Peônia Madame Calot (M-me Calot): foto e descrição, comentários

Acredita-se que a beleza das peônias de flores só pode competir com a rosa. Qualquer pessoa que já viu essas lindas plantas florescer concordará com essa afirmação. Hoje, muitas variedades diferentes são cultivadas em canteiros de jardineiros - novas e antigas, por exemplo, a peônia de Madame Kalot agrada seus proprietários com sua floração há mais de 150 anos. Os produtores experientes sabem porque esta variedade é atraente e como cultivá-la corretamente.

Descrição da peônia Madame Calot

A variedade Madame Calot foi cultivada na França em 1856. Ela cresce rapidamente, o arbusto é compacto, 75-100 cm de altura, as folhas são verdes e uma tonalidade avermelhada aparece no outono. Os caules são fortes, na época da floração não encostam ao solo, por isso o arbusto não precisa de apoio.

As plantas desta variedade gostam de crescer em locais ensolarados, mas também crescem em sombra parcial. O solo é preferível fértil, não ácido, bem drenado. A resistência de inverno da variedade Madame Calot é alta, podendo suportar temperaturas de até -37 ˚С. Pode ser plantada em quase todas as regiões da Rússia, exceto nas mais ao norte. Em um lugar sem um transplante, pode florescer por 15-20 anos.

Peônias em flor da variedade Madame Calot não vão deixar ninguém indiferente

Características de floração

A peônia lacto-flor Madame Kalot floresce no final de maio, início de junho. Floração abundante e de longa duração. A flor nas plantas da variedade tem 14 cm de diâmetro, dupla, copa, com aroma forte. As pétalas são de um branco cremoso, com um tom rosa claro nas bordas e rosa mais próximo do centro da flor. No processo de floração, a cor das peônias pode clarear. Ficam muito bem em um arbusto no jardim e em um corte.

Aplicação em design

A peônia é uma planta grande com flores grandes e visíveis que fica melhor no jardim sozinha, em vez de rodeada por outras flores. Ao plantar em grupo, ele precisa buscar as vizinhas que vão florescer um pouco mais cedo ou mais tarde. É desejável que estas também sejam perenes e depois da floração permaneçam decorativas, como a própria peônia, com suas lindas folhas verdes.

Por exemplo, para a floração do início da primavera ao lado das peônias de Madame Calot, você pode plantar açafrões, tulipas, narcisos, íris, jacintos, prímulas e madressilvas que ficam bem em arbustos. Depois das peônias, florescerão delfínios, lírios, sinos, papoulas, petúnias, dedaleiras e ásteres. De plantas sem floração, mas ornamentais ao lado de uma peônia, podem ser plantadas coníferas - zimbro, thuja, pinheiro.

A peônia de Madame Kahlo é grande e não deve ser cultivada em vasos, onde ficará apertada e, com alimentação irregular, terá falta de nutrientes. Se você não a cultiva no jardim, mas, por exemplo, na varanda, então você precisa escolher um recipiente suficientemente volumoso para que a flor que nele cresça não precise de nada. Terá de ser cuidado com mais cuidado, alimentado todos os anos e regado com mais frequência.

As peônias ficam bem no jardim em combinação com outras flores.

Métodos de reprodução

As peônias da variedade Madame Calot são propagadas pela divisão do arbusto ou pelo enraizamento de estacas - caule e raiz. O primeiro método é propagado no final do verão ou em setembro, quando o crescimento dos caules e das folhas já parou, os botões de renovação se formaram, mas as novas raízes ainda não começaram a crescer. É esse período que é considerado o mais adequado, uma vez que a planta já está dormente. Pode ser dividido no início da primavera, mas ainda assim, o período antes do início do crescimento das raízes jovens na primavera é mais curto, por isso é mais difícil adivinhar com o tempo quando o transplante não prejudicará a planta.

Como transplantar a peônia de Madame Kalot dividindo o arbusto:

  1. Corte os caules a 0,2 m de altura, retire as folhas.
  2. Cave em um arbusto, levante um torrão de terra junto com as raízes.
  3. Sacuda o chão do rizoma.
  4. Divida em partes, cada uma deve ter pelo menos 2-5 botões.
  5. Polvilhe as seções com cinza ou pó de carvão.

Você não precisa desenterrar a planta inteira, mas desenterrá-la de um lado, cortar uma parte do rizoma adequada para o transplante e, em seguida, polvilhar com terra novamente.

As estacas das raízes são uma parte da raiz com pelo menos 10 cm de comprimento e não são plantadas num local permanente, mas sim num canteiro especial, onde aparecem raízes jovens e botões de crescimento. As peônias cultivadas a partir de estacas de raízes florescem por 3-5 anos de vida.

As estacas verdes são parte do caule com um colar de raiz. Eles são cultivados da mesma forma que os de raiz, ou seja, primeiro são enraizados em um local quente e úmido e depois transplantados para um local permanente.

É importante dividir as mudas de peônias corretamente para que a planta se enraíze

Regras de pouso

Mudas de peônia Madame Calot com raízes abertas devem ser compradas no início da primavera ou início do outono. As plantas em vasos podem ser plantadas na primavera e no verão. A época de plantio da primavera deve ser escolhida de forma que a temperatura não seja superior a 7-10 ° C. O sucesso do enraizamento posterior depende disso: a planta desenvolve raízes brancas a uma temperatura que não excede a indicada. Se estiver mais quente, não terá tempo de enraizar direito, mas os caules começarão a crescer, consumindo as reservas de rizoma. Isso irá oprimir a planta, ela ficará doente e piorará.

No outono, o plantio das peônias de Madame Calot deve ser feito o mais tardar um mês antes das datas em que começa o frio. Para maior confiabilidade, eles podem ser empilhados ou cobertos com palha para protegê-los de danos.

Para as peônias, é necessário escolher locais abertos, ensolarados ou com sombra parcial, mas não as coloque sob as árvores ou próximo a prédios e cercas, onde ficarão muito esticadas. Os ventos não devem caminhar no local para que durante a floração não espalhem os caules em todas as direções. Áreas muito úmidas, solos ácidos não são adequados. As peônias preferem argila e argila, elas florescem de forma mais magnífica e colorida. Em solos arenosos, a floração não é tão decorativa, embora comece mais cedo.

Se as mudas de peônia de Madame Kalot forem saudáveis, não requerem preparação especial. Mas é recomendável manter suas raízes em uma solução de estimulantes de crescimento por 1 dia antes do plantio. Após a conclusão do plantio, você pode regar as plantas com a mesma solução.

Importante! O plantio de covas para peônias precisa ser feito de forma cuidadosa, pois elas podem viver em um local por até 2 décadas. As dimensões médias dos poços são 0,6x0,6x0,6 m. A distância entre os arbustos é de pelo menos 1 m.

Na parte inferior, você precisa colocar uma camada de drenagem de lascas de tijolos, ardósia quebrada e pequenas pedras. Complete com uma mistura de terra escavada, húmus ou composto, cinzas. Para aprofundar as mudas de modo que os botões fiquem cerca de 3 cm cobertos de terra, aperte levemente o solo e deite água sobre ele. Se o solo começar a cair, você precisa adicioná-lo para que os botões fiquem cobertos.

Cuidados de acompanhamento

As peônias com flores de leite de Madame Kahlo se adaptam bem a diferentes condições climáticas, mas, como todas as flores de jardim, requerem cuidados. Regue-os frequentemente após o plantio até que criem raízes. Os arbustos adultos quase não são regados, apenas no verão em caso de calor forte ou prolongado.

Nos primeiros 2 anos, as peônias de Madame Calotte não se alimentam, elas têm o suficiente daqueles nutrientes que foram fertilizados durante o plantio.

Então, todos os anos, as plantas são alimentadas de acordo com o esquema:

  1. Na primavera, durante o crescimento das hastes - fertilizantes de nitrogênio (50-70 g por arbusto).
  2. Durante o período de lançamento dos botões, misturas de fósforo e potássio são adicionados aos de nitrogênio (diluídos de acordo com as instruções). Para 1 bucha, é necessário aproximadamente 0,5-1 balde de solução.
  3. Após o término da floração, são utilizados fertilizantes à base de potássio e fósforo, sem nitrogênio.

Para alimentar as peônias de Madame Calot, tanto fertilizantes minerais quanto matéria orgânica são adequados.

No primeiro ano, as peônias não devem florescer: as plantas ainda não amadureceram, elas vão gastar nutrientes para a floração, o que pode enfraquecê-las muito.

Conselho! Para que as flores da peônia de Madame Calot sejam grandes, você precisa cortar todos os botões extras, deixando um maior nas hastes.

Apesar da resistência, durante o período de floração com chuva ou vento, os caules podem encostar no solo. Eles precisam ser amarrados com uma corda. Depois que as flores começam a murchar, elas são cortadas para evitar a formação de sementes e reduzir a probabilidade de doenças fúngicas.

Os cuidados com as peônias devem ser corretos e a alimentação dentro do cronograma

Preparando-se para o inverno

No outono, ao limpar o jardim, é preciso cortar todos os brotos ao nível do solo, recolhê-los e queimá-los. Polvilhe os arbustos jovens com uma camada de cobertura morta.

Pragas e doenças

Na maioria das vezes, as peônias estão infectadas com podridão cinzenta. As causas da doença são clima úmido, ventilação insuficiente dos arbustos devido à proximidade uns dos outros, excesso de nitrogênio. Medidas de controle: cortar as partes afetadas dos caules e queimá-las, pulverizar os brotos, folhas e solo ao redor com uma solução de sulfato de cobre (50 g por balde) ou soluções de preparações contendo cobre.

Conclusão

Embora a peônia Madame Calot já seja cultivada há muito tempo, ela ainda é popular entre os cultivadores de flores. A sua devoção a esta variedade pode ser explicada pela beleza excepcional da flor, pela despretensão e durabilidade da planta.

Resenhas de Peony Madame Calot

Evgenia, 45 anos, Kazan
Peônias são minhas flores favoritas, várias variedades de diferentes períodos de floração crescem no local. Um deles é Madame Kalot. O arbusto existe há muitos anos, mas continua a florescer tão bem como quando era jovem. Cuido dele da mesma forma que cuido do resto das peônias: rego, fertilizo, podo para o inverno. Com muito cuidado, a planta não adoece, as flores não encolhem e não perdem o efeito decorativo.
Alisa, 28 anos, Labinsk
Gosto de peônias de cores claras como Madame Kahlo. No meu jardim, ele ocupa o lugar de maior destaque, porque é simplesmente impossível não admirá-lo. As flores são sempre grandes, exuberantes, lindas e delicadas de cor branco-rosa. Ficam muito tempo no mato e no corte, não se desintegram. Estou muito satisfeita com esta variedade, uma verdadeira decoração do meu site.
Natalia, 31 anos, Rostov-on-Don
Há um lugar para peônias em meu jardim de flores. Escolhi Madame Calotte pela excelente cor das flores. Ele combina bem com muitas outras flores e flores por muito tempo. Com o passar dos anos de cultivo, não percebi que estava doente com alguma coisa. É totalmente pouco exigente para cuidar, você precisa fertilizar na primavera e verão e cortar para o inverno.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção