Foto e descrição do calêndula do pântano e outras variedades

O calêndula do pântano é uma planta com valiosas características decorativas e propriedades medicinais. Antes de plantar uma perene no país, é preciso estudar suas variedades e características.

Descrição botânica do calêndula

Marsh caligold (Caltha palustris) é uma planta herbácea perene da família Buttercup com até 40 cm de altura. Possui caule oco, reto e espesso, suculento, ramificado próximo ao ápice. Na foto do calêndula do pântano, pode-se observar que as folhas da planta são coriáceas, inteiras, dispostas em ordem regular, muito largas nas raízes.

As placas superficiais do calêndula são verdes escuras, as subaquáticas podem ser vermelho-púrpura

Como são as flores de calêndula

A planta floresce com inúmeras flores, coletadas em raras inflorescências, duas vezes por temporada - em abril e maio e no outono. Cada um dos botões atinge até 4 cm de diâmetro. Uma foto da cor do calêndula demonstra que a planta apresenta uma rica tonalidade amarelo-ouro durante o período decorativo. Em setembro, a perene dá frutos - folíolos secos com sementes pretas brilhantes.

As pétalas da planta calêndula são caracterizadas por um brilho de verniz

Área de distribuição

A planta distingue-se pela sua robustez e robustez invernal. Você pode ver isso na parte europeia da Rússia e no Cáucaso, na Sibéria e no Extremo Oriente, na Ásia Central. Perene é freqüentemente encontrada em pântanos e ao longo das margens de lagos e rios. A adaptação do calêndula à água permite que ele cresça diretamente em tanques e riachos a uma profundidade de cerca de 20 cm.

Descrição do calêndula do pântano

Para apreciar as propriedades de uma planta, você precisa se familiarizar com suas características únicas. Este último inclui não apenas recursos externos, mas também aplicativos.

Que flores se parecem com calêndula do pântano

Na ausência de experiência, as plantas perenes podem ser confundidas com outras plantas. Kaluzhnitsa é semelhante a:

  • papoula da floresta da primavera;

    Você pode distinguir a papoula pela forma das folhas

  • botão de ouro pungente;

    Ao contrário do calêndula, o botão-de-ouro pungente tem folhas finas e dissecadas.

  • Maiô europeu;

    O maiô europeu tem uma estrutura de botão mais complexa do que o calêndula

  • Spring Adonis;

    As folhas de adônis da primavera são muito pequenas e finas

  • limpador de primavera;

    As pétalas da casca da primavera são mais longas e mais estreitas do que as do calêndula

  • anêmona botão de ouro.

    Você pode reconhecer a anêmona do botão-de-ouro por suas folhas dissecadas com os dedos.

É fácil distinguir as plantas umas das outras se você estudar cuidadosamente a foto e a descrição das espécies com antecedência.

O grau de toxicidade

Kaluzhnitsa pertence à categoria de plantas venenosas - todas as suas partes frescas são tóxicas. O suco perene exala um odor desagradável e tem um sabor muito ácido. A grama não é comida por animais que pastam perto de pântanos e corpos d'água.

A planta contém palustrolídeo e epicaltólido, bem como uma grande quantidade de alcalóides, cumarinas, protoanemoninas. O consumo descuidado de calêndula fresca leva à intoxicação.

Sinais de envenenamento

Os sintomas de envenenamento aparecem em média duas horas depois que a planta é usada para alimentação. A intoxicação é expressa por fraqueza intensa, tontura, náusea e vômito, dor abdominal e diarreia. Alguns pacientes urinam com mais frequência.

Em caso de intoxicação por plantas, é necessário beber bastante água e induzir artificialmente o vômito para limpar o estômago. Depois disso, você deve pegar o carvão ativado e ir a um posto médico.

A seiva da planta também irrita quando entra em contato com a pele. Nesse caso, enxágue a área afetada com água morna e, a seguir, tome um dos anti-histamínicos.

Propriedades medicinais do calêndula do pântano

Apesar de sua toxidade, a planta possui propriedades medicinais. As saponinas em plantas perenes são benéficas no tratamento de tosse e bronquite. Os flavonóides presentes na grama e nas raízes têm um efeito benéfico sobre os vasos sanguíneos, nivelam a frequência cardíaca e estabilizam a pressão arterial. A planta é usada para o alívio da inflamação e da dor.

Em pequenas doses, o calêndula é usado para a prevenção do câncer

Aplicação na medicina tradicional

A medicina tradicional oferece várias receitas baseadas em uma planta perene. Na utilização de medicamentos, é muito importante seguir as dosagens recomendadas e as regras de admissão.

Decocção para resfriados

Com ARVI e influenza, a medicina tradicional recomenda o seguinte remédio de base perene para uso:

  • as raízes da planta são esmagadas no volume de uma pequena colher;
  • despeje 250 ml de água;
  • em uma tigela de esmalte, ferva sob uma tampa por meia hora em fogo baixo.

O produto é resfriado e passado por uma gaze, espremendo a matéria-prima. O líquido resultante é completado com água limpa até o volume original e tomado quatro vezes ao dia em uma colher grande. Você precisa consumir um medicamento à base de planta com o estômago cheio.

Com prostatite

As raízes da planta medicinal são boas para aliviar a inflamação na prostatite. O remédio é feito assim:

  • 1/2 colher pequena de rizomas picados é derramada com um copo de água;
  • ferva em fogo médio por cinco minutos;
  • retirado do fogão e insistido por mais uma hora.

O medicamento filtrado é tomado até quatro vezes ao dia por 1/4 de xícara, o tratamento total é continuado por até três semanas.

Uma decocção de raiz de calêndula tem propriedades analgésicas

Com febre

Uma infusão das folhas da planta ajuda a lidar com o calor e a febre. Prepare-o assim:

  • uma pequena colher de matéria-prima é despejada em 200 ml de água fervente;
  • mantenha sob a tampa por uma hora;
  • filtrado através de gaze.

Tome o remédio para 1/3 xícara três vezes ao dia com comida.

Importante! É necessário continuar o tratamento por não mais do que seis dias.

Coleta e aquisição de matérias-primas

A colheita das raízes do calêndula é realizada no final do outono, pouco antes do frio, quando a planta finalmente murcha. As folhas e caules são colhidos na primavera, no início da abertura dos botões. Quaisquer partes da planta são primeiro lavadas em água fria e depois secas ao ar fresco ou em um forno a 45 ° C até que a umidade tenha evaporado completamente.

É necessário armazenar as matérias-primas em sacos de papel ou recipientes de vidro em local escuro e com baixa umidade. A planta colhida mantém propriedades medicinais por dois anos.

Aplicativos de culinária

Perene, sujeito a cuidadoso processamento culinário, pode ser usado no preparo de pratos comestíveis. A partir dos botões da planta, fazem-se uma marinada para peixes e carne, as folhas são adicionadas às sopas para melhorar o sabor.

Existe uma receita de calêndula coreana. A erva é primeiro mergulhada em água por pelo menos um dia, mudando o líquido periodicamente, e depois fervida e misturada com açúcar, alho, especiarias, cebola frita e molho de soja. Um prato à base de plantas é especialmente saboroso quando você adiciona nozes, sementes de gergelim e quaisquer verduras. Você pode usá-lo, inclusive para melhorar o apetite.

Outra receita sugere fazer alcaparras com botões de plantas. Neste caso, as flores não sopradas são conservadas em vinagre com refrigerante, pimenta e especiarias.

Outras espécies e variedades

Kaluzhnitsa é representado não apenas pela variedade do pântano, mas também por outras formas silvestres e de jardim. É interessante estudar suas fotos e principais características.

Calêndula terry

Terry marsh marigold Plena (Caltha Palustris Flore Pleno) é uma forma de jardim ornamental de uma planta. Ele difere em dimensões em miniatura e sobe apenas até 25 cm acima do solo, desenvolve-se muito mais lentamente do que a variedade selvagem. De interesse são as fotos de flores de calêndula que florescem em brotos em maio. Os botões são grandes, de estrutura dupla e amarelo brilhante, pendendo do arbusto para os lados em cachos volumosos.

A estrutura das flores na variedade terry Plena é mais complexa do que a das espécies selvagens

Membranosa

O calêndula membranosa (Caltha membranacea) eleva-se em média 30 cm, tem folhas grandes verde-escuras em pecíolos longos. Na primavera, a planta dá numerosas pequenas flores amarelas brilhantes.

Mais de 20 flores podem florescer em um calêndula de cada vez

Pétalas finas

O calêndula de pétalas finas (Caltha leptosepala) é uma grama curta com um caule reto e liso. Possui folhas verde-escuras em pecíolos de até 25 cm. Fotos da calêndula mostram que os botões da espécie são brancos, pequenos, até 2 cm de diâmetro, em um pedúnculo podem haver dois pedaços de uma vez.

O calêndula de pétalas finas cresce em média até 35 cm

Calêndula flutuante

O calêndula flutuante (Caltha natans) é uma variedade em miniatura com flores brancas de até 4 cm de diâmetro. As placas foliares da planta são arredondadas, com uma borda plana, com cerca de 3 cm de largura, aderem à superfície da água.

O calêndula flutuante é freqüentemente usado para decorar corpos d'água.

floresta

O calêndula da floresta (Caltha sylvestris) pertence às variedades altas e pode atingir 1,5 m, cujas folhas são redondas ou em forma de rim, com até 15 cm de largura. As flores são amarelas, pequenas, aparecem nos meses de abril e maio.

Botões de calêndula da floresta são coletados em inflorescências de até 15 peças

Calêndula fisty

O calêndula fisty (Caltha fistulosa) atinge 1,2 m acima do solo na altura em que as sementes amadurecem, embora na floração só chegue a 30 cm. O caule da planta é grosso, as folhas são grandes e coriáceas, até 15 cm de diâmetro. O calêndula amarelo floresce no final de maio com botões de tamanho médio, cobrindo abundantemente o arbusto.

Flores soltas do calêndula do punho atingem 7 cm de diâmetro

De duas flores

O calêndula de duas flores (Caltha biflora) é um arbusto compacto com apenas cerca de 10 cm de altura. A planta tem folhas lisas em formato de coração com até 7 cm de diâmetro e, em maio, dá pequenos botões brancos que nascem em longos pedúnculos.

A terra natal das espécies de duas flores é a América do Norte.

Aplicação em paisagismo

Uma planta perene adora uma grande quantidade de umidade, por isso é geralmente usada em áreas pantanosas e em locais onde as águas subterrâneas estão próximas. A planta é usada:

  • para decorar as margens dos reservatórios;

    Kaluzhnitsa enfatiza bem a linha de riachos e lagoas no jardim

  • para aterrissar em composições artísticas que imitam uma clareira na floresta;

    Kaluzhnitsa fica bem em áreas densamente sombreadas do jardim

  • para colocação diretamente na superfície da água;

    Com a ajuda de um calêndula, você pode decorar romanticamente um lago artificial no jardim

Kaluzhnitsa parece atraente ao lado de samambaias e íris, loosestrife e delfínio. Pode ser plantado ao lado de lungwort, incenso, maiô e hospedeiro. As plantas poderão florescer por sua vez, e a decoratividade do canteiro de flores será mantida continuamente.

Características de reprodução

A planta herbácea é propagada por sementes e por métodos vegetativos:

  1. Ao dividir o arbusto... Um espécime adulto é desenterrado no início da primavera ou em setembro após a floração e a raiz é cortada em vários pedaços com uma pá afiada. Delenki são plantados em áreas selecionadas do jardim. Após o procedimento, a planta só precisa ser sombreada e bem regada. Tolera bem a divisão e rapidamente cria raízes em um novo lugar.
  2. Sementes... Na primavera ou outono, o material de plantio é primeiro colocado no frio até 10 ° C por 30 dias, e então germinado por mais dois meses a uma temperatura de cerca de 20 ° C. Depois disso, as mudas podem ser plantadas em campo aberto, elas poderão florescer em três anos.
  3. Camadas... A maneira mais rápida é dobrar o caule de uma planta perene com um botão de folha no chão, fixá-lo e umedecê-lo regularmente por várias semanas. Uma vez que o broto está enraizado, ele pode ser destacado da planta-mãe e transferido para um novo local.

Para propagação de calêndula, geralmente a divisão do arbusto é usada - o resultado é obtido mais rapidamente

Marsh malmequer distingue-se pela boa resistência e é fácil de reproduzir por qualquer meio.

Regras de pouso

Recomenda-se plantar a planta em terreno aberto no início da primavera ou início do outono. O solo de cultivo precisa ser fértil, abundantemente hidratado. Uma planta perene é capaz de crescer tanto em locais abertos e ensolarados quanto na sombra sob a cobertura de árvores decíduas.

Para plantar calêndula na área selecionada, você precisa cavar um pequeno buraco, com o dobro do tamanho das raízes da planta. Solo seco, se necessário, é diluído com argila, turfa e húmus. A muda é baixada para um buraco e suas raízes são cobertas com terra, e então o solo é levemente pressionado contra o caule. Pela primeira vez, a planta perene deve ser protegida do lado sul da luz do sol e garantir irrigação estável.

Conselho! Ao plantar várias plantas ao mesmo tempo, deve-se observar um vão de 30 cm entre elas.

Ao plantar perto da água, o calêndula não requer rega frequente, mesmo em climas quentes

Recursos de cuidado

Plantar e cuidar de um cravo-de-defunto não é particularmente difícil. O jardineiro só precisa se preocupar em umedecer regularmente o solo no verão. De vez em quando, é recomendável afrouxar o solo nas raízes de uma planta perene e remover as ervas daninhas.

A alimentação das plantas é realizada três vezes por estação - no início da primavera, durante o período de floração e no meio do verão. Você precisa usar fertilizantes minerais complexos contendo nitrogênio, potássio e fósforo. A cada 3-4 anos, a perene é transplantada dividindo o rizoma, à medida que cresce e perde gradativamente seu efeito decorativo.

O resistente calêndula do pântano não precisa de um abrigo de inverno. Mas se desejar, pouco antes do início do tempo frio, a planta no solo pode ser jogada com as folhas caídas. Isso irá isolar o sistema radicular e protegê-lo da geada.

Pragas e doenças

Em geral, uma planta perene é considerada resistente a doenças e pragas. Mas, como escolhe áreas úmidas para toda a vida, às vezes as folhas e os brotos podem sofrer de fungos.

  1. Ferrugem... A doença pode ser reconhecida pelo embaçamento das placas e pelo aparecimento de manchas marrons de diferentes tamanhos.

    A ferrugem responde bem ao tratamento com sulfato de cobre

  2. Oídio... As placas inferiores da planta são as primeiras a sofrer com a doença, depois os pontos claros se espalham para as partes superiores.

    O fungo do oídio deixa uma camada branca com gotas transparentes nas folhas

Você pode se livrar das doenças do calêndula com a ajuda de Fundazole e dos produtos biológicos Gamair e Fitosporin-M. O tratamento da planta é realizado de acordo com as instruções várias vezes por temporada em intervalos de 2-3 semanas.

As pragas infestam o calêndula do pântano extremamente raramente. Às vezes, uma planta perene sofre de moscas que põem ovos em placas de folhas suculentas. Você pode se livrar dos insetos com uma solução de sabão neutro.

Atenção! Se a planta for gravemente afetada, as partes danificadas pelos parasitas devem ser removidas e queimadas.

Após a eclosão, as larvas da mosca começam a comer os verdes suculentos do calêndula

Conclusão

Marsh caligold é uma flor perene muito bonita, resistente e fácil de reproduzir. Pode ser plantada em áreas bem umedecidas e diretamente na água, a planta possui propriedades medicinais. Na aplicação, deve-se ter em atenção que o calêndula é venenoso, sendo permitida a sua utilização para fins medicinais apenas de acordo com receitas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção