Contente
Evergreen Iberis (Iberis sempervirens) é uma planta perene de baixo crescimento, que é uma das primeiras a agradar com a sua floração com a chegada do calor da primavera. Esta cultura é membro da família dos crucíferos. Ela vem da Espanha, que antigamente se chamava Ibéria, daí o nome da planta. Apesar de sua origem meridional, a perene enraizou-se bem em países com condições climáticas mais severas. Plantar e cuidar de Iberis perenes não é difícil, mas vale a pena prestar atenção a alguns detalhes ao cultivar esta planta.
Descrição do evergreen Iberis
Esta planta é caracterizada por arbustos de baixo crescimento, cuja altura não ultrapassa meio metro. Iberis evergreen forma numerosos rebentos altamente ramificados. À medida que crescem, lignificam na parte inferior e permanecem flexíveis na parte superior. Os ramos perenes do Iberis estão espalhados, eretos ou rastejantes, dependendo da espécie.
As folhas da planta são oblongas e estreitas. Seu comprimento chega a 3-5 cm, e sua largura não ultrapassa 0,5 cm. Os brotos Evergreen Iberis são densamente folhosos, com um pequeno passo entre os nós, portanto, a impressão de um montículo fofo sólido é criada. As placas têm uma tonalidade verde escura com um brilho.
As flores perenes ibéricas são simples, não ultrapassam 1,5 cm e são coletadas em inflorescências umbeladas. Seu diâmetro é de cerca de 5 cm. Dependendo da variedade, a tonalidade das pétalas pode ser branca, rosa, lilás. Há também o perene Iberis de Gibraltar, que tem uma bela tonalidade lilás de pétalas.
A planta forma numerosos botões. A primeira floração exuberante ocorre em maio. Sua duração é de 8 semanas. Em condições favoráveis, a planta perene pode florescer novamente em agosto, mas não tão exuberantemente.
Os frutos perenes do Iberis são frutos bivalves de forma oval ou redonda. São ligeiramente achatados nas laterais e têm um pequeno entalhe na parte superior. Dentro de cada uma existem inúmeras sementes de tonalidade marrom escura. Quando maduros, os frutos rebentam e despejam o conteúdo. É assim que pode ocorrer a auto-semeadura de uma planta.
As melhores variedades
Existem cerca de 40 tipos dessa cultura. Eles são a base para o desenvolvimento de novas variedades. Todas as espécies são semelhantes entre si e têm um alto efeito decorativo.
Evergreen Iberis Tahoe
Esta variedade é caracterizada por arbustos compactos de até 30 cm de altura e até 40 cm de largura Tahoe tem um período de floração mais precoce, que ocorre 2 semanas antes das outras espécies. A tonalidade das pétalas desta variedade é branca.
Evergreen Iberis Snowflake (floco de neve)
Variedade de cultura de baixo crescimento. A altura de seus arbustos chega a 25 cm, e a largura é de cerca de 45 cm.Pouco exigente para a composição do solo, mas precisa de uma boa drenagem ao plantar em solo argiloso pesado. O evergreen Snowflake Iberis distingue-se pelas suas flores perfumadas brancas como a neve.
Evergreen Iberis Whiteout
Uma variedade inovadora caracterizada por arbustos volumosos. A altura da planta não ultrapassa 25 cm, mas o diâmetro chega a 60 cm. As folhas são verdes escuras até 7 cm. O tamanho das flores brancas chega a 1,5 cm, são coletadas em inflorescências umbeladas, de 6 cm cada. variedade é ideal para um jardim de pedras.
Evergreen Iberis Fire Ice
Variedade de floração exuberante com flores brancas como a neve, que se coletam em inflorescências umbeladas de 5 cm de diâmetro. Forma arbustos de até 40 cm de altura e cerca de 50 cm de largura. Durante o período de floração, as folhas não são visíveis. A planta começa a formar botões no final de maio. A duração da floração no Fire Ice Iberis é de 20-25 dias.
Queda de neve Evergreen Iberis
Outra variedade com flores brancas como a neve e perfumadas. A planta forma inflorescências umbellate com um diâmetro de cerca de 6 cm. A altura da neve perene não excede 30 cm, e a largura é de cerca de meio metro. Duração da floração 25 semanas em presença de condições favoráveis.
Encontrar tudo
Variedade com arbustos compactos, de baixo crescimento, até 25 cm de altura, planta até 40 cm de largura, variedade caracterizada por flores brancas com tonalidade púrpura. O diâmetro das inflorescências da variedade Findel chega a 5 cm.
Little Jam
Um dos cultivares mais curtos. A altura da planta não ultrapassa 12 cm, mas o diâmetro pode ser de 40-45 cm. Forma inflorescências umbellate compostas por flores brancas de até 1 cm de tamanho. A variedade Little Gem mostra o efeito decorativo máximo quando plantada em argila ou solo pedregoso.
Dana
Outra variedade anã de Iberis perenes. A altura dos arbustos não ultrapassa 15 cm e o diâmetro é de cerca de 50 cm. A variedade Dana distingue-se por flores pequenas com não mais de 1,0 cm de tamanho, que são coletadas em inflorescências. Durante o período de floração, as folhas ficam completamente escondidas atrás delas.
Aplicação em paisagismo
Evergreen Iberis é popular entre os jardineiros iniciantes e paisagistas profissionais. Isso se deve à sua capacidade de se encaixar perfeitamente em qualquer composição e criar um destaque brilhante em plantações em grupo e individuais.
A planta pode ser usada:
- como um primeiro plano em um canteiro de flores de vários níveis;
- para enquadrar caminhos de jardim;
- nos slides alpinos;
- para meios-fios, cristas;
- em jardins ornamentais.
O Evergreen Iberis também é adequado para o plantio em vasos, que posteriormente podem ser utilizados para o paisagismo de varandas, terraços, a entrada do mirante, nas escadas.
Características de reprodução
Evergreen Iberis é fácil de propagar por sementes, estacas, dividindo o arbusto. Cada um desses métodos possui características próprias que devem ser levadas em consideração.
Para propagação por semente, você mesmo pode coletar o material de plantio. Para isso, é necessário cortar os frutos perenes em fase de maturação técnica. Em seguida, seque no parapeito da janela, embrulhado em papel para guardar as sementes dentro.
Para a propagação de iberis perenes por estacas, é necessário cortá-las do topo dos brotos do ano passado com 5 a 7 cm de comprimento, depois retirar as folhas do fundo e polvilhar o corte com qualquer formador de raiz. Plante uma mistura de turfa e areia e umedeça-a previamente.
A divisão dos arbustos é usada no início da primavera, quando começa a estação de crescimento de uma planta perene. Durante este período, é necessário desenterrar um arbusto perene de Iberis, cortar os brotos em 1/3 do comprimento e depois dividi-los em 2-3 partes com uma faca ou pá. Em seguida, plante imediatamente em local permanente e regue em abundância.
Mudas em crescimento
Para obter mudas bem desenvolvidas no início da temporada, é necessário plantar sementes perenes de Iberis no início de março. Para isso, é necessário preparar recipientes largos, de até 10 cm de altura, com orifícios de drenagem. Eles devem ser preenchidos com uma mistura de solo de turfa, turfa, areia e húmus na proporção de 2: 1: 1: 1.
Antes do plantio, a superfície do solo deve ser nivelada e regada em abundância. Em seguida, espalhe as sementes de Iberis perene a uma distância de 3 cm uma da outra e polvilhe com uma camada de areia de no máximo 0,5 cm de espessura. Cubra os recipientes com papel alumínio para criar um microclima favorável e coloque em um local escuro com uma temperatura de +22 graus. Após a germinação, após 10-14 dias, os recipientes devem ser colocados em uma janela ensolarada. As mudas devem ser regadas com moderação quando o solo secar.
Cuidado de plantio para Iberis sempre-verdes no solo
Para que esta planta perene se desenvolva plenamente e anualmente se agrade com a sua floração, é necessário plantá-la corretamente no local e escolher o local ideal. Você também deve se familiarizar com os problemas que pode encontrar durante o cultivo.
Quando plantar
É necessário plantar mudas jovens de sempre-verdes Iberis em um lugar permanente quando a terra aquece bem a uma profundidade de 20 cm e passa a ameaça de geadas de retorno. Por isso, nas regiões Sul, o plantio deve ser feito no início de maio, e nas áreas de clima temperado - no final deste mês.
Seleção e preparação do local
Para Iberis sempre-verdes, é necessário escolher áreas abertas e ensolaradas, pois mesmo com sombras claras, o efeito decorativo da planta diminui e os arbustos ficam soltos. Ao mesmo tempo, essa planta perene não é muito exigente quanto à composição do solo. O principal é que ele é solto e tem boa umidade e permeabilidade ao ar.
2 semanas antes do procedimento, você precisa cavar a área até uma profundidade de 20 cm, remover com cuidado as raízes das plantas perenes. Você também deve adicionar húmus ao solo a uma taxa de 5 kg por 1 sq. m. Depois disso, nivele a superfície.
Algoritmo de aterrissagem
O plantio de uma planta é feito de acordo com o esquema padrão, de modo que um jardineiro novato pode lidar com isso facilmente.
Algoritmo de ações:
- Prepare orifícios com 10 cm de profundidade a uma distância de 30 cm um do outro.
- Regue e espere até que a umidade seja absorvida, polvilhe com cinza de madeira.
- Remova cuidadosamente a muda junto com um torrão de terra do recipiente.
- Coloque-o no centro e polvilhe com terra.
- Compacte a superfície da base.
Programa de rega e alimentação
Esta planta perene não requer cuidados especiais. É necessário regá-lo apenas como último recurso, na ausência de chuva por muito tempo, uma vez que o alagamento afeta negativamente o desenvolvimento da península ibérica.
A cobertura deve ser aplicada no início da primavera, no início da estação de crescimento. Durante este período, você pode usar produtos orgânicos. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes uma segunda vez na formação de botões. Neste momento, é necessário aplicar misturas de minerais de fósforo e potássio. Isso não só prolongará a floração, mas também aumentará a resistência à geada das ibéricas perenes.
Poda
Pedúnculos desbotados devem ser removidos no final do outono. Também é recomendado cortar todos os brotos quebrados e danificados de Iberis perene. Além disso, durante a temporada, recomenda-se cortar periodicamente as pontas dos brotos que se destacam da massa total.
Preparando-se para o inverno
Nas regiões do sul, esta planta perene não precisa de abrigo para o inverno. É necessário isolar a planta somente quando cultivada nas regiões centrais. Para fazer isso, coloque a cobertura morta com uma camada de 3 cm de turfa ou húmus no solo sob o arbusto e cubra com ramos de abeto por cima.
Doenças e pragas
Iberis evergreen aumentou a resistência a doenças e pragas. Mas no caso de um verão frio e chuvoso, a imunidade da planta diminui.
Possíveis problemas:
- Quilha crucífera. Fungo do solo que forma crescimentos nas raízes. Como resultado, o Iberis para de crescer e florescer. As folhas ficam amarelas e o arbusto murcha completamente. Plantas doentes não podem ser tratadas. Para prevenção, é necessário usar o medicamento "Maxim".
- Morte tardia. Manchas marrons aparecem na base dos brotos, interrompendo processos metabólicos nos tecidos. Isso leva ao murchamento dos ramos afetados. Recomenda-se o uso da mistura bordalesa para o tratamento.
- Pulga crucífera. Pequena praga de cor preta. Alimenta-se de copas jovens de brotos e folhagens. Isso leva ao crescimento atrofiado e à falta de floração. Para a luta, deve-se usar o medicamento "Actellik".
- Mealybug. Uma pequena praga que se reproduz na camada superior do solo. Afeta a parte aérea da planta. Pode ser determinado por pedaços de algodão que estão localizados na base das folhas. Para lutar, você deve usar "Inta-Vir".
A necessidade de um transplante
Iberis evergreen é capaz de crescer e florescer abundantemente em um só lugar por cerca de 10 anos. No futuro, recomenda-se que os arbustos das plantas sejam atualizados, uma vez que seu efeito decorativo e resistência aos fatores negativos diminuem.
Conclusão
Plantar e cuidar de Iberis perenes é fácil. Portanto, esta planta pode ser recomendada a todos os jardineiros que não têm experiência no cultivo de plantas ornamentais. Uma planta perene é capaz de se deliciar com sua floração anual, mesmo na ausência de fertilização e rega oportuna. O principal é plantar em local aberto, longe de plantas altas.