Contente
Os amores-perfeitos de jardim ou violetas Wittrock, cultivados como planta anual e bienal, são usados para decorar jardins e espaços interiores. A principal reprodução é a partir de sementes. Em casa, as violetas podem ser cultivadas a partir de sementes durante todo o ano e em canteiros abertos apenas no verão. Existe outro nome para Pansies - viola, que significa violeta em italiano. Para evitar confusão ao ler nosso artigo, notamos: Amores-perfeitos, violeta e viola são definições inequívocas da mesma planta. Como cultivar corretamente essas flores a partir de sementes, quando plantar, como conseguir uma floração abundante: você obterá respostas para todas essas perguntas lendo o conteúdo de nosso artigo.
Morfologia
Os amores-perfeitos violetas não têm uma classificação geralmente aceite, alguns botânicos dividem as espécies de plantas pela forma e tamanho da flor, outros pela época de floração ou resistência às influências ambientais.
A base da classificação moderna é a distribuição de Amores-perfeitos por tamanho de flor:
- Violetas Super Gigantes. As flores atingem 11 centímetros de diâmetro.
- Violas gigantes. Tamanho da flor 9-10 cm.
- Olhos com flores grandes (flores de até 8-9 cm de diâmetro).
- Violetas com flores médias. As flores crescem de 6 a 8 centímetros.
- Violas de flores pequenas. O tamanho médio das flores é de 5 a 6 cm.
Todos os grupos são divididos em muitos subgrupos de variedades, que são caracterizados pela cor e forma das flores. Não daremos aqui uma descrição de cada variedade de Pansies, é simplesmente impossível, seu número está na casa das centenas, faremos apenas uma descrição dos dados morfológicos básicos que unem todas as espécies e variedades desta planta:
- violeta - planta anual compacta ou ligeiramente espalhada, altura do arbusto de 15 a 40 centímetros, cultivada a partir de sementes;
- as raízes da viola são fibrosas, ou seja, a raiz principal não tem uma prioridade pronunciada, existem muitos processos basais situados a uma profundidade não superior a 15-20 cm;
- as folhas dos Pansies são verdes escuras (dependendo da variedade podem ter uma cor verde claro), alternadas, a forma da folha é oval ou ovóide, afinando no topo, as bordas são recortadas;
- as flores são de tamanhos diferentes (ver acima), a corola é plana com cinco pétalas, uma pétala inferior tem uma cavidade especial na qual o pólen é coletado, todas as outras pétalas são ligeiramente levantadas para cima, o formato é em forma de leque, as flores são diferentes em cores: monocromático, ou seja, uma cor e também duas e três cores;
- frutas - vagens de sementes com três câmaras, as sementes são pequenas, lisas e brilhantes, comprimento de até 2 mm, largura da semente - menos de 1 mm (ver foto abaixo).
Crescendo a partir de sementes
No vídeo no final desta página, um florista experiente fala em detalhes sobre seu método de cultivo de amores-perfeitos da semente até as mudas. Para quem prefere ler o texto, continuamos a escrever.
Começa a semear as sementes da viola em fevereiro, de modo que na hora do plantio no solo, já tenham mudas suficientemente desenvolvidas. As plantas resultantes podem ser plantadas em vasos de jardim, em recipientes na varanda ou em vasos normais que são colocados em qualquer divisão. Mudas de amores-perfeitos são cultivadas a partir de sementes para obter canteiros de flores desabrochando no jardim o mais cedo possível, a fim de admirá-los durante todo o verão, e não no início do outono, o que pode acontecer se as violetas forem plantadas no solo tarde demais.
Treinamento
As sementes dos Pansies são pequenas (veja a foto abaixo), trabalhando com elas, você tem que trabalhar muito. Prepare pequenos espetos ou palitos, pinças de unha de ponta romba. Você também precisará de um pequeno recipiente com guardanapos de gaze ou terra. Depende de qual método de cultivo você prefere, com ou sem meio de cultivo.
Semeadura
Sementes de Pansies são embebidas até que os primeiros brotos emergentes sejam obtidos ou plantadas secas em um substrato úmido em vários pedaços.
No solo, as sementes se enraízam e minúsculos brotos com folhas de cotilédone correm para cima, como mostra a foto abaixo. As sementes brotam em 7 a 10 dias.
Eles podem ser deixados nesta posição até que as mudas crescem, ou podem ser mergulhados em vasos-recipientes separados para cada muda. Outra foto abaixo mostra as mudas de Amores-perfeitos, já prontas para serem transplantadas para o solo. Desde o plantio de sementes de violeta até a obtenção de mudas normais com várias folhas verdadeiras, leva de 3 a 4 meses. Em campo aberto, mudas de amor-perfeito cultivadas a partir de sementes são transplantadas dependendo da época de início do aquecimento da primavera, no sul isso pode ser feito já em abril-maio, em áreas frias - maio-junho.
Substrato de flor
Tentando facilitar o trabalho do jardineiro no cultivo de sementes de diferentes safras: flores, vegetais, frutos e frutas, os fabricantes aprenderam a fazer materiais modernos que ajudam a reduzir os custos de mão-de-obra para preparar substratos. Nas lojas, você pode comprar de tudo para esses fins: tabletes de turfa e coco, misturas complexas de barro destinadas separadamente para uma determinada planta, recipientes especiais com tampa e todo tipo de dispositivos para esse trabalho.
Se você não tiver lojas especializadas por perto e uma horta, como dizem, “por perto”, no outono, faça um estoque de solo de jardim, composto, areia e turfa. Por enquanto, eles podem ser armazenados no porão ou no galpão. Prepare a mistura de terra 2-3 semanas antes de plantar as sementes, leve-a para uma sala aquecida (casa ou armário) e aqueça-a adequadamente. As violetas não são muito exigentes quanto à composição do solo, mas não gostam de solos muito ácidos ou alcalinos.
Uma mistura de solo com a seguinte composição é adequada para o cultivo a partir de sementes: 1 parte de areia, 3 partes de solo fértil do jardim e 1 parte de composto leve apodrecido. Misture todos os componentes cuidadosamente, remova grandes detritos: galhos, seixos, grandes partes das plantas restantes. Comece a umedecer um pouco o solo fechando o recipiente com uma tampa para que a umidade não evapore por mais tempo.
Para saber o grau de acidez do solo, siga as instruções que acompanham a embalagem.
Cuidado de mudas
Durante esse tempo em que as mudas "acompanham o ritmo", é necessário realizar alguns cuidados, que consiste no seguinte:
- na aplicação da rega regular, uma vez por mês é necessário combiná-la com um aditivo químico para estimular o crescimento;
- manutenção de um regime de temperatura constante, não inferior a + 25 ° С;
- manter a umidade do ar borrifando as plantas com água morna, se necessário;
- na iluminação adicional, se os dias ainda forem curtos (no primeiro mês após a semeadura, é necessária iluminação 24 horas por dia).
2-3 semanas antes do plantio no solo, quando as temperaturas diurnas permitem, as mudas de amores-perfeitos são endurecidas, levando os recipientes para fora ou em varandas por 1-3 horas. Comece com 30 minutos, adicionando gradualmente o tempo, leve-o para 4 horas.Nas loggias esmaltadas, pode-se iniciar o endurecimento em março, e em abril-maio, se planejado, transplantar para caixas e deixar para todo o verão. Amores-perfeitos florescerão mais cedo se estiverem no lado sul ou leste da rua.
Aterragem no solo
Mudas prontas de violetas, cultivadas a partir de sementes, são plantadas no solo em meados de maio. Nesta época do ano, os moradores da cidade costumam observar como os jardineiros decoram os canteiros de flores da cidade em parques e jardins, plantam bulbos de tulipa, narcisos, mudas de petúnias e violetas. Um mês depois, começa seu violento florescimento, abre-se o verão, as cidades se transformam, adquirindo um traje multicolorido. Os jardineiros também correm para suas casas de verão para ter tempo de plantar as mudas "maduras" de amores-perfeitos e outras flores.
Para floristas novatos, recomendamos várias regras para o plantio correto de mudas de violetas cultivadas a partir de sementes em terreno aberto:
- Escolha um local para plantar sua viola com antecedência. Esta deve ser uma área iluminada longe de plantas altas, possivelmente separada vaso de jardim, um pequeno canteiro de flores, ou um local próximo aos caminhos, um escorregador alpino.
- O solo requer fértil e leve, pH neutro, solto e limpo de ervas daninhas.
- Marque a área, faça pequenos furos para mudas de 15 a 25 cm de profundidade.Você pode escolher você mesmo a distância entre as mudas, leve em consideração a densidade de plantio e o futuro crescimento dos arbustos, se quiser mais grossos, plante com mais frequência.
- Despeje a água sobre os poços quando estiver totalmente absorvida, com uma das mãos, use a concha para espalhar o solo úmido, com a outra, afogue as raízes da muda do Amor-perfeito nessa fenda. Enquanto segura o broto, remova a espátula com cuidado.
- Além disso, delicadamente, protegendo a muda frágil da quebra, polvilhe a superfície do buraco com composto ou turfa (espessura da camada de 10-15 centímetros).
- Puxe suavemente as mudas pela folha, elas não devem ser arrancadas do solo. Se, no entanto, ele permanecer em sua mão, repita tudo de novo. Gradualmente, você aprenderá a fazer isso direito.
- Plantamos mudas cultivadas a partir de sementes, agora você precisa de cuidados regulares com as flores e ração rara, regue-as uma vez por mês com fertilizantes complexos diluídos em água. Descubra a dosagem nas instruções da embalagem.
As floristas notam que os amores-perfeitos são muito sensíveis ao cuidado, quanto mais amor e cuidado você dá à planta, mais e mais abundantemente eles florescerão.
Dê uma olhada na foto abaixo. É assim que os enfeites de flores com amores-perfeitos cultivados a partir de sementes devem ser maravilhosos.
Coleta de sementes
Espécies de violetas com dois anos de idade produzem sementes apenas no segundo ano. Você mesmo pode colher essas sementes. Para isso, no primeiro ano (julho-agosto), as sementes de viola disponíveis são semeadas na terra. No final de setembro ou outubro, as mudas são desenterradas (nesta temporada a planta não floresce) junto com um pedaço de terra. Guarde no inverno em uma sala sem aquecimento: no porão, galpão, depósito frio. No início de maio, elas são plantadas como mudas normais. No outono, no final da floração, a viola forma vagens de sementes, nas quais há muitas sementes frescas, os produtores as coletam, colocam para secar e amadurecer. As sementes assim obtidas podem ser plantadas para mudas em casa da mesma forma que as compradas.
Quando cultivamos flores, damos sua beleza não só àqueles que nos rodeiam, mas antes de tudo nós mesmos obtemos prazer e satisfação. Esses sentimentos nos ajudam na vida. Amo flores, elas são nossas amigas.