Contente
Hosta Elegance é uma das variedades híbridas mais famosas desta planta hoje. As suas folhas grandes e densas distinguem-se por um relevo de superfície "waffle" bem definido e uma invulgar cor azul-acinzentada com um brilho de aço, o que as torna muito elegantes e decorativas. Além disso, o hosta elegans é pouco exigente para cuidar, é resistente e cresce bem em quase qualquer solo, preferindo umidade moderada e sombra parcial. Não é à toa que essa beleza deslumbrante é amada por floristas e paisagistas há mais de um século. Hosta Elegance fica bem em plantações individuais ou em grupo, se encaixa perfeitamente em qualquer solução estilística e suas folhas cortadas complementam harmoniosamente buquês e composições compostas de flores frescas.
Descrição dos anfitriões elegans
Khosta Siebold Elegans (Elegans) é uma muda híbrida obtida em 1905. Sua autoria pertence ao criador alemão Georg Arends. A variedade Elegans foi cultivada pelo cruzamento do anfitrião Siebold e Fortune. Na AHS (American Hosta Society - American Society of Amateur Host), foi registrada uma patente em 1987.
A elegância pertence aos grandes hospedeiros: a altura média do arbusto é de 0,6-0,9 m, e a largura é de 0,9-1,2 m. As largas folhas ovais desta planta com uma extremidade externa pontiaguda lembram um coração e atingem 25-36 cm de comprimento. Eles são muito densos, têm uma estrutura de superfície enrugada "waffle", na qual grandes veios são claramente visíveis. A cor das lâminas das folhas do hosta elegans é rica, azul-acinzentada, transformando-se em verde-azulado com a luz forte. Uma flor cinza cerosa, cobrindo densamente as folhas, adiciona um brilho metálico característico à sua cor.
As flores da planta aparecem em julho-agosto. Na forma, eles se assemelham a sinos alongados, coletados em vários pincéis densos em pedúnculos curtos. O tamanho da flor hosta elegans é de até 6 cm, a cor é branca, muitas vezes com um tom delicado de lavanda. Não há cheiro.
A fruta hosta elegans é uma cápsula densa de couro com sementes dentro. Este último pode permanecer viável por até 1 ano.
Hosta elegans não tolera o excesso de luz solar, preferindo crescer na sombra ou sombra parcial. É higrófilo e necessita de rega regular durante os períodos de calor. Em condições favoráveis, cresce com rapidez e facilidade, formando um arbusto viçoso e extenso.
A robustez da planta no inverno é alta: de acordo com a escala do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), hostu elegans pode ser cultivada em 4 zonas climáticas, em regiões onde a temperatura média anual do ar no inverno atinge - 29-34 ° С. Na Federação Russa, essa é a região de Moscou e a maioria das regiões centrais do país.
Aplicação em paisagismo
As ideias para usar os hosts elegans no design do site são inesgotáveis. As opções mais comuns são:
- criação da camada inferior em canteiros de flores de vários níveis, mixborders;
- desembarque na margem de uma albufeira ou num rochedo rodeado de pedras;
- grupos com flores perenes em cristas e bordas;
- plantação à sombra de arbustos ornamentais, coníferas;
- plantações solitárias e em grupo em gramados abertos, gramados, terraços;
- composições em jardins de estilo natural.
Hosta elegans mantém sua aparência decorativa de maio a setembro. Levando isso em consideração, você deve escolher os "vizinhos" certos para ela para que o pouso fique sempre bonito:
- Brotos de Hosta começam a brotar do solo na primavera, em meio a flores de macieira, lilás, prímula e íris.
- As folhas largas desta planta desdobram-se no final de maio. Durante este período, eles mascaram perfeitamente flores bulbosas desbotadas: açafrões, pushkinia, muscari.
- O Hosta elegans, plantado na camada inferior de um canteiro de flores misto de vários níveis, será uma cobertura maravilhosa para esta parte dos caules das plantas com flores altas - flox paniculado, daylilies.
- No verão, o amplo hosta criará um excelente cenário para peônias e rosas em flor.
- Nas áreas sombreadas do jardim, ela será acompanhada por astilbe, kupen, brunner, samambaias, lobélias, heléboros, íris do pântano, ipomeias.
- As composições da paisagem que combinam elegância e outras variedades hospedeiras de cores contrastantes são bonitas e elegantes.
Métodos de criação
Os métodos de criação mais comuns para hospedeiros são:
- dividindo o mato;
- estacas;
- crescendo a partir de sementes.
Na maioria das vezes, os jardineiros usam o primeiro método. O hostu Siebold Elegance é geralmente dividido no final de agosto. Para fazer isso, escolha um arbusto adulto na idade de 5-6 anos. Antes do procedimento, a planta é regada abundantemente e cuidadosamente retirada do solo junto com as raízes. Em seguida, usando uma faca ou pá, o rizoma é dividido em 2-3 partes, que são assentadas em orifícios separados.
Para propagar o hospedeiro elegans por meio de estacas, o arbusto não precisa ser totalmente escavado. Na fase de crescimento ativo (de maio a início de agosto), um pequeno rebento com rizoma, o chamado "calcanhar", deve ser cuidadosamente separado. Metade das folhas das estacas deve ser cortada, dando ao hospedeiro a oportunidade de direcionar o máximo de energia para o desenvolvimento da raiz. Nos primeiros dias após o plantio do broto em cova separada, deve-se colocá-lo sob abrigo transparente - “estufa”, borrifado diariamente e bem regado.
A reprodução de hospedeiros elegans por sementes é uma forma muito trabalhosa e trabalhosa. Além disso, as mudas nem sempre mantêm as características varietais. A semeadura é realizada em fevereiro, em recipientes com substrato nutriente úmido. Depois que as mudas envelhecem, elas são colocadas em recipientes separados para o crescimento. Plantas pequenas se desenvolvem lentamente. Eles podem ser transplantados para campo aberto somente após 3 anos. O solo é previamente desenterrado com adição de esterco e bem regado. Neste caso, o efeito decorativo pode se manifestar apenas nos 4-5 anos de vida da planta.
Algoritmo de aterrissagem
As mudas dos hospedeiros elegans são geralmente plantadas na primavera ou no início do outono.
Se estamos falando em dividir o arbusto, então isso é feito exclusivamente no outono: o sistema radicular dos hospedeiros de Siebold começa a se desenvolver somente depois que as folhas se desdobram. "Delenki", plantada na primavera, não será capaz de criar raízes.
O local ideal para o cultivo de hospedeiros elegans deve ser em sombras profundas ou abertas e protegido de correntes de ar e ventos fortes. O solo precisa de luz, nutrientes, água e permeável ao ar (idealmente, argila ligeiramente ácida).
O Hosta elegans aconselha a compra de mudas no inverno, em estado de "sono".Eles devem ter raízes fortes e saudáveis e um botão de folha bem desenvolvido e desenvolvido. Recomenda-se que as mudas "adormecidas" sejam armazenadas em um local fresco e escuro (porão, geladeira, em uma loggia envidraçada). Imediatamente antes do plantio no solo, o rizoma deve ser inspecionado, se necessário, cortar os locais apodrecidos, desinfetar as seções com "verde brilhante" e tratar com uma solução fraca de permanganato de potássio.
O elegans hospeda o plantio da seguinte forma:
- no local é cavado um buraco com uma profundidade de cerca de 40 cm, cujo comprimento e largura corresponderão ao diâmetro de um arbusto adulto;
- a drenagem é derramada no fundo;
- o solo para plantio, selecionado da cova, é preenchido com húmus, composto, esterco podre;
- um monte é formado no buraco, no qual a muda elegans hosta é colocada verticalmente, certificando-se de que o colo da raiz está ao nível do solo;
- suavemente endireite as raízes da planta;
- a terra é despejada no buraco e levemente pressionada para que não haja "bolsas de ar" no fundo;
- regar o hosta abundantemente;
- cubra o solo com serragem, casca de árvore triturada, turfa ou húmus seco.
Regras de crescimento
Hosta elegans é uma planta pouco exigente. Cuidar dela não é difícil, mas deve ser feito da maneira correta.
Regras básicas:
- Hosta elegans adora solo úmido, mas sem água estagnada. É necessário regar em tempo hábil, certificando-se de que o solo da raiz não seque - cerca de 1 vez em 3-4 dias. É melhor fazer isso de manhã ou à noite. A umidade excessiva nas raízes pode causar apodrecimento.
- Hosta elegans é alimentado três vezes durante a temporada, alternando fertilizantes minerais com orgânicos. É aconselhável observar este regime: pela primeira vez na primavera, quando começa o período de seu crescimento ativo, depois durante a floração e após o seu término.
- Afrouxar o solo sob o hosta elegans deve ser feito com cautela. As raízes da planta estão muito próximas da superfície da terra, por isso são fáceis de ferir. É melhor não afrouxar, mas cobrir o solo, especialmente porque a hosta praticamente não deixa espaço para o crescimento de ervas daninhas.
Preparando-se para o inverno
Embora o hosta elegans tenha uma boa resistência ao gelo, também deve ser preparado de uma certa forma para o início do inverno. O conjunto de medidas necessárias depende do clima em que cresce. Quanto mais rigoroso for o inverno, mais responsável você precisa se aproximar da organização de cuidados especiais durante este período.
A preparação dos anfitriões elegans para o inverno inclui as seguintes atividades:
- No outono, após o desbotamento da planta, é necessário podá-la. Alguns jardineiros removem apenas os caules das flores, mas, ao mesmo tempo, deixam a folhagem morta no arbusto para que, no inverno, cubra adicionalmente as raízes da planta. Outra parte dos jardineiros no período de outono necessariamente corta todas as folhas amareladas da hosta. Eles motivam suas ações pelo fato de que lesmas e caramujos costumam passar o inverno em folhagens velhas, que, ao acordar na primavera, começam a comer folhagens jovens ativamente. As datas específicas em que os elegans devem ser podados geralmente não são nomeadas, mas é aconselhável fazê-lo duas a três semanas antes do tempo frio esperado.
- Top dress Elegance no outono não é realizado. Compostos de fósforo e potássio aplicados ao solo em meados de julho e início de agosto ajudam a planta a se recuperar após a floração e a se preparar para o frio.
- Antes do início do inverno, o solo sob o hosta elegans é coberto com uma camada de húmus ou turfa com cerca de 15-17 cm de espessura. Se forem esperadas geadas severas, você também pode cobrir o arbusto com galhos de pinheiros coníferos ou agrofibra "respirável".
Doenças e pragas
Hosta elegans é considerado resistente à maioria das doenças e pragas. No entanto, alguns deles ainda podem prejudicar muito a saúde da planta, então você deve saber como reconhecer os sintomas e como você pode ajudar a flor.
Uma doença perigosa, mas, felizmente, infrequente é a podridão do colo da raiz. O Hosta elegans pode ser exposto a ele pelas seguintes razões:
- cresce em um jardim de flores muito denso;
- o solo no local é muito denso, pouco permeável à água, permanece úmido por muito tempo;
- ao plantar, o arbusto estava muito enterrado no solo;
- fez muito curativo.
Um sintoma da doença são folhas descoloridas e morrendo rapidamente. Às vezes eles secam, outras vezes eles amolecem e se tornam pegajosos.
Para salvar o hosta elegans, ele deve ser desenterrado, as partes podres da peça devem ser cortadas com uma faca esterilizada, o rizoma deve ser tratado com um fungicida e o arbusto deve ser transplantado para um novo local.
Ocasionalmente, uma planta pode infectar a filosticose - uma doença fúngica que se manifesta na forma de manchas marrons de crescimento nos pedúnculos e na folhagem. Se a doença do hospedeiro for grave, elegans pode morrer. Para salvar o arbusto, os órgãos afetados devem ser cortados e queimados, e o hospedeiro deve ser tratado com preparações Vectra ou Abiga-Peak (duas vezes com um intervalo de 10 dias). Além disso, você pode pulverizar as folhas com uma solução aquosa de enxofre coloidal (100 g por balde).
Lesmas e caracóis geralmente causam danos significativos aos hospedeiros. Eles comem buracos nas folhas jovens da planta e deixam vestígios de muco prateado em sua superfície. As preparações "Groza" e "Slizneed" são eficazes contra essas pragas. Você também pode montar armadilhas para cerveja sob as plantas, cobrir o solo com agulhas de pinheiro, cascas de ovo quebradas, cinzas de madeira e coletar vermes manualmente. Mas é importante notar que as variedades de folhas finas costumam sofrer com essas pragas. Hosta elegans, com sua vegetação densa e forte, geralmente é muito difícil para eles.
Conclusão
Hosta Elegance é um clássico invariável entre os grandes representantes deste gênero. Criada há mais de cem anos, a variedade ainda é muito popular na jardinagem ornamental. Entre as vantagens indiscutíveis dos hospedeiros elegans estão sua despretensão e resistência ao gelo, bem como sua baixa suscetibilidade a doenças e ataques de pragas. Tendo plantado um arbusto em solo úmido fértil em um canto do jardim protegido do sol e proporcionado fácil cuidado para ele, você pode admirar a bela "rainha das sombras" do final da primavera ao início do outono. Luxuosas "fontes" densas de folhas cinza-azuladas com um tom cinza ceroso irão decorar adequadamente qualquer composição e ajudar a incorporar a ideia de design mais intrincada.
Testemunhos