Contente
A peônia Gardenia foi criada nos Estados Unidos em 1955 e ainda é popular entre os jardineiros. Em beleza, essa variedade pode ser comparada com as rosas, mas é menos caprichosa e decorativa não só na época da floração, porque um arbusto forte adorna o jardim com uma coroa de orifícios.
Descrição da variedade de peônia gardênia
Um arbusto perene é formado por hastes e pedúnculos finos, mas estáveis, que não requerem suporte adicional, mesmo com floração abundante. Devido à resistência dos caules, a planta, atingindo 90 cm de altura, conserva bem a sua forma. A sua largura não ultrapassa os 50 cm. A variedade Gardenia cresce muito rapidamente, mas a floração não pode ocorrer antes de três anos após o plantio, uma vez que nos primeiros anos todas as forças vão para a formação do sistema radicular.
As folhas da peônia herbácea da gardênia são grandes, de formato pinaticamente dissecado. No outono, eles mudam sua cor verde escura característica para um vermelho nobre.
A peônia pertence a plantas perenes que amam o sol - somente em espaços abertos sua floração será longa e abundante.
Como algumas outras variedades, a Gardenia é extremamente resistente e pode suportar temperaturas de até -40 ° C. Também uma das vantagens indiscutíveis da cultura é a resistência à seca. Graças a essas características, a planta se sente bem não apenas nas regiões sul e centro da Rússia, mas também na Sibéria e Transbaikalia.
Características de floração
A variedade gardênia de peônia com flores lácticas pertence ao grupo das peônias duplas rosa. É caracterizada por grandes flores únicas hemisféricas (até 22 cm) formadas por um grande número de pétalas côncavas. Assemelha-se ao formato das flores de gardênia, razão pela qual a variedade recebeu esse nome. Inicialmente, as pétalas são brancas com um ligeiro tom rosado, com o tempo tornam-se cremosas. As flores têm um aroma leve e agradável.
Uma das características da cultivar Gardenia é o grande número de botões laterais, que proporcionam uma floração longa e abundante do final da primavera até o meio do verão.
O florescimento deficiente de uma planta ou sua ausência completa podem ser causados pelos seguintes fatores:
- quantidade insuficiente de luz solar;
- composição química inadequada do solo;
- penetração de raiz fraca;
- erros no cuidado.
Aplicação em design
Em composições de paisagem, as peônias de gardênia são plantadas separadamente e em composição com outras variedades desta planta perene.
Um canteiro de flores exuberantes pode decorar qualquer parte do jardim, mas ficará especialmente vantajoso perto de corpos d'água - o reflexo dos arbustos floridos na água cria uma paisagem romântica única.
Neste caso, é plantado em relvados e relvados, onde a sua beleza é especialmente visível. Flores e coníferas sombreadas.
Como a peônia Gardênia invariavelmente atrai a atenção, outras flores podem desbotar contra seu fundo, então perenes com outros períodos de floração seriam uma excelente opção para um conjunto com ela.
Como os arbustos de peônia Gardênia atingem tamanhos bastante grandes, nas composições são plantados na segunda fileira.
É melhor não combinar peônias com outras grandes plantas com flores, por exemplo, com rosas, pois elas competirão por atenção e a beleza pode desaparecer.
Muitos jardineiros tentam cultivar peônias em recipientes, vasos de flores ou vasos. Normalmente, variedades raquíticas são usadas para esses fins. A variedade Gardênia forma um arbusto maduro com um grande sistema radicular, portanto, é bastante difícil criar condições para que ela cresça em um vaso na varanda. Em recipientes de grande volume, pode-se cultivar a peônia Gardênia, o principal é proporcionar-lhe as condições adequadas para o inverno.
Métodos de reprodução
O principal método de criação das peônias de Gardênia é dividindo o arbusto. As plantas adultas com um sistema radicular bem desenvolvido são dissecadas em várias partes e plantadas.
Como no caso de outras peônias varietais, a propagação das sementes é ineficaz, uma vez que as plantas assim obtidas não herdam as características da mata-mãe.
Regras de pouso
Para a peônia Gardênia, é melhor escolher áreas ensolaradas ou locais com pouca sombra durante o dia. Na sombra, a planta não morrerá, mas florescerá fracamente ou parará completamente. É aconselhável plantar as peônias longe de edifícios e árvores de grande porte, a fim de garantir uma boa circulação de ar para o plantio. Pelo mesmo motivo, os arbustos devem ser colocados a uma distância de pelo menos 1 m um do outro.
O substrato ideal para plantas perenes serão margas soltas férteis com acidez fraca. Solos muito ácidos são tratados com calcário, areia é adicionada a solos argilosos pesados e solos arenosos são melhorados com a adição de argila. Evite locais com lençol freático próximo.
O material de plantio é obtido a partir de plantas jovens que atingiram a idade de floração. O sistema radicular do corte deve ser bem desenvolvido e ter 3-5 botões. Plantas com cortes úmidos e podres, florescimento, crescimentos e nódulos nodosos nas raízes não são adequadas para o plantio.
Muitos jardineiros preferem plantar essas flores no outono, pois na primavera existe o perigo de não chegar a tempo antes do início do período vegetativo.
O plantio correto das peônias é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- 25-30 dias antes da data do desembarque proposto, um buraco é cavado com um diâmetro e profundidade de cerca de 60 cm;
- uma mistura de solo nutritiva é preparada com solo folhoso, turfa, húmus e areia, cinzas de madeira e superfosfato são adicionados a ela;
- as covas de plantio são preenchidas com uma mistura de nutrientes em 2/3;
- a planta é posicionada de forma que os botões fiquem enterrados por 4–5 cm;
- completamente regado e coberto com turfa.
Cuidados de acompanhamento
Qualquer jardineiro pode manusear facilmente a peônia de gardênia. As plantações precisam ser regadas. Apesar de esta planta tolerar bem a seca, necessita da humidade do solo durante o período de floração, durante a floração e durante a floração de outono. Um arbusto deve ter 2-3 baldes de água.
As peônias jovens que ainda não floresceram Gardênia são alimentadas pelo método foliar. Para espécimes adultos, os complexos minerais são introduzidos três vezes por estação: no início da primavera, durante a formação dos botões e após a floração.
O sistema radicular da peônia Gardênia não tolera bem solo denso, então a planta precisa ser afrouxada regularmente.
A cobertura morta ajuda a facilitar significativamente a manutenção do plantio - previne o crescimento de ervas daninhas, evita a compactação do solo após a rega, melhora a qualidade do substrato e também retém a umidade.
Preparando-se para o inverno
Não é difícil preparar a peônia Gardenia para o inverno: com a primeira geada, os caules mortos são cortados rente ao solo, o sistema radicular é bem regado. Normalmente, isso é suficiente para plantas perenes resistentes à geada, mas nas regiões do norte, com a chegada de geadas estáveis, você também pode cobrir o local de plantio com adubo, turfa ou ramos de abeto.
Pragas e doenças
Como outras variedades de peônias, a variedade Gardenia é resistente a doenças, mas as infecções fúngicas são perigosas para plantas enfraquecidas que não são devidamente cuidadas. A melhor prevenção será regar e alimentar oportunamente, bem como remover ervas daninhas e soltar o solo ao redor da planta. Se os arbustos são afetados por fungos, eles são tratados com fungicidas (sulfato de cobre, oxicloreto de cobre, líquido Bordeaux, Fundazol).
Formigas e pulgões são perigosos para as flores. Você pode lidar com eles com a ajuda de inseticidas (Actellik).
Conclusão
Peônia Gardenia é uma notável representante da família das peônias. Seus belos arbustos, cobertos de grandes flores brancas, não deixarão ninguém indiferente. A resistência às doenças, a capacidade de suportar mesmo invernos rigorosos, bem como a facilidade de manutenção atraem invariavelmente muitos jardineiros, pelo que um sítio raro dispensa este "rei do jardim".