Contente
Uma varanda fechada é uma continuação da casa. Se for bem isolado, surgirá um espaço residencial completo, que pode ser usado no inverno. É necessário instalar isolamento térmico nas paredes, telhado e pisos. Esta é a única forma de obter um efeito positivo. Hoje veremos como a varanda é isolada em uma casa de madeira e também saberemos que tipo de material de isolamento térmico é adequado para esse negócio.
De que lado colocar o isolamento térmico
Antes de prosseguir com o reparo, você precisa decidir sobre o tipo de construção. Deve-se notar imediatamente que os terraços abertos não são isolados. Esta opção está disponível apenas para varandas fechadas. O processo começa com a seleção do isolamento térmico, bem como a determinação do local de instalação. Não há dúvidas com relação ao piso e ao telhado, mas o isolamento das paredes da varanda pode ser feito por dentro e por fora. Os aspectos negativos e positivos dados de cada método ajudarão a tomar a decisão final.
O lado positivo do isolamento interno da varanda é a capacidade de realizar trabalhos em qualquer clima, inclusive no inverno. Do interior, é aberto o acesso livre a todos os elementos estruturais da sala. Ou seja, será possível isolar imediatamente o piso, as paredes e o teto. A desvantagem é o desmonte do revestimento. Embora com isolamento externo, apenas as paredes permanecem intactas dentro da varanda. O piso e o teto ainda terão que ser removidos.
As vantagens do isolamento externo da varanda devem incluir imediatamente o deslocamento do ponto de congelamento e ross no isolamento térmico. A parede fica protegida da influência de fatores agressivos e pode acumular calor dos aquecedores de forma independente. Ao trabalhar ao ar livre, todos os detritos e sujeira permanecem fora das instalações. Qualquer isolamento térmico, dependendo de sua espessura, ocupa uma certa porcentagem do espaço livre. Com o método de isolamento externo, o espaço interno da varanda não diminuirá.
Escolha de isolamento térmico para varanda
Para o isolamento de varandas, os materiais mais comuns são o poliestireno e a lã mineral. No entanto, existem também outros tipos de isolamento térmico que se mostraram bem para esse tipo de trabalho. Vejamos os materiais mais adequados para isolar todos os elementos da estrutura da sala:
- Penofol refere-se a materiais com revestimento de folha flexível. O isolamento é usado sozinho ou em conjunto com outros tipos de isolamento. A desvantagem do material é que é muito fino.
- isopor - isolamento muito leve. É produzido em placas de diferentes espessuras. A higroscopicidade quase nula permite montar o material sem o arranjo de barreira hídrica e de vapor.Já no caso de elementos estruturais de madeira, os especialistas recomendam seguir as regras de assentamento de torta termoisolante, pois se a tecnologia for violada, forma-se umidade entre as placas e a madeira. A desvantagem da espuma é o risco de incêndio, além de ingerir o material por roedores.
- Poliestireno expandido - esta é quase a mesma espuma, só que melhorou o desempenho. O isolamento acústico deste material é ruim. Com um custo, o poliestireno expandido é mais caro do que o poliestireno.
- Lã mineral não tem medo de deformação, ataque químico e fogo. Possui altos índices de isolamento acústico. Para a sua instalação é necessária uma moldura, bem como uma barreira protetora de impermeabilização aos vapores. Com o tempo, a lã mineral endurece. Com a diminuição da espessura, o indicador das propriedades de isolamento térmico diminui.
- Lã basalto é produzida em placas e é um tipo de lã mineral. O material tem propriedades semelhantes. Entre os muitos aquecedores para paredes de madeira, os especialistas recomendam o uso de lã de basalto, e não de espuma.
- Espuma de poliuretano É produzido na forma de placas duras e moles, além de um líquido utilizado para isolamentos pulverizados. O material resistente a produtos químicos é resistente a UV. O método de pulverização é considerado o melhor, mas é muito caro. Ao usar placas, como no caso do poliestireno, a umidade se acumula na superfície da parede.
- Rebocar é um material natural. Normalmente é usado durante a construção de uma casa de toras. No edifício acabado, é usado como isolante para calafetar as paredes da barra.
Você pode isolar a varanda por dentro com suas próprias mãos com qualquer um dos materiais considerados. Tudo depende de quanto o dono está contando.
Isolamento térmico do piso da varanda
O trabalho interno envolve o isolamento do piso da varanda, e deve ser feito primeiro. Normalmente, em casas de madeira e em muitas casas de pedra, tábuas ou folhas de aglomerado colocadas sobre toras servem de piso. Antes de iniciar o trabalho, eles deverão ser desmontados.
O trabalho posterior ocorre na seguinte ordem:
- Depois de remover o piso, as toras se abrem para que todos possam ver. Os jumpers são colocados entre eles a partir de uma placa com espessura de 50 mm, fixados com cantos aéreos de metal e parafusos autorroscantes. O chão com defasagens acabou dividido em celas. Portanto, eles precisam ser bem preenchidos com isolamento.
