Contente
- 1 Descrição botânica
- 2 Variedades de saxifrage de Arends
- 2.1 Tapete branco saxifrage de Arends
- 2.2 Tapete roxo de saxifrage de Arends
- 2.3 Tapete rosa saxifrage de Arends
- 2.4 Tapete floral saxifrage de Arends
- 2.5 Saxifrage Peter Pan de Arends
- 2.6 Saxifrage vermelho Highlander de Arends
- 2.7 Saxifrage Highlander White de Arends
- 2.8 Saxifrage de Arends Variegat
- 2.9 Saxifrage Arends Lofty
- 3 Aplicação em paisagismo
- 4 Métodos de reprodução
- 5 Cultivando mudas de saxifragem de Arends
- 6 Plantando e cuidando da saxifragem de Arends
- 7 Doenças e pragas
- 8 Conclusão
- 9 Críticas sobre a saxifrage de Arends
A saxifrage de Arends (Saxifraga x arendsii) é uma planta herbácea perene que pode prosperar e florescer em solos empobrecidos e rochosos, onde outras culturas não podem sobreviver. Portanto, a planta é frequentemente usada em projetos paisagísticos, mascarando com sucesso áreas inestéticas. Plantar e cuidar da saxifragem de Arends deve ser culturalmente apropriado. Do contrário, mesmo com o cultivo de uma planta tão despretensiosa, certas dificuldades podem surgir. Portanto, você deve estudar todas as recomendações com antecedência para que depois não haja problemas.
Descrição botânica
Esta cobertura vegetal perene é um membro do gênero de mesmo nome. Esta cultura é caracterizada por numerosos rebentos rastejantes que, em contacto com o solo, formam raízes nos entrenós. Devido a essa característica, a saxifragem de Arends cresce rapidamente. Portanto, esta cultura é classificada como plantas soddy de briófita. Sua altura chega a 10-20 cm - dependendo da variedade.
Folhas de tom verde vivo com brilho prateado, esculpidas. Eles são coletados em uma roseta de raiz e fixados com pecíolos largos e planos. As placas estão tão próximas umas das outras que criam matagais densos que se assemelham a musgo.
O período de floração desta planta ocorre de maio a agosto, dependendo da variedade. Neste momento, 1-3 botões aparecem no topo dos brotos finos, que se elevam acima da capa densa das folhas. As flores são em forma de sino, consistindo de 5 pétalas, e há 10 estames no centro. Sua tonalidade pode ser rosa, vermelho, branco. No final da floração, os frutos são formados na forma de cápsulas de duas câmaras, que contêm pequenas sementes pretas oblongas. A polinização requer insetos, mas também pode acontecer com a ajuda do vento. O período de floração da saxifragem de Arends dura pouco mais de um mês.
Onde e como cresce
Essa cultura é muito difundida e pode ser encontrada em qualquer lugar do mundo. Com frequência, a saxifragia de Arends é encontrada na Rússia, na Europa, na América Central, nos trópicos da África e até mesmo nas latitudes árticas do hemisfério norte.
A planta se distingue por sua despretensão e resistência. Pode crescer sem dificuldades particulares nas fendas das rochas, que lhe deram o nome. Ela também pode se estabelecer em prados, encostas de estepe, bordas de florestas decíduas e de coníferas, nas laterais de estradas.
Variedades de saxifrage de Arends
Com base nas espécies silvestres desta planta, foram obtidas variedades, cuja decoratividade melhorou significativamente. A diferença está principalmente na cor das pétalas.Isso tornou possível combinar diferentes variedades, criando composições únicas de cobertura do solo.
Tapete branco saxifrage de Arends
Perene se distingue por sua cor branca como a neve. O diâmetro chega a 1 cm. A altura dos rebentos é de 20 cm. A floração ocorre nos meses de maio a junho, dependendo da região. Prefere locais sombreados com solo úmido fértil. Ele cresce rapidamente em uma área aberta.
Tapete roxo de saxifrage de Arends
Esta variedade é caracterizada por flores roxas cor de vinho com um centro amarelo. A altura da planta atinge os 15 cm Folhas na saxifragem de Arends Robe roxo denso matiz verde escuro. A floração ocorre no final de maio e dura 30-35 dias.
Tapete rosa saxifrage de Arends
A partir do nome da variedade, fica claro que a tonalidade de suas flores é rosa, mas ainda há listras longitudinais brilhantes de tonalidade mais escura nas pétalas. A planta forma rosetas basais de folhas verdes. Essa variedade começa a florescer em julho e dura até agosto. Altura da planta 15 cm. Difere em maior resistência à geada.
Tapete floral saxifrage de Arends
Esse look é uma mistura de vários tons de cores: rosa, branco e roxo. À venda, também é encontrado sob o nome de tapete de flores. As plantas atingem uma altura de 20 cm e formam uma densa cobertura na superfície do solo. A floração ocorre em maio-junho, dependendo da região de cultivo.
Saxifrage Peter Pan de Arends
Uma cultivar híbrida com pétalas rosa brilhante. A altura das plantas chega a 20 cm e as folhas são densas, verdes brilhantes. O saxifrage Peter Pan de Arends floresce em junho e continua até meados de julho. A variedade mostra o máximo efeito decorativo quando plantada em sombra parcial.
Saxifrage vermelho Highlander de Arends
Uma variedade com pétalas vermelhas e um centro amarelo brilhante. A altura das plantas não ultrapassa os 15 cm, as folhas densas apresentam uma tonalidade verde escura. A floração começa em junho. Prefere crescer em locais sombreados ricos em húmus.
Saxifrage Highlander White de Arends
Uma variedade inovadora com botões vermelhos que ficam brancos quando abertos. Esse contraste dá à planta uma aparência elegante. A saxifragem de Arends Highlander White forma um tapete denso. A altura da planta não ultrapassa os 20 cm, as suas folhas são densas, de cor verde claro.
Saxifrage de Arends Variegat
Uma característica da variedade é uma borda amarela clara ao longo da borda das placas das folhas. A altura da saxifragem de Arends Variegat chega a 20 cm, as flores são rosadas até 1 cm de diâmetro e elevam-se acima da folhagem. O período de floração começa em meados de junho.
Saxifrage Arends Lofty
Uma nova geração desta cultura, caracterizada por flores grandes, cujo diâmetro atinge 1,5-2,0 cm. A altura da saxifragem de Arends Lofty é de 20 cm. A tonalidade das pétalas é rosa pálido. A cobertura do solo começa a formar botões no início de junho e continua por 4 semanas.
Aplicação em paisagismo
Esta cobertura do solo é especialmente popular entre os cultivadores de flores novatos e profissionais. Ele é capaz de se encaixar facilmente em qualquer projeto paisagístico.
A saxifragem de Anders pode ser usada para:
- o primeiro plano de canteiros de flores de vários níveis;
- paisagismo de reservatórios artificiais;
- jardins ornamentais;
- slides alpinos;
- jardim rochoso;
- mixborders;
- enquadrando caminhos de jardim.
A planta fica bem em combinação com íris, muscari, genciana decorada e mirtilo. O plantio conjunto dessas safras permite que você obtenha canteiros de flores pitorescos no local. Como fica a saxifragem de Arends no jardim pode ser conferida na foto abaixo.
Métodos de reprodução
Para obter novas mudas dessa cultura, pode-se usar o método de estacas, dividindo o arbusto e as sementes. Cada um desses métodos tem suas próprias características, por isso devem ser estudados com antecedência.
Anders saxifrage pode ser cortado na primavera e no verão, antes ou depois da floração. Para isso, é necessário cortar rosetas de raízes individuais, colocá-las em uma mistura úmida de turfa e areia e cobrir com uma tampa transparente. As estacas criam raízes após 3-4 semanas. Depois disso, precisam ser plantadas em recipientes separados e, após 1 mês, transferidas para campo aberto.
Recomenda-se dividir o mato na segunda metade do verão. Regue abundantemente a saxifrage no dia anterior. Então, no dia seguinte, desenterre a planta com cuidado e corte-a em pedaços com uma faca. Cada um deles deve ter brotos de raízes e um número suficiente de brotos aéreos. Em seguida, imediatamente plante o delenki em um local permanente.
O método da semente deve ser usado no outono, pois a estratificação é necessária para o sucesso da germinação da saxifragem. Para fazer isso, você deve inicialmente preparar o local e nivelar a superfície. Em seguida, umedeça o solo, polvilhe uniformemente as sementes e cubra-as com uma fina camada de areia de no máximo 0,2 cm. Com a chegada da primavera, a saxifrágea germina. Quando as mudas ficam mais fortes, elas podem ser plantadas.
Cultivando mudas de saxifragem de Arends
Para obter mudas desta planta no início da temporada, é recomendado o uso do método de cultivo de mudas. O plantio com a saxifragem de Arends deve ser feito no final de março. Para isso, pode-se utilizar vasilhames largos com 10 cm de altura, que devem ter furos de drenagem. A argila expandida deve ser colocada no fundo com uma camada de 1 cm e o restante do volume deve ser preenchido com uma mistura de turfa e areia em quantidades iguais.
Cultivar o tapete rosa saxifrage de Arends e outras variedades a partir de sementes requer certas habilidades. Portanto, todas as recomendações devem ser rigorosamente seguidas. Você precisa plantar sementes em solo úmido, sem polvilhar com terra. Depois disso, os recipientes devem ser cobertos com papel alumínio e refrigerados por 2 a 3 semanas para estratificação.
Após este período, reorganize os recipientes no parapeito da janela e certifique-se de que a temperatura está + 20- + 22 graus. Neste modo, as sementes de saxifrageira de Anders germinam em 7 a 10 dias. Quando as mudas ficam mais fortes e crescem 1-2 pares de folhas verdadeiras, elas precisam ser mergulhadas em recipientes separados.
Plantando e cuidando da saxifragem de Arends
Para que a cobertura do solo se desenvolva bem e floresça abundantemente a cada ano, você precisa encontrar um bom lugar para ela. Você também deve plantar e providenciar os cuidados adequados.
Tempo recomendado
O plantio de mudas em local permanente deve ser feito quando o solo aquece o suficiente e o clima quente é estabelecido. Portanto, recomenda-se realizar o procedimento em meados de junho. Um plantio mais cedo pode levar à morte de mudas imaturas.
Seleção e preparação do local
Para a saxifragem de Arends, recomenda-se selecionar locais elevados com sombra, para que a umidade não estagnue sobre eles no inverno, caso contrário, a planta ficará molhada. As encostas do lado oeste ou leste do local são as mais adequadas. A planta tolera bem a sombra, então a colocação perto de arbustos e árvores é permitida.
A saxifrage de Arends pode crescer em qualquer solo. Mas um dia antes do plantio, é recomendável adicionar areia, húmus, cascalho fino ao solo e misturar bem. Além disso, a terra deve ser regada com antecedência, mas não abundantemente.
Algoritmo de aterrissagem
Recomenda-se plantar mudas de saxifragem de Arends em local permanente à noite.Isso permitirá que as mudas se adaptem ligeiramente à nova área durante a noite.
Procedimento:
- Faça pequenos furos a uma distância de 10 cm em um padrão xadrez.
- Remova as mudas do vaso com um pedaço de terra nas raízes.
- Coloque no centro da reentrância.
- Polvilhe com terra e compacte a superfície da base da planta.
- Despeje um pouco sobre a borda do buraco de plantio.
Programa de rega e alimentação
No estágio inicial, regue as mudas regularmente na ausência de chuva. Para fazer isso, use água decantada com temperatura de +20 graus. Hidrate 3-4 vezes por semana de manhã ou à noite. Para reduzir a evaporação da umidade do solo, a cobertura morta de turfa deve ser colocada na base das mudas.
Você precisa alimentar a saxifraga de Arends apenas com fertilizantes minerais. Na primeira vez, devem ser aplicados 2 semanas após o transplante e, a seguir, 1 a 2 vezes por mês. Durante o período de crescimento dos brotos, é necessário o uso de nitroammofos. E antes e depois da floração, superfosfato e sulfeto de potássio.
Preparando-se para o inverno
Com a chegada das primeiras geadas estáveis, a cobertura do solo deve ser polvilhada com uma camada de folhas secas ou ramos de abeto. Esta planta não precisa de abrigo adicional para o inverno, pois pode secar.
Doenças e pragas
A saxifrageira de Arends pode sofrer de doenças e parasitas de plantas se as condições de cultivo não forem adequadas. Portanto, é necessário inspecionar regularmente a planta e tomar medidas oportunas.
Possíveis problemas:
- Oídio. Com o desenvolvimento da doença, as folhas e os rebentos da planta ficam inicialmente cobertos por uma flor branca e depois murcham. Para o tratamento é necessário aplicar "Topázio", "Velocidade".
- Podridão da raiz. O tempo frio e chuvoso prolongado pode levar ao desenvolvimento da doença. Nesse caso, a parte aérea da saxifragem torna-se letárgica, pois as raízes param de funcionar. Plantas doentes não podem ser tratadas. Eles precisam ser destruídos e o solo regado com Previkur Energy.
- Ácaro-aranha. Uma pequena praga que inibe o desenvolvimento de uma cobertura do solo. O carrapato progride em clima seco e quente. Pode ser identificada pela pequena teia de aranha no topo dos brotos. Use Actellic para destruição.
- Aphid. A praga se alimenta da seiva das folhas jovens da saxifragia. Forma colônias inteiras. Isso leva não apenas à falta de floração, mas também à inibição do crescimento. Para lutar, você deve usar "Inta-Vir".
Conclusão
O plantio e o cuidado da saxifragem de Arends devem levar em consideração os requisitos básicos da cultura. Então a planta se tornará uma das decorações do jardim, e preencherá com sucesso os lugares feios. Se as condições de cultivo forem ignoradas, o resultado desejado será radicalmente diferente do obtido.