Contente
Jardineiros experientes afirmam que rosas são melhores para plantar exatamente no outono. Neste momento, existem todas as condições necessárias para que a muda jovem se enraíze e se enraíze num novo lugar. Geralmente chove no outono, então você não precisa se preocupar em regar. Além disso, a umidade correta do ar e o solo aquecido até o nível necessário contribuem para o sucesso do enraizamento. Mas não importa quão favoráveis sejam as condições, muito depende do jardineiro. Este artigo examinará como as rosas de raiz aberta são plantadas no outono.
Seleção de mudas adequadas
É melhor comprar arbustos para plantar em lojas especializadas. Claro, você pode pedir mudas pela Internet, mas não será possível ver o estado delas. Os arbustos com sistema de raiz aberto são mais baratos. Mas é importante lembrar que essas mudas devem ser plantadas em um futuro próximo.
As raízes não devem estar secas ou apodrecendo. Um sistema radicular saudável sempre se desenvolve proporcionalmente e também tem uma cor natural e uniforme. Uma boa muda deve ter pelo menos 3 brotos principais. Os espinhos e caules têm uma cor verde uniforme e brilho brilhante.
Se você comprar arbustos com um sistema radicular fechado, você definitivamente deve ver quão firmemente a bola de terra une-se ao sistema radicular e ao recipiente. Um arbusto saudável possui um grande número de ramos jovens nos quais há folhas verdes frescas.
Escolha de um local para o cultivo de rosas
A muda criará raízes bem e crescerá ativamente apenas na área selecionada corretamente. Neste caso, é necessário levar em consideração alguns requisitos. O fato é que uma rosa é uma planta bastante extravagante para a qual você precisa criar condições adequadas.
Rose adora calor e luz do sol. Portanto, apenas os locais bem iluminados são escolhidos para o cultivo da "rainha das flores". Do lado norte, o jardim de flores pode ser coberto de prédios, o principal é que o lado sul é totalmente aberto. Os arbustos não devem ser soprados por ventos vindos de todas as direções. Além disso, a rosa não cresce bem em locais com sombra. Por esse motivo, a planta não é plantada perto de árvores e arbustos exuberantes.
O nível do lençol freático na área com rosas não deve ser muito alto. A umidade estagnada pode provocar o apodrecimento do sistema radicular. Nessas condições, as rosas simplesmente morrerão. Que tipo de solo é adequado para o cultivo de rosas?
Existem 3 critérios principais:
- solo fértil solto;
- o nível de acidez do solo é ligeiramente ácido;
- uma quantidade suficiente de fertilizantes minerais e orgânicos.
Para plantar mudas, é preciso preparar o terreno com antecedência. Para fazer isso, eles o desenterram com cuidado. Nesta fase, você pode aplicar fertilizantes minerais. A quantidade de nutrientes é determinada de acordo com as instruções. Um mês antes de plantar um arbusto, você precisa fertilizar o solo com composto ou húmus.
A tecnologia correta para plantar rosas
Provavelmente, o mais importante no plantio de rosas é escolher uma data específica. Depende se as mudas jovens terão tempo para se acostumar com o início das geadas. Nas regiões do sul, costuma-se plantar rosas desde o início de outubro até meados do mês. Na faixa do meio, esse período cai em meados de setembro - as primeiras semanas de outubro. Em áreas de clima frio, as plantas tentam plantar antes do final de setembro.
Se você plantar rosas muito cedo, a folhagem pode começar a crescer ativamente nos arbustos, e as geadas pegarão as plantas no momento mais inoportuno, quando os brotos ainda estão muito tenros. Se, ao contrário, as mudas forem plantadas mais tarde, os arbustos simplesmente não terão tempo de criar raízes e podem congelar nas primeiras geadas noturnas.
Acontece que o tempo muda drasticamente e começam a ocorrer fortes geadas. Neste caso, o plantio de rosas não é aconselhável. Mudas em recipientes podem ser colocadas em uma varanda envidraçada. O principal é que a temperatura do ar em tal sala não desça abaixo de 0 ° C. E arbustos com sistema de raízes abertas são melhor plantados em uma estufa ou estufa.
Como preparar uma muda
O plantio de rosas começa com a preparação das próprias mudas. Os arbustos com sistema radicular aberto devem ser deixados em um balde d'água por um dia. Se você vai plantar rosas em recipientes especiais, nenhuma preparação é necessária. Depois disso, todos os galhos danificados e secos são cortados dos arbustos. Também é necessário retirar as folhas e os próprios brotos da planta, deixando cerca de 30 centímetros.
As raízes podres e secas devem ser removidas. Um núcleo branco deve ser visível no corte, o que significa que a madeira viva começou. Para prevenção, pode-se pulverizar a muda com uma solução (3%) de sulfato ferroso. Isso é feito para tornar a planta menos doente. E as próprias raízes devem ser mergulhadas em uma "caixa de bate-papo" especial. É feito de verbasco e argila (100 gramas de verbasco equivalem a 200 gramas de argila).
Como as rosas são plantadas
Primeiro você precisa cavar um buraco. Furos separados são cavados para um ou dois arbustos. Se você vai plantar um grande número de rosas, será mais conveniente cavar uma trincheira. O furo deve ter pelo menos 40 cm de diâmetro, dependendo do tamanho do sistema radicular. No outono, as rosas precisam ser plantadas profundamente (60 a 70 cm), pois a camada superficial do solo congela mais rápido.
Você também precisa determinar a distância entre os arbustos. Tudo depende da variedade específica de rosas:
- As rosas Polyanthus são plantadas a uma distância de cerca de 40 cm.
- Para chá híbrido, você precisa de pelo menos 60 cm.
- Os reparadores se sentirão bem a uma distância de cerca de 70 cm.
- As variedades do parque devem estar separadas por 1 m.
Se o solo for bastante pesado, é necessário colocar uma drenagem especial no fundo da cova. Para isso, a superfície inferior é forrada com uma camada de tijolos ou seixos quebrados. Essa drenagem não deve ter mais do que 2-3 cm de espessura. Em seguida, você precisa espalhar cuidadosamente o sistema radicular ao longo da parte inferior. Para fazer isso, você pode colocar um pouco de terra no meio do buraco, colocar uma muda nele e abaixar as raízes.
Cada camada de solo é ligeiramente compactada para que nenhuma bolsa de ar permaneça no solo. Depois disso, a muda é regada generosamente. Isso pode exigir cerca de 2 baldes de líquido. Depois que a umidade foi absorvida, é aconselhável cobrir o solo. No outono, este procedimento pode salvar os arbustos das mudanças de temperatura. O solo ainda úmido é borrifado um pouco com solo seco, após o que os arbustos são amontoados com turfa. A altura do aterro deve ser de pelo menos 20 cm. Composto ou feno também são adequados para esse fim.
Preparando-se para o inverno
É importante não só plantar rosas corretamente, mas também cobri-las bem para o inverno. Isso é especialmente verdadeiro para regiões onde os invernos são muito frios e gelados. Para isolar o abrigo de forma confiável, é necessário fazer uma estrutura especial de hastes de metal ao redor da planta. Você também pode usar estacas de madeira comuns, que simplesmente apontam para o solo. Em seguida, a estrutura é coberta com um material especial. Pode ser lutrasil ou agrofibra. O abrigo deve ser devidamente preso com arame para que não seja levado pelo vento. Quando a neve cai, o abrigo pode ser coberto adicionalmente com um monte de neve espessa.
Conclusão
Como vimos, plantar rosas é uma trabalheira. É preciso escolher um bom material de plantio, preparar uma muda e um solo, cavar um buraco do tamanho certo, fazer uma cobertura morta do solo e cobrir bem o mato para o inverno. Somente fazendo tudo isso você pode alcançar bons resultados. Mas como será agradável quando o arbusto plantado no outono florescer no ano que vem, deliciando a todos com seu aroma e beleza.