Saxifrage do pântano: foto e descrição

Marsh saxifrage é uma planta rara listada no Livro Vermelho. Tem uma aparência marcante e propriedades curativas que são usadas com sucesso na medicina popular. Em situação crítica, a saxifrage ficou sob a supervisão das autoridades ambientais, que monitoram cuidadosamente a disseminação e o desenvolvimento da planta.

Descrição botânica da espécie

Marsh saxifrage (latim Saxifraga Hirculus) é uma erva perene pertencente ao gênero Saxifrage, a família Saxifrage. Os caules são únicos e múltiplos, exteriormente são simples e eretos. A altura varia de 10 a 40 cm e a superfície do caule é densamente coberta por pêlos avermelhados.

A saxífraga do pântano tem folhas lanceoladas inteiras de forma oblonga com pontas pontiagudas. São de cor verde claro, têm comprimento de 1 a 3 cm e largura de 3 a 5 mm. As folhas se afilam em um pequeno talo. O fruto é uma caixa oval oblonga. Seu comprimento chega a 1 cm. Floresce no verão e no outono - de julho a setembro.

As flores da saxifragem do pântano são únicas, localizadas no topo da planta em 2-3 grandes inflorescências de 10 pétalas. Eles têm uma cor amarela brilhante, às vezes colorida com pontos laranja. A forma é elíptica, oval, o comprimento chega a 8-12 mm, a largura é de 3-3,5 mm.

O saxifrage do pântano floresce durante todo o verão

Área de cultivo

Em condições naturais, a planta é comum no frio hipoártico, na zona temperada e nas regiões montanhosas: na Rússia, Bielo-Rússia, Ucrânia, Cáucaso e Ásia Central. Encontrado na Europa, Escandinávia e América do Norte. Ela cresce em áreas de rios e prados úmidos, em torno de pântanos e na tundra de líquen e musgo.

O número e as razões do desaparecimento

A população de plantas está diminuindo, mas isso não leva à completa extinção da espécie - é menos comum na Eurásia, que escolhe os locais de cultivo mais seguros.

Atenção! Sabe-se da extinção completa da planta na República Tcheca, Áustria e em muitas partes da Irlanda.

As principais razões para o declínio da população são consideradas:

  • drenagem de áreas pantanosas;
  • desmatamento;
  • secura da área durante as estações de verão;
  • ceifa.

Marsh saxifrage está no Livro Vermelho de muitas regiões da Rússia e do mundo. A disseminação e o aumento do número da planta são monitorados criteriosamente por especialistas.

Medidas de segurança

Para eliminar a ameaça de extinção do saxifrage do pântano, as autoridades ambientais estão tomando uma série de medidas para aumentar a população e reduzir os efeitos nocivos. A planta é colocada em reservas nacionais e cuidadosamente monitorada. Em locais de crescimento, são realizadas auditorias, operações de contabilidade e resgate.

As medidas de segurança incluem a busca de novos locais de distribuição, limitando as atividades econômicas prejudiciais de uma pessoa. Para aumentar a população de saxifragem do pântano, são realizados testes, amostragem de assentamento artificial em habitat adequado e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das plantas.

A parte aérea da planta é frequentemente utilizada como matéria-prima para a preparação de infusões e decocções.

Propriedades curativas

Todas as partes da saxifragem do pântano (raízes, sementes, flores, folhas, caules) têm propriedades curativas. Eles contêm taninos, que têm um efeito antiinflamatório, têm um efeito positivo no trato digestivo e purificam o corpo de toxinas e toxinas.Recomenda-se o uso de decocções e tinturas da planta:

  • para estimular a menstruação;
  • no tratamento de doenças cardíacas;
  • como profilaxia e terapia para distúrbios gastrointestinais;
  • como diurético, analgésico e antiinflamatório.

Uma decocção de sementes e rizomas de saxifrage do pântano ajuda no tratamento de doenças de pele. É usado para fazer compressas ou locutores com os quais as áreas problemáticas são tratadas.

Aplicação na medicina tradicional

A saxifragem do pântano é usada quando a menstruação está atrasada. Para preparar o medicamento que você precisa:

  1. Ferva uma colher de sopa de ervas picadas em um copo de água por 3-4 minutos.
  2. Deixe fermentar por 1 hora.
  3. Coe bem.

Você precisa tomar o produto duas colheres de sopa três vezes ao dia.

Loções para acne e dermatite são tratadas com uma decocção.

Processo de cozimento:

  1. Pegue uma colher de sopa de raízes de saxifrage picadas e 1 colher de chá. sementes.
  2. Misture os ingredientes em um copo de água, cozinhe a mistura em fogo baixo por 4-5 minutos.
  3. Coe bem.

Você precisa processar a área problemática regularmente, pelo menos duas vezes por dia - de manhã e à noite.

As raízes são utilizadas na medicina popular para a preparação de medicamentos diuréticos e de limpeza.

Contra-indicações

A intolerância individual é a principal contra-indicação ao uso da saxifraga do pântano como medicamento. As decocções desta planta afetam negativamente o estado do sangue, engrossando-o e aumentando o risco de trombose. Instruções especiais se aplicam a mulheres grávidas e lactantes - o uso excessivo afeta negativamente o bem-estar e a saúde da mãe.

Importante! Em doses moderadas, a planta tem um efeito benéfico na lactação.

É possível crescer no site

Para criar a saxifragia do pântano, é necessário criar condições de vida adequadas. É uma planta pantanosa que prefere solos úmidos e áreas sombreadas para sua existência confortável. É difícil cumprir todos os requisitos para o cultivo no local - para fins agrícolas, os "parentes" da espécie, variedades mais amantes da luz, pouco exigentes e resistentes ao inverno, são mais adequados.

Conclusão

O saxifrage do pântano tem muitas propriedades medicinais e é um benefício inestimável para o ambiente natural. A planta não é adequada para o cultivo no local, porém é ativamente distribuída pelas autoridades ambientais para manter a população.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção