Beliscar e beliscar uma dália são maneiras de formar um arbusto. Usando essas técnicas, você pode cultivar um arbusto com flores abundantes ou obter uma planta com uma flor enorme.
Métodos de formação de arbustos
Cobertura
Beliscar e beliscar são usados apenas para dálias altas e médias. Meio-fio, flor pequena e pompom dálias não requerem formação, a forma do arbusto é geneticamente incorporada.
O clima durante a pinça deve ser seco, é aconselhável beliscar e beliscar pela manhã, após o orvalho secar. A alta umidade contribui para o desenvolvimento da microflora patogênica. Visto que beliscar implica em violação da integridade da casca, os microorganismos penetram facilmente na planta.
Beliscar ajuda:
- Obtenha floração precoce;
- Aumente o tamanho das flores;
- Salve a força da planta para a formação de tubérculos;
- Aumente o efeito decorativo dos arbustos.
As dálias são pinçadas para interromper o crescimento do caule principal e estimular a formação de ramos adicionais. Se você sair do mato sem beliscar, terá um tronco com três pedúnculos no topo. A planta gastará toda a sua vitalidade no crescimento da flor principal, o resto dos botões provavelmente não serão capazes de florescer.
Após beliscar a haste principal, as laterais começam a se desenvolver. Cada haste é capaz de produzir até três grandes botões. Primeiro, o botão central floresce, depois alternadamente os botões laterais. Depois de beliscar o arbusto cresce esparramado, com muitas flores.
O pinçamento do caule principal é realizado após o aparecimento do quarto par de folhas. Parte da dália acima das folhas é quebrada ou cortada com uma faca. É aconselhável realizar este procedimento o mais cedo possível para manter a resistência da planta.
Quando os ramos laterais crescem, o procedimento pode ser repetido. Os ramos superiores mais produtivos, os rebentos inferiores não são deixados para a floração. O pinçamento é realizado após a formação do segundo ou terceiro par de folhas, quando 3 - 4 ramos laterais são formados no caule, o pinçamento não é mais realizado. Todos os brotos em crescimento devem ser removidos o mais cedo possível.
Além de beliscar os caules, beliscar as folhas inferiores, o excesso de brotos do tubérculo e dos botões também é usado. As folhas inferiores são cortadas para fins de higiene, os botões - para aumentar o efeito decorativo da flor.
Nos arbustos de dália, todas as folhas inferiores são removidas para facilitar a aeração dos caules e prevenir infecções fúngicas. Nesse caso, o colo da raiz se desenvolve corretamente, o que contribui para um melhor armazenamento dos tubérculos no inverno.
As dálias altas geralmente formam 3 hastes. Há muito mais brotos no tubérculo, os extras devem ser removidos. Geralmente são cortados o mais próximo possível do tubérculo. É necessário tratar o corte com fungicidas.
O excesso de botões é removido para se obter uma grande flor em um caule uniforme. Essas flores são usadas para cortar, para desenhar buquês, onde a dália solo. As flores grandes também são importantes para as peças de exibição.
Steying
Grasshopping é a remoção dos brotos que crescem de cada par de folhas. Deixar todos os brotos no arbusto enfraquece muito a planta. A floração virá muito mais tarde, a maioria dos botões não terá tempo de florescer.Tubérculos de dália enfraquecidos são mal armazenados no inverno.
Entrando em:
- Estimula a floração;
- Promove o acúmulo de nutrientes pelo tubérculo;
- Melhora a aparência da planta.
A paixão é feita de forma seletiva. Os rebentos superiores podem ser deixados para uma floração mais longa. Deve-se ter em mente que um grande número de brotos de dália não será capaz de fornecer nutrientes.
Os rebentos laterais crescem com rapidez suficiente. Como regra, o pinçamento é realizado 3-4 vezes por mês, dependendo da taxa de crescimento.
Tendo descoberto como formar dálias corretamente, é fácil cultivar uma flor adequada para qualquer propósito, o que trará verdadeira alegria para seu dono.