Por que a petúnia é pegajosa e o que fazer

As petúnias podem ser encontradas na grande maioria das parcelas domiciliares. Os jardineiros os apreciam por uma variedade de variedades e cores, ampla gama de usos em projetos paisagísticos e facilidade geral de manutenção. Os problemas crescentes raramente surgem, mas, no entanto, o desenvolvimento de doenças e ataques de pragas não estão excluídos. Portanto, você precisa prestar atenção aos sintomas suspeitos, incluindo folhas pegajosas em petúnias.

Por que as folhas de petúnia são pegajosas

Uma ligeira pegajosidade das folhas para algumas petúnias é apenas uma característica varietal, e não um sinal de doença. Mas se tal sintoma se manifesta em uma planta para a qual não era característico, isso já significa infecção por fungos patogênicos ou ataque de pragas.

Ataque de afídio

Pulgões se alimentam de sucos vegetais. Pequenos insetos ovais de cor verde claro, amarelado, marrom-escuro literalmente aderem à petúnia, preferindo os tecidos mais delicados (botões, folhas que se abrem, partes superiores dos caules).

Os tecidos afetados são cobertos por pequenos "pontos", claramente visíveis à luz. Aí eles descolorem, secam, deformam, a petúnia praticamente para de crescer e morre. Folhas pegajosas são outro sinal de atividade do inseto. Por causa dessas secreções, as formigas "reproduzem" ativamente os pulgões. Este é um ambiente favorável para o desenvolvimento de um fungo fuliginoso.

Gradualmente, a flor pegajosa nas folhas "cresce demais" com "pó" preto

Se você não lutar contra os pulgões, as fêmeas põem ovos no final do verão, que calmamente hibernam nos restos das plantas, na camada superior do solo, e no próximo ano, com quase cem por cento de probabilidade, a pegajosidade das folhas também aparecerá em outras plantas plantadas neste lugar.

Importante! Pulgões e formigas são uma simbiose muito estável. Se houver muitos formigueiros próximos a um canteiro de flores de petúnia, será extremamente difícil livrar-se deles.

Ácaro-aranha

É difícil ver essa praga a olho nu. Mas os traços de sua atividade vital são muito mais discerníveis. A parte aérea da petúnia é trançada com fios finos e translúcidos, lembrando uma teia de aranha. A parte anterior das folhas é coberta por manchas quase incolores, gradualmente "espalhando-se", a parte posterior é coberta por secreções pegajosas branco-acinzentadas.

A infecção por petúnia vai de baixo para cima - a praga vive no solo. A cor do carrapato pode ser diferente - bege-amarelado, esverdeado, marrom-avermelhado. A praga também se alimenta de sucos de plantas, de modo que a flor afetada seca e morre. Se as folhas da petúnia ficarem pegajosas, isso é um sintoma que indica que o processo de infecção foi longe demais, o ácaro se espalhou em massa.

Ovos de ácaro-aranha no solo permanecem viáveis ​​por 4-5 anos

Doenças fúngicas

Das doenças fúngicas, a viscosidade da folha é característica do oídio e da podridão cinzenta.

Com o oídio, a cobertura pulverulenta de cor branco-acinzentada ou amarelada que aparece inicialmente nas folhas da petúnia se transforma em gotas de muco pegajoso turvo à medida que a microflora patogênica se desenvolve.

Na podridão cinzenta, o primeiro sinal da doença são manchas escuras “lacrimejantes” nas folhas e na base dos caules. Em seguida, uma "pilha" cinza aparece nos tecidos, transformando-se em uma flor marrom-escura pegajosa.

O oídio é uma doença perigosa para a grande maioria das culturas hortícolas, tanto decorativas como frutíferas

Importante! A viscosidade da petúnia deixa sinais de que o processo de infecção por fungos patogênicos já foi muito longe. Muito provavelmente, a planta danificada não pode mais ser salva.

No desenvolvimento da podridão da petúnia, o próprio jardineiro muitas vezes é o culpado, a razão é a rega frequente

O que fazer se as petúnias tiverem folhas pegajosas

Tendo encontrado folhas pegajosas na petúnia, em primeiro lugar, por um conjunto de outros sintomas, você precisa identificar o problema. Só neste caso pode ser aplicada uma forma eficaz de lidar com isso.

Nos estágios iniciais da infecção por pulgões em petúnias, é perfeitamente possível se livrar dos remédios populares. Os insetos individuais e pequenos traços de placa pegajosa são simplesmente lavados com um jato de água com uma pressão bastante forte. Você também precisa levar em consideração que os pulgões não toleram odores fortes. É útil pulverizar o canteiro de flores de petúnia com qualquer infusão ou solução de cheiro forte. Você pode usar como matéria-prima:

  • cabeças de alho e cebola, flechas;
  • agulhas;
  • artemísia;
  • tansy;
  • calêndula;
  • topos de tomates ou batatas;
  • casca de qualquer cítrico;
  • celidônia;
  • vinagre;
  • amônia.

Malmequeres em um canteiro de flores com petúnias parecem muito fofos e protegem contra pulgões

Se a flor pegajosa na petúnia já se transformou em gotas caindo das folhas e o pulgão se espalhou em massa pelo canteiro de flores, resta usar apenas inseticidas. O efeito desejado será dado pela maioria dos medicamentos universais com um amplo espectro de ação:

  • Fitoverm;
  • Tanrek;
  • Iskra-Bio;
  • Aktara;
  • Karatê;
  • Confidor-Maxi;
  • Seta.
Importante! Uma solução de qualquer medicamento é preparada estritamente de acordo com as instruções. Como regra, 2-3 tratamentos com um intervalo de 12-14 dias são suficientes para eliminar os pulgões nas petúnias e a viscosidade das folhas.

O ácaro-aranha é quase imune aos remédios populares. Portanto, para combatê-lo, você deve usar produtos químicos imediatamente. Este não é um inseto, são necessárias preparações especiais - acaricidas ou insectoacaricidas:

  • Sunmight;
  • Apollo;
  • Omite;
  • Neoron;
  • Vertimek;
  • Kleschevite.

Os ácaros da aranha desenvolvem rapidamente imunidade contra o agente usado. Uma vez que a destruição da praga requer 3-4 tratamentos com um intervalo de 5-12 dias (quanto mais quente estiver do lado de fora, com maior frequência), é recomendável mudar os preparativos.

Importante! A praga não tolera alta umidade. Se forem encontradas folhas pegajosas em uma petúnia cultivada em um vaso ou vaso, você pode simplesmente regá-la abundantemente e cobri-la por 2 a 3 dias com um saco plástico, o mais firmemente possível.

Se a petúnia for cultivada em vasos, você pode se livrar do ácaro-aranha sem a ajuda de produtos químicos.

Para limitar a propagação da infecção, é necessário primeiro remover todas as partes afetadas da petúnia, especialmente aquelas nas quais uma camada pegajosa é perceptível. Eles capturam outro 0,5 cm de tecido saudável - provavelmente, o micélio do fungo conseguiu se espalhar para eles.

Nos estágios iniciais da infecção, quando apenas os primeiros sintomas apareceram na petúnia, mas não a viscosidade das folhas, os remédios populares são adequados (eles precisam tratar a própria planta e o solo no canteiro de flores):

  • bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio diluído em água (25 g / l);
  • Kefir ou soro de leite diluído 1:10 com adição de iodo (2-3 gotas por litro);
  • solução rosa brilhante de permanganato de potássio;
  • espuma de sabão em pó.

Para combater doenças, são utilizados medicamentos antifúngicos - fungicidas:

  • Topázio;
  • Velocidade;
  • Horus;
  • Maksim;
  • Kuprozan;
  • Ordan.

Para evitar a propagação da infecção, todas as partes afetadas da petúnia são cortadas com um instrumento desinfetado.

Importante! Além disso, o sulfato de cobre ou líquido Bordeaux é usado para combater o oídio e a podridão cinzenta. São os compostos de cobre que são prejudiciais à microflora patogênica.

Prevenção

A profilaxia regular é muito mais fácil do que lidar com a flor pegajosa nas folhas de petúnia. Passos simples que um jardineiro pode seguir:

  1. Inspeção semanal da planta. Isso ajudará a perceber o problema em um estágio inicial de desenvolvimento e a agir a tempo.
  2. Plantar petúnias de acordo com o esquema recomendado para uma determinada variedade. Quando "lotado", o canteiro não é ventilado, qualquer problema se espalha muito mais rápido.
  3. Conformidade com as normas de rega. Em solo úmido, tanto a microflora patogênica quanto as pragas dão uma sensação boa. Recomenda-se soltar o solo umedecido para melhor acesso de oxigênio às raízes.
  4. Aplicação de fertilizantes nitrogenados de acordo com o esquema alimentar recomendado e na dosagem necessária. Seu excesso afeta negativamente a imunidade da petúnia.
  5. Aterrissando ao lado de um canteiro de ervas picantes, flores com um cheiro forte para espantar pulgões
  6. Limpeza completa de restos de plantas no outono. Ele precisa ser queimado, não armazenado em algum lugar do local.
Importante! Se possível, as petúnias com uma flor pegajosa nas folhas devem ser isoladas de outras plantas para impedir a propagação de pragas ou patógenos.

Conclusão

As folhas pegajosas das petúnias podem ser apenas uma característica da variedade. Porém, com mais frequência, o aparecimento de uma placa pegajosa sinaliza um ataque de praga. Este sintoma também é característico de algumas doenças fúngicas. Para evitar a morte das plantas, é necessário examiná-las constantemente em busca de sintomas suspeitos, ser capaz de identificar o problema e saber como lidar com ele.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção