Contente
Cultivar o guarda-chuva Iberis a partir de sementes não requer muito tempo e esforço. A planta é despretensiosa, pois o cuidado com ela é mínimo. Pode ser plantado diretamente com sementes ou mudas em terreno aberto.
Descrição detalhada das espécies
O guarda-chuva é um dos tipos mais populares de Iberis cultivados como cultura de jardim. Esta erva pertence à família do repolho (crucífero). As zonas de seu habitat natural incluem o sul da Rússia, o Cáucaso e a Europa.
Iberis recebe o nome de Iberia. Assim era chamada a Península Ibérica nos tempos antigos. As pessoas também chamam a planta ibérica, stennik, pimenta em grão, variegada. Suas principais características:
- altura 0,15-0,4 m;
- caules são lisos e glabros, mas com uma luz para baixo;
- ramificação pronunciada;
- torneira raiz;
- diâmetro das inflorescências guarda-chuva até 5-6 cm;
- cor, dependendo da variedade, branco, rosa, lilás, violeta, roxo, lilás;
- as flores são pequenas, compostas por 4 pétalas, abertas ao mesmo tempo, densamente localizadas;
- o aroma é agradável e delicado;
- as placas de folha são pequenas e arredondadas, a quantidade é pequena;
- a floração dura 2 meses.
Tipos e variedades
Existem muitas variedades de Umbrella Iberis. Eles diferem principalmente na cor e na altura dos arbustos. Todos os representantes da espécie são boas plantas melíferas.
Merengue Umbrella Iberis Blackberry
A variedade de merengue do guarda-chuva Iberis Blackberry é representada por uma mistura de cores - branco leitoso, lilás, flores violáceas com um aroma forte. A altura média dos arbustos é de 0,25-0,3 m. A floração começa em junho e dura 2 meses.
Umbrella Iberis Pomegranate Ice
Na foto do guarda-chuva Iberis Pomegranate Ice no canteiro de flores, você pode ver claramente porque essa variedade tem esse nome. O motivo é a cor contrastante - uma mistura de inflorescências de romã branca e escura. Atingem 5 cm de diâmetro e a altura da planta é de 0,25-0,4 m.
Guarda-chuva ibérico Mudas de gelo de romã raramente são plantadas. Os jardineiros preferem cultivá-la a partir de sementes que podem ser semeadas antes mesmo do inverno.
Guarda-chuva Iberis Lilician
A variedade Lilitsiana apresenta inflorescências lilases claras com aroma pronunciado de mel. As plantas são extensas, mas pequenas.
Guarda-chuva Iberis Violet Cardinal
A variedade Violet Cardinal tem esse nome devido à delicada cor roxa das flores. Seu diâmetro é de apenas 1,5-2 cm. Eles são coletados em inflorescências corimbose densas.
Geléia de baga
A variedade Berry Jelly é caracterizada por uma cor contrastante - uma mistura de flores brancas e rosa. Altura da planta 0,25-0,4 m. As inflorescências atingem 5 cm de diâmetro.
Sonho rosa
A variedade Pink Dream tem uma cor rosa ou rosa púrpura.O diâmetro das flores não é superior a 2,5 mm. Este anual cresce até 0,3-0,35 m. A planta pode resistir a geadas curtas de até -4 ° C. A sua floração é abundante, o cheiro é agradável.
Iceberg
O nome da variedade Iceberg vem da cor branca como a neve das inflorescências. Atingem 10 cm de diâmetro, a altura das plantas é de 0,35-0,4 m, a floração dura mais de 2 meses e começa no final de maio.
Fairy Mixtche
A Fairy Mixture é representada por uma mistura de flores de diferentes cores. As plantas são compactas, adequadas para uma pequena área.
Erupção vermelha
Iberis Red Rash é vermelho carmim. A altura das plantas desta variedade é de 0,3 m.
Ametista
A ametista é uma das variedades de guarda-chuva Iberis de cor roxa. Possui botões pequenos e perfumados, a floração inicia-se em junho e dura 2 meses. As plantas estão se espalhando, mas sua altura é pequena - 0,3-0,35 m.
Praticar o cultivo de sementes de Ametista guarda-chuva Iberis em campo aberto. A semeadura é realizada na primavera ou antes do inverno.
Aplicação em paisagismo
O guarda-chuva Iberis é amplamente utilizado em paisagismo. Sua popularidade se deve à variedade de cores, esplendor e duração da floração.
Esta espécie é freqüentemente usada como planta de freio. É plantada ao longo dos caminhos em linha ou em pequenas ilhas.
A planta é plantada em canteiros de flores, cumes, mixborders. Podem ser flores da mesma tonalidade ou cor contrastante. Os arbustos são subdimensionados, portanto, são colocados em primeiro plano.
A planta é freqüentemente usada em jardins ornamentais e jardins de pedras. A flor fica bem em encostas naturais e elevações artificiais.
Na foto do jardim, você pode ver o guarda-chuva Iberis em combinação com várias plantas. Coníferas e arbustos floridos são um bom pano de fundo. Na vizinhança você pode plantar:
- alissum;
- malmequeres (variedades subdimensionadas);
- gazania;
- cravo-da-índia de ervas;
- rastejando tenaz;
- sino de flores grandes;
- sedum;
- creeping phlox;
- cineraria.
Características de reprodução
A Umbrella Iberis pode ser propagada por sementes ou estacas. A primeira opção é mais difícil. O material é imediatamente semeado em terreno aberto ou as mudas são plantadas primeiro. As sementes podem ser adquiridas na loja ou preparadas por você. Para fazer isso, você precisa coletar os frutos e secá-los para que abram. As sementes resultantes são armazenadas em local seco e escuro. Eles são plantados no ano seguinte, o material permanece viável por até 3 anos.
Não é difícil propagar uma planta por meio de estacas. O algoritmo é o seguinte:
- Após a floração, corte as estacas, cada uma com no máximo 5 cm de comprimento.
- Processe o material com fitormônios.
- Enraíze as estacas com um intervalo mínimo de 15 cm, o que pode ser feito ao ar livre ou em estufa.
Mudas em crescimento
A Umbrella Iberis pode ser plantada com mudas. Neste caso, a floração começa mais cedo.
A semeadura das mudas é realizada em março. Devido à sensibilidade ao transplante, recipientes separados devem ser retirados imediatamente para eliminar a necessidade de uma coleta. Algoritmo para o cultivo de mudas:
- Prepare a mistura de solo. Para a prevenção de doenças, deve ser tratada de uma das formas - solução de permanganato de potássio, calcinação, congelamento, aquecimento com vapor.
- Encha os recipientes preparados com terra, umedeça.
- Semeie sementes, aprofundando 0,1-0,2 mm.Você pode simplesmente espalhar sobre a superfície e polvilhar com a areia do rio.
- Cubra as plantações com papel alumínio ou vidro, coloque-as em um local aquecido. A temperatura ótima é de 15-18 ° C.
Cuidar de mudas é fácil. É importante fornecer luz difusa e ventilação regular. Após o surgimento das mudas, o abrigo deve ser retirado. O endurecimento começa 2 semanas antes do plantio em terreno aberto.
Plantio e cuidado em campo aberto
A Umbrella Iberis é cultivada ao ar livre. O momento do plantio, o local certo e o cuidado devidamente organizado são importantes.
Tempo recomendado
Ao cultivar umbelíferas a partir de sementes, não deve ser plantada antes de meados de abril. O momento exato depende das condições climáticas. É ideal quando a temperatura diurna é definida em 16-18 ° C. Você pode prolongar a floração plantando sementes em momentos diferentes. Recomenda-se um intervalo de 2-3 semanas.
A planta pode ser plantada com sementes antes do inverno. Eles fazem isso em setembro. Ao mesmo tempo, a taxa de germinação é menor, mas a floração começa mais cedo.
Seleção e preparação do local
A Umbrella Iberis não gosta de transplantes, por isso é importante escolher imediatamente o local certo para fazê-lo. Deve atender aos seguintes requisitos:
- iluminação intensa;
- solo arenoso ou argiloso;
- solo permeável;
- a reação da terra é neutra ou ligeiramente ácida;
- solo pesado e estagnação de umidade são excluídos.
Algoritmo de aterrissagem
Plantar um guarda-chuva Iberis é fácil de acordo com o seguinte algoritmo:
- Prepare a área selecionada - desenterre, remova todas as ervas daninhas, solte.
- Faça ranhuras ou orifícios.
- Semeie as sementes, aprofundando 0,5-0,7 cm. Deixe 15-20 cm entre as plantas adjacentes.
- Umedeça o solo.
As mudas aparecem em cerca de 1,5-2 semanas. As plantações precisarão ser desbastadas imediatamente.
Se o Iberis for plantado em terreno aberto com mudas, isso deve ser feito quando a sua altura for de cerca de 7 cm. As plantas devem ser retiradas dos recipientes com cuidado juntamente com um torrão de barro.
Programa de rega e alimentação
O guarda-chuva Iberis é despretensioso. Deve ser regado especialmente apenas em dias quentes e com seca prolongada. No resto do tempo, a planta tem umidade suficiente das camadas inferiores da terra. Para maior decoratividade, pode regar regularmente à medida que o solo seca.
A flor fica bem sem enfeitar se o solo for inicialmente fértil. Os fertilizantes podem ser adicionados para uma floração exuberante e mais longa. Composições minerais complexas são eficazes. A planta é alimentada duas vezes - quando aparecem as primeiras folhas e no início da floração.
Afrouxamento
Para o guarda-chuva Iberis, a permeabilidade do solo é importante, portanto deve ser sistematicamente afrouxada. Isso deve ser feito após a rega ou chuva forte, enquanto remove ervas daninhas.
Poda
Para manter o efeito decorativo do guarda-chuva Iberis, recomenda-se a retirada regular das inflorescências mortas. Quando a planta murchar, deve ser cortada em pelo menos um terço. Se a auto-semeadura não for planejada, os frutos devem ser removidos em tempo hábil.
Wintering
A Umbrella Iberis é cultivada anualmente, portanto não é necessário prepará-la para o inverno. A poda das inflorescências e da própria planta é realizada por questões estéticas.
Antes do inverno, o Iberis deve ser desenterrado e queimado. Essa medida serve para prevenir doenças e pragas. A área liberada deve ser desenterrada, removendo ervas daninhas, raízes e detritos.
Doenças e pragas
A Umbrella Iberis pertence à família dos crucíferos, portanto é suscetível às doenças e pragas características de seus representantes. Um dos problemas é o oídio (oídio), que se expressa por uma flor esbranquiçada nas folhas. É necessário combatê-lo com fungicidas como Gamair, Fitosporin-M, Alirina-B.Para a prevenção, a escavação do solo no outono e a queima de resíduos vegetais são importantes.
A doença fúngica de Iberis é keela. Ela se manifesta como crescimentos e inchaços nas raízes. As plantas afetadas devem ser removidas e o restante tratado com Fundazol ou enxofre coloidal. Para a prevenção de doenças, cinzas ou cal fofa devem ser adicionados ao solo durante as escavações de outono.
Um dos inimigos do guarda-chuva Iberis é a pulga do repolho (crucífera). Suas larvas e adultos se alimentam de folhas. Você pode se livrar da praga polvilhando as plantas com cinza de madeira com pó de tabaco ou cal fofa. Infusões e decocções de dente-de-leão, absinto verde, cinzas com sabão em pó também são eficazes.
Outro inimigo do guarda-chuva Iberis é a cochonilha. Esses insetos também são chamados de almofadas de feltro ou falsas. Você pode combater a praga com produtos químicos: Kemifos, Fufanon, Tagor, Novaktion.
Os percevejos podem ser tratados usando métodos populares. Uma solução de sabão em pó, decocção de cavalinha é eficaz.
Conclusão
Cultivar o guarda-chuva Iberis a partir de sementes também está ao alcance de jardineiros inexperientes. A planta não requer cuidados especiais, agrada-se com uma floração longa mesmo sem adubação adicional. Todas as variedades deste tipo podem ser plantadas em terreno aberto imediatamente com sementes.