Contente
- 1 Descrição de crisântemos indicum
- 2 Variedades de crisântemo indiano e sua descrição
- 3 Métodos para o cultivo de crisântemos indianos
- 4 Plantar e cuidar do crisântemo turco
- 5 Reprodução de crisântemos indianos
- 6 Doenças e pragas de crisântemos indianos
- 7 Foto de crisântemos indianos
- 8 Conclusão
- 9 Avaliações de crisântemos indianos
Devido ao grande número de formas, tamanhos e cores, os crisântemos estão muito difundidos em várias partes do mundo. A elevada decoratividade aliada à facilidade de manutenção fazem delas uma das flores de jardim mais procuradas, enquanto o trabalho de criação para o desenvolvimento de novas espécies não para. Uma das variedades desta planta perene é o crisântemo indiano, que, ao contrário de seu parente coreano, é cultivado principalmente em estufas.
Descrição de crisântemos indicum
Na natureza, o crisântemo indiano foi encontrado anteriormente no território da China moderna, em áreas de clima subtropical. Todas as variedades desta planta mantiveram suas características específicas.
Aqui está uma breve descrição do crisântemo indiano:
Parâmetro | Valor |
Tipo de planta | Família herbácea perene de Asteraceae (Asteraceae). |
Escapes | Liso, reto, verde, 0,3-1,5 m de altura, dependendo da variedade. |
Folhas | Fortemente dissecado, serrilhado. A lâmina foliar é cinza-esverdeada, densa, fofa. |
Sistema radicular | Potente, bem desenvolvido, formando um grande lóbulo. |
Flores | Cesto de inflorescências do tipo camomila, constituído por uma parte central com flores tubulares e bordeando pétalas planas de várias cores e tonalidades. O tamanho das inflorescências depende da variedade e pode ter até 25 cm de diâmetro. |
Fruta | Aquênios marrons pequenos, oblongos e com nervuras. |
Época de floração | Outono. |
Variedades de crisântemo indiano e sua descrição
Existem mais de 10 mil variedades de crisântemos indianos. Entre elas há plantas tanto com inflorescências grandes, de 20-25 cm de diâmetro, e com pequenas, "botão", há espécies para campo aberto e para cultivo em interior.
aurora
Esta variedade de crisântemo indiano forma um arbusto com cerca de 1 m de altura e floresce com lindas flores de laranjeira. As inflorescências são terry, planas, com diâmetro de 7 a 10 cm.
Altgold
Os arbustos desta variedade de crisântemos indianos são baixos, até 0,6 m. As inflorescências são planas, de um amarelo rico, até 7 cm de diâmetro. A variedade floresce cedo, os primeiros botões aparecem nos arbustos na segunda quinzena de agosto. A floração continua até outubro.
Artista
É uma variedade de crisântemos envasados que crescem em um pequeno arbusto compacto de não mais que 0,3 m de altura. Sua característica distintiva é a cor bicolor das pétalas em forma de listras longitudinais.
Existem também variedades de crisântemo do Artista indiano com flores amarelo-marrom e laranja-vermelho.
Barolo
Esta variedade de crisântemos indianos pode ser cultivada em vasos ou ao ar livre. Rebentos lisos, retos e bastante poderosos da planta formam um arbusto denso com cerca de 0,5 m de altura.O cesto de flores consiste em pétalas vermelhas em torno de um núcleo verde-amarelo.
Cleopatra
Este crisântemo tem uma cor muito incomum - terracota. As pétalas são coloridas de maneira que as inflorescências pareçam iluminadas por um sol forte. Cleópatra floresce por muito tempo, de agosto a outubro, e na ausência de geadas, as flores podem ser admiradas em novembro.
Like Worth
Como os crisântemos de Worth não são muito grandes, sua altura do arbusto é de apenas 0,3 m. As inflorescências simples do tipo camomila parecem muito impressionantes devido às pétalas de duas cores brilhantes em torno do meio amarelo-esverdeado.
Pedra pequena
Little Rock é outro representante dos crisântemos indianos, mais frequentemente cultivados em ambientes fechados. A cor das pétalas é vinho rico, com borda branca. Os arbustos de Little Rock são muito pequenos - 25-35 cm.
Pura Vida
Como muitas outras variedades de crisântemos indianos, Pura Vida é mais comumente cultivado em vasos. A altura do arbusto não ultrapassa 0,25-0,3 M. As pétalas da parte central da inflorescência são verdes brilhantes, mais perto da orla adquirem a cor da cal, a orla é branca.
Métodos para o cultivo de crisântemos indianos
Os crisântemos indianos podem ser cultivados ao ar livre e em vasos. Muitas variedades são pequenas e podem crescer como flores de interior. Espécies de grande porte em um clima adequado são cultivadas em campo aberto, o que também pode ser feito em salas especiais com um microclima artificial - jardins de inverno, estufas.
Crescendo crisântemos indianos ao ar livre
Em terreno aberto, crisântemos indianos termofílicos são plantados apenas com o início do calor real, a fim de eliminar completamente a probabilidade de geadas recorrentes. Após o término da floração, os brotos são cortados a uma altura de 15-20 cm do solo, e os arbustos são desenterrados, colocados em caixas de madeira, polvilhados com areia e levados ao porão para o inverno. Lá eles são armazenados durante todo o inverno sem rega a uma temperatura de 0-2 ° C, e após a chegada do calor são plantados novamente no jardim.
Cultivando e cuidando dos crisântemos indianos em casa
Os crisântemos indianos internos não toleram os caprichos do clima e requerem mais cuidado. A altura das espécies envasadas não ultrapassa 0,7 m, não ocupam muito espaço. Florescem, via de regra, muito tarde, no outono, quando muitas plantas de interior já estão em hibernação. Ao contrário de muitas plantas, os crisântemos indianos de interior não requerem uma temperatura elevada do ar. Pelo contrário, para isso é necessário garantir que este indicador está dentro de 15 ° C, portanto é melhor colocar os vasos de flores nas janelas voltadas para o norte.
Plantar e cuidar do crisântemo turco
Em campo aberto, os crisântemos indianos são retirados com mudas, que podem ser adquiridas em loja especializada ou cultivadas de forma independente por meio de sementes ou métodos vegetativos.
Seleção e preparação do local de pouso
Para os crisântemos, você deve escolher um local aberto e ensolarado, pois essas plantas não gostam de sombra.O solo no local deve ser solto, moderadamente úmido, com boa permeabilidade ao ar. Não se deve plantar crisântemos em áreas pantanosas e alagadas, é melhor dar preferência a uma pequena colina. Se o solo for muito argiloso, deve-se adicionar areia ou outro material de drenagem e fertilizar a área com húmus ou turfa. O nível de PH deve estar próximo do neutro. Você pode reduzir a acidez do solo adicionando farinha de dolomita ou giz.
Regras de pouso
O plantio de crisântemos indianos é realizado em maio, e às vezes até em junho, para evitar que geadas de retorno sejam evitadas. Todo o trabalho deve ser feito com tempo nublado e úmido, mas se estiver ensolarado e seco lá fora, o desembarque é feito no final da noite. Se por algum motivo não foi possível plantar mudas de crisântemo na primavera, esse procedimento pode ser realizado no início de setembro. Se as características climáticas da região não permitem que as plantas invernem em campo aberto, devem ser enraizadas em vasos e, após o inverno, plantadas em local permanente.
As covas de plantio para crisântemos indianos devem ter pelo menos 40 cm de profundidade, uma vez que uma camada de drenagem de areia grossa ou pequenos seixos deve ser despejada no fundo. O solo, que deve ser coberto com raízes de plantas, é melhor misturado com húmus, além disso, pode-se adicionar um pouco de potássio e fertilizantes de fósforo em sua composição. A muda é colocada verticalmente no centro da cova e cuidadosamente coberta com mistura de terra sem aprofundar o colo da raiz. Se a planta for alta, então pela primeira vez é melhor amarrá-la a um suporte contra vento e chuva.
Regar e alimentar
Regar os crisântemos indianos com moderação, o excesso de umidade pode levar ao apodrecimento da raiz. Você precisa navegar pelo estado da camada do solo na zona da raiz da planta. A humidificação deve ser efectuada apenas à medida que seca, o que é facilmente determinado visualmente.
A taxa de irrigação padrão é de aproximadamente 10 litros de água para cada arbusto adulto uma vez a cada 3 dias. No tempo chuvoso, não é necessário regar adicionalmente os crisântemos. É aconselhável usar água da chuva para irrigação. Se a fonte for um abastecimento de água, então, antes de regar, a água deve ser deixada em repouso por pelo menos 2 dias.
Você precisa alimentar crisântemos indianos durante toda a temporada. Na primavera, fertilizantes com um teor de nitrogênio são usados para o rápido crescimento dos brotos e do crescimento da massa verde. No meio do verão, a fertilização contendo nitrogênio deixa de ser aplicada. Além disso, apenas fertilizantes complexos de potássio e fósforo são usados, o que estimula a floração e brotamento para o próximo ano.
Inverno de crisântemos indianos
Os crisântemos indianos, mesmo os de flores grandes, podem ser deixados para o inverno em campo aberto, mas somente se as características climáticas da região permitirem. Nesse caso, os brotos são totalmente cortados logo acima do nível do solo, e então o arbusto é coberto com uma espessa camada de folhas caídas, ramos de abeto e, posteriormente, o abrigo é coberto com neve. Infelizmente, existem relativamente poucas variedades resistentes de crisântemos indianos. Portanto, após o início da primeira geada, os arbustos são cortados e desenterrados junto com um pedaço de terra nas raízes, levando-os para o porão ou outro cômodo com microclima adequado para o inverno.
Como moldar crisântemos indianos
Para aumentar o arbusto 2-3 vezes por temporada, a ponta do broto do crisântemo indiano é beliscada. Isso estimula o crescimento dos ramos laterais. A última vez que a pinça é feita no máximo 2 semanas antes do aparecimento dos primeiros botões, caso contrário, as flores simplesmente não terão tempo para se formar.
Reprodução de crisântemos indianos
A forma mais comum de reprodução dos crisântemos indianos é por sementes, a semeadura começa a ser plantada por volta de fevereiro. Antes disso, devem ser estratificados, mantendo-os por algum tempo em baixa temperatura. Isso aumentará significativamente sua germinação e viabilidade. Para o plantio, você pode adaptar qualquer recipiente, que é preenchido com solo comprado para mudas ou mistura de solo caseiro de solo levantado, turfa e areia.
O recipiente para o cultivo de mudas de crisântemos indianos a partir de sementes deve ser preenchido com uma mistura de solo quase até o topo, de modo que após ser fechado com vidro ou filme permaneça um vão de 3 a 5 cm. Antes do plantio, o solo deve ser umedecido com água morna de um borrifador. As sementes são despejadas em filas regulares, respeitando-se um intervalo de cerca de 10 cm entre as tiras, não se deve encher as sementes com terra, apenas pressioná-las ligeiramente contra a superfície do solo. A seguir, o recipiente deve ser coberto com um pedaço de vidro ou filme plástico e removido para local aquecido e escuro até o aparecimento de brotos.
Os primeiros brotos geralmente aparecem em 7 a 10 dias. Em seguida, o recipiente com as mudas é transferido para o peitoril da janela. Se a luz do dia durar menos de 8 horas, é necessário prever a possibilidade de iluminação artificial complementar das mudas, instalando qualquer fonte de iluminação no topo. As fito-lâmpadas especiais são muito adequadas para este propósito, fornecendo luz com um determinado espectro de cores, o que é mais necessário para as plantas. No final da primavera, as mudas são plantadas em um local permanente no jardim ou em vasos.
Outra forma de propagação dos crisântemos indianos são as mudas. Estacas com cerca de 20 cm de comprimento são cortadas dos brotos maduros e enraizadas em um recipiente com mistura de solo, coberto com uma película. Em tais condições de estufa, as mudas rapidamente formam seu próprio sistema radicular, após o qual são plantadas.
Doenças e pragas de crisântemos indianos
Quase todas as doenças dos crisântemos indianos são o resultado de cuidados inadequados ou de um clima inadequado para as plantas. As infecções fúngicas mais comuns que afetam toda a parte aérea.
Aqui estão algumas das doenças encontradas nos crisântemos:
- Ferrugem branca. Doença fúngica, que pode ser reconhecida pelas numerosas manchas redondas e amarelas claras nas folhas. Com o tempo, as manchas ficam marrons, transformando-se em focos de podridão. Quando aparecem sinais de doença, as partes infectadas das plantas são cortadas e queimadas, e os próprios arbustos e as plantações vizinhas são tratados com preparações contendo cobre (líquido bordalês, HOM).
- Oídio. Esta doença geralmente se desenvolve em verões frios e chuvosos ou quando a temperatura cai drasticamente. Aparece na forma de uma flor pulverulenta esbranquiçada nas folhas, que posteriormente tornam-se pretas rapidamente. As plantas infectadas são destruídas e as vizinhas borrifadas com solução de carbonato de sódio com adição de sabão líquido.
Além das doenças, os crisântemos indianos costumam ser atacados por pragas:
- Pulgão marrom. Esses pequenos insetos se alimentam de plantas jovens, muitas vezes danificando também os botões das flores. Como forma de controlar os pulgões, são usados preparações especiais - inseticidas, que são usados para borrifar os arbustos.
- Ácaro-aranha. É uma pequena praga de jardim encontrada em muitas culturas. Os ninhos de carrapatos são facilmente reconhecíveis pela teia de aranha que enreda os topos dos brotos. Se encontrados, devem ser cortados e destruídos, e os arbustos tratados com preparações acaricidas.
Foto de crisântemos indianos
Conclusão
O crisântemo indiano pode decorar não apenas um terreno de casa, uma estufa ou um jardim de inverno, mas também um apartamento comum. Devido à abundância de variedades baixas de várias cores, podem ser cultivadas em vasos. Muitos jardineiros fazem exatamente isso, cultivando crisântemos em recipientes e expondo-os ao jardim na estação quente, sem transplantá-los para um terreno aberto.