Contente
Kobeya é uma planta trepadeira pertencente à família Sinyukhovye. A pátria das vinhas são os trópicos e subtrópicos da América do Sul. Graças às suas lindas flores, é cultivada em muitos países e é ativamente utilizada em projetos paisagísticos. Plantar e cuidar de um kobe em campo aberto em latitudes temperadas tem suas próprias características.
Descrição geral de kobei
Em condições naturais, crescem nove espécies de videiras. Escalada kobei cultivada.
A planta tem caule longo e tenaz, que chega a atingir 6 m de comprimento, e em algumas espécies de cipó - mais de 6 m, possui grande número de antenas.
O kobei tem folhas complexas com penas, consistindo de três lóbulos. Num pecíolo comprido, podem-se ver folhas pareadas de forma oval com pecíolos curtos e nervuras pronunciadas. Um dos mesmos está localizado no topo de um longo pecíolo. No final do rebento, as folhas assumem a forma de gavinhas, com as quais a planta se agarra ao suporte.
As grandes flores do kobei têm a forma de um sino. Eles aparecem nas axilas das folhas em pedúnculos curtos, atingem um diâmetro de 8 cm e diferem em uma variedade de tons: podem ser brancos, creme, roxos. As flores da videira crescem individualmente ou em grupos.
A fruta Kobei é uma cápsula coriácea com sementes ovais.
O sistema radicular da planta é poderoso, altamente ramificado, com muitas raízes finas e fibrosas.
Uma característica da videira é o crescimento muito rápido. Em pouco tempo, cobre áreas bastante grandes com uma vegetação luxuriante.
Nos trópicos, o kobei é uma planta perene; na Rússia, é cultivada anualmente.
Kobei em paisagismo
Liana é ideal para decorar e ajardinar o jardim. Ele permite que os paisagistas dêem vida a ideias criativas.
A planta é usada para criar sebes, jardinagem vertical de caramanchões, arcos e pérgulas, varandas.
Kobei pode ser plantado em recipientes volumétricos estáveis e colocados em torno do perímetro da área de recreação.
Liana permite que você esconda as falhas da arquitetura: uma parede de tijolos feia, uma cerca em ruínas.
Com a ajuda de uma parede densa, que forma um cipó, você pode dividir o local em zonas.
A estrutura de arame ficará verde se apenas uma planta for plantada.
Em canteiros de flores, a liana é plantada junto com petúnia, malmequeres, lobélias, verbena.
Você pode ver a aparência de um kobei em paisagismo - na foto abaixo.
Características de reprodução
Existem várias maneiras de criar kobei: por meio de sementes, estacas, camadas. Em nossas condições, via de regra, o primeiro é praticado.
Não é possível plantar sementes de videira diretamente no solo em áreas de clima temperado. Para o cultivo de kobei na região de Moscou, o método de mudas é usado. As sementes são germinadas dentro de casa em recipientes individuais com solo, assim que o tempo quente chega, as mudas são transferidas para um terreno aberto para um local permanente.
Para a reprodução, os kobei são cortados em brotos fortes de plantas que passaram o inverno em recipientes. As estacas devem ter cerca de 20 cm de comprimento e 3 pares de folhas.Com o início do calor, eles são enraizados ao ar livre em um local sombreado em solo úmido. Acredita-se que um kobe, propagado por estacas, cresce mais rápido.
Outra maneira é descartar camadas. Em uma liana adulta, eles encontram um broto localizado o mais próximo possível do solo, colocam-no em um longo sulco cavado, polvilham-no com terra e deixam uma ponta ligeiramente comprimida na superfície. O solo ao redor do kobei é constantemente hidratado. Depois de um tempo, os brotos jovens germinam das estacas.
Plantando kobei no chão
Você pode comprar mudas de kobei ou cultivá-las você mesmo. Acredita-se que o segundo método seja preferível, uma vez que, ao se cultivar mudas em grandes quantidades para venda, não há como criar as condições mais favoráveis para elas.
