Contente
Shadow saxifrage (Saxifraga umbrosa) é uma cobertura de solo perene com alta resistência à geada. A planta é ideal para preencher espaços abertos em áreas onde outras culturas hortícolas normalmente não sobreviveriam. Pouco exigente para o cuidado e composição do solo, torna-se possível cultivar saxifrage à sombra mesmo para jardineiros que não têm muita experiência. Mas para que a planta crie um exuberante "tapete vivo" na superfície do solo, você precisa seguir certas regras.
Descrição da shady saxifrage
Esta cultura pertence à família Kamnelomkovy. A altura da planta mal chega a 8-10 cm, formando numerosas rosetas, que se ligam entre si com a ajuda de rebentos subterrâneos e preenchem todo o espaço atribuído.
As folhas da saxifrágea são ovais sombreadas, pequenas e densas. As placas são de cor verde escura, com até 5 cm de comprimento, concentram-se na base da planta e formam uma roseta basal. As bordas das folhas são irregulares e estrias roxas estão presentes no dorso.
Durante a floração, a planta forma finos pedúnculos paniculados de até 15 cm de altura, que se elevam acima da folhagem e podem ser brancos, rosados, com centro púrpura contrastante. As flores da sombra saxifrágica (foto abaixo) são simples, compostas por 5 pétalas, de até 1 cm de diâmetro, no centro, com abertura total dos botões, podem-se ver 8 a 10 estames.
Os frutos da saxífraga sombra têm a forma de pequenas cápsulas oblongas, nas quais amadurecem numerosas pequenas sementes pretas.
Área de distribuição
A sombra saxifrage pode ser encontrada na natureza na Europa Ocidental. Ela prefere se estabelecer em lugares sombreados nas encostas das montanhas.
A planta é caracterizada por alta resistência e pode crescer em qualquer fenda, razão pela qual recebeu este nome. Em casos raros, a saxifragem de sombra pode ser encontrada nas estepes, nas bordas das florestas e nas margens das estradas.
As melhores variedades
Graças à seleção realizada, novos tipos de cultura foram obtidos a partir da forma selvagem da planta. As variedades modernas são altamente decorativas, o que permite alargar o âmbito da sua aplicação na concepção paisagística.
Variegata
A variedade distingue-se por largas folhas espatuladas de tonalidade verde com riscas amarelas. A altura da planta não ultrapassa os 7 cm, mas no período de floração atinge os 20-30 cm As flores desta variedade são brancas com o centro convexo rosa, cuja cor está em sintonia com os pedúnculos.
Aureovariedade
Esta variedade é em muitos aspectos semelhante à anterior, apenas nas folhas não apresenta listras amarelas, mas manchas. A floração começa na segunda década de junho e dura 4 semanas. A sombra saxifrage Aureovariegata forma flores brancas simples com um centro roxo.
Aureopunctata
Esta variedade distingue-se pelas folhas verde-escuras, nas quais se localizam aleatoriamente pontos ou pontos claros. A tonalidade saxifrágica de Aureopunctata forma pequenos botões que se tornam rosa claro quando totalmente expandidos. A altura da planta é de 7 cm e os pedúnculos têm 25 cm.
Elliotis Variet
Este tipo de saxifrageira é caracterizado por folhas pequenas e densas de cor verde escura. Existem pequenos pontos de luz na superfície das placas. O diâmetro das rosetas na saxifragia Elliotis Variety não excede 6 cm. A altura da planta chega a 5 cm.
Primulodis
A variedade é caracterizada por uma folhagem pequena e lisa de tom verde claro. A altura da saxifragem da sombra Primuloides não ultrapassa 7 cm e o diâmetro das rosetas basais é de 6 cm As flores são brancas simples, localizadas alternadamente nos pedúnculos.
Aplicação em paisagismo
Esta cobertura do solo é capaz de crescer em qualquer local com sombra no jardim, onde outras culturas não sobrevivem.
Os paisagistas recomendam o uso da sombra saxifrage:
- para decorar jardins rochosos;
- para paisagismo de reservatórios artificiais;
- para enquadrar faixas;
- para preencher o espaço sob as árvores, arbustos;
- para criar slides alpinos, mixborders, jardins ornamentais.
A cobertura do solo pode ser combinada com outras culturas de jardim de baixo crescimento que podem se complementar com sucesso. Como vizinhos, você pode usar íris de pântano, muscari, genciana decorada.
Métodos de reprodução
Para obter novas mudas, a sombra saxifrage usa o método de divisão do arbusto. O procedimento pode ser realizado após a floração, mas o mais tardar no final de agosto. Atrasar o tempo pode fazer com que as plantas não criem raízes antes da geada e morram no inverno. O método de propagação de sementes não é usado para este tipo de cultura.
No dia anterior à divisão, é necessário regar moderadamente a cobertura do solo. Isso permitirá que o procedimento seja realizado com o mínimo de estresse na planta. No dia seguinte, você precisa desenterrar cuidadosamente as rosetas da sombra saxifrage usando uma faca para separá-las umas das outras.
Em seguida, as mudas devem ser plantadas imediatamente em local permanente e regadas com uma solução de qualquer formador de raízes. Para que as plantas se adaptem mais rapidamente, elas devem ser cobertas com uma tampa transparente na primeira semana.
Plantar e cuidar da sombra saxifrage
Para esta cobertura do solo, é necessário escolher o local certo no jardim e plantá-lo. Caso contrário, não será possível cultivar um "tapete vivo" no local. Portanto, antes de começar esta planta no jardim, você deve estudar os requisitos básicos da cultura.
Tempo recomendado
É necessário plantar uma saxifrageira de sombra em um local permanente quando o solo aquece o suficiente e o clima quente é estabelecido com uma temperatura de pelo menos 15-17 graus, independentemente da hora do dia. A época ideal para o plantio é final de maio e início de junho.
Seleção e preparação do local
Para saxifrage sombreado, você deve escolher áreas elevadas sombreadas onde a água derretida não estagnará no inverno, caso contrário, a planta morrerá. Portanto, pode ser plantada na base de árvores ou arbustos, bem como no lado sombreado de caminhos, mandris, em recantos isolados do jardim.
A cobertura do solo é pouco exigente para a composição do solo, mas não tolera a estagnação de umidade a longo prazo, por isso precisa fornecer uma boa drenagem. Para isso, deve-se adicionar ao solo, com antecedência, cal, areia e cascalho fino, 3 kg por metro quadrado. m. Tudo isso deve ser completamente misturado com o solo.Além disso, um dia antes do plantio, você precisa regar o solo.
Algoritmo de aterrissagem
Recomenda-se plantar mudas de saxifrage à sombra em tempo nublado ou à noite. Isso permitirá que as fábricas se adaptem rapidamente ao novo local.
Algoritmo de ações:
- Prepare orifícios com 10 cm de distância.
- Faça uma pequena elevação no centro de cada um deles.
- Coloque uma muda sobre ela, espalhe suavemente as raízes.
- Polvilhe-os com terra e preencha todos os vazios.
- Compacte a superfície e regue levemente ao longo da borda da cova de plantio.
Programa de rega e alimentação
Na fase inicial, é necessário monitorar constantemente o teor de umidade do solo e, na ausência de chuva, a irrigação. Para fazer isso, use água decantada com temperatura de +20 graus. Deve-se umedecer sempre que o solo secar até uma profundidade de 2 a 3 cm.
Durante os períodos de seca, é recomendado cobrir as plantações de saxifrageira de sombra com uma camada de turfa de 1-2 cm de espessura, o que reduzirá a evaporação da umidade do solo e evitará que o sistema radicular seque.
Para alimentar esta cobertura do solo, você pode usar apenas fertilizantes minerais. Na primeira vez, devem ser aplicados na primavera, durante o crescimento das folhas novas. Neste momento, você pode usar nitroammofosk. A alimentação adicional deve ser feita antes e depois da floração. Durante esses períodos, aplique misturas de fósforo e potássio.
Poda
Para preservar a decoratividade da planta ao longo da estação, é necessário remover os pedúnculos murchados em tempo hábil. Além disso, na primavera, você pode cortar os alvéolos danificados e plantar novos em seu lugar.
Preparando-se para o inverno
Shadow saxifrage tem alta resistência ao gelo. A planta não sofre queda de temperatura para -30 graus. Mas para preservar a aparência dos escoamentos, é necessário, com a chegada das primeiras geadas estáveis, borrifar as plantações de cobertura do solo com uma camada de folhas caídas.
Pragas e doenças
Se as condições de cultivo não corresponderem, a imunidade da planta diminui. Portanto, a sombra saxifrágica pode sofrer doenças fúngicas e pragas. Para evitar isso, é necessário fiscalizar periodicamente os plantios e realizar o beneficiamento aos primeiros sinais de avaria.
Possíveis problemas:
- Ácaro-aranha. A praga torna-se ativa em baixa umidade e altas temperaturas. Uma lesão pode ser reconhecida pela aparência deprimida da planta e a fina teia de aranha apical. Recomenda-se o uso de Actellik para a luta.
- Aphid. Um parasita de planta sugadora que se alimenta da seiva das folhas da sombra saxifrágica. Não é difícil encontrá-lo, pois forma colônias inteiras no dorso das folhas. Com uma propagação massiva, a planta pode morrer. Para a destruição, você deve usar "Confidor Extra".
- Podridão da raiz. A doença se desenvolve com a estagnação prolongada da umidade do solo. Isso leva ao murchamento da parte aérea, pois a raiz deixa de funcionar. Sombras de saxifrage doentias não podem ser tratadas, por isso precisam ser desenterradas. E para evitar uma maior propagação, o solo deve ser regado com "Previkur Energy"
- Oídio. A doença começa a progredir com o aumento da umidade e da temperatura. Pode ser reconhecido pela flor branca nas folhas, que mais tarde torna-se marrom. Como resultado, as áreas afetadas secam. Para o tratamento, recomenda-se o uso do medicamento "Topaz", "Skor".
Conclusão
Shadow saxifrage é uma cultura de cobertura do solo pouco exigente que ajudará a mascarar lugares feios no local. Ao mesmo tempo, a planta não precisa de cuidados especiais. Portanto, sua popularidade está crescendo a cada ano, porque poucas culturas de jardim combinam qualidades semelhantes.