Agapanthus: plantio e cuidados em campo aberto

A flor do agapanthus, planta herbácea perene ornamental, foi dada ao mundo pela África do Sul. Esta planta exuberante espetacular, repleta de folhas longas e grossas, há muito tempo é decorada com delicadas flores brilhantes de uma forma incomum. Não são conhecidas tantas espécies de agapanthus, mas eles são capazes de polinizar efetivamente, formando híbridos interessantes. Hoje, esta planta é cultivada com sucesso em campo aberto e em vasos de flores nas janelas. A reprodução e o plantio do agapanthus não são difíceis, o cuidado também é muito simples. Proporcionando-lhe condições favoráveis, solo fértil, irrigação moderada, inverno em ambientes fechados ou abrigo para o inverno, abundância de luz e calor, você pode obter rapidamente uma flor linda e original que fica bem em um quarto, em um canteiro ou em um Jardim de flores. Além disso, o rizoma agapanthus tem várias propriedades úteis e é usado na medicina popular.

Descrição geral da planta

Agapanthus é um gênero de plantas herbáceas perenes com flores, atualmente isoladas em uma família Agapantov separada. Esta flor incomum e muito decorativa também é conhecida pelos poéticos nomes populares de Lírio Africano, Lírio do Nilo, Beleza Abissínia. O agapanthus foi introduzido na Europa no século XVII.

Na verdade, ele não tem muito em comum com os lírios, em primeiro lugar, há alguma semelhança externa na forma das flores dessas plantas. Ao mesmo tempo, os primeiros agapantos foram atribuídos à família Liliaceae, depois à família Amaryllis e, depois, à família Lukov. Mas as referências ao continente quente não são infundadas, já que na natureza ele cresce exclusivamente na região do Cabo (no Cabo da Boa Esperança), ao longo da costa oceânica e nas encostas das montanhas.

Comente! Traduzido do grego, "agapanthus" significa "flor do amor".

Esta planta tem um poderoso rizoma ramificado e rastejante com raízes carnudas curtas.

Suas folhas longas e alongadas são geralmente de cor verde escura. Apresentam forma lanceolada e um espessamento notável na base, podendo atingir os 20-70 cm de comprimento, as lâminas das folhas da planta agrupam-se em rosetas basais densas e densas.

No meio do verão, antes do início da floração, um longo pedúnculo cresce a partir do rizoma do agapanthus, também chamado de "haste falsa". Seu comprimento varia de 0,5 m nas espécies de plantas anãs a 1-1,5 m nas demais. É um tubo resistente e nu com uma inflorescência esférica no topo. Este é um grande racemo (15-25 cm de diâmetro), consistindo de 20-150 pequenas flores alongadas em forma de funil de 6 pétalas, que estão presas ao pedúnculo com pecíolos curtos. Sua cor pode ser variada: branco, azul, azul, lavanda, azul-púrpura.

Para imaginar a aparência de uma flor de agapanto, uma foto ajudará:

A inflorescência de agapanthus se assemelha a uma bola, consistindo de 20-150 pequenas flores alongadas e mantém um pedúnculo alto

Esta planta geralmente floresce por 1-2 meses, mas no resto do tempo permanece muito decorativa graças ao esfregão exuberante de folhas verdes.

O fruto do agapanthus é uma cápsula com várias sementes achatadas de cor marrom-escura. Amadurecem 1-1,5 meses após o final da floração da planta.

Importante! Quanto mais velho o agapanto, mais pedúnculos ele se forma anualmente.

Características de reprodução

Existem três maneiras de criar agapanthus:

  • crescendo a partir de sementes;
  • dividindo o mato;
  • enraizamento de processos.

A propagação de sementes desta planta nem sempre é bem-sucedida. Além disso, se as flores apresentarem excesso de polinização, é possível que as mudas não apresentem os traços característicos da variedade desejada. Sabe-se também que as plantas obtidas a partir das sementes começam a florescer 5 a 7 anos após a semeadura. Por tudo isso, esse método não é usado com tanta frequência.

Uma opção de criação mais popular e fácil para o agapanthus é a divisão de uma planta adulta. Ele permite que você obtenha imediatamente dois espécimes desenvolvidos e prontos para florescer.

Você pode dividir o agapanthus duas vezes por ano:

  • no outono, depois de ter tempo de florescer;
  • na primavera, antes do aparecimento dos pedúnculos.

Você deve agir assim:

  • desenterre cuidadosamente o arbusto de agapanthus junto com a raiz;
  • limpe cuidadosamente o rizoma do solo;
  • com uma faca afiada estéril, corte-o em duas partes, de modo que cada uma delas tenha sua roseta de folhas;
  • polvilhe os cortes com carvão ativado triturado;
  • sustentar o delenki por vários dias, cobrindo as raízes com um substrato úmido;
  • em seguida, enraíze-os no solo em um local de crescimento constante.
Importante! A rega dos agapantos divididos nos primeiros dias após o plantio no solo deve ter muito cuidado para não deixar as raízes apodrecerem.

O terceiro método é baseado no fato de que os rebentos filhas são freqüentemente formados em uma planta adulta perto da roseta basal principal. Esses "bebês" de agapanthus podem ser cuidadosamente separados sem cavar o arbusto e plantados por conta própria. O principal durante este procedimento é não danificar as raízes da muda e o espécime parental.

Tipos e variedades

Existem poucas espécies de agapanthuses descritas. No entanto, todos eles são capazes de cruzar efetivamente entre si, resultando em variedades híbridas interessantes.

Agapanthus africano

A espécie Agapanthus africanus tem outro nome - Umbellate agapanthus (Agapanthus umbellatus). Tem sido cultivada como planta cultivada na Europa desde 1824. Pertence ao sempre-verde agapanthus.

Os híbridos de agapanthus africanos são muito comuns na floricultura de jardim e de interior.

Sua altura pode chegar a 0,6-1 m. Em folhas estreitas (até 2 cm) verde-escuras, uma faixa longitudinal clara é claramente visível. O comprimento das placas é geralmente 30-60 cm. O diâmetro da inflorescência do guarda-chuva chega a 25 cm; 20-40 flores são geralmente coletadas em um pincel. Sua cor varia conforme o tipo de planta: pode ser branca, azul, azul, lilás.

A floração do agapanthus africano começa em meados de julho e vai até a segunda quinzena de setembro. Na sua forma "original", esta planta quase nunca é encontrada em cultura, mas são muito comuns os seus híbridos, que se adaptam bem ao cultivo em apartamento.

Agapanthus oriental

A espécie Agapanthus oriental (Agapanthus orientalis) também é chamada de Agapanthus primitivo (Agapanthus praecox). É uma planta perene. Distingue-se do agapanthus africano pelas lâminas foliares mais leves, mais largas e ligeiramente curvas, bem como pedúnculos mais curtos (até 60 cm). Ele não cresce alto - apenas cerca de 60-75 cm.

O agapanthus oriental (precoce) é muito decorativo durante e após a floração

Este agapanthus é caracterizado por uma delicada cor azul porcelana das flores. Cada inflorescência reúne de 50 a 100 botões e, portanto, se assemelha a uma grande bola de até 40 cm de diâmetro.

O agapanthus oriental floresce de meados ao final do verão.

Agapanthus em forma de sino

Agapanthus campanulatus é uma espécie caducifólia.Na natureza, cresce principalmente nas encostas úmidas das montanhas. Suas folhas lineares, carnudas e eretas atingem 15-30 cm de comprimento e 3 cm de largura, formando arbustos densos. No período frio do inverno, eles caem e a planta entra em um período de dormência, após o qual volta a crescer uma massa verde.

Agapanthus bell-shaped - espécie decídua que espalha massa verde durante a dormência

A floração deste agapanthus pode ser observada em julho-agosto. Guarda-chuvas soltos são colocados no topo de vários pedúnculos de meio metro. Cada um deles contém até 30 flores de forma característica em forma de sino. Eles são pintados, via de regra, em azul claro (menos frequentemente em lilás ou branco).

Agapanthus fechado

O agapanthus fechado (Agapanthus inapertus) é uma espécie decídua. A floração começa em agosto, e os sinos que se formam nas inflorescências parecem caídos e não se abrem totalmente durante todo o período de floração, que termina em meados de outubro.

O comprimento de suas folhas é geralmente de 60-90 cm, largura - até 6 cm, sua cor é verde com um tom azul e uma flor azulada fraca. Pedúnculos atingem 1,5 m de altura. As flores são azuis escuras ou roxas.

As flores pendentes de agapanthus fechados nunca se abrem totalmente, parecem muito bonitas em uma janela ensolarada

Agapanthus decorativo híbrido

Hoje, muitas variedades decorativas de agapanthus para jardins e interiores foram cultivadas, as quais diferem na forma e na cor das flores, folhas, bem como na altura dos pedúnculos. Vale a pena me deter na descrição de alguns dos mais interessantes deles.

Peter Pan

Peter Pan é um híbrido anão de agapanthus africano, atingindo uma altura de cerca de 30-45 cm. As grandes tampas das suas flores (até 15 cm de diâmetro) são pintadas de azul claro. Na Rússia central e na região de Moscou, este agapanthus é cultivado em ambientes fechados - em vasos ou banheiras, mas em condições climáticas mais quentes, ele também pode crescer em terreno aberto. Em um canteiro de flores, Peter Pan geralmente floresce de junho a outubro, embora se houver uma fonte de calor próxima, flores possam aparecer no inverno. Esta planta fica bem quando cortada em buquês.

Peter Pan é um famoso híbrido anão com flores azuis claras

Azul

O Agapanthus Blue, ou Blue, pode ser cultivado tanto no jardim como na varanda. O comprimento de seus pedúnculos atinge 0,7-1 m, e numerosas flores de 2 a 3,5 cm de diâmetro têm uma rica cor azul. O azul é um híbrido perene do agapanthus guarda-chuva que não perde folhas se for transplantado de um campo aberto para uma caixa para o inverno e mantido dentro de casa. O período de floração da planta vai de julho ao final de setembro.

O azul cresce bem no jardim e na loggia

Bebê azul

Baby Blue é um arbusto anão compacto de 15 a 20 cm de altura. Em hastes grossas e fortes, há cestos densos de flores alongadas densas de cor azul lilás. Uma característica da planta é a borda nos pedúnculos e a parte inferior das folhas. Variedade de floração tardia (final de julho ou até outubro). Difere em alta resistência à seca.

Azul bebê é um agapanthus anão azul profundo

Branco

Agapanthus White, ou White, parece muito decorativo graças às inflorescências brancas exuberantes em pedúnculos de altura média (0,7-0,8 m), para os quais servem rosetas densas de folhas verdes escuras. Os botões abrem-se gradativamente e, por isso, a floração da planta dura muito tempo, geralmente de julho a setembro. No caso de o Agapanthus Branco ser cultivado em interior, é aconselhável levá-lo para o jardim ou para uma varanda aberta durante o verão, caso contrário não pode esperar a floração.

Luxuosas inflorescências brancas da variedade Branca decorarão qualquer canteiro de flores

Budista negro

O Agapanthus Black Buddhist é conhecido por seus caules incomuns, quase pretos, e flores azul-púrpura. Ao mesmo tempo, uma faixa escura longitudinal é claramente visível no centro de cada pétala. Ela cresce até 60-90 cm.A planta tem folhas retas de uma rica cor verde, que perde para o inverno. A floração vai de meados de julho ao final de agosto.

Inflorescências azuis-roxas originais Budistas negros parecem muito incomuns

Fogos de artifício

A variedade Fireworks, ou Fireworks, parece muito original devido à cor contrastante das flores tubulares alongadas, cuja parte inferior das pétalas é lilás brilhante e a parte superior é branca como a neve. Em combinação com o verde exuberante das folhas, a planta fica incrível no jardim ou na janela. Agapanthus Fireworks não cresce alto (30-60 cm). A floração, dependendo das condições climáticas, começa no meio ou no final do verão.

Os "sinos" brilhantes da variedade Fireworks são pintados em duas cores contrastantes

Variegata

Variegata é um híbrido de agapanthus oriental (primitivo), crescendo até 30-60 cm. Esta planta tem lindas folhas longas com listras branco-amareladas características que correm paralelas à nervura central verde e uma borda amarela ao redor da borda. As flores azuis claras, quase brancas, da cultivar Variegata em hastes de 60-70 cm aparecem em meados do verão.

Variegata é caracterizada por folhas listradas de amarelo esverdeado.

Albus

Agapanthus Albus (Albus) é um maravilhoso híbrido de agapanthus africano (60-90 cm) de altura. Seus densos guarda-chuvas em pedúnculos altos em meio à floração lembram grandes bolas brancas como a neve com cerca de 25 cm de diâmetro e atraem o olhar, decorando qualquer canto do jardim. Como planta de casa, é conveniente cultivar uma versão anã deste híbrido - Albus Nanus, que não atinge mais de 40 cm de altura.

Alvo branco como a neve é ​​igualmente bonito nas versões alta e anã

Sininho

O híbrido anão Tinkerbell atinge apenas 45 cm de altura, mas parece muito impressionante. Graciosos agrupamentos de "sinos" deste agapanthus são pintados em uma cor azul-celeste, e folhas verdes adornam as listras prateadas. A cultivar Tinkerbell permanece decorativa mesmo depois de desbotada.

Baby Tinkerbell tem flores azuis claras e listras prateadas nas folhas.

Plantar e cuidar de agapanthus em casa

O floricultor que deseja cultivar agapantos de interior deve familiarizar-se mais detalhadamente com as preferências desta planta e ter o cuidado de criar as condições necessárias no ambiente escolhido para ela. Neste caso, você pode obter uma flor bonita e saudável que se sente bem o ano todo em um vaso de flores no parapeito da janela.

Tâmaras de semeadura

A época ideal para a germinação de mudas a partir de sementes é no início da primavera (início de março). A sala onde serão guardados os recipientes com material de plantio deve ser aquecida - cerca de + 24 ° C, caso contrário não dá para esperar pelas mudas.

Importante! Imediatamente antes do plantio, as sementes devem ser embebidas por 2 horas em água limpa e fresca.

Preparação de recipientes e solo

É mais conveniente usar grandes caixas ou recipientes de madeira como um recipiente de plantio para o cultivo de mudas de agapanthus.

O solo deve ser:

  • solto;
  • nutritivo;
  • bem drenado.

Terra folhosa misturada com areia ou turfa com perlita em uma proporção de 1: 3 é perfeita para mudas de agapanthus.

Conselho! Você também pode germinar sementes de flores em pastilhas de turfa prontas, após cozinhá-las em água quente.

Algoritmo de aterrissagem

O plantio de sementes é realizado da seguinte forma:

  • uma camada de drenagem com 3-5 cm de espessura é derramada no fundo do recipiente;
  • encha o recipiente com terra e umedeça-o borrifando-o com um borrifador;
  • faça pequenos furos no substrato, coloque 1 semente em cada;
  • você não deve enterrar a semente - apenas pressione-a um pouco no solo com os dedos;
  • por cima, as sementes são ligeiramente polvilhadas com terra ou areia.

Em seguida, a caixa deve ser coberta com vidro ou um pedaço de filme para criar um "efeito estufa" e colocada em uma janela bem iluminada.

Como cultivar agapanthus a partir de sementes em casa

Para que as sementes de agapanthus germinem com sucesso, você precisa cuidar bem delas imediatamente após o plantio:

  1. Remova a película de cobertura ou o vidro da caixa 2 a 3 vezes por dia durante cerca de 20 a 30 minutos, proporcionando um acesso de ar desimpedido às sementes. Depois que os primeiros brotos aparecem após 1-2 semanas, a "estufa" deve ser completamente removida.
  2. É imprescindível manter o solo úmido, não permitindo que seque, mas não inundando muito. A opção ideal é pulverizar a partir de um borrifador.
  3. Depois que as mudas tiverem a 4ª folha verdadeira, elas precisarão ser mergulhadas. Nesta fase, as plantas são plantadas em terreno aberto ou em vasos individuais maiores com solo fértil.

Após o aparecimento de 4 folhas, as mudas de agapanthus podem ser mergulhadas em vasos individuais

Cultivo de agapanthus em casa

Cuidar dos agapantos em casa não é particularmente difícil. Para manter a planta saudável e confortável, basta observar as seguintes regras:

  1. Coloque a panela no peitoril da janela mais leve (de preferência na janela do sul), certificando-se de que o agapanthus esteja bem protegido de correntes de ar.
  2. Regue a flor regularmente e com cuidado, sem encharcar o solo, caso contrário, as folhas podem ficar amarelas e murchar. É aconselhável usar água pré-liquidada à temperatura ambiente.
  3. Na primavera e no verão, recomenda-se alimentar os agapantos uma vez por semana com formulações complexas. No inverno, a flor não precisa de fertilização.
  4. Se as inflorescências da planta forem muito volumosas e grandes, pode necessitar de adereços para que os pedúnculos não se partam.
  5. Agapanthus não gosta de temperaturas excessivamente altas. No verão, é aconselhável retirá-lo na varanda aberta, no jardim ou no terraço, se possível. No inverno, a planta se sentirá bem dentro de casa, a uma temperatura de cerca de + 18 ° C.

Plantar e cuidar de agapanthus no solo

O cultivo de agapanthus em campo aberto tem características próprias. No entanto, uma planta plantada em um jardim tem uma série de vantagens em relação a outra que está constantemente no apartamento: parece mais poderosa, se desenvolve mais rápido e floresce com mais abundância.

Transplante de mudas

Mudas de agapanthus são geralmente transferidas para um terreno aberto no início ou meados de maio. A essa altura, o clima quente deve estar estável do lado de fora (não inferior a + 10-12 ° C).

Um local para plantio de agapanthus deve ser selecionado de acordo com os seguintes critérios:

  • bem iluminado, ensolarado, com pouca sombra ao meio-dia;
  • protegido de rajadas de vento e correntes de ar;
  • solo neutro ou ligeiramente ácido.

A composição do solo deve ser nutritiva:

  • 2 partes de húmus;
  • 2 partes de terreno gramado;
  • 1 parte de turfa;
  • 1 parte de areia.

O procedimento para o plantio de mudas de agapanthus no solo é o seguinte:

  1. Buracos rasos (cerca de 8 cm) devem ser cavados no local. No caso de ser necessário plantar várias plantas, a distância entre elas deve ser de pelo menos 0,5 m.
  2. As mudas devem ser retiradas com cuidado dos vasos para não danificar as raízes.
  3. Coloque cada planta no buraco, endireite o sistema radicular, polvilhe com terra e compacte cuidadosamente.
  4. Depois disso, é necessário cobrir o solo das raízes do agapanthus para que retenha melhor a umidade.

No processo de escavação ou transplante de agapanthus, é extremamente importante não danificar seu sistema radicular.

Regar e alimentar

O agapanthus que cresce em uma área aberta deve ser regado com frequência - já que a camada superior do solo seca. A quantidade de água deve ser moderada: com umidade excessiva, os bulbos das plantas podem apodrecer. Com o início do tempo frio, a rega da flor deve ser feita o mais raramente possível, somente depois que o solo estiver completamente seco. No inverno, eles param totalmente de umedecer o solo, com exceção de uma situação em que os agapantos em uma banheira são transferidos do jardim para uma sala aquecida antes do início da primavera. Neste caso, a planta não tem um período de dormência, sendo necessário regá-la conforme a necessidade, cuidando para que as raízes não sequem muito.

O regime alimentar dos agapanthus é simples: na fase de brotação e floração, fertilizantes complexos para plantas com flores devem ser aplicados no solo 2 vezes por mês. A alternância de composições minerais com orgânicas também é eficaz, até o final do período de crescimento da flor.

Agapanthus wintering

Sabe-se que o agapanto que cresce no solo é capaz de suportar uma queda da temperatura do ar de + 10 ° С se for uma espécie perene, e de até + 5 ° С se for caduca.

Com base nisso, nas regiões do sul da Rússia, os agapanthus podem passar o inverno em campo aberto, desde que sejam protegidos por galhos de pinheiros coníferos ou uma camada espessa (20–0 cm) de folhas caídas ou serragem.

Conselho! Um bom esconderijo para essa planta pode vir de uma caixa de madeira virada, sobre a qual um pouco de areia deve ser despejada.

Se o jardim está localizado em uma região mais fria, onde o ar esfria no inverno abaixo das temperaturas máximas designadas, então é necessário organizar o inverno dos agapantos de forma diferente. Para isso, a planta é cuidadosamente desenterrada com o rizoma, deixando necessariamente um pedaço de terra sobre ela, colocada em uma caixa e mantida em local fresco e seco (porão) até a primavera, quando é novamente plantada no solo.

Se o agapanthus crescer em uma banheira, é conveniente removê-lo para o inverno em uma sala e uma estufa sem retirá-lo do solo

Transplante de flor

O agapanthus raramente é transplantado, pois não o tolera bem. Você deve saber que esta planta floresce melhor se o vaso for um pouco apertado para ela. Espécimes jovens e pequenos podem ser transplantados uma vez a cada 3-4 anos.

Aviso! O pior de tudo é o transplante de agapanthus oriental (precoce): qualquer, mesmo o menor dano ao sistema radicular pode ser fatal para ele.

Pragas e doenças

Observar a aparência de uma planta ajudará na hora de identificar sinais de doenças ou exposição a pragas e eliminar prontamente esse incômodo.

Na maioria das vezes, um florista pode notar tais desvios da norma:

  1. Amarelecimento das folhas. A razão para isso pode estar na rega excessiva. A umidade do solo deve ser ajustada e a planta se recuperará. Outra causa possível é o calor intenso. Nesse caso, é necessário organizar o sombreamento nas horas mais ensolaradas e dar umidade suficiente à planta. A terceira opção, que pode ser suspeitada se a maioria das folhas jovens ficarem amarelas, é a clorose causada pela falta de ferro. Talvez a acidez do solo aumente e as raízes da planta não consigam assimilar este elemento. O nível de pH do solo sob o agapanthus deve ser medido e, se exceder 7, deve ser reduzido para pelo menos 6,5 aplicando fertilizantes contendo cálcio e magnésio.

    O amarelecimento das folhas de Agapanthus pode indicar que ele tem queimaduras de sol.

  2. Pedúnculos muito longos e alongados. Isso se deve à iluminação insuficiente. O agapanthus deve ser transplantado para uma área ensolarada, reorganizado o vaso com uma planta para uma janela mais iluminada ou providenciar iluminação adicional.

    Se o agapanto não tiver luz, os pedúnculos se alongam e se tornam frágeis.

  3. Secagem e tingimento das folhas. Um dos motivos mais comuns é o ataque de pragas (ácaros ou insetos escamadores). No caso de danos fracos à planta, o tratamento 2-3 vezes da massa verde de agapanthus com água e sabão pode ajudar. É necessário umedecer um cotonete e limpar as lâminas das folhas, removendo as pragas manualmente. Se a planta estiver muito danificada, é aconselhável pulverizar com preparações inseticidas (Aktellik, Fitoverm, Aktara).

    A secagem das folhas pode ser causada por um ataque de uma cochonilha ou de um ácaro-aranha.

Propriedades úteis da planta

O agapanthus é uma planta conhecida não só pelas suas propriedades decorativas, mas também pelas suas propriedades benéficas. Portanto, recomenda-se cultivá-la em apartamento, pois acredita-se que seja capaz de absorver os metais pesados ​​contidos no ar, e durante a floração libera fitoncidas - substâncias que possuem efeitos antibacterianos e antimicrobianos.

Há informações de que o rizoma agapanthus pode ser usado para tratar inflamação ou edema, bem como para combater vírus. No entanto, deve-se lembrar que o suco dessa planta é venenoso e, em contato com a pele, pode causar irritação severa e uma reação alérgica.

Importante! Qualquer caso de utilização de agapanthus para fins medicinais deve ser acordado com um médico.

Conclusão

A flor de agapanthus é uma planta perene bonita e pouco exigente que parece muito decorativa durante e após a floração. Será uma decoração maravilhosa para o interior de uma casa ou apartamento, e também ficará bem em uma plantação aberta em um terreno, em uma estufa ou em um jardim de inverno. Devido ao fato de agapanthus de diferentes espécies e variedades serem facilmente cruzados, existem muitos híbridos que diferem no tamanho, cor e forma das folhas e flores. Entre eles, você pode facilmente escolher aquele que irá incorporar os desejos de qualquer produtor.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção