Contente
- 1 Descrição geral da lobélia perene
- 2 Tipos e variedades de lobélia perene com fotos e descrições
- 3 Características de reprodução
- 4 Aplicação em paisagismo
- 5 Plantando lobélia perene
- 6 Cultivo de mudas de lobélia perene a partir de sementes
- 7 Plantar e cuidar de lobélias perenes ao ar livre
- 8 Pragas e doenças
- 9 Conclusão
- 10 Testemunhos
Lobelia perene é uma cultura herbácea baixa com flores pequenas e abundantes de vários tons (do branco ao azul lilás). A planta é caracterizada por um cuidado despretensioso - basta regá-la e alimentá-la periodicamente de 3 a 4 vezes por temporada. Os arbustos florescem continuamente de junho a meados de setembro.
Descrição geral da lobélia perene
A Lobélia perene é uma planta herbácea que se assemelha a um pequeno arbusto (até 20-25 cm de altura), densamente coberta por flores. Cores principais:
- Branco;
- luz rosa;
- azul;
- azul profundo;
- roxo;
- roxo;
- roxo.
É decorada não só com flores, mas também com graciosas pequenas folhas lanceoladas. Eles têm uma rica tonalidade verde gramada, contra a qual as pétalas parecem harmoniosamente.
No final de setembro, as sementes de Lobelia se formam em cápsulas densas e secas. Eles podem ser coletados e armazenados na geladeira. Eles retêm sua capacidade de germinação por 2-3 anos. Quase todas as variedades podem ser cultivadas independentemente - para isso, as mudas são primeiro cultivadas e depois transferidas para campo aberto (abril - maio).
Tipos e variedades de lobélia perene com fotos e descrições
Existem mais de 300 variedades de lobélia perene e apenas 20 variedades são cultivadas no jardim. Os mais populares são:
- lobelia Erinus;
- Encantador;
- Safira;
- Roxo;
- Vermelho;
- O ninho da andorinha;
- Rio azul.
A perene lobélia Erinus (foto) possui flores de diferentes cores:
- roxo;
- azul;
- azul pálido;
- Branco.
Podem ser usados tanto em plantios isolados quanto em arranjos de flores. Existem variedades ampelous que ficam penduradas em potes na varanda, terraço, junto à entrada.
Lobelia Fine é uma das variedades mais resistentes ao inverno que pode ser cultivada na maioria das regiões da Rússia, incluindo a Sibéria, os Urais e o noroeste. Possui flores de até 3 cm de diâmetro, nas cores são vermelha, rosa, roxa.
Lobelia Sapphire é assim chamada por causa de sua cor azul profunda. Pode ser cultivado ao ar livre e em casa. Floração longa, arbustos muito exuberantes e grandes. Nas condições russas, não tolera bem a geada. Portanto, no inverno, a lobélia perene deve ser levada para uma varanda aquecida, varanda isolada ou loggia.
Lobelia roxa também é chamada de cardeal. Ele tem uma forma de arbusto incomum - hastes eretas com flores exuberantes de um vermelho vivo. Um arbusto muito eficaz e atraente que é melhor plantado no centro do jardim ou em outro lugar proeminente.
Outro representante de cor brilhante é a lobélia vermelha.Um arbusto muito poderoso e vigoroso com grandes rebentos pontilhados de flores atraentes. Difere na robustez moderada do inverno, pode ser deixado em campo aberto, mas certifique-se de cobrir com spunbond, folhagem e outros materiais à mão.
Para os amantes de tons delicados, a variedade Swallow's Nest foi especialmente criada com flores em tons ricos de azul e lilás. Os caules são pequenos, atingindo a altura de 25 cm, a robustez invernal é baixa, por isso é melhor cobri-lo adicionalmente com spandobond e em regiões frias é imperativo transferi-lo para uma sala aquecida.
Outra variedade interessante de lobélia perene é o Rio Azul. As pétalas são pintadas em tons de branco, azul e lilás. O arbusto é bastante alto (até 60-70 cm), as flores são pequenas (2 cm de diâmetro), com um formato muito gracioso e uma cor original.
Características de reprodução
Existem várias maneiras de reproduzir esta planta:
- crescendo a partir de sementes;
- estacas (brotos verdes);
- divisão do mato.
As sementes das mudas são plantadas em fevereiro ou março, primeiro são cultivadas a uma temperatura de 24-25 ° C, depois são endurecidas e, no início de maio, são transplantadas para campo aberto. As mudas verdes são obtidas no verão, germinadas e depois transplantadas para um local permanente no outono. A divisão do arbusto é realizada apenas em plantas adultas com idade de pelo menos 3-4 anos. Normalmente, o procedimento é praticado na primavera. Ao mesmo tempo, cada divisão deve ter 2-3 rebentos fortes.
Aplicação em paisagismo
Caules perenes de lobélia começam a se ramificar a partir das raízes, eles crescem quase da mesma maneira, então, como resultado, o arbusto rapidamente assume a forma de uma bela bola simétrica. Ela cobre firmemente o solo, então a planta é usada em uma ampla variedade de maneiras:
- Para decorar cantos indefinidos do jardim.
- Em composições com outras cores (bordas, mixborders).
- Plantar em fileiras (de uma ou mais variedades de lobélia perene), especialmente ao longo de caminhos de zoneamento de jardim.
- Plantar em rabatki ou canteiros de flores incomuns.
- Plantar em vasos e vasos. Os recipientes podem ser colocados em qualquer parte do jardim, o que é especialmente conveniente para criar composições originais que podem ser alteradas arbitrariamente.
Plantando lobélia perene
Uma das maneiras mais eficazes de cultivar lobélia perene é plantar sementes para mudas. A germinação das sementes é de quase 100%, não sendo difícil criar mudas, isso pode ser feito em temperatura ambiente normal.
Tempo
Antes de serem transferidas para campo aberto, as mudas são cultivadas por 50-60 dias. Portanto, geralmente as sementes começam a semear já no final de fevereiro ou início de março, a fim de transplantá-las no final de abril - início de maio.
Mesmo que o prazo seja perdido, você pode plantar sementes em abril. A floração começará após 3-4 semanas. Mas se o jardineiro planeja coletar sementes, este método não funcionará, porque amadurecem no final de setembro e em outubro já podem morrer devido às primeiras geadas.
Preparação de recipientes e solo
É mais conveniente cultivar sementes de lobélia perenes em tabletes individuais de turfa. O fato é que são muito pequenas e é quase impossível colher uma muda de cada vez. Portanto, é melhor colocá-lo imediatamente em comprimidos ou em pequenos potes, cassetes e outros recipientes.
O solo pode ser comprado na loja ou feito à base de turfa e solo de jardim na proporção de 1: 1. É uma boa ideia adicionar 2-3 pitadas de areia e 1 sussurro de cinza de madeira ao solo. Previamente, a terra é desinfetada em uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% ou congelada por 5 dias. Não é recomendado o uso de componentes orgânicos (húmus, composto).
Plantar sementes de lobélia perenes para mudas
As sementes da lobélia perene são muito pequenas, então funcionam com um palito umedecido. Sequência de ações para pouso:
- Os recipientes são desinfetados em uma solução fraca de peróxido ou permanganato de potássio, são feitos orifícios de drenagem.
- O solo é completamente triturado e despejado em um recipiente preparado.
- Eles transferem as sementes (2-3 peças) e as deixam na superfície - não há necessidade de polvilhar com terra.
- Umedeça abundantemente.
Cultivo de mudas de lobélia perene a partir de sementes
Recipientes com sementes são cobertos com uma folha com orifícios ou vidro e removidos para um local aquecido. Primeiro, ele é mantido a uma temperatura de 25 ° C, depois pode ser reduzido para 20-22 ° C. A instrução é bastante simples:
- O solo precisa ser umedecido regularmente.
- É aconselhável acender até 12-13 horas por dia.
- Após o aparecimento de três folhas, elas ficam assentadas (se o plantio for muito apertado).
- A estufa é ventilada periodicamente, o filme é finalmente removido após um mês.
- 2-3 semanas antes de serem transferidos para o campo aberto, eles começam a endurecer - são transferidos para a varanda ou ao ar livre (a temperatura desejada é de 15-18 ° C).
Plantar e cuidar de lobélias perenes ao ar livre
No sul, as mudas são transferidas no final de abril, na faixa do meio - no início de maio, nos Urais e na Sibéria - no final do mês. O local para o transplante deve ser aberto e ensolarado, sendo permitida a sombra parcial fraca. É melhor escolher um morro pequeno, pois Lobélia não gosta de planícies.
Transferir
A tecnologia de transplante é simples - mudas perenes, junto com um caroço de terra, são transferidas para covas preparadas (intervalo de 15-20 cm). Na fase de escavação, um fertilizante mineral complexo pode ser aplicado no local. Não vale a pena usar matéria orgânica.
Programa de rega e alimentação
Regue a lobélia abundantemente e regularmente. Na ausência de chuva, 1-2 vezes por semana, e durante a seca, três vezes. Não vale a pena molhar demais o solo, pois isso pode afetar negativamente as raízes.
A cobertura é aplicada 3 vezes por temporada:
- Imediatamente após o transplante - nitrogênio ou fertilizante mineral complexo.
- Durante a floração - superfosfatos e sal de potássio (pode ser usado a cada 3 semanas).
- O último curativo de fosfato de potássio é realizado em meados de agosto.
Capinando e soltando o solo
Normalmente, a lobélia perene desloca rapidamente as ervas daninhas. Mas, periodicamente, 2 vezes por mês, recomenda-se realizar capina adicional. O solo deve ser solto com a mesma frequência - isso é especialmente importante após a fertilização.
Cobertura
Os arbustos de lobélia perenes crescem de maneira bastante rápida e luxuriante, por isso precisam ser pinçados para obter a forma correta. Os rebentos fortemente protuberantes são encurtados em 5-7 cm ou mais - é necessário que a planta tome a forma de uma bola. No caso das variedades cardinais, roxas e outras variedades verticais de lobélia, não é necessário beliscar. No entanto, não será supérfluo encurtar ligeiramente os ramos, que se destacam fortemente na linha geral.
Se preparando para o inverno
As características de inverno da lobélia perene dependem das características climáticas:
- Deixar todos os tipos de lobélias perenes ao ar livre é permitido apenas nas regiões do sul.
- Na Sibéria e em outras áreas com invernos gelados, é melhor levar quase todas as variedades para casa.
- Na região de Moscou e na faixa do meio, tudo depende das características de uma variedade particular. Os arbustos resistentes ao inverno são cortados quase na raiz (deixe 2-3 cm) e cobertos com folhas caídas.
Pragas e doenças
Diferentes variedades de lobelia perene raramente sofrem de doenças ou pragas, mas às vezes são afetadas por infecções fúngicas:
- ferrugem;
- oídio;
- podridão de raiz.
Portanto, imediatamente após o transplante de mudas para campo aberto, é aconselhável tratá-las com qualquer fungicida, por exemplo, "Ordan", "Tattu", "Lucro". O reprocessamento é realizado apenas se houver sinais da doença (manchas nas folhas, amarelecimento, murcha).
Tripes e lesmas são as pragas mais comuns.
Eles lidam bem com a tarefa "Aktellik", "Fitoverm", "Confidor", "Decis". Os remédios populares ajudam a se livrar das lesmas. Você pode espalhar lascas de pedra ou cascas de ovo esmagadas perto da linha de plantio.
Periodicamente, arbustos de lobélia perenes devem ser examinados em busca de sinais de doença.
Conclusão
A Lobélia perene é uma das plantas mais bonitas que, graças à sua floração exuberante, vai decorar o jardim durante todo o verão e mesmo no outono. Você pode cultivar mudas de qualquer tipo em casa. No futuro, cuidar dos arbustos não é difícil, mas no inverno, na maioria das regiões, eles devem ser cuidadosamente cobertos ou transferidos para casa.
Testemunhos