Tempo
Kobei é transplantado para o solo no final da primavera e início do verão. O tempo mais preciso depende do clima. Normalmente, este é o período de meados de maio a meados de julho. O principal é que nessa hora o clima quente se estabelece sem o risco de geadas noturnas.
Seleção do local e preparação do solo
Em primeiro lugar, deve-se ter em mente que esta planta é decorativa e deve ser plantada onde seja bem visível.
O solo para o cultivo de kobei deve ser fértil, bastante solto e facilmente permeável à água. O terreno no local de plantio deve ser escavado e os seguintes componentes devem ser adicionados por 1 sq. m:
- meio balde de areia;
- balde de húmus;
- um balde de turfa.
Além disso, o solo precisa ser fertilizado: para cada parcela de 1 sq. m é necessário adicionar 40 g de ureia ou ureia. As covas de plantio devem ser espaçosas e cheias de solo fértil.
Algoritmo de aterrissagem
Antes de plantar, kobei precisa cultivar mudas a partir de sementes. O processo não é muito fácil, mas divertido. Consiste no preparo da pré-semeadura do material, germinação, semeadura na mistura de solo e obtenção de mudas. Isso é seguido pelo transplante da trepadeira para o solo do jardim.
Semeando sementes
A época de plantio de sementes de kobei para mudas cai no final de fevereiro - início de março. A preparação preliminar da semente leva de 2 a 3 dias. Demora cerca de 2 semanas para germinar as sementes de videira.
A preparação da semente de Kobei consiste nas seguintes etapas:
- Absorver. Por uma hora, a semente deve ser mantida em um estimulador de crescimento. Pode ser preparado com quantidades iguais de suco de aloe vera com mel, ou com 5 gotas de zircão, 4 epin e 100 ml de água.
- Germinação. Depois de embebidas, as sementes de kobei devem ser secas ao ar livre, colocadas sobre uma gaze umedecida dobrada em várias camadas para que não se toquem, cobertas com uma película e enviadas para um local quente e sombreado. Verifique periodicamente. Se uma placa ou bolor for encontrado nas sementes, eles devem ser limpos com um guardanapo embebido em uma solução fraca de permanganato de potássio. Eles devem germinar após cerca de 14 dias.
Para semear kobei, os recipientes são necessários:
- Xícaras individuais, potes, pastilhas de turfa.
- Recipientes ou caixas com cerca de 15 cm de profundidade, devem ter vários orifícios de drenagem no fundo.
- Cilindros constituídos por várias camadas de folha metálica para serem colocados num tabuleiro com orifícios no fundo e preenchidos com terra.
Para preparar um substrato para uma videira, você precisará dos seguintes componentes:
- 2 partes de solo de jardim;
- 4 partes do terreno são chapas;
- 2 partes de húmus;
- 1 parte de areia grossa.
O solo para o kobei deve ser solto e leve.
Isso é seguido pelo plantio da semente:
- Encha os recipientes selecionados com terra preparada.
- Coloque as sementes germinadas de kobei em cima da mistura para envasamento com o lado convexo para cima.Se forem plantados em recipientes comuns, a distância entre eles é de 20 cm.
- Peneire o substrato e cubra as sementes com uma camada de 1,5 cm.
- Umedeça a terra com um borrifador.
- Coloque em um local quente e bem iluminado. Evite luz solar direta. Umedeça a terra periodicamente.
Após cerca de 2-3 semanas, as sementes de kobei brotarão. Após o aparecimento da primeira folha, eles, junto com um pedaço de terra, mergulham em potes individuais, cujo volume deve ser de aproximadamente 3 litros. Em uma sala com mudas, é necessário manter alta umidade do ar por meio de pulverização. Um mês após a colheita, aperte as pontas das plantas. 3 semanas antes do plantio, começam a endurecer as mudas, acostumando-as gradativamente ao ar livre.
Transplante
O plantio de kobei em terreno aberto é realizado de acordo com as seguintes regras:
- Cave buracos a uma distância de cerca de 0,8 m. A profundidade deve ser tal que as raízes da planta não dobrem.
