Rosa-parque da Cordesa La Villa Cotta (La Villa Cota): descrição da variedade, foto

Rosa La Villa Cotta é uma planta ornamental com uma cor única. Esta é uma nova variedade híbrida que ganhou popularidade entre os jardineiros domésticos. A flor não tem apenas qualidades decorativas incríveis, mas também muitas outras características positivas. Portanto, é recomendável que você se familiarize com a descrição da planta e as características do cultivo em campo aberto.

História de criação

A variedade La Villa Cotta foi cultivada em 2013 na Alemanha. O criador é Wilhelm Cordes III, neto do famoso jardineiro e criador alemão que fundou a empresa Wilhelm Cordes & Sons. A empresa é especializada no cultivo e reprodução de novas rosas.

La Villa Cotta é um cruzamento entre várias espécies. Nos trabalhos de criação, foram utilizadas as variedades Angela, Harlekin, Belvedere.

Descrição da Rosa La Villa Cotta e características

É uma planta arbustiva arbustiva. A altura média é de 110 cm. Em condições favoráveis, cresce até 130 cm. Um arbusto de caule ereto, de distribuição média.

Os rebentos são fortes, com poucos espinhos. A casca é verde escura, sem fibras. O arbusto contém até 20 hastes. Os brotos são propensos a lignificação.

Os espécimes adultos podem deformar-se devido ao crescimento excessivo das hastes. Portanto, a poda periódica dos arbustos é necessária. É necessária uma liga ou o uso de suportes desde que o arbusto cresça acima de 120 cm e possa quebrar com o peso das flores.

A variedade é caracterizada por uma alta taxa de crescimento. O crescimento anual chega a 30 cm. Os botões são amarrados nos brotos novos e do ano anterior.

A folhagem é abundante e densa. A cor é verde escura. As folhas são ovóides com bordas recortadas. O comprimento das placas atinge 7 a 8 cm, eles se distinguem por faixas de luz perceptíveis.

A floração começa em junho e dura até o final do verão.

O período de florescimento ocorre em maio. No futuro, a planta será coberta por grandes flores duplas. A cor é amarelo cobre com tons de rosa cremoso e pêssego no verso. A forma das flores é em forma de taça e o diâmetro chega a 10 cm, cada uma com 70-80 pétalas.

Importante! O florescimento das rosas La Villa Cotta é contínuo e duradouro. Em condições favoráveis, dura até meados de setembro.

Os arbustos exalam um aroma leve e sutil. Na temporada primavera-verão, atrai insetos polinizadores, que promovem uma floração mais abundante.

Como outras rosas, Cordessa La Villa Cotta é resistente à geada. Esta variedade pode suportar temperaturas de -17 a -23 graus. Pertence ao 6º grupo de resistência ao gelo. Para o inverno, é aconselhável cobrir a rosa para eliminar o risco de congelamento.

La Villa Cotta é uma variedade resistente à seca. A planta resiste bem a uma falta de umidade de curto prazo sem perda de qualidades decorativas. A seca prolongada resulta em tempos de floração mais curtos e subsequente murcha.

A rosa é caracterizada por uma sensibilidade média à precipitação. As chuvas prolongadas podem afetar negativamente a condição da planta.

A flor é conhecida por sua resistência a infecções. La Villa Cotta é insensível ao oídio, mancha preta e ferrugem.

Vantagens e desvantagens da variedade

La Villa Cotta é em muitos aspectos superior a outras variedades híbridas. A planta tem muitos benefícios que todo jardineiro apreciará.

Entre eles:

  • floração longa;
  • bela cor dos botões;
  • cuidado despretensioso;
  • alta resistência à geada;
  • resistência à seca;
  • baixa sensibilidade a infecções e pragas.

Praticamente não há desvantagens de tal planta. As desvantagens incluem a necessidade de poda regular e formação de arbustos. Além disso, a desvantagem é a exatidão da iluminação e a acidez do solo, pois isso pode afetar as qualidades decorativas.

Métodos de reprodução

Para preservar as características varietais, apenas métodos vegetativos são permitidos. As rosas La Villa Cotta não são cultivadas a partir de sementes.

Métodos de criação:

  • dividindo o mato;
  • estacas;
  • reprodução por camadas.

Esses métodos são considerados os mais eficazes. Recomenda-se que o procedimento seja realizado na primavera, antes do início da brotação. Novos espécimes podem ser cultivados no outono, após a floração.

Crescendo e cuidando

Na descrição da rosa La Villa Cotta com uma foto, é dito que a planta não tolera sombra. Portanto, tal flor requer uma área bem iluminada pelo sol. Pode ser plantado em sombra parcial, desde que a planta receba radiação ultravioleta suficiente durante o dia.

Importante! No verão, a luz solar intensa pode danificar a rosa. Portanto, não deve ser plantado no lado sul em áreas abertas.

A variedade La Villa Cotta precisa de boa aeração. Portanto, é plantado em locais com plena circulação de ar. É aconselhável que o local não esteja em uma várzea onde seja possível a inundação por água subterrânea.

Acidez ideal para o crescimento da rosa - pH 6,0-6,5

Chernozem e solo argiloso são mais adequados para o cultivo de rosas. Deve ser enriquecido com fertilizantes orgânicos 2-3 meses antes do plantio. Normalmente, os arbustos são transferidos para um terreno aberto no outono, então composto ou esterco podem ser aplicados no início do verão.

O plantio é realizado em clima seco, de preferência ao entardecer. O local é limpo de ervas daninhas com antecedência.

Etapas subsequentes:

  1. Cave um buraco com 60-70 cm de profundidade.
  2. Colocar material de drenagem (brita, seixo, brita) no fundo com uma camada de pelo menos 10 cm.
  3. Encha o solo misturado com composto ou esterco podre.
  4. Mergulhe as raízes da muda em um purê de argila por alguns minutos.
  5. Coloque as raízes da muda na camada enriquecida com uma profundidade de 5-6 cm.
  6. Cubra com solo solto e compacte o solo ao redor da parte aérea da superfície.
  7. Despeje água morna sobre a muda sob a raiz.
Importante! Após o plantio, é recomendável cobrir o solo ao redor da rosa com casca ou turfa.

As mudas começam a florescer 2 anos após o plantio

As roseiras precisam de muita rega, especialmente no verão. Para cada arbusto, 15-20 litros de água decantada são usados. Não deve estar frio para que as raízes não sofram de hipotermia. A rega é realizada 1-2 vezes por semana, à medida que o solo seca.

O solo ao redor da planta deve ser solto. Caso contrário, torna-se mais denso e impede a nutrição adequada das raízes. O procedimento é realizado uma vez a cada 2-3 semanas. Para reter a umidade em climas secos, adicione uma camada de cobertura morta.

Na primavera e no outono, a roseira La Villa Cotta deve ser podada. Os rebentos crescidos, murchas ou secos são removidos por 2-3 botões. No verão, corte os botões finais da rosa para acelerar a formação de novos.

As rosas de La Villa Cotta respondem bem aos fertilizantes orgânicos e minerais. A cobertura é realizada antes e depois da floração, bem como no outono, em preparação para o inverno.

Você precisa cobrir os arbustos no início de novembro ou mais tarde, se não houver geadas fortes. No fundo, a rosa é batida para evitar o congelamento das raízes. Os rebentos superiores são cobertos com material respirável não tecido.

Pragas e doenças

Numerosas análises das rosas La Villa Cotta indicam que a variedade é resistente a infecções. A cultivar é insensível ao oídio, manchas e ferrugem. Recomenda-se pulverizar a planta com um fungicida uma vez. Como alternativa, use água com sabão, calêndula ou infusão de urtiga. A irrigação é realizada na primavera após a poda sanitária.

As rosas de La Villa Cotta podem ser afetadas por pragas, incluindo:

  • suportar;
  • pulgão rosa;
  • rolos de folhas;
  • ácaro-aranha;
  • cigarras;
  • bainhas;
  • babando centavos.

O controle de pragas envolve o uso de preparações inseticidas

Os brotos afetados dos arbustos devem ser removidos para reduzir o risco de infecção de arbustos saudáveis. Para prevenção, recomenda-se soltar profundamente o solo próximo aos arbustos para que as larvas das pragas congelem.

Aplicação em paisagismo

As rosas La Villa Cotta são a decoração perfeita do jardim. A planta fica bem em qualquer lugar do site. A flor é adequada para composições monocromáticas e multi-tons. É usado para plantio individual e em grupo.

Arbustos extensos são frequentemente plantados para decorar meios-fios, edifícios de jardim, reservatórios artificiais. Os designers aconselham colocar rosas perto de varandas e galerias para que possam ser vistas claramente das janelas.

A flor não é muito exigente quanto à composição do solo. Portanto, pode ser plantado próximo a quase todas as plantas ornamentais.

Rosas combinam melhor com astilbe, gladíolos, phlox e geyher. Menos comumente combinado com variedades decorativas de roseira brava e magnólias.

Perto de La Villa Cota, é aconselhável plantar plantas perenes de baixo crescimento e floração precoce. Eles ajudarão a decorar o local até que a rosa desabroche.

Conclusão

Rosa La Villa Cotta é uma variedade híbrida popular que é resistente a geadas e doenças fúngicas. A planta tem uma cor única, por isso é usada ativamente para fins decorativos. A flor é despretensiosa de cuidar e não é muito exigente quanto às condições. Portanto, ele pode ser cultivado em quase todas as regiões, incluindo aquelas com climas adversos.

Comentários sobre o parque rosa La Villa Cotta

Natalia Fedchinyak, 39 anos, Barnaul
La Villa Cotta comprou sua rosa no berçário. A flor é linda, cresceu um metro e meio. Invernos facilmente e crescem rapidamente na primavera após a poda.
Georgy Kotelnikov, 47 anos, Pskov
Gostei muito da variedade. A floração continua durante todo o verão. Ao mesmo tempo, a cor das pétalas muda gradualmente de amarelo para salmão. Também estou feliz que as flores sejam duplas e muito grandes.
Darina Kuzmina, 41 anos, Kursk
Cultivo La Villa Cotta em meu jardim desde 2014. A rosa cresce rapidamente e torna-se decorativa. Floração contínua até meados de setembro. A planta tolerou bem o inverno sob uma película solta.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção