Híbrido chá rosa floribunda variedades Hocus Pocus (Focus Pocus)

Rose Fokus Pokus leva esse nome por uma razão, porque cada uma de suas flores é uma surpresa inesperada. E não se sabe que flores irão desabrochar: se serão botões vermelho-escuros, amarelos ou listrados hipnotizantes. A cor da rosa é ainda mais contrastante, bicolor, irregular e não borrada, o que só atrai jardineiros.

Apesar do tamanho reduzido dos botões, a roseira Focus Pocus agrada pela sua produtividade e duração da floração.

História de criação

Quaisquer que sejam os efeitos fascinantes que a natureza cria, a rosa Hocus Pocus nasceu graças às mãos humanas. Uma obra-prima incomum foi apresentada pela primeira vez em 2000 pelos criadores alemães da empresa "Kordes" (W. Kordes & sons), que é bem conhecida na Rússia. No mercado mundial de flores, a variedade é conhecida como Hocus Pocus Kordans com um código de letras exclusivo - KORpocus.

Inicialmente, a variedade foi concebida em corte. Mas ramificações e pedúnculos curtos complicam esse procedimento, então a rosa é mais usada para decorar a paisagem e para crescer em jardins de rosas e parques.

A variedade BlackBeauty, anteriormente apresentada pela empresa Cordes, participou da criação da rosa Focus Pokus.

Descrição da variedade de rosas Focus Pocus e características

É muito difícil hoje determinar exatamente se a rosa Hocus Pocus pertence às variedades de chá híbrido ou à floribunda. As opiniões dos produtores de rosas divergem constantemente, já que a flor tem um aroma agradável e delicado inerente aos híbridos de chá e ao mesmo tempo floresce por muito tempo, em forma de onda, que é uma das marcas de um floribundo.

A planta em si é pequena. A roseira atinge não mais que 50-60 cm de altura, ocasionalmente, com bom cuidado e crescimento em sombra parcial, pode parar por volta dos 80 cm. Difere em ramos e abundante massa verde, mas ao mesmo tempo a planta é compacta , com apenas 40 cm de diâmetro. Folhas de cor escura, com superfície lustrosa, grandes, pinadas, localizadas em rebentos fortes e eretos. Os espinhos estão praticamente ausentes.

Normalmente, um botão é formado no caule, mas você também pode ver pequenas inflorescências de 3-5 flores. Ao mesmo tempo, podem florescer no arbusto até 15 rosas, cujo diâmetro é de 6 a 8 cm. O número de pétalas felpudas varia de 30 a 40 peças, que se encaixam bem umas nas outras e são fortemente dobradas para fora na direção do borda, formando cantos agudos.

Atenção! A produtividade da rosa Focus Pocus é bastante alta e chega a 250 flores por ano.

A floração da rosa é longa, embora seja ondulada, o arbusto agrada com belos botões em quase toda a temporada, do final de maio a setembro-outubro. É por isso que muitos jardineiros atribuem a rosa Focus Pokus ao grupo floribunda. As próprias flores nos arbustos podem durar até duas semanas sem cair, mas se houver sinais de murchamento, é melhor cortar os botões imediatamente para que a planta não desperdice energia com eles.

Vantagens e desvantagens da variedade

A popularidade do Focus Pokus cresceu entre os jardineiros não só devido à sua cor incomum, mas também por causa de suas outras qualidades positivas.

Todas as flores da variedade Focus Pokus têm sua própria cor individual e é impossível encontrar as mesmas rosas

Prós:

  • após o plantio, a floração pode ser esperada no segundo ano;
  • a rosa é resistente à geada e tolera com calma temperaturas abaixo de - 20-23 ℃ sem abrigo (zona de resistência à geada do USDA - 6);
  • tem boa imunidade ao oídio, com os devidos cuidados é pouco suscetível a danos a outras doenças;
  • cor incomum de botões;
  • as flores em um arbusto duram até duas semanas sem cair, assim como em um corte;
  • período de floração longo (períodos de descanso muito curtos que fazem a rosa parecer florescer continuamente ao longo da estação).

Desvantagens:

  • baixa imunidade à mancha preta;
  • arbustos na maioria das vezes sofrem de ataques de pulgões;
  • não tolera tempo chuvoso, os botões podem não abrir durante a estação chuvosa;
  • no calor e na seca, as flores estão sujeitas a murchar e murchar rapidamente;
  • caprichoso no cuidado.

Métodos de reprodução

Como a rosa Focus Pocus é híbrida, a reprodução é realizada exclusivamente por métodos vegetativos para preservar todas as características varietais. A forma mais comum é dividir o mato. Apenas plantas saudáveis ​​e suficientemente maduras são adequadas para o procedimento, que são desenterradas do final de abril a meados de maio. A divisão propriamente dita é feita com uma tesoura de ponta afiada, pré-tratada com uma solução desinfetante. Divida o sistema radicular em 2-3 partes, enquanto remove raízes podres e fracas. Os pontos de corte devem ser processados ​​e as partes separadas são baixadas para uma mistura pré-preparada de argila e esterco. Depois disso, as plantas são plantadas em local permanente.

Outra reprodução da rosa Hocus Pocus pode ser feita por camadas. O procedimento também é realizado na primavera. Para isso, são escolhidos brotos flexíveis de dois anos, que são dobrados ao solo. No ponto de contato do galho com o solo, é feita uma incisão sobre ele, fixada com braçadeiras especiais ou estacas de madeira, borrifados com terra em cima. Para que o enraizamento seja mais rápido, o local para a estratificação deve ser preparado com antecedência. Para isso, turfa ou estrume podre são introduzidos no solo. Estacas totalmente enraizadas são separadas da planta-mãe apenas no ano seguinte, seguido pelo transplante para um local permanente.

