Preciso podar o hospedeiro para o inverno: regras de tempo e poda

Não existe uma opinião única entre os jardineiros sobre se o hospedeiro precisa ser podado para o inverno ou não. Esta é uma planta bastante despretensiosa e resistente ao inverno, que pode suportar com segurança até mesmo os invernos dos Urais e da Sibéria (se houver abrigo adicional). Portanto, você pode cortar os brotos na primavera. Mas é melhor remover os caules das flores no outono. Além disso, você não precisa cortar todos os galhos sob o toco - então o arbusto pode enfraquecê-lo, o que terá um efeito negativo em seu crescimento na próxima temporada.

Preciso podar o hospedeiro no outono para o inverno

Os jardineiros ainda não têm uma opinião inequívoca sobre a poda:

  1. Por outro lado, podar arbustos para o inverno é um procedimento benéfico. Ele permite que você estimule o crescimento para a próxima temporada.
  2. Por outro lado, não é necessário podar a hosta para o inverno, pois é uma planta resistente ao inverno que fica bem mesmo com folhas e brotos.

Em qualquer caso, deve-se partir do fato de que o hospedeiro precisa ser podado - seja no outono ou na primavera. Graças a este procedimento, a planta ficará mais forte: ramos velhos e danificados são removidos e novos brotos crescem em seu lugar. Portanto, cada jardineiro pode decidir por si mesmo quando é melhor cortar o cabelo.

Muitos residentes de verão experientes não podam o hosta no outono.

Também existe a opinião de que a necessidade de poda para o inverno pode ser determinada pela aparência dos hospedeiros:

  1. Se ela tiver aproximadamente o mesmo número de pedúnculos e caules com folhas, apenas parte dos pedúnculos pode ser removida. Se você cortar todos os brotos, isso pode levar ao fato de que o arbusto perderá força e se cobrirá de crescimento.
  2. Se houver poucos pedúnculos e os brotos com folhas predominam no arbusto, é melhor remover todos os pedúnculos. Isso não afetará em nada a planta - ao contrário, eliminará a necessidade de direcionar nutrientes para a formação de sementes desnecessárias.
Atenção! Muitos jardineiros deixam folhagem amarelada no hospedeiro, pois isso o cobrirá bem da geada. Isso é especialmente importante para regiões com clima rigoroso - Sibéria e Urais.

Quando podar hosta no outono

O prazo para poda de hospedeiros no outono depende diretamente das condições climáticas da região. Além disso, é importante ficar atento ao aspecto do arbusto: se quase todas as folhas amarelaram, é preciso começar um corte de cabelo.

Se todas as folhas da planta ficarem amarelas, os nutrientes passarem para o caule e as raízes, é hora de começar a poda para o inverno.

Quando cortar hosta para o inverno nos subúrbios e regiões

A poda é sempre um estresse para a planta, depois do qual ela deve ter tempo para se recuperar e os cortes devem secar pelo menos um pouco. Normalmente, um corte de cabelo no outono é executado pelo menos 3-4 semanas antes do início da primeira geada no solo (a temperatura é de cerca de 0 graus). E mesmo que a folhagem não tenha tido tempo de ficar completamente amarelada, deve-se fazer podas, focando justamente nas condições climáticas.

Na pista do meio

Como nas regiões da zona média, as primeiras geadas costumam ocorrer na segunda quinzena de outubro, a poda dos hospedeiros para o inverno na região de Moscou pode começar já no dia 20 de setembro. Se um verão indiano quente é esperado, o prazo final é no início de outubro.

Nas regiões do sul

No Território de Krasnodar, Território de Stavropol, no Cáucaso do Norte e outras regiões do sul, os anfitriões de poda para o inverno podem começar bem tarde - em meados de outubro. Ao mesmo tempo, não é necessário bater o arbusto, fazer cobertura morta e, mais ainda, cobri-lo com fibra.Os anfitriões, na maioria dos casos, toleram bem os invernos, especialmente nas condições climáticas do sul.

Na Sibéria e nos Urais

Já na Sibéria e nos Urais, as primeiras geadas aqui podem ocorrer ainda em meados ou no final de setembro. Portanto, se o prognóstico for ruim, a poda deve ser feita no início deste mês. Se um verão indiano quente é esperado (geralmente até meados de outubro), a poda da hosta para o inverno pode ser feita no dia 10 de setembro.

O tempo de poda ideal é um mês antes da primeira geada

Como podar um hosta para o inverno

A poda de hospedeiros para o inverno é realizada de acordo com as regras geralmente aceitas. Primeiro, as ferramentas são preparadas, depois o arbusto é examinado e a folhagem, os galhos e as flores velhas são removidos.

Preparação do instrumento

Para podar o hosta, você pode usar uma tesoura de jardim comum ou um podador que se ajuste confortavelmente em sua mão. É importante desinfetar as lâminas da ferramenta de trabalho antes de iniciar um corte de cabelo. Para fazer isso, você pode usar qualquer desinfetante:

  • spray médico;
  • toalhetes com álcool;
  • trapos embebidos em permanganato de potássio.

Os agentes contendo álcool são mais frequentemente usados ​​como composições para desinfecção. Também é permitido usar uma solução fraca de permanganato de potássio 1-2% ou querosene. Se você não tiver nada à mão, pode processá-lo com vodka comum.

Aparar é mais fácil com luvas de jardinagem

Como podar flores hosta

As flores Hosta são cortadas para o inverno imediatamente após murcharem. Se não for feito antes, os ovários formarão pequenos frutos. Com isso, a planta começará a dar nutrientes adicionais a esses processos, incluindo a formação de sementes, que não terão utilidade posteriormente.

Imediatamente após a floração, é necessário remover completamente os pedúnculos (poda sob a base) e descartá-los. Durante a poda, é necessário pressionar suavemente as folhas para que não sejam danificadas. Teoricamente, isso pode ser feito na primavera. Mas, neste caso, os botões emergentes podem ser danificados - e o hosta dará menos brotos.

Importante! Pedúnculos também são removidos para fins de design. Os rebentos grandes, especialmente aqueles com flores murchas, ficam mal no contexto geral. Hosta decora mais com sua bela vegetação, não com flores.

Após a floração, é melhor remover os caules das flores

Como podar as folhas de hosta para o inverno

Não é necessário podar as folhas da hosta, pois a planta ficará bem com elas. No entanto, é permitido remover vários brotos. Definitivamente, precisamos remover galhos fracos, secos e danificados - eles estragam a aparência e também tiram a força da planta. O corte de cabelo é feito da maneira padrão - os ramos são retirados pela raiz com o auxílio de uma tesoura ou tesoura.

Ao mesmo tempo, você não deve remover todos os brotos de uma vez. Se for tomada a decisão de fazer uma poda anti-envelhecimento, eles podem ser encurtados, deixando 2-3 botões (até 15 cm de altura). Em seguida, cubra ou amontoe o arbusto. Nas regiões do sul e na faixa do meio (se houver previsão de inverno com neve), isso não é necessário.

Cuidando dos hospedeiros após a poda

Independentemente de o corte de cabelo ter sido feito no outono ou não, a planta deve estar preparada para o inverno. Isso não é difícil de fazer. Em primeiro lugar, o mato é alimentado e o prazo para adição de aditivos é até o final de agosto. Para que a planta sobreviva bem ao inverno, adiciona-se sal de potássio (por exemplo, sulfato de potássio) e superfosfatos.

Também é necessário garantir uma boa rega adicionando 2 baldes na segunda metade de setembro, 2-3 semanas antes da geada. Quanto à cobertura morta e abrigo, este procedimento é obrigatório nos Urais e na Sibéria. Também é realizado na faixa do meio se o inverno for gélido de acordo com a previsão. Usado como cobertura morta:

  • agulhas;
  • serragem;
  • feno;
  • turfa.

No outono, é bom encolher o arbusto e primeiro afrouxar o solo no círculo próximo ao tronco para que o ar alcance ao máximo as raízes.

Conclusão

De acordo com a experiência de muitos jardineiros, o hosta precisa ser cortado para o inverno, e não completamente (sob o toco), mas apenas parcialmente. Os pedúnculos murchados são freqüentemente removidos imediatamente após a floração. E a folhagem amarelada pode ser deixada - junto com a neve, servirá de abrigo natural para o mato.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção