradável, que lembra o perfume de um cravo. Pode aumentar ou diminuir dependendo das condições meteorológicas.
A casta "Maria Curie" caracteriza-se pela elevada robustez invernal. Em regiões quentes, tolera geadas sem abrigo. Somente amontoamento é necessário para proteger as raízes do congelamento. Nas regiões da zona média, assim como na Sibéria e nos Urais, a planta deve ser coberta até o aquecimento persistente da primavera.
Maria Curie tem tolerância média à seca. A falta prolongada de umidade, assim como o encharcamento do solo, afetam negativamente as qualidades decorativas. Chuvas intensas durante o período de floração podem causar murchamento prematuro, compactação excessiva do solo e apodrecimento das raízes.
A variedade apresenta baixa sensibilidade a doenças infecciosas comuns entre as rosas. Muito raramente afetado por manchas, ferrugem e oídio. O tratamento preventivo com fungicidas elimina completamente o risco de desenvolver a doença.
As rosas "Maria Curie" são fotófilas. Eles precisam ser cultivados em uma área bem iluminada. Caso contrário, os botões nos arbustos formarão de forma irregular, o que levará à perda do efeito decorativo.
Visão geral da planta:
Vantagens e desvantagens
A variedade Maria Curie ganhou grande popularidade entre os jardineiros estrangeiros e nacionais.É apreciada pela sua forma e cor específicas das flores e outras características decorativas.
As principais vantagens da variedade:
- floração longa e contínua;
- alta resistência à geada;
- baixa sensibilidade a infecções;
- aroma agradável de flores;
- pouca exatidão com a composição do solo.
A principal desvantagem da variedade é sua sensibilidade ao alagamento. As desvantagens incluem resistência média à seca e a possibilidade de danos de pragas. Rose "Maria Curie" é considerada pouco exigente e despretensiosa no cuidado.
Métodos de reprodução
Para obter novos espécimes, métodos vegetativos são usados. Você pode cultivar uma rosa a partir de sementes, mas existe o risco de perda das qualidades varietais.
Métodos de criação:
- dividindo o mato;
- estacas;
- estacas em crescimento.
Normalmente, o procedimento de reprodução é realizado na primavera, antes do início da formação da flor. Quando cultivado por estacas, o material de plantio é primeiro colocado em um recipiente e transferido para um terreno aberto no próximo ano.
Cultivando e cuidando de uma rosa floribunda Marie Curie
A planta precisa de um local bem iluminado, protegido de ventos fortes. É desejável que o local não esteja localizado em terras baixas, onde é possível inundar por lençóis freáticos.
Estágios de plantio:
- Prepare um fosso de aterragem com 60-70 cm de profundidade.
- Coloque uma camada de drenagem de argila expandida, pedra triturada ou seixos no fundo.
- Cubra com uma mistura de solo de grama, composto, turfa e areia.
- Mergulhe a muda em uma solução anti-séptica por 20 minutos.
- Coloque em um buraco, espalhe as raízes.
- Cubra com terra.
- Compacte a terra na superfície e regue-a.
Após duas semanas, rega abundante deve ser feita. Use 20-25 litros de água por arbusto. Isso é necessário para que a muda absorva umidade suficiente para o inverno. Depois disso, a rosa não é regada até a primavera.
A planta sente a maior necessidade de líquido durante o período de floração. Os arbustos são regados 2 a 3 vezes por semana à medida que o solo seca.
O afrouxamento e a cobertura morta devem ser realizados ao mesmo tempo. Esses procedimentos protegem as raízes da estagnação de líquidos e, ao mesmo tempo, mantêm a umidade normal. Além disso, a cobertura morta com casca ou serragem no verão protege o sistema radicular do superaquecimento. Na área ao redor do mato, você precisa remover regularmente as ervas daninhas.
A flor responde bem à alimentação. Mas o excesso de minerais pode prejudicar a rosa. Na primavera, no início da estação de crescimento e antes da floração, os fertilizantes orgânicos são introduzidos. A alimentação com potássio e nitrogênio é aconselhável no verão para que os botões não murchem prematuramente. No outono, o arbusto é fertilizado com matéria orgânica em preparação para o inverno.
A planta precisa ser podada periodicamente. O corte sanitário é realizado na primavera e no outono para remover os brotos secos. No verão, a poda é permitida para dar aos arbustos a forma correta.
Para o inverno, o arbusto é batata. Se necessário, é coberto com um material não tecido que permite a boa passagem do ar.
Pragas e doenças
Numerosos comentários, descrições e fotos da rosa "Marie Curie" indicam que a variedade praticamente não adoece. Devido a cuidados inadequados e condições climáticas adversas, oídio, ferrugem ou manchas pretas podem aparecer nos arbustos. O combate a essas doenças consiste em retirar os brotos afetados, tratando-os com fungicidas. Como medida preventiva, os arbustos são pulverizados na primavera, após o aparecimento da folhagem.
Entre as pragas, as rosas são comuns:
- pulgão;
- babando de um centavo;
- suportar;
- rolo de folhas;
- escudo;
- rosa cigarra.
Os inseticidas são usados para matar insetos nocivos. Os rebentos e as folhas com um pequeno acúmulo de larvas são removidos. O arbusto é pulverizado de 3 a 4 vezes com intervalo de 2 a 8 dias, dependendo das propriedades do medicamento utilizado.
Rose Marie Curie em paisagismo
A flor é usada para plantações individuais e em grupo. Alguns jardineiros cultivam a rosa Maria Curie como cobertura do solo.Para fazer isso, o arbusto é podado regularmente para que permaneça baixo, mas ao mesmo tempo cresce ativamente em largura.
A variedade Maria Curie é freqüentemente usada para o plantio em jardins de rosas e mixborders. A planta é colocada no fundo, deixando espaço na frente para as culturas ornamentais subdimensionadas.
A planta é melhor combinada com outras variedades de floribunda. É aconselhável plantar uma rosa "Maria Curie" com flores de tom suave e calmo.
Os arbustos podem ser cultivados em grandes vasos e vasos de flores. Nesse caso, o volume do recipiente deve ser 2 vezes o tamanho das raízes.
O plantio próximo a plantas perenes de cobertura do solo que tendem a crescer rapidamente não é recomendado. Eles são maneiras de danificar as raízes das rosas e levar ao murchamento gradual.
Conclusão
Rose Maria Curie é uma variedade híbrida popular caracterizada por uma floração contínua e longa e forma de botão original. A planta é altamente considerada por jardineiros e paisagistas por sua resistência ao frio e às doenças. A conformidade com a tecnologia de cultivo e as regras de plantio fornecem condições para o crescimento e floração normais. A planta é despretensiosa e ideal para plantios individuais e em grupo.