Contente
Cultivar kobei a partir de sementes em casa apresenta algumas pequenas dificuldades, que valem a pena contemplar um cipó mágico com flores de incrível beleza no canteiro de seu jardim durante todo o verão. Este é um arbusto perene da família Sinyukhovye, cuja terra natal é considerada o México. Em seu habitat natural, uma planta trepadeira com folhas complexas pinadas, capaz de criar um rico tapete verde sobre qualquer suporte, cresce nos trópicos úmidos e subtropicais da América do Norte e do Sul. O algoritmo de cultivo de cobei a partir de sementes, junto com uma foto, permite estudar com mais detalhes as principais etapas do trabalho de cultivo de uma liana decorativa mexicana.
As nuances do cultivo de mudas de kobei
Produtores experientes recomendam o cultivo de kobei com sementes da última safra ou adquiridas em lojas especializadas, pois a germinação depende mais da idade. A semeadura de kobei para mudas terá que ser realizada de forma independente, uma vez que a planta precisa de um período de tempo bastante longo desde a germinação.
No processo de desenvolvimento de mudas, um kobee requer muito espaço, pois a planta ganha altura rapidamente, ela precisa de suporte. Cada amostra de muda é cultivada separadamente para que os arbustos não se entrelacem, o caule não enrole no caule principal, não se prenda a vários objetos.
Como o cipó tropical cresce em ritmo acelerado, as mudas de kobei devem ser movidas para o terreno aberto em tempo hábil, sem superexposição dentro de casa, para não complicar o processo de transplante.
Como plantar um kobei para mudas
Antes de semear kobei para as mudas, as sementes devem ser pré-preparadas e devidamente cuidadas. Existem várias regras básicas de semeadura, cuja observância garantirá um resultado positivo:
- em primeiro lugar, é necessário observar os tempos de semeadura;
- em segundo lugar, você deve preparar um recipiente adequado e um solo confortável para a planta;
- em terceiro lugar, você precisa escolher a semente certa e colocá-la na mistura de solo.
Quando plantar sementes de kobei para mudas
A semeadura deve ser feita no final de fevereiro ou início de março. O período de crescimento de mudas da cultura decorativa dura vários meses. Mudas saudáveis são plantadas no solo após 2-3 meses: no final de maio ou no início de junho.
A escolha da capacidade e preparação do solo
O solo para a germinação das sementes de Kobei deve ser próximo à composição do solo das florestas tropicais, diferir na permeabilidade ao ar e à umidade. O solo universal para mudas pode ser preparado a partir de partes iguais dos seguintes componentes:
- areia de rio;
- húmus;
- terra frondosa;
- terra sod.
Para plantar sementes de kobei para mudas, recipientes individuais devem ser usados para não ferir brotos delicados durante o mergulho.
Preparação de sementes
Como as sementes de kobei são bastante grandes com uma casca densa, sua germinação natural pode ser difícil. Para cultivar um kobei a partir de sementes em casa, você precisa se preparar com cuidado. Para isso, as sementes são colocadas no fundo de qualquer recipiente adequado (placa, tampa, recipiente) a uma curta distância entre si, evitando o contato. As sementes são despejadas com água, tapadas com uma tampa para evitar a evaporação da umidade.
Como plantar sementes de kobei
Agricultores experientes são aconselhados a começar a cultivar uma flor de kobei a partir das sementes em fevereiro-março. É importante prejudicar menos as plantas durante a colheita obrigatória. Para germinar um kobei a partir das sementes, é necessário plantar os grãos germinados, liberados da casca dura, um de cada vez em recipientes individuais com mistura de solo, potes de turfa, copos ou tabletes.
A semente é colocada no substrato com a parte plana voltada para baixo, polvilhada com terra (até 1-1,5 cm).
Como cultivar um kobei a partir de sementes
Cultivar a partir de sementes de uma flor kobei é possível em casa, sujeito às regras básicas de cuidado. A liana tropical como um todo é bastante despretensiosa no cuidado, mas requer um microclima confortável, irrigação e alimentação periódica, endurecimento. Para a formação de belos arbustos, a planta deve ser fixada na fase de formação do caule principal.
Microclima
Para que as mudas se desenvolvam corretamente, um microclima confortável deve ser fornecido. Kobeya "prefere" lugares iluminados e quentes em uma estufa aquecida, no parapeito de uma janela de uma casa ou apartamento.
Programa de rega e alimentação
As mudas de Kobei precisam de alimentação semanal regular a partir do momento em que as primeiras folhas aparecem. Os cultivadores de flores experientes recomendam usar e alternar entre Humat, Kemira (complexo mineral), Verbasco (aditivo orgânico).
A rega do kobei é realizada periodicamente, sem alagamento ou ressecamento do solo, para evitar a deterioração do sistema radicular.
Picking
Uma vez que as sementes da planta devem ser plantadas imediatamente em recipientes individuais, elas não precisam de uma colheita.
Com o aparecimento de mudas de kobei nos brotos, duas folhas verdadeiras da planta são transplantadas para vasos com volume de até 3 litros junto com um pedaço de terra. Isso permite o desenvolvimento de um sistema radicular bastante saudável, com brotos principais fortes.
Além disso, as mudas de kobei precisam de suporte na forma de uma escada de metal, plástico ou madeira na qual a planta se agarrará.
Endurecimento
O endurecimento das mudas é realizado antes do transplante das plantas para o campo aberto. Essas manipulações permitirão que a planta se acostume com o ar fresco da rua. A duração total dos procedimentos de endurecimento diários é de 3 semanas, eles ocorrem em duas etapas:
- Durante o dia, as mudas de kobei são colocadas por várias horas (1-2) em um local aquecido e vitrificado, mas fresco o suficiente (loggia, sacada, varanda).
- Nos dias quentes, os arbustos são "levados para passear", que dura até 1 hora.
Transferir para o solo
Kobei é transplantado para campo aberto no início do verão ou nos últimos dias de maio, após o estabelecimento de um clima quente bastante estável e sem geadas noturnas (com um limite de temperatura noturna de pelo menos + 5 ° C).
Como um “local de residência permanente” para um kobei, é necessário escolher terrenos com luz natural suficiente, solo fértil e sem correntes de ar. Uma grande quantidade de luz solar durante o dia estimula uma floração espetacular, particularmente abundante, duradoura, de inflorescências em forma de sino de tons lilases, amarelados e esverdeados.
Uma mistura de turfa solta, húmus e solo de turfa é colocada em covas rasas (de até 50 cm). De vasos, mudas de kobei, junto com um pedaço de terra, são colocadas em buracos, borrifadas com terra, prensadas e regadas abundantemente. As mudas são plantadas em terreno aberto a uma distância de até 1 m entre plantas individuais. Para kobei, os suportes devem ser instalados, ou plantados na área de arcos, cercas, paredes.
As plantas adultas precisam de soltura constante do solo, remoção de ervas daninhas, irrigação suficiente, alimentação semanal com preparações contendo nitrogênio, fertilizantes de potássio e fósforo.
Coleta e armazenamento de sementes
Kobeya é uma cultura tropical incrível que agrada com o florescer mágico dos sinos das fadas de julho até o aparecimento da primeira geada. As sementes são colhidas no outono, pois nas condições naturais das latitudes temperadas, as sementes não são preservadas devido ao inverno frio.
As cápsulas das sementes do kobei são coletadas, secas e retiradas as sementes escuras, que são armazenadas antes da semeadura em local seco, principalmente em sacos de papel. Deve-se lembrar que o material pode ser imaturo, portanto sua taxa de germinação é de até 30%.
Conclusão
Cultivar cobei a partir de sementes em casa permite que você obtenha vinhas mexicanas lindas e com flores abundantes em qualquer canteiro de jardim. Uma planta tropical é considerada despretensiosa. O visual ondulado decorativo é usado com sucesso no design de áreas de paisagens de várias direções estilísticas.