- Espuma ou lã mineral são adequadas como isolamento térmico para o chão da varanda. Qualquer material pode ser bem cortado, o que permite um ajuste preciso ao tamanho das células. É importante que não haja lacunas nas juntas das peças de qualquer isolamento.
- Ao usar lã mineral por baixo, é imprescindível aplicar impermeabilizantes para que o material solto não retire a umidade do solo. De cima, o isolamento térmico é coberto com uma barreira de vapor. Ele atua em uma direção, de modo que não deixa a umidade sair da sala e também permite que o vapor úmido saia da lã mineral.
- Lã mineral macia pode ser usada para preencher todos os vazios macios. Mas se você isolar a varanda com espuma, podem permanecer pequenos espaços entre as placas. Eles precisam ser soprados com espuma de poliuretano.
- Independentemente do isolamento escolhido, sua espessura deve ser menor que a altura da tora. Depois de colocar o piso, uma lacuna é formada - um espaço de ventilação. O livre acesso ao ar evitará o acúmulo de umidade sob o piso da varanda, o que prolongará a vida útil dos elementos de madeira.
Quando a barreira de vapor é colocada, você pode pregar o revestimento do piso nas toras. No nosso caso, são placas ou aglomerados.
Instalação de isolamento térmico pelo interior nas paredes e teto da varanda
Após o isolamento do piso, as varandas seguem para as paredes. A mesma lã mineral ou espuma é usada como aquecedor.
De referir, desde logo, que apenas as paredes que estão em contacto com o exterior com a rua são submetidas a isolamento. Não é necessário isolar as divisórias internas com a casa. A foto mostra o diagrama de uma parede com isolamento. Nele você pode ver a ordem de todas as camadas.
Seguindo esse esquema, procedem ao isolamento interno das paredes. Primeiro, toda a superfície é coberta com impermeabilização. O material nas juntas é colado de forma segura com fita adesiva para evitar a formação de vãos. A caixa é derrubada para o tamanho do isolamento das barras. O isolamento térmico é colocado firmemente dentro de cada célula, tudo isso é coberto com uma película de barreira de vapor, após o qual todo o bolo é revestido com ripa ou contraplacado.
O uso de espuma de poliuretano para aquecimento das paredes da varanda
Para paredes de madeira, a espuma de poliuretano pulverizada é o melhor isolamento. Com a ajuda de um equipamento especial, a espuma de alta pressão é aplicada na superfície da parede. Suas partículas preenchem todas as pequenas rachaduras na madeira. Isso elimina qualquer possibilidade de umidade entre o isolamento e a parede.
A moldura de madeira deverá ser construída, uma vez que o material de revestimento será fixado nela. O proprietário da varanda não terá de fazer mais nada com o método de pulverização. O restante ficará a cargo de especialistas contratados. A única desvantagem do isolamento de líquidos é seu alto custo. Para o trabalho é necessário um equipamento especial, o que não é rentável comprar para um isolamento de varanda, por isso é necessário recorrer à contratação de especialistas.
Instalação de isolamento térmico no teto da varanda
O ar quente está constantemente no topo. Esta é a lei da física. Sem um teto isolado, a mão de obra despendida no isolamento térmico de paredes e pisos será inútil. O isolamento impedirá que o ar quente escape pelas rachaduras no revestimento do teto da varanda.
O isolamento do teto ocorre exatamente da mesma maneira que era feito nas paredes. Se o revestimento já estiver desmontado na parte superior, será necessário removê-lo. Em seguida, ocorre o processo de fixação da impermeabilização, confecção da moldura, assentamento do isolamento e alongamento do filme de barreira ao vapor. Ao final, devolvemos a pele ao seu lugar, mas antes de fixá-la, é necessário verificar se há uma brecha de ventilação.
Como você pode aquecer a varanda
Se muito dinheiro foi gasto no aquecimento da varanda, a sala precisa ser aquecida no inverno, caso contrário, por que todos esses esforços são necessários. Custa muito trazer aquecimento de casa. Além disso, nem sempre a varanda precisa ser aquecida. Por que você precisa de despesas extras? A maneira mais fácil é conectar um aquecedor infravermelho alimentado por eletricidade no teto. O dispositivo pode ser ligado conforme necessário. O isolamento térmico manterá uma temperatura positiva dentro da varanda no inverno. O aquecimento pode ser desligado à noite, mas apenas durante o dia.
O vídeo fala sobre o isolamento da varanda:
Resumindo, devemos tocar brevemente nas janelas. Afinal, é pelas janelas de vidros duplos que ocorrem grandes perdas de calor. Se você decidir fazer uma varanda totalmente isolada, não economize dinheiro para janelas de plástico com três vidros. Apenas medidas tomadas de forma abrangente permitirão que você se mantenha aquecido no ambiente em caso de geada.