Contente
- 1 Como são os crisântemos do mato?
- 2 Ao plantar crisântemos de arbusto
- 3 Variedades de crisântemos em spray
- 4 Crisântemos arbustivos em paisagismo
- 5 Plantar e cuidar de crisântemos em spray
- 6 Como os crisântemos arbustos invertem
- 7 Reprodução de crisântemos em spray
- 8 Doenças e pragas de crisântemos do mato
- 9 Foto de crisântemos em spray
- 10 Conclusão
O crisântemo de Bush é a "ferramenta" favorita de muitos paisagistas. Essas flores perenes têm uma grande variedade de espécies, diferentes em tamanho, cor e época de floração, portanto podem ser usadas em muitos arranjos de flores. Além disso, essas plantas são bastante despretensiosas, por isso são cultivadas em várias regiões.
Como são os crisântemos do mato?
Os crisântemos arbustivos são plantas herbáceas perenes da família Asteraceae. Numerosos rebentos eretos formam um arbusto arredondado de 0,3-1,5 m de altura A raiz da planta é bem desenvolvida, fibrosa. Folhas do caule, nos pecíolos curtos da parte inferior, fortemente dissecadas. Seu tamanho depende do tipo e variedade da planta. A lâmina foliar é verde, no verso de uma tonalidade acinzentada, ligeiramente pubescente ou nua.
Flores bissexuais de crisântemo bissexuais, tubulares e liguladas, numerosas, coletadas em inflorescências-cestos, localizadas nas extremidades dos brotos. A estrutura e o tamanho das inflorescências dependem da variedade. A floração dos crisântemos arbustos começa em julho e termina apenas com a primeira geada. A cor e a coloração das pétalas são muito diferentes, do branco ao roxo.
Ao plantar crisântemos de arbusto
Mudas de crisântemos do mato cultivadas a partir de sementes ou compradas em lojas são plantadas em campo aberto bem tarde, no final de maio ou na primeira quinzena de junho. Essa data tardia é explicada pelo fato de que as plantas jovens são muito vulneráveis a geadas recorrentes.
Variedades de crisântemos em spray
Todos os crisântemos de arbusto são geralmente combinados em vários grandes grupos de acordo com suas características e aparência:
- simples e semi-duplo;
- anêmona;
- penas;
- eriçado;
- pompom;
- em forma de colher;
- fantasia, um jovem grupo de crisântemos em spray vindos do Japão;
Abaixo estão alguns dos crisântemos perenes mais populares do mato, mais comumente usados em jardins ornamentais e paisagismo.
Alice
Uma pequena variedade de crisântemos arbustivos, cresce até 0,35-0,4 m. O arbusto é redondo, denso, brotos densamente folhosos. Alice pertence ao grupo de crisântemos semi-duplos coreanos. Flores com cerca de 3 cm de diâmetro, amarelo brilhante.A floração começa no final de julho ou início de agosto e vai até setembro.
Bacardi
Esta é uma das variedades de floração tardia. Sua característica distintiva é o meio verde ou verde claro da flor, enquanto as pétalas podem ser brancas, rosa, amarelas. As próprias inflorescências são bastante grandes, o seu diâmetro pode atingir os 10 cm. O arbusto crisântemo Bacardi floresce no final do verão e agrada aos olhos durante todo o mês de setembro. O arbusto é de média densidade, até 0,5 m de altura. Os rebentos são difíceis, densos.
Baltika
Esta variedade é especialmente popular entre os produtores de flores, uma vez que as flores podem ser usadas tanto para decorar o quintal quanto para buquês de flores. Brotos com 65-85 cm de comprimento, formam um arbusto redondo de média densidade. Em cada um deles podem amadurecer até 3 inflorescências turcas de várias cores com um diâmetro de 12 a 20 cm.O crisântemo Baltika floresce durante todo o outono até a geada.
Existem várias variedades de crisântemos Baltika, diferindo na cor e no tamanho das inflorescências.
- Rosa Báltico - rosa.
- Báltico brancos são brancos.
- Lilak do Báltico - roxo.
- Baltic Lime - verde claro com uma borda esverdeada de limão.
- Báltico Amarelo - amarelo.
- Baltika Roxo - roxo.
- VIP Báltico - branco com veios roxos ou vermelhos.
As variedades arbustivas de Baltika resistem bem ao corte, mantendo seu efeito decorativo por várias semanas. Muitas vezes são cultivadas como vasos de plantas.
Lolipop
O comprimento dos rebentos desta variedade de crisântemos arbustivos chega a 0,7 m. As inflorescências são do tipo pompom, bastante grandes, com 6-7 cm de diâmetro. A cor das pétalas é lilás-púrpura. O crisântemo arbusto floresce em setembro-outubro. As flores têm um agradável aroma herbáceo, mantêm-se bem no corte, mantendo um aspecto atraente até 3 semanas.
Monalisa
Uma variedade popular de crisântemos do mato, muito difundida entre os jardineiros. Os rebentos são longos e fortes, a altura do arbusto pode atingir 1,5-1,7 m, sendo esta uma das maiores variedades com inflorescências simples.
Possui diversas variedades:
- Branco. Inflorescências com pétalas brancas, a parte central é verde.
- Rosa (rosa). As pétalas de uma cor rosa pálido contrastam bem com o centro amarelo-esverdeado da flor.
- Cremoso. As pétalas são de cor creme, a parte central é amarelo-esverdeada.
Reagan
A altura do arbusto desses crisântemos pode chegar a 0,7-0,9 m. As inflorescências com pétalas em forma de colher têm até 10 cm de diâmetro. A floração começa em agosto e termina no final de setembro. As inflorescências são compostas por pétalas amarelas, vermelhas ou laranjas, a parte central é verde-amarelada.
Saba
O Crisântemo Saba pode crescer até 70 cm, forma um belo arbusto com inflorescências muito originais, com a parte central verde brilhante e pétalas franjadas bicolores à sua volta. O caule da planta é forte, a folhagem é média.
A floração começa em setembro e vai até meados de outubro. Existem várias cores do crisântemo Saba do arbusto: lilás-branco, amarelo-laranja e muitos outros.
Sirigaita
Esta variedade de crisântemos do mato coreano tem uma inflorescência do tipo pinada. A cor das pétalas é vermelho escuro, bordô ou roxo. O diâmetro da inflorescência varia de 5 a 10 cm, com floração em setembro. O arbusto não é muito alto, o comprimento dos brotos é de 0,5-0,7 m.
Crisântemos arbustivos em paisagismo
O período de floração bastante tardio dos crisântemos em spray permite que eles sejam usados para decorar terrenos pessoais e áreas de jardim no outono, quando muitas plantas ornamentais já murcharam. Tradicionalmente, os paisagistas usam variedades baixas como plantas de meio-fio, plantando-as como parte de mixborders ao longo das paredes de edifícios, caminhos e becos, bem como um fundo colorido.
Arbustos maiores são usados como cores e acentos arquitetônicos em plantações em grupo ou individuais.
Plantar e cuidar de crisântemos em spray
Algumas das espécies dessas plantas são tolerantes ao clima russo e se sentem bem ao ar livre. No entanto, variedades individuais de crisântemos do mato, especialmente os de flores grandes, por exemplo, na região de Moscou são melhor cultivadas como vasos, sendo colocados em ambientes fechados durante o inverno e devolvidos ao jardim na primavera. Em geral, cuidar deles é bastante tradicional e não é particularmente difícil.
Onde plantar crisântemos de spray
Estas flores adoram uma iluminação boa, mas difusa. Na sombra, pioram, esticam fortemente e podem nem florescer. Estas flores não gostam de espaços abertos onde possam sofrer com o vento, o melhor lugar para elas são áreas fechadas ou áreas perto de cercas, paredes de edifícios, estruturas. O solo deve ser respirável, solto e rico em húmus. Áreas argilosas e locais onde a água estagna não são adequados para crisântemos.
Regras de pouso
As plantas são plantadas com mudas obtidas a partir de sementes ou cultivadas de forma vegetativa. A terra deve ser desenterrada com antecedência adicionando húmus, bem como uréia e superfosfato. Você pode plantar mudas em qualquer dia nublado, de maio a meados de junho, depois que o perigo de geadas recorrentes se tornar mínimo e o solo aquecer o suficiente.
Para o plantio de mudas em terreno aberto, é melhor usar uma pequena espátula de ferro. Certifique-se de estocar seixos marcados para drenagem - a água estagnada nas raízes pode levar à morte das plantas. Usando uma espátula, você precisa cavar os buracos de plantio, despeje uma camada de pedras neles. Em seguida, as mudas são plantadas, enquanto não são enterradas. Imediatamente após o plantio, as plantas são pinçadas para aumentar a sobrevivência das raízes. A distância entre as mudas vizinhas é escolhida com base na variedade e tamanho dos futuros arbustos de crisântemo. Se seu tamanho não ultrapassar 0,5 m, então o intervalo entre plantas adjacentes deve ser de 0,2-0,3 m, a distância entre arbustos grandes deve ser de pelo menos 0,5 m.
Se, por algum motivo, o plantio da primavera falhou, o procedimento pode ser repetido no outono, no final de setembro ou no início de outubro. Na maioria das vezes, essa necessidade surge ao plantar um arbusto por divisão, quando cada parte dele realmente se torna uma planta independente. Certifique-se de esperar até o final da floração, caso contrário as chances de sucesso deste procedimento diminuirão drasticamente. Após o plantio no outono, os crisântemos do arbusto precisam de cuidados especiais, precisam ser cobertos com turfa e, antes da geada, devem ser cobertos com material não tecido.
Regar e alimentar
Os crisântemos arbustivos também não gostam de rega excessiva e falta de umidade. No primeiro caso, as raízes apodrecem nas plantas e, no segundo, as inflorescências tornam-se menores, os brotos tornam-se finos e duros.Os crisântemos do arbusto são regados com moderação, na raiz, com água sedimentada ou com água da chuva. Melhor fazer isso à noite. No tempo quente, após o pôr do sol, você pode polvilhar as plantações periodicamente. Isso removerá a poeira das folhas e as retornará a uma cor verde brilhante.
Na primavera, os crisântemos do mato são geralmente alimentados com uréia, adicionando-a na forma de solução aquosa. Durante a temporada, você pode usar uma solução de chorume para alimentar 2-3 vezes. A partir de meados do verão, a aplicação de fertilizantes contendo nitrogênio é interrompida. No final do verão ou no outono, fertilizantes minerais complexos são aplicados contendo potássio e fósforo.
Como os crisântemos arbustos invertem
Em regiões com invernos quentes, borrife os crisântemos no inverno bem sob uma cobertura mínima. Antes do inverno, todos os brotos são cortados a uma altura de 10-15 cm do solo, amontoados e, em seguida, as plantas são lançadas com uma espessa camada de folhas caídas ou palha, coberta com ramos de abeto. Em regiões frias, os arbustos são desenterrados junto com um pedaço de terra nas raízes, colocados em caixas e armazenados em um porão a uma temperatura de + 2-5 ° C.
Crisântemos em vasos e de interior também são podados antes do inverno e armazenados em uma sala fria. Durante o inverno, as plantas repousam, não são feitas manipulações com as mesmas, a não ser um eventual umedecimento do solo para evitar que as raízes sequem completamente.
Reprodução de crisântemos em spray
Para a reprodução de crisântemos do mato, pode-se usar o método de sementes, bem como um dos métodos vegetativos:
- Método de semente. Na jardinagem ornamental, raramente é utilizado, por ser longo, e nem sempre as mudas resultantes conservam as características parentais varietais. Na maioria das vezes, o método de sementes é usado por criadores ao desenvolver novas variedades. O plantio é feito em janeiro. Para o cultivo de mudas, é usado um recipiente com solo especial. As sementes são espalhadas sobre a superfície do solo, sem aprofundar, e então umedecidas com água de um borrifador. O recipiente é removido para um local quente e escuro. Os primeiros brotos aparecem em aproximadamente 2-2,5 semanas. Depois que as mudas crescem, elas são colocadas em vasos separados e depois plantadas em um local permanente.
- Divisão do mato. Os crisântemos arbustivos crescem rapidamente, então o arbusto precisa ser dividido uma vez a cada 3 anos, no final da primavera. Com o auxílio de uma faca, o rizoma é dividido em várias partes, cada uma das quais deve conter brotos com raízes próprias, e depois são plantadas a uma distância considerável umas das outras.
- Estacas. Brotos de raiz de crisântemo, contendo pelo menos 3 entrenós, são excelentes para a colheita de estacas. As estacas cuidadosamente cortadas são colocadas em uma mistura de nutrientes de chernozem, húmus e areia, misturados na proporção de 2: 1: 0,5, aprofundando-os em cerca de 3 cm. O recipiente com material de plantio é coberto com uma película, simulando as condições da estufa, e mantido, umedecendo periodicamente o solo, cerca de 1 mês. Durante este tempo, as estacas formarão seu próprio sistema radicular. Depois disso, eles podem ser deixados em seu local permanente.
Doenças e pragas de crisântemos do mato
Os crisântemos arbustivos são mais suscetíveis a doenças fúngicas, que são o resultado de cuidados inadequados ou dos caprichos do tempo:
- Podridão cinzenta. Na maioria das vezes é encontrada nas pétalas na forma de manchas marrons, espalhando-se gradualmente por toda a parte aérea da planta. As áreas afetadas devem ser cortadas e queimadas, e as plantas devem ser tratadas com fungicidas.
- Oídio. A doença é detectada por uma floração leve característica nas folhas.Freqüentemente, é o resultado de flutuações bruscas de temperatura e umidade e pode indicar falta de nutrição. As plantas infectadas são removidas e as plantações adjacentes são pulverizadas com água com sabão e adição de carbonato de sódio.
- Ferrugem branca. Aparece nas folhas na forma de numerosas manchas arredondadas de cor clara, que acabam por tornar-se castanhas. Se encontradas, as folhas afetadas devem ser cortadas e queimadas e os arbustos tratados com fungicidas - antifúngicos (líquido bordalês, oxicloreto de cobre, etc.).
Das pragas de crisântemos do mato, os seguintes insetos podem ser encontrados com mais frequência:
- Estufa ou pulgão crisântemo marrom. Esses pequenos insetos se alimentam de folhagens jovens, botões, verduras suculentas, retardando o crescimento da planta e prejudicando sua aparência. Eles podem ser detectados por folhas deformadas e pequenos orifícios nelas, bem como por botões de flores danificados. Eles lutam contra pulgões borrifando os arbustos com vários preparados inseticidas.
- Ácaro-aranha. Um inseto sugador, que pode ser detectado pelos ninhos de aranha, emaranhando as pontas dos brotos. Essa vizinhança oprime fortemente as plantas, os crisântemos adoecem, ficam amarelos e secos. Contra os carrapatos, são produzidos agentes especiais - acaricidas, com os quais as plantações devem ser tratadas.
- Bug do prado. Na maioria das vezes, seu aparecimento é reconhecido pelo inchaço característico das folhas, levando à sua deformação e morte. O resultado é uma perda de decoratividade e falta de floração. Inseticidas como Decis, Karate, Inta-Vir, etc. são usados contra o inseto.
Foto de crisântemos em spray
Abaixo estão algumas fotos que ilustram o uso de crisântemos em spray em jardinagem ornamental.
Conclusão
O arbusto de crisântemo nas mãos habilidosas de um designer de jardins pode se tornar um verdadeiro destaque de um enredo pessoal. A variedade de formas e cores permite selecionar cores com precisão surpreendente e criar composições. O arbusto de crisântemo é uma excelente forma de prolongar o verão e preservar muitas cores vivas no jardim até o tempo muito frio.