- Mudas de kobei em vasos devem ser bem regadas.
- Remova as mudas de videira dos recipientes junto com um pedaço de terra. Os recipientes de plástico devem ser abertos e cuidadosamente removidos.
- Coloque cada arbusto kobei verticalmente no buraco, cubra as raízes com terra.
- Regue a planta com um regador de malha fina.
Como levantar um kobei
É necessário cuidar bem do kobe: seguir o cronograma de irrigação e fertilização. É importante soltar e remover ervas daninhas, inspecionar quanto a doenças e pragas.
Programa de rega e alimentação
Liana não precisa de muita rega. A água deve ser derramada não sob as raízes, mas entre os arbustos. No verão quente, o kobei precisa ser regado com mais frequência, mas deve-se tomar cuidado para que a terra não fique alagada.
O fertilizante começa a ser aplicado na segunda semana após o transplante da planta para o campo aberto. Kobei é alimentado duas vezes por mês. Para o crescimento ativo da massa verde, inicialmente, fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados principalmente. Assim que os botões aparecerem e as videiras começarem a florescer, você precisa mudar para composições com alto teor de potássio e fósforo.
Remoção de ervas daninhas e soltura
Liana kobei precisa de um afrouxamento sistemático do solo. Como as ervas daninhas aparecem no solo ao redor da planta, a remoção de ervas daninhas deve ser feita.
Wintering
O kobea amante do calor não é capaz de hibernar em campo aberto em uma área com clima temperado.
Se for necessário preservar a planta, ela terá que ser desenterrada do solo e transplantada para um recipiente para hibernar dentro de casa.
Você precisa proceder da seguinte forma:
- Antes da chegada da geada, corte a parte do solo das vinhas a um nível de cerca de 30-40 cm da superfície do solo.
- Desenterre a raiz com um torrão de terra.
- Prepare um recipiente com uma mistura de solo fértil e plante o kobei.
- Coloque a planta para o inverno em uma sala escura e fria com uma temperatura de 5-8 graus.
- Verifique o rizoma kobei periodicamente. Para evitar o ressecamento, o solo deve ser umedecido regularmente.
Em março, mova o recipiente com a videira para uma sala quente. É preciso regar a planta para que os brotos cresçam.
Pragas e doenças
Das doenças, a podridão da raiz afeta os kobei. Isso representa um grande perigo para a planta. Sinais da doença - manchas escuras nas folhas e flores, posterior murcha da videira. Normalmente, a podridão da raiz aparece quando o solo está úmido.
Em climas quentes, fenômenos como crescimento lento do kobei, ressecamento das pontas das folhas podem ser observados. Portanto, a planta deve ser pulverizada à noite.
Dentre as pragas, o kobei é afetado por pulgões e ácaros.
Os pulgões podem ser combatidos com remédios populares ou produtos químicos. A segunda maneira é mais eficiente.
Um ácaro-aranha, que muitas vezes é notado tarde demais, quando as folhas já começaram a amarelar e desmoronar, ou quando uma teia de aranha apareceu nas flores e folhas, representa um perigo particular para o kobei. A doença se espalha rapidamente para as plantas vizinhas, em casos avançados, a videira morre.Portanto, é necessário examinar cuidadosamente o kobei regularmente, de preferência com uma lupa, e não apenas a superfície das folhas, mas também o reverso. Lá você pode ver pequenos insetos, muitos ovos e uma leve teia de aranha. É muito difícil combater essa praga. Sua fêmea produz várias centenas de ovos em uma curta vida de 2 semanas, que permanecem no solo por até 5 anos. As folhas de kobei afetadas devem ser arrancadas e queimadas, e a planta tratada com produtos químicos, que devem ser trocados o tempo todo devido à adaptabilidade do inseto.
Conclusão
Plantar e cuidar de um kobe em campo aberto não é uma tarefa fácil. Nem todo jardineiro consegue propagar uma planta pela primeira vez. Sujeito a todas as regras, o resultado será positivo e um magnífico cipó vai ser a decoração do chalé de verão.