Lobelia cardinalis (roxo, lobelia cardinalis): vermelho, aquário, ígneo

Lobelia purple or cardinal é uma planta com flores que se enraíza bem nas latitudes russas. A cultura reage à rega e fertilização regulares, tolera bem a geada. Em seu ambiente natural, é encontrada nos estados centrais e orientais da América.

Descrição da lobélia roxa perene

A lobélia roxa (lobelia cardinalis) é uma planta perene que em condições naturais vive tanto no litoral como na água. Portanto, é cultivado com sucesso em jardins, canteiros de flores e também criado em aquários. Um arbusto com folhas arredondadas verdes brilhantes de até 5 cm de largura pode atingir uma altura de 50-70 cm, exemplares individuais de lobélia de fogo estendem-se por até 1 metro.

O caule é ereto, não mais do que 0,3 cm de diâmetro. Pode ser vermelho ou verde escuro.

As inflorescências são racemosas, os pedúnculos são bastante altos - até 50 cm

Se a planta está enraizada sob a água, os pedúnculos sempre sobem acima da superfície e dão primeiro flores e depois frutos com sementes. Uma característica distintiva da lobélia roxa são seus atraentes tons de vermelho vivo.

Lobelia tem outros nomes que enfatizam sua cor e "status":

  • cardeal;
  • sangue vermelho;
  • fogosa;
  • brilhante;
  • lobelia vermelho-púrpura em cascata.

Em condições naturais, a parte verde da lobélia pode estar na parte inferior e os pedúnculos elevam-se acima da superfície.

Condições de cultivo para lobélia perene roxa

O cultivo de lobélia roxa não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Por se tratar de uma planta semi-aquática que pode crescer facilmente em um aquário, requer certas condições:

  1. O local deve ser totalmente aberto, embora sombras claras também sejam permitidas.
  2. A muda precisa de uma forte umidade do solo. É melhor plantar a cultura na costa de um reservatório, por exemplo, um lago de uma casa de veraneio.
  3. A planta prefere um clima quente. O transplante de mudas para campo aberto só é possível na segunda quinzena de maio ou no início de junho.
  4. A composição do solo deve incluir uma parte significativa da areia do rio. Graças a isso, será possível criar uma mistura que, em estrutura e composição, se assemelha a um fundo lamacento.

Aplicação em design

A lobélia cardinal (foto) pode se tornar um verdadeiro centro de atração no jardim. Graças à sua cor brilhante, pode ser usado em quase todas as variantes:

  • pousos únicos;
  • canteiros de flores em várias camadas;
  • em vasos ao ar livre.

A lobélia roxa do aquário não floresce. No entanto, ilumina o espaço com sua vegetação vibrante. As mudas são colocadas no fundo. É melhor enraizá-los com pequenas pedras decorativas da mesma cor (marrom, cinza).

As lâmpadas do aquário são direcionadas para que os raios atinjam a folhagem

No design do aquário, a lobélia cardinal fica bem com outras plantas.

Lobelia cardinal pode ser plantada no centro ou em primeiro plano, e algas em outros tons podem ser colocadas nas laterais e no verso.

Como a lobélia cardinal se reproduz

Lobelia pode ser propagada por estacas e sementes. Neste último caso, é necessário cultivar mudas.É possível fazer isso em casa, mas atenção especial deve ser dada ao solo - ele deve se parecer com um fundo lamacento.

Uma forma mais fácil de propagação é por meio de estacas. Os caules têm muitos rebentos laterais que podem ser facilmente destacados. Eles são caracterizados por um crescimento rápido, portanto, uma nova muda será obtida em 2-3 meses. Eles começam a enxertar no outono. Sequenciamento:

  1. A lobélia roxa é desenterrada e armazenada em casa a uma temperatura de 13-15 ° C, mas não mais.
  2. Em fevereiro, a panela é transferida para as condições normais de ambiente.
  3. Ao mesmo tempo, os brotos laterais são retirados de forma que o tamanho das estacas seja de 10-12 cm.
  4. Um corte oblíquo inferior é feito e o pedúnculo roxo da lobélia é imerso em uma solução estimuladora de crescimento.
  5. Prepare os potes com o substrato. Turfa, areia e húmus são misturados em quantidades iguais, o solo é umedecido.
  6. As estacas são enraizadas em um pequeno ângulo.
  7. Cubra com papel alumínio ou vidro para criar condições de estufa. Abra-o periodicamente para que as mudas não apodreçam.
  8. Acende constantemente (a duração do dia é de pelo menos 12 horas).

As estacas crescem em 2-3 meses, após os quais (no final de maio) são transferidas para o terreno aberto.

Recomenda-se preliminarmente tratar as mudas com qualquer fungicida, por exemplo, Fundazol ou Fitosporina.

Regras de pouso

Lobelia purpurea refere-se a plantas que gostam de calor. A cultura precisa de um tipo especial de solo. Ao crescer, deve-se ter em mente que em condições normais o arbusto cresce no litoral ou praticamente na água.

Tempo recomendado

As mudas obtidas a partir de sementes ou estacas são transferidas para campo aberto somente no final de maio ou mesmo no início de junho, quando o solo aquece bem e as temperaturas noturnas não serão inferiores a 10-12 ° C. No sul da Rússia, é permitido transferir mudas em meados de maio, mas não antes. A temperatura (especialmente à noite) é de grande importância.

Seleção de localização, iluminação

Ao escolher uma área de pouso, você deve prestar atenção a vários recursos:

  1. Projeto do jardim - quão bem a lobélia se encaixará na paisagem.
  2. Abertura - o local deve ser bem iluminado pelo sol durante todo o dia.
  3. Boa umidade - é ideal plantar lobélia roxa na costa de um reservatório (por exemplo, perto de uma casa de verão) ou nas terras baixas. Ao mesmo tempo, o arbusto não tolera a umidade estagnada, portanto, é necessário evitar o alagamento.

Para plantar lobélia roxa, escolha o local mais proeminente no jardim

Preparação do solo

Embora a lobélia roxa prefira um solo especial, é fácil de fazer em casa. Os seguintes componentes são necessários:

  • areia limpa do rio;
  • turfa;
  • húmus.

A proporção ideal é 1: 1: 2. Para o plantio de lobélia, a drenagem é preparada com antecedência - tijolo quebrado, seixos pequenos, argila expandida.

Como plantar corretamente lobélia roxa

Para que a planta não apenas crie raízes, mas também floresça, você precisa conhecer as regras de plantio. Jardineiros experientes recomendam seguir este algoritmo:

  1. O local está completamente limpo e desenterrado.
  2. Vários poços são formados com uma profundidade rasa de 25-30 cm.
  3. Encha com uma camada de drenagem de 5-7 cm.
  4. 4-5 mudas são plantadas em um buraco de uma vez.
  5. Eles hidratam bem.
  6. Cubra com um frasco ou papel alumínio para garantir as condições da estufa. O abrigo pode ser mantido por vários dias, retirado periodicamente para ventilação.
  7. O solo deve ser coberto com cobertura morta. Uma camada de ramos de abeto, turfa ou feno mantém a umidade no solo e também evita o rápido desenvolvimento de ervas daninhas.
    Conselho! O arbusto de lobélia roxa é bastante compacto, portanto as mudas podem ser colocadas em intervalos de 25 cm. Porém, se você quiser que as plantações tenham uma aparência mais livre, é aconselhável aumentar a distância para 35 cm.

Características do cuidado com mudas

Como a lobelia purpurea é uma espécie completa e não um híbrido, ela pode ser cultivada a partir de sementes. Eles são coletados no final de agosto. Para fazer isso, corte as vagens das sementes e triture a casca. As sementes são colocadas em sacos de tecido natural e mantidas na geladeira até a próxima safra (máximo 4 anos).A semeadura das mudas é realizada no final de fevereiro ou início de março.

As regras de plantio e cuidado com as mudas geralmente são simples, mas também apresentam algumas peculiaridades:

  1. Uma mistura de areia, turfa e húmus é considerada como solo (proporção 1: 1: 2).
  2. O solo é colocado em recipientes e bem umedecido com um borrifador.
  3. As sementes de lobélia roxa são distribuídas na superfície - não devem ser enterradas.
  4. Cultivado primeiro sob filme ou vidro, a uma temperatura de 22-24 ° C.
  5. Constantemente iluminado com um fitolamp. A duração do horário de verão deve ser de pelo menos 10 horas.
  6. A estufa é ventilada periodicamente. O vidro é removido 2 semanas após o plantio.
  7. Eles continuam a crescer em temperatura ambiente (20-22 ° C).
  8. Um mês após o plantio, as mudas mergulham, ou seja, sentado. Os contêineres são escolhidos 1,5-2 vezes maiores em diâmetro.
  9. Em seguida, 2 semanas antes do plantio, as mudas são endurecidas a uma temperatura de 14-15 ° C.

Você pode usar vasos de turfa ou outros recipientes pequenos para plantar sementes de lobélia roxa.

Atenção! Após a colheita, as mudas devem ser alimentadas a cada 10 dias com fertilizante mineral complexo.

Regras para cuidar da lobélia cardinal

As regras para cuidar de lobelia purpurea diferem significativamente dependendo do ambiente. Se crescer em campo aberto, a técnica agrícola será mais difícil do que no caso de um aquário. Os arbustos devem receber rega regular, alimentação e luz abundante.

Em campo aberto

Lobelia purpurea é muito sensível até mesmo à menor falta de umidade. Não permita que resseque, principalmente as rachaduras do solo. A rega é sempre abundante - um balde por 1 m2. Na seca, é necessário organizar a irrigação por gotejamento.

A cobertura é aplicada várias vezes por temporada:

  • suplementos de nitrogênio - em abril ou imediatamente após o transplante de mudas em terreno aberto;
  • logo que os botões se formem, adiciona-se superfosfatos e sal de potássio, uma composição semelhante é adicionada na fase de floração da lobélia roxa (com intervalo de 15 dias);
  • a última vez que a alimentação é dada em meados de agosto.

O arbusto de lobélia roxa precisa ser modelado. Portanto, durante o período de crescimento ativo, os brotos superiores devem ser beliscados para que a planta também dê ramos laterais.

Importante! A terra deve ser afrouxada periodicamente para que o ar possa fluir para as raízes da lobélia. Após o plantio, o solo pode ser coberto com turfa, agulhas ou outros materiais à mão.

Se preparando para o inverno

Lobelia purpurea é caracterizada por um grau médio de robustez invernal. Em quase todas as áreas (exceto as do sul), a planta deve ser preparada para o período de inverno:

  1. Se a região tem invernos rigorosos até -25 ° C e abaixo, o arbusto deve ser desenterrado e enviado para o inverno em vasos em casa (não superior a + 10 ° C). O melhor local de armazenamento é a cave.
  2. Se os invernos não forem muito gelados, você pode deixar as mudas ao ar livre. Neste caso, os ramos são cortados quase por baixo do cânhamo (não mais do que 3-4 cm de altura). Em seguida, a lobélia é coberta com uma camada de folhas secas (20 cm).
Importante! Se possível, é melhor colocar neve nas folhas no inverno. Na primavera, a camada deve ser removida já no final de março para que os brotos não se esticem e não apodreçam com o excesso de umidade.

Na água

É muito mais fácil cuidar da lobélia roxa na água. Normalmente é plantado ao longo das paredes laterais, enraizado em solo rochoso. As condições de detenção são padrão:

  • temperatura 22-25 ° C;
  • a reação do meio ambiente é neutra;
  • dureza da água na faixa de 5-15;
  • a iluminação é clara e duradoura (a partir de 10 horas por dia).

Nessas condições, a lobélia se desenvolve muito rapidamente e logo produz hastes de flores que podem formar flores roxas acima da superfície da água. Para evitar que isso aconteça, os topos devem ser beliscados antes de atingirem a superfície.

Com iluminação de fundo estável, a lobélia roxa cresce muito rapidamente

Pragas e doenças

A lobélia roxa é resistente a muitas doenças, incluindo a podridão da raiz, pois pode crescer com segurança mesmo na água. No entanto, sua folhagem e caules são freqüentemente afetados por uma infecção fúngica - oídio. Lesmas também podem se alimentar ativamente de verduras.

Você pode descobrir sobre os primeiros sinais de oídio nas folhas da lobélia roxa pela flor esbranquiçada característica. Nas fases iniciais, é possível salvar a cultura. Para fazer isso, basta borrifar a lobélia cardinal com qualquer fungicida:

  • Líquido bordalês;
  • Tattu;
  • Velocidade;
  • Topázio e outros.

Lesmas são mais fáceis de matar com a mão. Quaisquer inseticidas e outros medicamentos provavelmente não ajudarão. No entanto, ainda é possível contornar a invasão desses pequenos moluscos. Para fazer isso, lascas de pedra, pequenas cascas de ovo são despejadas em volta dos arbustos de lobélia roxa e a lateral de um pote de cerâmica quebrado é colocado.

Cascas de ovo, agulhas e uma isca Predator pronta ajudarão a se livrar das lesmas na área

Uma superfície rugosa interfere no movimento das lesmas, impossibilitando o acesso à planta.

Conclusão

Lobelia purpurea é uma das flores mais brilhantes e atraentes do jardim. Jardineiros experientes e novatos serão capazes de cultivar um arbusto cardeal. Se houver lago no local, as mudas vão decorar não só suas margens, mas também a superfície da água.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção