Contente
Um desenho do tipo "faça você mesmo" de um cercado de parição de porcas pode ser desenvolvido se você souber exatamente o tamanho e a estrutura da estrutura. Se você tem pouca experiência, o esquema pode ser encontrado na literatura ou na Internet. A gaiola de parto tem um design simples. Para fazer isso, você precisa ter as habilidades de um soldador.
As vantagens de usar a máquina
Muitos criadores de suínos rurais economizam dinheiro na compra ou fabricação de currais. Para o parto, as porcas simplesmente equipam um celeiro aquecido. A decisão está errada, pois a presença de uma máquina permite que você obtenha mais lucro no futuro.
Durante o parto, a porca geralmente produz até 18 leitões. Em boas condições, o jovem cresce rapidamente, ganhando peso. Se todo o gado sobreviver e crescer, o proprietário terá um bom lucro. No entanto, na idade de amamentação, existe o risco de morte dos leitões. O motivo pode ser a falta de leite, a recusa da porca em mamar, o estado de debilidade dos bebês. Na maioria dos casos, o criador de porcos não pode influenciar esses processos. No entanto, existe outro problema. Danos mecânicos são responsáveis por até 14% das mortes. Após o parto, a porca fica deitada de lado a maior parte do tempo. Durante o dia, ela se levanta cerca de 15 vezes, vai para a cama, vira-se do outro lado para facilitar a alimentação. Durante esses movimentos, as ventosas caem sob o lado pesado do porco, aleijam ou simplesmente engasgam. A gaiola da porca montada em casa minimiza o risco de danos mecânicos à prole.
Proprietários inexperientes podem confundir a gaiola de parto com o cercado de inseminação. Na verdade, os designs têm propósitos diferentes. A caneta de inseminação permite fixar firmemente o porco durante a fertilização. Não é adequado para o parto. Da mesma forma, baias projetadas para outros animais não funcionarão.
Com uma gaiola de parto disponível, o proprietário ganha muitos benefícios:
- Para o porco, são criadas as condições ideais para um parto seguro.
- O número de mortes de descendentes é reduzido.
- A conveniência de alimentação para os otários é melhorada. Os leitões ficam mais fortes mais rápido, ganham peso.
- Cuidar da porca em si é simplificado. A limpeza dos resíduos é mais fácil para o proprietário, uma vez que não se espalham pelo chiqueiro. Além disso, menos roupa de cama é necessária para cobrir uma pequena área.
- A caixa de inseminação não pode ser usada para o parto, mas na ordem inversa. Se necessário, o porco é preso na estrutura de parto durante a inseminação artificial.
Tendo pesado todas as vantagens e lucros futuros, é mais lucrativo para o criador de suínos incorrer nos custos iniciais de fabricação da máquina.
Requisitos para currais para porcas em gestação
Nas fazendas de suínos, as porcas prenhes são mantidas em baias coletivas por cerca de 6 a 10 cabeças. As estruturas são feitas de aço inoxidável ou metal ferroso com revestimento galvanizado. Às vezes, eles são apenas tingidos. Existem baias feitas de plástico durável para a manutenção em grupo das porcas. No entanto, sua própria estrutura é feita de metal. Apenas postigos e divisórias de plástico.
As estruturas do grupo são equipadas com comedouros, bebedouros tipo tetina. Para porcas prenhes, eles fornecem alojamento gratuito e individual em um curral coletivo. Compartimentos separados são usados para proteger o porco durante o exame veterinário.
Independentemente do fato de a máquina ser um grupo ou única, feita em casa ou na fábrica, uma série de requisitos são impostos ao projeto.Se a gaiola atender aos padrões, o trabalho do criador de suínos será muito mais fácil, pois ele terá que limpar, controlar a cama e a porca e alimentar. A máquina será examinada por um veterinário, caso seja necessário, serão realizados tratamentos e demais providências.
Para que uma semeadora automontada se torne um verdadeiro assistente na fazenda, ela deve atender aos seguintes requisitos:
- Dimensões. À venda você pode ver currais de parto de diferentes tamanhos. Este não é um casamento. Os modelos são projetados para diferentes raças. O peso da porca pode variar de 100 a 300 kg. Quando self-made, as dimensões são calculadas levando em consideração a raça contida. Normalmente, a largura dos currais é de 50 a 70 cm. O comprimento mínimo é de 140 cm, mas o indicador é aumentado de forma semelhante levando em consideração o comprimento da porca. A altura da estrutura é limitada a 110 cm. Uma folga de 30 cm é mantida entre o piso e o tubo inferior da máquina.
- Material. A resistência da construção caseira para o parto é fornecida apenas pelo metal. Existem várias opções aqui. É mais barato soldar uma gaiola com um tubo comum, mas ela terá que ser limpa e pintada anualmente. O metal ferroso enferruja rapidamente. Os tubos galvanizados são considerados a melhor escolha em termos de preço e qualidade. O material ideal é o aço inoxidável. A desvantagem desses tubos é seu alto custo.
- Praticidade. As raças de porcos criados podem mudar ao longo dos anos. Não é lucrativo fazer uma nova gaiola de parto a cada vez. É ideal fazer imediatamente uma estrutura deslizante com a capacidade de ajustar o tamanho ao físico da porca.
- Tipo de localização. As máquinas são instaladas na diagonal ou em linha reta. Escolha de acordo com a preferência do proprietário. No entanto, os modelos diagonais são mais difíceis de limpar de esterco. Além disso, os mamilos das porcas têm maior probabilidade de sofrer lesões nessas gaiolas.
- Piso. Para não retirar o esterco da máquina várias vezes ao dia, o piso é feito com ranhuras. O tamanho das lacunas não pode ser superestimado. Em grandes fendas no chão, ficam presos os cascos do porco em pé, os mamilos da porca durante a alimentação, quando a fêmea se deita de lado.
Um curral comprado ou feito pelo próprio é colocado na caixa de parto. O compartimento deve ser espaçoso. Além da área destinada à gaiola, o box prevê um espaço para as crianças correrem. O ideal é preparar uma caixa com área de 4,5 m para a máquina2.
Como fazer uma gaiola de parto de porcos
Para fazer uma gaiola, você precisará de um projeto, habilidades de metal e soldagem. O processo será mais rápido se houver uma oportunidade de ver o dispositivo da máquina acabada na realidade.
Ferramentas e materiais
Ao montar uma gaiola de parição de porcas com suas próprias mãos, você precisará estocar os materiais:
- tubo com diâmetro de 25-40 mm;
- joelhos de uma seção semelhante;
- dobradiças postiças;
- eletrodos de solda;
- rodas de corte no moedor.
Com a ferramenta você não pode prescindir de uma máquina de solda e uma esmerilhadeira. Além disso, você precisa de um martelo e um alicate.
Desenhos, dimensões
É mais fácil montar uma gaiola de acordo com os desenhos prontos. Os tamanhos podem ser mantidos desde que se ajustem ao corpo da porca. Caso contrário, o animal é medido. Certifique-se de fazer um pequeno suprimento, pois com o tempo a porca consegue se recuperar.
Processo de construção
Quando todas as ferramentas e materiais estão preparados, as dimensões são determinadas, há um desenho em mãos, eles começam a montar a gaiola de parto:
- Seguindo as dimensões do desenho, as peças são cortadas dos tubos com uma esmerilhadeira. Cada elemento é numerado para não ser confundido.
- Os blanks preparados são soldados em uma única estrutura. Onde curvas são necessárias, os cotovelos são soldados aos tubos.
- Um comedouro é colocado na frente da gaiola a uma altura de 50 cm do chão.
- Uma abertura para o postigo é deixada na estrutura cercada. A porta é fixada com dobradiças para que se abra para fora e para dentro. Providenciar necessariamente para o inferno.
- A estrutura da gaiola consiste em arcos e treliças. Além disso, são feitos amortecedores. Os elementos permitem fixar a porca em decúbito dorsal ou em pé, o que reduz o risco de esmagamento dos rebentos.
Todos os elementos estruturais devem ser fixados com segurança. A exigência também se aplica a comedouros e bebedouros.
O vídeo mostra um exemplo de máquina:
Instalação da estrutura
Na hora da fabricação da gaiola, deve ser preparada uma caixa onde ela será alocada. A sala é isolada, elimina a probabilidade de correntes de ar, equipa a ventilação natural. Os dutos de ar são equipados com amortecedores de controle.
A gaiola pode ser móvel ou estacionária. Se for escolhida a segunda opção, a estrutura é imediatamente soldada às cremalheiras concretadas. A fixação é realizada com cantos. Uma lacuna é deixada sob o chão para permitir que a bandeja deslizante seja inserida.
Na sala, a máquina é posicionada de forma que haja uma abordagem livre para as ventosas de ambos os lados. Bebedouros com um comedouro são fixados em um lado da gaiola, e uma lâmpada vermelha é fixada com segurança na parede oposta em uma rede de proteção. Servirá como fonte de luz e aquecimento.
Termos de uso
Para deixar a porca e os rebentos confortáveis, mantenha um regime de temperatura na faixa de 32-37 cerca deC. Se a caixa estiver bem isolada, uma lâmpada de 150 W fornecerá a temperatura necessária na área da gaiola. O controle é realizado com um termômetro comum.
O chão da porca é macio. Certifique-se de monitorar a disponibilidade de comida e água. Se o bebedouro estiver vazio durante o parto, o porco pode comer a cama. A ventilação é regulada com amortecedores até que uma troca de ar de alta qualidade seja obtida.
Conclusão
É mais conveniente desenvolver o desenho de um cercado de parição de porcas com as próprias mãos, pois leva em conta todas as nuances. O proprietário ajusta o projeto para atender às suas necessidades, leva em consideração as peculiaridades da localização na caixa.