Contente
- 1 Características da reprodução do catharanthus por sementes
- 2 Datas de semeadura de sementes de catharanthus para mudas
- 3 Plantando sementes de catharanthus para mudas
- 4 Como cultivar catharanthus a partir de sementes
- 5 Possíveis problemas
- 6 Transferir para o solo
- 7 Quando a semente do cataranto floresce
- 8 Conclusão
Catharanthus é uma herbácea perene perene, cujo local de nascimento é considerado Madagascar. Esta planta é cultivada desde o século XVIII. Na Rússia, é cultivado como interno ou anual. O período de floração do catharanthus começa em maio e vai até outubro. Com os devidos cuidados, forma-se toda uma capa de botões que ocultam completamente a folhagem, pelo que este arbusto ganhou o reconhecimento dos floricultores. Mas para cultivar um cataranto a partir de sementes até o início da temporada, você precisa conhecer todos os meandros desse processo e seguir estritamente as recomendações.
Características da reprodução do catharanthus por sementes
Agricultores experientes recomendam o cultivo de catharanthus por meio de mudas, em vez do plantio direto no solo. Isso se deve ao fato de que esta cultura é muito vulnerável em um estágio inicial de crescimento, e a probabilidade de morte de mudas jovens é muito alta. Mas para que o empreendimento seja bem-sucedido, você precisa entender como é o material de plantio dessa planta perene e quais variedades podem ser cultivadas dessa forma.
Como são as sementes de catharanthus?
Em condições naturais, após a floração desta planta perene, os frutos são formados em forma de uma folha dupla em forma de meia-lua. Dentro de cada um deles, até uma dúzia de sementes alongadas alongadas, com aproximadamente 3-4 mm de tamanho, são formadas. Quando maduros, eles adquirem uma tonalidade marrom escura. É impossível coletar material de plantio, mesmo na presença de um arbusto catharanthus adulto, pois em climas temperados eles não se formam, mas apenas nos trópicos.
Você pode comprar material de plantio de alta qualidade em lojas especializadas. Mas, ao mesmo tempo, é preciso ficar atento à embalagem, ao prazo de validade e ao preço, já que sementes certificadas dessa planta perene não podem ser baratas.
Quais variedades podem ser cultivadas a partir de sementes
Agora, há um número suficiente de formas híbridas de catharanthus no mercado, que se caracterizam por uma floração exuberante e longa. Todos eles podem ser cultivados a partir de sementes, o principal é ter paciência.
A série mais comum:
- Titanium F1. Anual, que forma brotos de até 15 cm de altura, é caracterizada por arbustos compactos, floração precoce, maior resistência à seca. Não requer formação, forma botões até as geadas outonais. A altura do arbusto atinge 25-30 cm, e a largura é de 15-20 cm.O catharanthus "Titan F1" tem um diâmetro de flores de até 5 cm.
- Cora Cascade F1. Tipo Ampel que pode ser cultivado em vasos suspensos. A série é apresentada em diferentes tons. É caracterizada por arbustos compactos com altura e largura de 30 cm. O diâmetro das flores é de 3-4 cm. Catharanthus "Cascata de Casca" é resistente à seca e à luz solar direta.
- SunStorm F1. Série compacta de floração precoce. As plantas crescem de 25-30 cm de altura e 30 cm de largura.Esta espécie tolera facilmente mudanças de temperatura e é despretensiosa de cuidar. Katarantus "SunStorm F1" é adequado para cultivo em condições de alta densidade.
Datas de semeadura de sementes de catharanthus para mudas
Para que as mudas desta planta já se fortaleçam no início de maio, é necessário plantar sementes em fevereiro, ou seja, na primeira quinzena do mês. A peculiaridade dessa planta é que, no estágio inicial, o catharanthus se desenvolve muito lentamente. Portanto, é importante não perder o período ideal de plantio para poder admirar as flores no final de maio.
Plantando sementes de catharanthus para mudas
Plantar um cataranto não requer ações complexas. Portanto, qualquer florista iniciante é capaz de lidar com essa tarefa. Mas, ao mesmo tempo, é importante seguir todas essas recomendações, pois qualquer erro pode causar falha.
Seleção de recipientes e preparação do solo
A peculiaridade do cataranto é que ele forma uma longa raiz principal. Portanto, para o plantio de sementes, é preciso escolher vasilhas largas, de no mínimo 15 cm de altura, cada uma delas com orifícios de drenagem para retirar o excesso de água, já que esta planta perene não tolera a umidade estagnada no solo.
Você pode comprar um substrato adequado para semear na loja, escolhendo uma mistura de solo para as mudas. Mas neste caso, além disso, é preciso adicionar um pouco de areia ou perlita e substrato de coco.
Em casa, as sementes de catharanthus também podem ser semeadas em solo auto-preparado. Para fazer isso, é necessário misturar todos os componentes propostos em um volume igual:
- território;
- areia;
- turfa;
- húmus;
- solo frondoso;
- substrato de coco.
Antes de plantar as sementes, a mistura de solo resultante deve ser desinfetada. Para fazer isso, deve ser regado com uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio por dia e, em seguida, seco um pouco.
Preparação de sementes
Antes da semeadura, o material de plantio deve ser estimulado, o que ativa os processos de crescimento. Para isso, mergulhe-o na solução de trabalho de "Zircão", que deve ser preparada na proporção de 2 ml por 1 litro de água. Mergulhe as sementes no líquido resultante por 10 horas e depois seque um pouco até que apareça uma fluidez característica.
Como plantar sementes de catharanthus para mudas
O plantio desta planta perene ocorre de acordo com o esquema padrão. Portanto, é muito fácil seguir o procedimento e cumprir rigorosamente todas as recomendações.
Algoritmo de pouso:
- Coloque uma camada de drenagem de 1 cm de espessura no fundo do recipiente.
- Preencha o resto do volume com o substrato, não dormindo o suficiente até o topo.
- Regue o solo, espere que a água seja absorvida.
- Alise a camada superior e espalhe cuidadosamente as sementes a uma distância de 1,5-2,0 cm.
- Polvilhe com terra por cima, com uma camada não superior a 0,5 cm.
- Use uma tábua para compactar a superfície e umedeça com um borrifador.
Depois disso, cubra o recipiente com um saco transparente e leve-o para um local escuro onde a temperatura não seja inferior a + 24-25 graus.
Como cultivar catharanthus a partir de sementes
No futuro, tudo dependerá de cuidados adequados. Por isso, é preciso tentar dar à planta condições favoráveis de crescimento, para que fique com belos arbustos floridos dessa perene decorativa.
Quando o catharanthus brota das sementes
Se todo o procedimento de plantio das sementes foi seguido pela regra, os primeiros brotos aparecerão no 5-7º dia. Brotos amigáveis do catharanthus podem ser vistos um dia depois.
Microclima
Quando aparecem os brotos, os recipientes devem ser reorganizados em um peitoril de janela leve e a temperatura do conteúdo deve ser reduzida para +19 graus. Isso vai desacelerar o crescimento da parte aérea e ativar a formação de uma raiz poderosa. A melhor opção para um catharanthus pode ser janelas leste e oeste com sombra clara da luz solar direta.
Nesta fase, é importante que o efeito estufa permaneça dentro do recipiente para manter o aumento do nível de umidade. Mas para minimizar os riscos de desenvolvimento de doenças fúngicas, o filme deve ser retirado periodicamente e as sementes germinadas ventiladas.
Depois de uma semana com esse conteúdo, a temperatura precisa ser elevada para +20 graus e mantida neste nível constantemente. Quando as mudas ficam mais fortes e crescem bem, é preciso adaptá-las às condições externas. Para fazer isso, pela primeira vez, retire o filme por 1 hora e, a cada dia subsequente, aumente o intervalo por mais meia hora. Depois de uma semana, as mudas cultivadas a partir de sementes podem ser totalmente abertas.
Regar e alimentar
Catharanthus é uma planta que ama a umidade, mas os arbustos adultos precisam ser regados em abundância. Portanto, ao cultivar mudas a partir de sementes, é necessário umedecer o solo em recipientes apenas conforme necessário, evitando a estagnação da umidade. Esta planta também responde bem à pulverização foliar. Isso deve ser feito entre as regas.
Quando as mudas ficam mais fortes e crescem, elas precisam ser alimentadas pela primeira vez. Para isso, deve-se usar um fertilizante de mudas balanceado, que pode ser adquirido na própria loja. No futuro, alimente o cataranto a cada 2 semanas.
Picking
Quando as mudas possuem 4 folhas verdadeiras, é necessário plantá-las em recipientes separados. Para isso, deve-se preparar recipientes com diâmetro de 9 a 10 cm e altura de 15 cm.O solo para mudas de cataranto pode ser utilizado da mesma forma que para o plantio de sementes.
Durante a colheita, é necessário pinçar 1/3 da raiz de cada muda, o que estimula o crescimento dos processos laterais. E também no momento do plantio, o cataranto deve ser enterrado 0,5 cm no solo.
Possíveis problemas
Ao cultivar esta planta perene a partir de sementes, podem surgir algumas dificuldades. Portanto, você deve estudar os problemas mais comuns que podem surgir no processo e os métodos para resolvê-los.
Por que não há brotos de cataranto, o que fazer
Muitos produtores reclamam que, ao plantar sementes de catharanthus, os brotos muitas vezes não aparecem. Isso pode acontecer por vários motivos.
O problema mais comum pode ser a semeadura enterrada. Nesse caso, nada precisa ser feito, os brotos vão aparecer, mas um pouco mais tarde.
Além disso, o motivo da falta de mudas pode ser o plantio superficial de sementes. Para corrigir a situação, é necessário borrifá-los com uma camada de terra e colocá-los em um local escuro com temperatura de +25 graus.
As sementes de Catharanthus podem não germinar quando o solo seca. Neste caso, o plantio deve ser repetido e os recipientes devem ser cobertos com papel alumínio para criar um microclima ideal em seu interior.
Doenças e pragas
Katarantus tem uma imunidade natural elevada. Mas se as condições de cultivo não forem seguidas, esta planta perene é afetada por tais pragas:
- ácaro-aranha;
- pulgão;
- escudo;
- fabricante de feltro.
Portanto, aos primeiros sinais de dano, a planta deve ser tratada com Actellik, duas vezes com frequência de 7 dias.
Katarantus não é muito suscetível a doenças fúngicas. De vez em quando, pode ter problemas com as folhas, o que indica falta de rega, baixa umidade do ar e exposição direta ao sol. Nesse caso, basta ajustar as condições de detenção.
Transferir para o solo
Mudas de Catharanthus cultivadas a partir de sementes podem ser transplantadas para um local permanente em um canteiro de flores quando o solo aquece a uma temperatura de +18 graus a uma profundidade de 20 cm. Isso geralmente acontece no final de maio - no início de junho.
Um site para uma perene deve ser preparado com antecedência. É necessário desenterrá-lo, adicionar húmus (5 kg por 1 m quadrado), e adicionalmente adicionar 30 g de superfosfato e 15 g de sulfeto de potássio. Você precisa plantar mudas a uma distância de 30 cm umas das outras.
Quando a semente do cataranto floresce
Mudas desta planta perene, cultivadas a partir de sementes, florescem após 11-12 semanas. Se as condições de detenção não forem observadas, os termos podem ser alterados em 1-2 semanas. Portanto, para obter arbustos floridos no início da estação, todos os requisitos da planta devem ser rigorosamente observados.
Conclusão
Cada florista pode cultivar um cataranto a partir de sementes. Este processo é longo e árduo, então a maioria dos pacientes será capaz de lidar com essa tarefa. Mas, em agradecimento por isso, a planta irá deliciá-lo com uma floração exuberante durante toda a temporada. O principal é dar-lhe rega regular e bastante luz solar.