Contente
A banana-da-terra Khosta se refere a arbustos perenes baixos que são freqüentemente usados para o plantio de tapetes. Possui bela folhagem e flores brancas perfumadas. É cultivado principalmente nas regiões da Rússia Central, uma vez que não apresenta alta robustez no inverno.
Descrição dos hospedeiros da banana-da-terra
A banana-da-terra Hosta é às vezes chamada de lírio-banana. Este é um arbusto de floração perene com pedúnculos relativamente altos (até 45-50 cm de altura). As inflorescências são curtas e densas, as flores aparecem no final de julho - início de agosto. As pétalas são brancas, de cor creme. O comprimento das flores é de 10-13 cm, a floração nas condições climáticas da zona média pode ser irregular, na zona sul é estável.
O arbusto é bastante compacto, com até 50-60 cm de diâmetro, as folhas são grandes (até 28 cm de comprimento e 20 cm de largura), de formato oval, em forma de coração. Eles se distinguem por uma superfície brilhante e ligeiramente enrugada com 7 pares de veias. As bordas têm uma borda quase uniforme, ligeiramente ondulada. A banana-da-terra Khosta pertence às variedades amantes do sol, embora também tolere sombras fracas (várias horas por dia). Com os devidos cuidados, o arbusto cresce rapidamente, mas ainda permanece compacto.
A robustez de inverno da banana-da-terra verde não é muito alta - ela pode não resistir a geadas extremas abaixo de -25 graus (zona 4). Portanto, as regiões de cultivo recomendadas incluem o seguinte:
- Região de Moscou e faixa intermediária;
- Região do Volga;
- Terra negra;
- Sul da Rússia.
Variedades de banana hosta
Hosta Plantaginea cresce naturalmente no Japão e no leste da China. E em condições culturais, 2 variedades são cultivadas - Afrodite e Grandiflora.
Grandiflora
A bananeira Khosta Grandiflora é freqüentemente usada para plantações de tapetes - tanto em composições com outras plantas quanto em plantações solitárias (separadas). Difere em bela folhagem e pedúnculos altos. Parece apropriado no jardim de pedras e próximo a pequenos corpos d'água.
Afrodite
A banana Hosta Afrodite é um grande arbusto, os caules das flores crescem até 50 cm de altura. Além disso, as flores também são grandes, de um branco puro, duplas e apresentam um aroma forte.
Aplicação em paisagismo
Plantain hosta parece bom:
- em plantações solitárias de carpete (sua folhagem exuberante cobre completamente o solo e forma uma paisagem homogênea);
- em mixborders com outras cores;
- em jardins de pedra;
- em gramados abertos;
- próximo a corpos d'água.
O arbusto combina bem com essas plantas:
- íris do pântano;
- lungwort;
- lavanda;
- lírio;
- lúcido;
- vegetação rasteira;
- calêndula;
- Não me esqueça;
- astilba e outros.
Métodos de criação
Você pode diluir o hospedeiro da banana-da-terra:
- estacas;
- dividindo o mato;
- do meristema (apenas em condições industriais).
Na maioria das vezes, na prática, é utilizado o método de reprodução por divisão do arbusto, visto que é ele o mais simples e eficaz. Isso pode ser feito no final da primavera ou no verão (é melhor tirar plantas adultas na idade de 4-5 anos). A instrução é a seguinte:
- Com a ajuda de um forcado, uma pá e uma faca, eles escavam cuidadosamente o arbusto. Para fazer isso, coloque o forcado no chão e empurre-o o mais possível para os lados, e o próprio arbusto é retirado com uma pá. Se necessário, corte as raízes com uma faca.
- O arbusto é dividido em várias partes de modo que cada uma tenha pelo menos 1 par de rosetas de folhas.
- Os arbustos são plantados a uma distância de 30-40 cm um do outro.
- Regue-o abundantemente e alimente-o regularmente (3 vezes por estação).
Plantação de banana hospedeiros
É melhor plantar o hospedeiro no final da primavera, quando a neve finalmente derrete, a primeira folhagem aparece, a ameaça de retorno das geadas desaparece. Na faixa do meio é o final de abril ou mesmo o início de maio, no sul - a primeira quinzena de abril. Neste caso, é aconselhável preparar o local na queda - cavar até uma profundidade rasa de 30-40 cm e preencher uma camada de qualquer fertilizante orgânico (até 10 cm).
Outra opção de plantio é no início do outono (até meados de setembro ou início de outubro nas regiões do sul). Então, o solo não é pré-preparado - ele só precisa ser limpo, cavado um pouco e umedecido completamente, literalmente, algumas horas antes do plantio. O hospedeiro é plantado pelo menos 3-4 semanas antes do início da primeira geada.
O arbusto cria raízes bem mesmo em solos moderadamente férteis. Nesse caso, o solo deve ser leve, solto e bem umedecido. A reação do meio pode ser neutra ou moderadamente ácida ou moderadamente alcalina (pH de 5 a 8). É melhor escolher um terreno aberto, com sombra clara de árvores, arbustos ou edifícios.
Ao comprar um arbusto, preste atenção ao rizoma: ele deve ter pelo menos 1 botão de crescimento, e melhor ainda 2-3. As raízes devem parecer saudáveis e bem desenvolvidas (mais de 10 cm de comprimento). Se eles secarem, eles podem morrer. Além disso, não são permitidos sinais de doença, mofo ou podridão.
O algoritmo de plantio para hospedeiros de banana é o seguinte:
- Uma cova de plantio é cavada na área preparada - ela deve ser mais larga que os rizomas para que eles caibam livremente no solo. Até 30-40 cm de profundidade.
- Estrume podre e solo composto são adicionados ao solo em quantidades iguais, metade da turfa e algumas pitadas de areia. Se o solo for ácido, você pode adicionar um copo de cinza de madeira.
- O solo é coberto até 2/3 da altura e regado abundantemente.
- Em seguida, polvilhe novamente (mas não firmemente) e espalhe uma pequena camada de cobertura morta de 2 cm (agulhas, serragem).
Regras de crescimento
Os jardineiros observam que os anfitriões são uma das culturas mais despretensiosas, e a variedade de banana não é exceção a esse respeito. Fornecer cuidados adequados é bastante simples. Regue regularmente, mas com moderação. A superfície do solo deve estar ligeiramente úmida; na presença de chuva, não é necessária umidade adicional. Durante o período de seca, a planta necessita de rega regular obrigatória.
O curativo de cobertura é aplicado 3 vezes por temporada:
- Nitrato de amônio ou outros fertilizantes de nitrogênio são adicionados em abril.
- No início de agosto (quando a floração começa) - superfosfatos e sal de potássio ou fertilizante mineral complexo.
- No final de agosto ou início de setembro, pode-se alimentar com composição semelhante, observando a dosagem de acordo com as instruções.
Recomenda-se manter uma pequena camada de cobertura morta ao longo da temporada, o que irá garantir a conservação a longo prazo da umidade do solo, bem como abafar o crescimento de ervas daninhas.Recomenda-se afrouxar o solo uma vez por mês - isso é especialmente importante para arbustos jovens.
Preparando-se para o inverno
Muitos jardineiros acreditam que não é necessário podar a hosta para o inverno, pois ela sobreviverá bem ao período de dormência, mesmo com folhagem. Por outro lado, o arbusto pode ser aparado para fins decorativos. Para isso, pegue num podador e retire toda a folhagem, deixando apenas pequenos tocos de até 10 cm de altura. Isso deve ser feito antes da geada, quando todas as folhas do arbusto já amarelaram.
O hospedeiro não precisa de alimentação especial para o inverno - a última aplicação do fertilizante é no final de agosto ou início de setembro. No entanto, a irrigação de choque (um balde de água) pode ser fornecida se a queda for seca.
A banana-da-terra Khosta não é muito resistente ao inverno, então é melhor cobri-la adicionalmente para o inverno. As raízes são cobertas com serragem, ramos de abeto, turfa, espalhando-se por uma camada de 4 a 5 cm, não sendo necessário recobrir a planta especialmente, principalmente nas regiões meridionais. Mas na faixa do meio, arbustos jovens (de até 3-4 anos) podem ser embrulhados em estopa ou spandbond.
Doenças e pragas
A banana-da-terra é bastante resistente a várias doenças - raramente é exposta a elas. Se houver sinais de infecções fúngicas (oídio, ferrugem e outros), deve-se tratar com qualquer fungicida (Skor, Maxim, líquido Bordeaux).
No entanto, a planta é frequentemente afetada por várias pragas, e não apenas por insetos:
- lesmas;
- besouros;
- lagartas;
- nemátodos decíduos;
- roedores.
A fim de evitar sua invasão, é necessário observar rega moderada, fertilização oportuna e cobertura morta. Os roedores são eliminados com metilaldeído ou isca Thunderstorm, que é vendida em cápsulas. Lesmas e besouros são colhidos manualmente. Se forem encontradas pragas, elas são tratadas com qualquer inseticida ("Karate", "Confidor", "Aktellik" e outros).
Conclusão
A banana-da-terra Khosta é uma variedade quase exótica que não pode ser cultivada em todas as regiões da Rússia. No entanto, a planta enraíza-se bem na faixa do meio e no sul. Não floresce regularmente, mas todos os anos decora o jardim com a sua folhagem atraente e exuberante.