Contente
Cultivar um hosta a partir de sementes é um processo muito trabalhoso e demorado. É uma planta favorita de muitos jardineiros. Devido à sua cobertura luxuosa e alta decoratividade, a planta é frequentemente utilizada em projetos paisagísticos. É verdade que, para preservar os acessórios varietais da flor, é necessário crescer a partir de sementes. No futuro, pode ser usado para decorar o jardim e a área local.
É possível cultivar hosta a partir de sementes
O principal método de divisão dos hospedeiros é vegetativo (estacas, divisão de rizomas). Mas, no processo desse cultivo, a planta perde gradativamente suas principais prerrogativas varietais: a cor e o formato das folhas, a resistência à geada. A saída é crescer por sementes. Nesse sentido, os jardineiros precisam de conhecimentos específicos do processo agrotécnico.
No entanto, é possível cultivar uma hosta a partir de sementes em casa, embora sua taxa de germinação não ultrapasse 80%. Para aumentar esse valor, você terá que usar recipientes especiais, solo estéril e estimulantes de crescimento.
Prós e contras de criar hospedeiros por sementes
O método de sementes de hospedeiros em crescimento é considerado o menos popular entre os existentes. Há várias razões para isso:
- Muito tempo desde o momento do plantio das sementes no solo até a obtenção do arbusto desejado.
- Incapacidade da flor em preservar as principais características varietais - a prole resultante distingue-se por uma variedade de cores diferentes.
Existem aspectos positivos no cultivo de hospedeiros com sementes:
- No final do verão, os frutos aparecem em quase todos os arbustos de flores, dos quais é fácil colher as sementes.
- A saúde e a qualidade do arbusto dependem inteiramente do jardineiro.
- Ótimo para decorar áreas com sombra do jardim.
Quais variedades de hosta podem ser cultivadas a partir de sementes
Quase qualquer tipo de flor pode ser cultivada a partir de sementes. Mas há uma lista das espécies de hosta mais queridas pelos jardineiros que merecem atenção especial:
- Ondulado - uma variedade variegada e brilhante com folhas grandes e onduladas.
- Inchado - hosta colorida com vegetação em forma de coração.
- Siebold - uma variedade de uma variedade cerosa com folhas em forma de coração.
- Lanceolate - um arbusto denso, mas muito compacto, com caules estreitos.
- Pequena - variedade baixa com rizoma desenvolvido.
- De folhas retas - hosta com folhas verticais e estreitas.
- Ovóide - uma flor com folhas largas e um arbusto maciço semelhante a uma bola.
É melhor não fazer experiências com o cultivo de variedades híbridas de uma flor - arbustos de diferentes características podem crescer a partir desse material de plantio.
Como são as sementes de hosta + foto
Para não se confundir com o material de plantio necessário, você deve saber como fica. As sementes da planta descrita lembram uma pequena casca de cor marrom escuro com um diâmetro de não mais de 1 cm. Elas estão localizadas no lugar de botões desbotados em cápsulas amarelas secas.
Como colher sementes de hosta
Para coletar material de plantio para cultivo posterior, você precisa esperar até que amadureça. Isso acontece na segunda semana após a polinização da flor. A hora mais precisa é o final de agosto ou a primeira semana de setembro. É muito importante não perder o momento em que as cápsulas das sementes de hosta adquirem uma rica cor marrom, ressecam e abrem. É neste momento que deve iniciar a colheita das sementes, tendo conseguido realizar o procedimento em no máximo 5 dias.
Secagem e armazenamento de sementes hosta
Antes de semear os hospedeiros com sementes, é necessário prepará-los adequadamente: seque-os, envie para armazenamento até o início do plantio e crescimento. Para isso, o material coletado é seco em altas temperaturas (300 graus) por cerca de 10 minutos, depois colocado na geladeira por 30 dias.
É melhor armazenar os grãos de hosta em saquinhos ou toalhas de papel. A principal condição é a ausência de luz solar direta e a temperatura não é inferior a 10 graus.
Plantando hospedeiros com sementes em casa
Para cultivar o hosta sozinho, primeiro você precisa semeá-lo. Para isso, você terá que levar em consideração a época de plantio adequada, selecionar o recipiente do tamanho certo, preparar o solo e estimular as sementes.
Quando semear sementes de hosta
Não há grande diferença na hora de semear exatamente os hospedeiros com sementes. Para que as mudas sejam fortes para transplantar em campo aberto até um clima estável e quente, recomenda-se realizar esse processo na primeira década de janeiro.
A escolha da capacidade e preparação do solo
A chave para cultivar uma flor com rapidez e sucesso é usar o solo correto e um recipiente adequado. É melhor plantar as sementes em um pequeno vaso de plástico com vários orifícios no fundo.
Você precisará de solo preparado para o plantio. Para isso, partes de perlita, turfa e vermiculita do mesmo volume são combinadas em um grande recipiente. A composição acabada é colocada no forno por um tempo (1-2 horas) e, em seguida, colocada no congelador por 24 horas.
Uma opção menos demorada é tratar o solo com uma solução de permanganato de potássio e limpar o interior do pote com álcool medicinal comum.
Preparando sementes de hosta para semear
O cultivo de uma flor começa com a preparação de suas sementes. Para isso, o material de plantio deve ser colocado em um freezer para estratificação por 30 dias, depois embebido em suco de babosa por 30 minutos.
Como plantar sementes de hosta
O próximo estágio do cultivo é a incorporação dos elementos preparados no solo. Basta espalhar as sementes sobre a superfície do recipiente preparado, cobrir com um pouco de terra e umedecer levemente.
Em seguida, as peças são recobertas com polietileno ou vidro é colocado em cima, e transferidas para uma sala com temperatura variando de 18 a 25 graus. Os primeiros tiros dos anfitriões aparecerão após 21-25 dias.
Para evitar que os brotos jovens adoeçam, é importante evitar a luz solar direta. O caule se desenvolve muito lentamente, então sua colheita obrigatória será necessária. 14 dias após o surgimento dos brotos, é preciso começar a endurecê-los aos poucos - para levar o hospedeiro para o ar livre.
Como cultivar mudas de hosta a partir de sementes
Para que os brotos verdes se transformem em um material de plantio forte e saudável, você precisa cuidar deles adequadamente. O cultivo dos hospedeiros deve ser realizado de acordo com indicadores agrotécnicos como temperatura correta, irrigação regular, colheita e introdução de nutrientes.
Microclima
Para que, 3 semanas após o plantio, as mudas jovens apareçam na superfície da terra, elas são cultivadas na temperatura correta - de 18 a 25 graus. Um recipiente selecionado incorretamente pode retardar esse processo: muito baixo ou muito profundo. O rizoma do arbusto vai caber perfeitamente em um vaso de até 10 cm de altura.
Programa de rega e alimentação
Para acelerar o crescimento e o desenvolvimento da hosta, basta regá-la constantemente e, se necessário, alimentá-la periodicamente com nutrientes.
Recomenda-se umedecer as mudas a qualquer momento à medida que o solo seca. É melhor usar água filtrada, não muito fria, para esses fins. O primeiro sinal de deficiência de líquido é o aparecimento de manchas secas e enferrujadas nas pontas das folhas. O principal não é colocar água nos brotos dos hospedeiros, mas umedecer apenas a zona das raízes.
De acordo com jardineiros experientes, o cultivo das mudas é feito sem adubação adicional - a planta tem nutrientes suficientes do solo, se estiver corretamente arrumada na fase de preparo. A única coisa necessária é cobrir a superfície com composto orgânico.
Picking
Assim que a primeira folha aparecer nas mudas, é hora de colhê-la. Para isso, os arbustos jovens são movidos para recipientes mais espaçosos, necessariamente estéreis, com solo mais nutritivo. A camada superior da terra é coberta com uma pequena quantidade de areia. No futuro, até o transplante das mudas para o campo aberto, os hospedeiros são regados por imersão do vaso em um recipiente com água.
Aterragem no solo
Assim que chegam os dias quentes de julho, o cultivo da hosta passa para um novo estágio - o movimento das mudas crescidas e maduras em terreno aberto.
Estágios:
- Uma área adequada para o plantio deve ser localizada à sombra do jardim.
- O solo deve ser escavado, todas as ervas daninhas devem ser removidas dele.
- Cada muda exigirá espaço livre suficiente, portanto a distância entre os elementos individuais deve ser de pelo menos 50 cm.
- Para não perder as plantas de crescimento lento na relva, é recomendável envolvê-las.
- É necessário remover todas as ervas daninhas antes de transplantar as mudas. No futuro, é melhor remover as ervas daninhas do local semanalmente, caso contrário, é fácil danificar a delicada raiz da flor.
- Para que os brotos cresçam bem até o final do verão, é necessário regá-los constantemente com água morna (pelo menos 2 vezes por semana à noite) e afrouxar o solo periodicamente.
É importante entender que plantar uma hosta com sementes e depois cultivá-la é um processo longo. Até o final da estação de crescimento, não mais do que 3-4 folhas aparecerão na planta, o que é perfeitamente normal. Pode demorar pelo menos 3 anos para que o hospedeiro adquira a aparência desejada. Essa nuance deve ser levada em consideração antes de cultivar um arbusto ornamental por conta própria.
Doenças e pragas
Para que a planta esteja sempre saudável, é importante perceber e eliminar a tempo seus problemas.
Existem várias doenças principais nos hospedeiros:
- Vírus X e HVX... Pequenos pontos redondos aparecem nas folhas, crescendo rapidamente em todo o arbusto. É impossível curar uma flor de um vírus. A única solução é queimar as plantas afetadas.
- Botrytis ou podridão cinzenta... Afeta primeiro as folhas, espalha-se rapidamente pelo caule. Nos estágios iniciais, borrifar arbustos infectados com líquido bordalês ou cuproxato pode ajudar.
- Filosticosis... O fungo, que se manifesta como manchas marrons com flor, afeta tanto os caules quanto as flores da hosta. Você terá que se livrar dos elementos infectados da flor. Para que a doença não se espalhe, as plantações param de regar e passam a tratá-las com prata coloidal, permanganato de potássio ou medicamentos.
- Podridão do colo da raiz... Uma infecção que causa a morte das folhas dos hospedeiros. As partes infectadas da planta devem ser cortadas com faca, tratadas com fungicida e, se possível, transplantadas para outro vaso.
- Ferrugem... Aparece devido à severa desidratação das flores.
A planta também tem muitas pragas:
- lesmas - aparecem listras prateadas características com buracos nas folhas;
- besouros e lagartas - insetos que destroem rapidamente o arbusto inteiro. Elimine-os com um inseticida especial;
- nematóides - pequenas pragas que habitam caules verdes em grande número, deixam para trás listras pretas. Infelizmente, não existe um método eficaz de controle, então o arbusto infectado terá que ser queimado;
- roedores - infectar as raízes e danificar os caules da planta, razão pela qual o hosta desaparece rapidamente. Para eliminar o problema, usa-se isca com veneno.
Para perceber e eliminar o problema a tempo, é necessário verificar periodicamente o estado da flor durante o seu cultivo.
Conclusão
Acontece que, embora seja problemático cultivar um hospedeiro a partir de sementes, é bem possível. Você só precisa seguir as principais etapas do cultivo e cuidar adequadamente da planta. Afinal, o anfitrião é despretensioso e se sente bem mesmo em áreas sombreadas.