Crescendo e cuidando

Rosa Focus Pokus é uma planta caprichosa, e sua floração e longevidade dependem do correto plantio, bem como dos cuidados posteriores.

Ao escolher um local, lembre-se de que a variedade requer solo fértil e solto. O local deve estar localizado em uma colina, ser bem iluminado e sem passagem de ventos. Ao mesmo tempo, ao meio-dia, o arbusto deve estar em sombra parcial para que a luz do sol forte não cause murcha e queima dos botões.

Atenção! É melhor plantar a rosa Hocus Pocus na primavera, mas se o procedimento for planejado para o outono, então a data de plantio em terreno aberto deve ser pelo menos três semanas antes do início da geada.

As primeiras três semanas após o plantio são as mais importantes para a rosa. É neste momento que a planta sofre o maior estresse e requer muita atenção, que consiste em regar, alimentar e soltar adequadamente o solo.

Umedecer o solo deve ser feito moderadamente para que a água não fique estagnada, enquanto a falta de umidade também pode ter um efeito prejudicial sobre o arbusto. A melhor opção de irrigação é a cada 6-7 dias. É produzido estritamente sob a raiz com água morna e sedimentada à noite ou pela manhã.

Após a rega, é imperativo soltar o solo, isso permite melhorar a permeabilidade ao ar e à umidade do solo

Para fortalecer no primeiro ano após o plantio e para garantir a subsequente floração abundante, a rosa Focus Pokus é alimentada. O fertilizante deve ser aplicado pelo menos quatro vezes por temporada:

  • a primeira cobertura após o derretimento da neve no final de março, usando complexos contendo nitrogênio;
  • a segunda - durante o período de crescimento da massa verde, também são utilizados fertilizantes com teor de nitrogênio;
  • a terceira - durante o período de brotação (floração), neste caso a planta necessita de potássio e fósforo;
  • a última alimentação é realizada no final do verão para preparar o mato para o inverno.

A poda da rosa é realizada pelo menos duas vezes:

  • na primavera, removendo brotos danificados e congelados;
  • no outono, cortando todos os botões desbotados.

Além disso, no período entre a floração, as rosas murchas devem ser removidas.

Pragas e doenças

Se você escolher o local errado para plantar a rosa Hocus Pocus, por exemplo, em uma planície ou próximo ao lençol freático, isso pode causar o apodrecimento das raízes. Esta é uma das principais doenças que ameaçam gravemente o arbusto.

Além disso, o perigo é a mancha preta, à qual a rosa desta variedade tem uma imunidade fraca. Para prevenir o aparecimento da doença, recomenda-se a realização de um tratamento preventivo de primavera antes do inchaço dos botões e durante a floração das folhas. Se, mesmo assim, a doença foi detectada no arbusto, os brotos, folhas e botões danificados são imediatamente removidos, seguido de sua queima. E a própria planta é tratada com fungicidas de contato sistêmicos ou sistêmicos.

Quanto aos insetos, a maior ameaça são os pulgões e, portanto, as formigas de jardim. Quando aparecem pragas, recomenda-se usar remédios populares se a colônia de parasitas for pequena, ou inseticidas - no caso de derrota em massa.

Aplicação em paisagismo

Os pequenos caules de flores da variedade Focus Pokus e o arranjo dos botões nas laterais complicam o processo de criação de lindos buquês. Portanto, a rosa é mais usada para decorar a paisagem.

O tamanho compacto e pequeno dos arbustos Focus Pocus tornam a variedade ideal para enquadrar caminhos. A cor bonita e incomum dos botões permite usar a rosa como um destaque brilhante em um canteiro de flores entre o campo e as plantas herbáceas.

Um arbusto baixo é plantado no primeiro plano de um volumoso jardim de flores

Porém, a cor não padronizada e mutável das flores ainda torna inconveniente a seleção de vizinhos para uma rosa, portanto, na maioria das vezes, é utilizada em monocultivos.

Conclusão

Rosa Focus Pokus é bastante caprichoso e difícil de crescer, requer muita atenção e esforço. Mas se as regras agrotécnicas forem observadas, todo o tempo gasto será mais do que justificado. Lindos e numerosos botões irão deliciar seu dono durante todo o verão. E o desabrochar de cada flor será uma verdadeira surpresa para ele.

Críticas com foto sobre a rosa Focus Pocus

Kristina Azarova, 50 anos, Veliky Novgorod
Comprei uma muda da variedade Focus Pokus no ano passado. Na maioria das vezes, compro rosas em uma loja especializada em jardinagem e comprei esse exemplar no mercado por um preço de centavo, não pude resistir. A embalagem era simples, um saco plástico com etiqueta, não tinha nem caixa. Descompactado, as raízes estão fracas e os galhos estão descascados, pensei que a rosa não sobreviveria. Cortei tudo o que era desnecessário e mergulhei em Kornevin. Então plantei a muda em uma garrafa com um substrato comprado. A princípio não houve movimento, mas depois notei o surgimento de novas raízes. Transplantei uma rosa com o início do tempo quente. O arbusto criou raízes, mas durante o primeiro ano cresceu fracamente e não floresceu. Este ano parece mais animado e os primeiros botões já começam a aparecer.
Arina Elasova, 32 anos, Voronezh
Uma variedade de rosas muito incomum, as flores parecem requintadas e elegantes. Há muito tempo queria plantar um arbusto assim no meu jardim, mas nem sei se ele vai criar raízes comigo. De acordo com a descrição, a rosa exige muita manutenção e não tolera chuvas.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção