Hospedeiros gigantes: variedades e espécies com fotos e nomes

A maioria das culturas hortícolas precisa de luz solar suficiente e é dolorosa para reagir à falta dela. No entanto, existem aqueles para quem a sombra é uma condição necessária para um bom desenvolvimento. Isso inclui hospedeiros gigantes - plantas ornamentais tolerantes à sombra que muitos jardineiros usam para plantar nas partes do jardim onde os raios de sol raramente aparecem.

Benefícios do cultivo de grandes variedades de hosta

Anfitriões gigantes irão agradar a todos os amantes de plantas de grande porte. Embora sejam plantas herbáceas, seu tamanho é impressionante. A altura do hospedeiro pode chegar a 1,5 m, enquanto na circunferência a bucha pode atingir o diâmetro de 2 m ou até mais.

Canteiros de flores gigantes ficam ótimos em plantações em grupo

O cultivo dessas plantas gigantes tem várias vantagens:

  1. Cada hospedeiro gigante ocupa uma grande área. Portanto, uma pequena quantidade de material de plantio é necessária para preencher a área necessária.
  2. Os hospedeiros gigantes são despretensiosos e crescem bem em locais sombreados, inadequados para a maioria das plantas de jardim. Isso permite aumentar a decoratividade do jardim em geral e de seus cantos individuais em particular.
  3. Para um desenvolvimento normal, os gigantes precisam de muito pouco: sombra, terra fértil e muita umidade.
  4. Um grande número de tipos de cores e tamanhos permite que você use hospedeiros gigantes em várias composições de paisagens.
  5. As plantas são perenes, em um lugar podem crescer até 10 e às vezes até 20 anos.
  6. Os hospedeiros gigantes têm boa resistência à geada e, mesmo na faixa do meio, não congelam no inverno sem abrigo.

Outra vantagem do cultivo dessas plantas é a facilidade de reprodução. Hospedeiros gigantes se reproduzem bem tanto por sementes quanto por via vegetativa.

Os melhores tipos e variedades de grandes hospedeiros

As espécies hospedeiras gigantes diferem não apenas em tamanho, mas também na forma e cor das folhas, a forma como são coloridas, tons, tolerância de tom. Isso permite ajustar a seleção de plantas para o projeto de cada local específico de acordo com as necessidades da paisagem existente e os desejos do projetista.

Jade Cascade

Hosta Jade Cascade faz jus ao seu nome. Na aparência, é uma fonte em cascata de grandes folhas caídas de oliveira verde crescendo em longos caules. Pode atingir a altura de 1,1 m, o diâmetro da circunferência do arbusto é de 1,5 m. As folhas da Cascata do Jade são grandes, ovais, com borda ondulada e ponta pontiaguda, com nervuras longitudinais profundas, perfeitamente legíveis na folha prato. As inflorescências são uma panícula de flores de lavanda em forma de sino com uma corola alongada, crescendo em um longo pedúnculo.

Jane Cascade parece uma fonte

Importante! O gigante hospedeiro Jade Cascade cresce bem não só na sombra, mas também em áreas iluminadas.

Elegans

Um grande hosta Elegans muito interessante, crescendo até 0,7 m de altura. Uma característica distintiva desta planta é o relevo específico da superfície da lâmina foliar, que aumenta acentuadamente à medida que o arbusto amadurece.

As folhas à sombra têm uma cor azulada, ao sol iluminam-se e tornam-se verdes.A placa tem a forma de um coração, é ligeiramente dobrada por um barco, as extremidades são ligeiramente esgaleadas. Pedúnculos estendem-se ligeiramente além do tamanho do arbusto. As flores são brancas, com um leve tom lilás, aparecem relativamente no início de junho em relação a outras espécies.

As folhas Elegance têm uma superfície irregular em relevo

Cross Regal

O grande hosta Krossa Regal em forma de vaso cresce até 0,7-0,9 m, e com o aparecimento de pedúnculos, sua altura pode aumentar para 1,2 m. O arbusto pode eventualmente crescer até 1,5 m de diâmetro. Os pecíolos são leves, quase verticais, maciços, densos. A placa tem uma ponta pontiaguda alongada e é ligeiramente torcida. As folhas da Hosta Krossa Regal são verdes claras, com uma tonalidade azulada, veios longitudinais profundos são claramente visíveis nelas. Flores com tonalidade roxa, coletadas em inflorescências paniculadas.

O arbusto em forma de vaso de Cross Regal pode crescer fortemente em largura

Imperatriz Wu

A gigante hospedeira Imperatriz Wu, ou Imperatriz Wu, é considerada a mais alta do mundo. Com muito cuidado, seu crescimento pode chegar a até 1,5 m, e o diâmetro do arbusto - até 2,5 m. Sob as folhas dessa planta, uma pessoa de baixa estatura pode facilmente se esconder da chuva. A lâmina foliar é densa, verde saturada, com veios profundos e claros. O comprimento e a largura são um pouco menores que 0,5 m, e em alguns casos esse número pode chegar a 0,7 m.

A Imperatriz Wu é considerada a mais alta do mundo

Este gigante hosta floresce em julho, em grandes flores com uma corola roxa alongada e alongada. Para o crescimento normal, requer uma área sombreada ou semi-sombreada com solo fértil úmido.

Francis Williams

Este hosta gigante recebeu seu nome moderno recentemente, em 1970. Até então, era atribuída à variedade Elegance e não foi identificada como uma espécie separada. Em altura, o gigante hosta Frances Williams cresce 0,65-0,7 m. Sua característica distintiva são as folhas azuladas com uma borda amarela ao redor da borda. A placa de folha é ondulada, estrutura borbulhante. As flores são brancas, com uma corola alongada, bastante grande. O período de floração é julho.

A ampla borda amarela nas folhas confere a Francis Williams um efeito decorativo especial.

Halo gelado

Hosta Aisi Halo cresce em altura até 0,9 m, enquanto em largura se espalha com muito mais força, o diâmetro do arbusto pode chegar a 1,8-1,9 m. A variedade tem grandes folhas verdes pontiagudas com um tom acinzentado, contornadas ao longo da borda de uma tira fina de luz. A floração ocorre em julho. Flores Icy Halo de tom lilás, grandes, coletadas em inflorescências paniculadas.

As folhas de Aisi Halo têm formato de coração

Montana

O gigante hosta Montana é um dos maiores. Seu segundo nome é Gornaya. As folhas são cordadas, com a extremidade pontiaguda, verde. As veias são claramente legíveis na placa, formando um belo padrão em relevo.

As veias profundas nas folhas de Montana formam um claro relevo

Liberdade

O gigante hosta Liberty tem uma folha colorida de dois tons. A parte externa é amarela, dourada ou cremosa, a parte interna é verde brilhante. O arbusto é notável pelo seu tamanho sólido, pode atingir 1 m de altura e crescer até 1,7-1,8 m de circunferência. Em julho, surgem hastes de flores, nas quais florescem grandes flores claras em forma de funil com pétalas de alfazema.

Liberty tem uma cor de dois tons

Costa à costa

A variedade hosta gigante de costa a costa tem uma cor verde-clara característica. A lâmina foliar apresenta nervuras bem visíveis e ligeiramente abatidas, que conferem um relevo especial. A borda da folha é ondulada, a ponta é alongada e pontiaguda. A altura média do arbusto é de 0,7-0,8 m, a circunferência da coroa é de 1,2 m. As flores de lavanda aparecem em julho.

De costa a costa - uma variedade com folhas verdes claras incomuns com uma borda ondulada

Montata Aureomarginata

Bastante grande hosta Montana Aureomarginata em forma de vaso, cuja altura atinge 0,6-0,7 m, distingue-se por uma rica cor verde de placas de folha com uma borda amarela clara característica.Com o tempo, a cor da borda das áreas periféricas muda para leitosa, enquanto as folhas jovens centrais não a mudam.

Montana Aureomarginata forma um arbusto parecido com um vaso

A lâmina da folha do hosta Montana Aureomarginate é em forma de coração, as extremidades pontiagudas são ligeiramente caídas. Pedúnculos retos, não muito grossos. As flores são brancas, poucas em número.

Dino

Hosta Dino pode crescer até 1,2 m em boas condições, enquanto cresce em largura até quase 2 m. As folhas são arredondadas e alongadas, com uma ponta afiada e nervuras bem delineadas.

Dino pode crescer em amplitude com o tempo

Uma faixa de luz borrada de cor amarela ou leitosa corre ao longo da borda da lâmina foliar. Floresce no meio do verão.

Sagae

O gigante hosta Sagae cresce até se tornar um arbusto em forma de vaso, cuja altura pode chegar a 0,75 m, e a circunferência é de até 1,75 m. As folhas são verdes, com um tom azulado no centro e uma borda clara ao longo da borda, amplamente oval com uma base em forma de coração. O prato é denso, até difícil de tocar.

O líder da classificação da American Association of Host Lovers - cultivar Sagae

Pedúnculos podem crescer até uma altura de 1,25 m. Hosta Sagae floresce em julho-agosto, as pétalas de grandes flores em forma de funil têm um tom lilás pálido.

Importante! Sagae leva com segurança o primeiro lugar no ranking elaborado pela American Host Amateur Association.

Mamute Azul

Blue Mammonth deve seu nome ao seu tamanho grande e cor azulada. O arbusto em forma de cúpula pode crescer até 0,9 m de altura e 1,65 m de diâmetro. As folhas são grandes, largamente ovais, no centro, a cor é azulada, posteriormente torna-se verde brilhante. A lâmina foliar é densa, as nervuras são bem visíveis, criando um relevo convexo. As flores são afuniladas, grandes, quase brancas, aparecem nos pedúnculos em julho.

Blue Mammoth tem o nome de suas folhas enormes e coloração azulada.

Tee rex

A altura do arbusto hosta da variedade T-rex pode atingir até 0,7 m, enquanto a planta cresce fortemente em largura, até 1,8 m. As folhas são verdes brilhantes, muito grandes, com borda ondulada, oval-alongada, estrutura em forma de coração. A venação é forte. Pedúnculos crescem até 0,9 m, a época de floração é julho. As flores são grandes e brancas.

T Rex cresce para 0,7 m

Blue Umbrellaz

Os gigantescos guarda-chuvas azuis do hosta crescem fracamente em largura. Com arbusto de altura de cerca de 1 m, sua circunferência geralmente não ultrapassa 1,2 m, as folhas são grandes, com boa venação e relevo nítido. A cor é azulada, no final da temporada torna-se verde. Pedúnculos aparecem em julho-agosto. As flores são grandes, azuladas ou lilases, em forma de funil.

A placa de chapa azul-azulada Ambrellas é fortemente ondulada

Sam e Substens

Esta é uma das variedades de hospedeiros altos com coloração amarela. O arbusto Sum and Substance pode crescer até 0,9 m, enquanto sua circunferência chega a 1,75 m. As folhas são densas, com veios profundos, verdes na base, cada vez mais amarelos no final. Floresce em julho-agosto, com grandes flores de lavanda pálida.

Sam e Substens - um hosta com uma coloração amarela que se intensifica ao sol

Importante! Quando cultivado ao sol, a coloração amarela desta hosta é realçada.

Es Angel

Folhas verde-azuladas com uma borda larga em creme dourado são a verdadeira decoração desta hosta gigante. Visualmente, o arbusto parece muito impressionante, na avaliação da US Host Amateur Association para 2009, esta variedade seguramente conquistou o primeiro lugar. A altura de uma planta adulta é de cerca de 0,8 m, a circunferência é de cerca de 1,5 m. O anjo da terra floresce de junho a julho. As flores são brancas, lilases ou roxas claras, grandes, em forma de funil ou em forma de sino.

Arbustos espetaculares Es Angel não deixará ninguém indiferente

Cataratas do Niágara

Um arbusto adulto desta hosta gigante pode atingir uma altura de 0,9 m, enquanto cresce em largura até 1,7 m. Uma característica distintiva da variedade das Cataratas do Niágara são as folhas verdes brilhantes convexas com veios profundos e uma borda ondulada em relevo, o que dá um efeito decorativo especial. Pedúnculos crescem até 1,2 m.A floração ocorre em julho, os botões são de tons claros, roxos ou lilases, em forma de sino.

As Cataratas do Niágara parecem uma cúpula

Paizão

O hospedeiro desta variedade forma um grande arbusto abobadado com cerca de 0,6 m de altura e cerca de 1 m de diâmetro, cujas folhas são em forma de concha, escuras no início da estação, com tonalidade azulada e persistente floração farinácea clara, posteriormente verde. A placa Big Daddy é fortemente ondulada, especialmente em espécimes adultos. Pedúnculos crescem até 1,2 m, em julho-agosto aparecem grandes flores claras de cor branco-azulada, coletadas em inflorescências pendentes.

As folhas novas do Big Daddy são gredosas

Hospedeiros gigantes em paisagismo

Hospedeiros gigantes são plantas versáteis e podem ser usados ​​em uma ampla variedade de composições de jardim. São plantadas sozinhas e em grupos em canteiros de flores, decoram caminhos, margens de reservatórios artificiais, lagoas. Grandes hospedeiros verdes são freqüentemente usados ​​como pano de fundo para flores. Em cantos sombreados, eles são usados ​​como plantas de cobertura do solo. Hospedeiros gigantes são usados ​​para decorar o jardim nos estilos inglês, francês e japonês, são plantados ao pé de suportes verticais, em objetos arquitetônicos.

Hostas são freqüentemente plantadas como plantas de meio-fio.

Importante! Muitos paisagistas têm uma atitude negativa em relação ao aparecimento de flores na hosta, acreditando que sem elas a planta parece mais decorativa. Neste caso, os pedúnculos que aparecem são imediatamente cortados.

Recursos crescentes

Os hospedeiros gigantes são plantados, via de regra, em áreas sombreadas e semi-sombreadas do jardim, nos locais onde o sol aparece por um período limitado de tempo durante o dia. Não há requisitos especiais para a composição do solo, embora as margas férteis sejam as mais adequadas para o plantio desta planta. Solos pobres devem primeiro ser alimentados com húmus e fertilizados.

Importante! Nos primeiros anos após o plantio, os hospedeiros crescem lentamente, assumindo a forma atual 3-4 anos após o desembarque.

Os anfitriões não requerem maior manutenção durante a temporada. Eles só precisam ser regados regularmente, cuidar da zona das raízes e soltar o solo. Cobertura da superfície com matéria orgânica é de grande importância. É a cobertura morta que é a principal fonte de nutrientes para os hospedeiros, especialmente se a planta for plantada ao lado de uma árvore grande. Normalmente são alimentados com matéria orgânica e fertilizantes minerais complexos, no início da estação de crescimento e no final da floração.

Os hosts exigem manutenção regular da zona raiz

Os hospedeiros gigantes não precisam de abrigo para o inverno. Cortar ou não as folhas antes do inverno depende do próprio jardineiro. Não há consenso sobre este assunto. Alguns consideram a parte aérea moribunda como uma proteção adicional contra o frio, enquanto outros a veem como uma fonte de possíveis doenças e pragas. Em qualquer caso, a zona radicular após o início do inverno deve ser isolada com uma camada de neve. Isso é o suficiente, já que a alta resistência à geada permite que você suporte o frio do inverno sem qualquer abrigo adicional na maioria das regiões da Rússia.

Doenças e pragas

Hospedeiros gigantes raramente ficam doentes, mas infecções fúngicas às vezes se desenvolvem em plantas enfraquecidas. As doenças mais comuns dessas plantas são:

  1. Filostictose, ou mancha marrom. A doença pode ser reconhecida por manchas marrom-acastanhadas nas folhas. As partes infectadas da planta devem ser cortadas e queimadas, e os próprios hospedeiros devem ser tratados com preparações de Abiga-Peak ou Strobi. Em caso de danos graves, é necessário desenterrar e destruir a planta inteira como um todo. Uma vez que o agente causador do fungo vive no solo, o solo deve ser desinfetado com formalina.

    Manchas marrons nas folhas podem indicar uma doença de hostas com filostictose.

  2. Podridão cinzenta ou botrytis. É detectado pelo florescimento das cinzas ou apodrecimento das pontas das folhas, que se espalha gradualmente por toda a lâmina foliar. Os rebentos doentes são cortados e queimados e as plantas são tratadas com Kuproskat ou Topázio.

    A podridão cinzenta geralmente começa na borda da folha.

  3. Ferrugem. Na maioria das vezes, a manifestação da doença pode ser vista ao longo das bordas da lâmina foliar em variedades com uma borda colorida de amarelo. É o resultado de irrigação insuficiente ou plantio impróprio. O metabolismo da planta afetada é perturbado e gradualmente seca. Não existem curas. A prevenção é a rega oportuna e a escolha correta do local de plantio.

    A ferrugem ocorre devido ao desequilíbrio no equilíbrio da água

Das pragas, o maior perigo para os hospedeiros são as lesmas, que comem ativamente a massa verde da planta. Um sinal de sua aparência são os numerosos orifícios arredondados nas folhas. Para combater esses invertebrados, várias armadilhas são usadas, moluscos são coletados manualmente e materiais a granel são despejados ao redor do hospedeiro, o que interfere na movimentação de gastrópodes pragas.

Lesmas são os piores inimigos dos hospedeiros

Para um grande número de lesmas, você pode usar produtos químicos como Thunderstorm ou Thunder, bem como produtos biológicos, por exemplo, Ulicid.

Conclusão

Os hospedeiros gigantes são excelentes plantas perenes decorativas amplamente utilizadas em projetos paisagísticos. Eles não exigem muito cuidado, multiplicam-se facilmente e dão-se bem em locais onde outras plantas não se desenvolvem bem - à sombra e à sombra parcial. Existem várias centenas de tipos e variedades de hospedeiros de várias formas e cores, portanto, escolher o mais adequado não será difícil.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção