Flor branca de verão: descrição, foto

A flor branca de verão (Leucojum aestivum) é uma planta perene bulbosa. Traduzido do latim significa "violeta branca". A forma da flor assemelha-se a um lírio-do-vale e a um floco de neve, porém, com um botão maior. Cresce igualmente bem em campo aberto e em vaso. Resiste bem a pragas e doenças, tolera bem as geadas, mas não gosta da seca. A flor branca está listada no Livro Vermelho. É categorizado como “Vulnerável”, ou seja, na fauna silvestre existe uma grande ameaça de sua extinção total, apesar do sucesso na reprodução humana.

História da planta

Até o momento, apenas 2 espécies de flores brancas foram cultivadas: verão e outono. Isso foi feito por jardineiros ingleses em 1588. Embora a flor ainda seja considerada uma neófita, sua popularidade veio apenas recentemente. Apenas começou a ser usado em paisagismo, em parques e em jardins domésticos.

Nos manuais soviéticos, a primeira menção à flor branca do verão está presente no 30º volume "Flora da URSS".

A flor cresce igualmente bem em campo aberto e em vasos

Descrição da flor branca de verão

A planta pertence à família Amaryllis. Bulbos e herbáceos representativos da espécie. Estende-se até 40 cm de altura. A floração da flor branca de verão ocorre no final da primavera e no verão.

As folhas da planta são caracterizadas por:

  • forma linear;
  • tipo cinto, 2-4 peças;
  • aparecem durante o período de floração.

As flores crescem em inflorescências umbeladas, podem ser solitárias. Com o tempo, eles caem. Até 3 cm de comprimento, amplamente em forma de sino. Eles podem ser brancos ou rosa. O perianto é representado por 6 folhas, no topo das quais podem aparecer manchas: amarelas ou verdes.

A flor branca de verão se distingue por uma interessante estrutura do sistema radicular. Junto com uma raiz perene e espessa, possui bulbos. Eles são equipados com várias escamas brancas com membranas fechadas umas nas outras. Após um certo período de tempo, parte das raízes das quais a planta foi formada morre.

Os frutos da flor branca de verão são representados por uma caixa carnuda. Contém muitas sementes de forma redonda e oblonga. Alguns deles têm apêndices marrons ou pretos.

Flor branca tolera bem a geada

Onde a flor cresce

A pátria da flor branca de verão é a parte central da Europa, Turquia, Mediterrâneo e Irã. Também encontrado na natureza no norte da África, Ucrânia, Bulgária, Albânia e Itália.

Na Rússia, em condições naturais, a flor branca cresce no Território de Krasnodar e na Península da Crimeia.

Métodos de reprodução

Existem duas maneiras de cultivar uma flor branca de verão:

  • vegetativamente;
  • com sementes.

Neste último caso, a semeadura é realizada imediatamente após a coleta das sementes da flor branca. A temperatura do ar não deve cair abaixo de +22 cerca deC. Se os canteiros forem regados abundantemente, os primeiros brotos aparecerão em 1,5 meses. Neste caso, a floração ocorre apenas em 6-7 anos.

Importante! A germinação das sementes em terreno aberto atinge 50-70%.

De forma vegetativa, a flor branca do verão pode ser propagada no final de agosto ou início de setembro. A principal vantagem da técnica é que você pode ver as primeiras flores 3 a 4 anos após o plantio.

O método de divisão com escalas pareadas é reconhecido como o melhor método vegetativo. Para fazer isso, você deve seguir várias etapas sequenciais:

  1. Divida a cebola em 6-8 partes, fazendo cortes no sentido do comprimento, de cima para baixo.
  2. Divida cada parte recebida em 2-3 "delenki", o principal é que eles têm várias escamas com um fragmento do fundo.
  3. Por 30 minutos, envie cada parte para uma solução de "Fundazol" a 2%.
  4. Prepare um substrato de solo de perlita e turfa na proporção de 50% a 50%.
  5. Coloque o "delenki" da flor branca em um terço da altura do bulbo.

É desejável que a temperatura onde a reprodução é realizada não caia abaixo de +18 cerca deC. Isso permitirá que as plantas criem raízes rapidamente. Assim que as primeiras 2-3 folhas aparecem, as mudas são transplantadas para o substrato do solo. Deve ser leve. Após o transplante, a flor branca de verão deve ser regada abundantemente.

Assim que os bulbos atingirem o tamanho desejado (2-5 cm de circunferência), a planta pode ser transplantada para um local permanente.

A flor branca se reproduz bem vegetativamente e com a ajuda de sementes

Crescendo e cuidando

A flor branca de verão prefere áreas sombreadas. É uma sensação boa perto de lagoas e arbustos. O solo deve ser drenado e úmido, é desejável saturá-lo com húmus.

A flor branca do verão não tolera a alta acidez do solo, então apenas estrume podre pode ser aplicado como fertilizante. Para reduzir a acidez, introduz-se turfa podre e um pouco de lima. Após o plantio da flor branca de verão, é necessário monitorar cuidadosamente a espessura da camada superficial do solo. Deve ser igual a dois diâmetros do bulbo. Se esta regra for negligenciada, então um plantio raso levará a uma diminuição no sistema radicular com um acúmulo intensivo de "filhos". Quanto mais fundo você plantar o bulbo, mais ele crescerá e não dará muitos brotos.

Regras básicas de atendimento:

  • afrouxando o solo;
  • rega;
  • colheita de ervas daninhas;
  • curativo superior.

No início da primavera, a flor branca não precisa de rega. A irrigação é necessária apenas se o inverno foi sem neve e chuva, ou seja, o solo está seco. O principal é que a água não é fria, é necessário usar água decantada.

Para alimentar a planta de flor branca, são utilizados fertilizantes minerais complexos, sempre na forma líquida. Eles devem conter nitrogênio. É ele quem estimula o crescimento do bulbo. O fósforo permite uma floração selvagem.

A flor branca de verão não precisa de abrigo para o inverno, tolera bem as geadas. Em casos extremos, pode ser coberto com ramos de abeto, caso não seja esperada neve durante todo o tempo frio.

Na ausência de introdução adicional de umidade, a flor não morrerá, mas não atingirá o tamanho necessário em altura

Pragas e doenças

A planta resiste bem a pragas e doenças. Porém, às vezes, olhando para um lote ou foto de uma flor branca de verão, você pode ver manchas amareladas ou esverdeadas na folhagem, buracos. Esses são sinais claros de doença ou de que insetos ou roedores apareceram no local.

Os problemas mais comuns incluem:

  1. Nematóides bulbosos. É um pequeno verme, de cuja atividade vital surgem tumores amarelados na folhagem. A planta afetada deverá ser completamente eliminada. O resto das flores brancas de verão devem ser desenterradas e os bulbos devem ser bem lavados. Em seguida, coloque-os na água por várias horas. Sua temperatura deve estar em +40 cerca deC. E só depois disso, plante-o novamente em campo aberto, mas em uma área diferente. Em canteiros de flores onde surgiram nematóides, nada pode ser plantado por 4-5 anos.
  2. Lesmas. Este é um problema muito raro e pode ser facilmente evitado. Eles aparecem em solos pesados ​​e argilosos. Portanto, antes do plantio da flor branca de verão, os bulbos devem ser protegidos com areia e o solo deve ser tratado com um remédio para esses parasitas.
  3. Lesões fúngicas típico para clima úmido e quente, associado ao aparecimento de mofo cinza no solo. As partes danificadas da flor branca são destruídas e a própria cultura é tratada com um fungicida.
  4. Toupeiras e ratos. Os mamíferos são capazes de roer completamente o bulbo e arrastá-lo para sua toca. Se a planta começar a apodrecer e se desenvolver lentamente, provavelmente parte do rizoma da flor branca foi danificada. Para salvá-lo, deve ser desenterrado, a área afetada deve ser tratada com cinzas e deixada ao ar livre por várias horas.A ferida deve secar bem, e só então você pode plantá-la novamente. Você terá que definir armadilhas para ratos e toupeiras. Também é recomendável inspecionar as plantações, os ratos costumam escolher turfa com grama ou touceiras perenes para suas moradias. Deve haver pelo menos 3 metros de plantio de plantas, caso contrário você terá que escolher entre elas.

Em geral, todas as doenças e pragas que afetam os pingos de neve e outras prímulas são características da flor.

Conclusão

A flor branca de verão é uma flor delicada que pode decorar qualquer canteiro de jardim. Não requer muita atenção a si mesmo, mas adora sombra e solo úmido e drenado. É fácil de propagar tanto vegetativamente quanto por semente. A flor branca é ótima para arranjar slides alpinos, decorar o grupo de entrada e crescer em vasos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção