Contente
No verão, flores amarelas claras adornam as estepes e prados da Rússia: este é um barbudo duvidoso. As folhas e raízes da planta são dotadas de sabor rico e substâncias úteis, são utilizadas em vários campos - da culinária à cosmetologia. Não será difícil cultivá-lo com as próprias mãos e usá-lo para os fins necessários. Mas primeiro as coisas mais importantes.
Descrição botânica da espécie
Barba-cabra duvidosa (lat.Tragopogon dubius) é uma planta bienal pertencente ao gênero Barba-cabra (Tragopogon) da família Asteraceae da ordem dos Asterales. É caracterizado pelos seguintes recursos externos:
- altura - de 30 cm a 1 m, com menos frequência - até 1,5 m;
- root - pivotal;
- caules eretos, simples ou ligeiramente ramificados, finamente nervurados, glabros, às vezes com leve pubescência perto da base das folhas;
- folhas lineares ou linear-lanceoladas, com bordas inteiras sem dentes e sulcos, alternadas, sésseis;
- comprimento da folha - 7-20 cm, largura - 6-20 mm;
- na parte inferior dos caules, o tamanho das folhas é maior do que no topo;
- as flores são liguladas, bissexuais, amarelo-claro;
- as flores têm uma característica característica de todos os latidos de cabras - um tufo, semelhante a um cavanhaque;
- inflorescências em forma de cestos, de até 70 mm de comprimento, localizadas no topo do caule e dos ramos laterais, florescem pela manhã e fecham ao final da tarde;
- os invólucros da inflorescência consistem em 8-12 (raramente 16) folhas, que são significativamente mais longas do que as próprias flores;
- as pernas dos cestos estão cheias de frutas;
- pedúnculos insuflados, vazios no interior, até 1,5 cm de diâmetro, engrossados sob os cestos em forma de taco.
O período de floração do duvidoso cabrito vai de maio a agosto, a frutificação ocorre de junho a setembro. A germinação das sementes desta planta é de até 3 anos.
Área de distribuição
Barba de cabra duvidosa cresce principalmente:
- na área de estepe;
- nos prados;
- nas bordas e encostas.
Cresce com muito menos frequência:
- em bosques de arbustos;
- em florestas de pinheiros;
- entre matagais de ervas daninhas;
- na beira da estrada.
No território da Rússia, esse tipo de cabra é típico da zona do Meio, em particular, a região de Chernozem. Nas latitudes do norte, a planta pode ser encontrada extremamente raramente.
Recursos crescentes
A cabra duvidosa é muito despretensiosa para as condições de crescimento e pode subir com calma, mesmo em solo pobre em umidade. Mas para promover uma frutificação rica e um sabor excelente, é melhor plantá-la em solo fértil, com irrigação regular obrigatória com água.
A época ideal para semear as sementes é o início da primavera. No entanto, isso também pode ser feito no inverno. Os criadores de cabras são plantas resistentes ao frio, por isso toleram a geada normalmente.
Cuidados com a planta
Quanto a cuidar de um barbudo duvidoso, aqui também, sem surpresas: capinar, soltar, se necessário - regar.
É imperativo remover os pedúnculos do barbudo do primeiro ano. Se você não fizer isso e permitir que floresçam, terá um efeito negativo no valor nutritivo da raiz: ela ficará dura e perderá um pouco do sabor.
Inscrição
A alta concentração de amido e proteínas nas raízes do duvidoso cabrito não o torna menos útil e nutritivo do que os vegetais cultivados tradicionais. A raiz e os caules com folhas são usados para alimentação. Uma desvantagem significativa da barba de cabra como produto alimentar é o suco leitoso, que dá um sabor amargo acentuado.
A maneira de se livrar dele é simples - mergulhar e depois ferver em água, com a adição obrigatória de sal. Depois disso, o amargor desaparece, ao invés disso, os caules e raízes adquirem um sabor adocicado. Freqüentemente, são usados como ingrediente especial em todos os tipos de saladas, marinadas e molhos cremosos. Folhas secas esmagadas em pó servem como um excelente complemento para sopas.
Ao contrário de outras espécies, a cabra duvidosa quase nunca é usada para fins médicos. Sua principal vantagem é o alto teor de inulina, que ajuda a combater o diabetes e estabiliza os níveis de glicose no sangue.
A cabra duvidosa é usada no campo da cosmetologia. As raízes finamente picadas e as partes do solo são fervidas, transformadas em mingau e aplicadas no rosto. Essas máscaras aliviam a pele de irritações e acne, nutrem-na com substâncias úteis. Uma decocção das folhas e caules desta planta serve como um remédio para a caspa e nutre as raízes do cabelo.
Conclusão
O barbudo duvidoso é uma planta tradicional da área de estepe, muito difundida na Rússia Central. É plantada no inverno ou início da primavera, com floração de maio a agosto, frutificação de junho a setembro. Os benefícios desta planta são expressos no uso de raízes e partes do solo na culinária, cosmetologia profissional e medicina tradicional.