Contente
Em um dia quente de verão, a água da piscina de uma pequena casa de campo de verão é aquecida naturalmente. Em tempo nublado, o tempo de aquecimento aumenta ou, em geral, a temperatura não atinge um indicador confortável de +22cerca deC. Em grandes piscinas, o aquecimento natural é ainda mais demorado. Para resolver este problema, foi criado um aquecedor de piscina que opera a partir de diferentes fontes de energia.
Trocador de calor
O aquecedor de água de piscina mais simples é um trocador de calor. O projeto é baseado em um tanque por onde flui um líquido quente. A ligação é feita ao sistema de aquecimento ou a qualquer esquentador instantâneo. Uma bobina é construída dentro do tanque. Esta parte é um trocador de calor. A água da piscina circula pela serpentina, aquecendo com o líquido quente dentro do tanque.
Por que você precisa de um aquecimento tão complexo para a piscina, se a água pode simplesmente ser conduzida diretamente pelo aquecedor? Você pode usar esse esquema, mas há dois problemas:
- A água da piscina contém pequenas partículas de cloro e outras impurezas. Quando aquecidos nas paredes do trocador de calor, eles se assentam como um resíduo sólido, obstruindo-o.
- A água da piscina está saturada de oxigênio, que oxida as paredes de metal do trocador de calor.
Para que uma caldeira cara ou aquecedor de fluxo não falhe, um segundo circuito é equipado no sistema de aquecimento. O trocador de calor é mais fácil e barato de trocar se ficar entupido ou vazar devido à oxidação das paredes.
Um trocador de calor caseiro é uma bobina de tubos conectada a um sistema de aquecimento. Em uma piscina para crianças pequenas, a tubulação é colocada de acordo com o princípio do sistema de "piso aquecido". A bobina aquece rapidamente com uma pequena quantidade de água, mas não consegue lidar com um grande volume.
Modelos elétricos
O segundo mais popular é um aquecedor elétrico para piscina, composto por um corpo, elementos de aquecimento e um termostato. Os dispositivos são de dois tipos:
- Acumulativo. O dispositivo consiste em um grande tanque, onde a água é aquecida por elementos de aquecimento, e a partir daí é fornecida para a piscina.
- Fluindo. O dispositivo está conectado ao sistema de tratamento de água da piscina. Em frente ao aquecedor de água existe um filtro que permite a passagem da água purificada, o que elimina a formação de depósitos sólidos.
Dependendo da alimentação, os dispositivos são conectados a uma rede monofásica e trifásica. O cálculo leva em consideração os seguintes parâmetros:
- 1 m3 água da piscina exterior - 1 kW de potência do elemento de aquecimento;
- 1 m3 água da piscina interior - 0,5 kW de potência do elemento de aquecimento.
A necessidade de aquecer grandes quantidades de água requer o uso de aparelhos potentes. Os custos de eletricidade são enormes, além de ser necessária uma fiação separada.
Bomba de calor
Um aquecedor bastante complexo para uma piscina, uma bomba de calor pertence a tecnologias inovadoras. O aparelho é eficiente e econômico, mas raramente é utilizado devido ao seu alto custo.
O sistema consiste em dois circuitos, dentro dos quais circula o líquido. A tubulação externa é colocada no subsolo, no fundo de um reservatório ou outro local de onde o calor pode ser extraído. O contorno interno está localizado dentro da piscina. Emite o calor extraído pela tubulação externa para a água.
O sistema funciona de acordo com o seguinte princípio:
- a circulação do líquido através de uma tubulação externa retira calor dos intestinos;
- a bomba conduz o refrigerante para dentro do evaporador, onde o refrigerante está em uma câmara separada;
- com o calor, o gás ferve rapidamente, transformando-se em vapor;
- O refrigerante vaporoso entra no interior do compressor, onde, ao ser comprimido, libera uma grande quantidade de energia térmica, que aquece o refrigerante do circuito interno.
O ciclo se repete enquanto as bombas de circulação e o compressor estiverem funcionando.
A desvantagem de uma bomba de calor é o alto custo de aquisição e instalação do equipamento. No entanto, o sistema pode ser equipado não só com aquecimento para a piscina, mas também como aquecimento doméstico. Uma grande vantagem é o recurso de energia gratuita. Os custos adicionais serão apenas para a eletricidade necessária para o funcionamento das bombas de circulação e do compressor.
Aquecimento solar
Uma pequena quantidade de água ao ar livre aquece naturalmente. Isso acontece por muito tempo e apenas com tempo claro. Para aquecer a água em uma grande piscina, a energia solar deve ser concentrada. O sistema solar coleta os raios solares com telas, converte-os em energia térmica, a partir da qual é aquecido o líquido refrigerante que circula pelos tubos.
O sistema solar é caro para instalar, mas igualmente benéfico devido ao uso de energia solar gratuita. Além do aquecimento da piscina, o aquecimento doméstico pode ser conectado ao sistema. Sensores e válvulas são usados como automação com sistema solar. Quando a água da piscina atinge a temperatura definida, o refrigerante é direcionado para outro circuito que passa pelo trocador de calor. Após o resfriamento, a válvula é acionada. O transportador de calor flui através do trocador de calor e o aquecimento da água na piscina é reiniciado.
Um poderoso sistema solar é capaz de aquecer rapidamente a água, mas está sujeito à presença do sol. Em tempo nublado, a eficiência é muito reduzida, o que é a principal desvantagem. Para regiões frias com um número mínimo de dias de sol, o sistema solar não é lucrativo.
O vídeo mostra um exemplo de aquecimento de água com energia solar:
Aquecedores a gás e lenha
Quando surge a questão de como aquecer a água da piscina das formas tradicionais mais baratas, aquecedores a gás e lenha vêm em seu socorro. O princípio de operação de ambos os dispositivos é o mesmo. Apenas alguns elementos estruturais diferem, o que depende do tipo de portador de energia.
Um aquecedor de água a lenha para piscina é considerado simples e seguro de usar. O dispositivo consiste em uma caixa com uma fornalha com um trocador de calor dentro. Você pode queimar qualquer coisa que queima. A energia térmica do fogo aquece o transportador de calor que circula pelo trocador de calor. A água quente entra na piscina e a água fria volta a aquecer.
Os aquecedores a lenha são convenientes em áreas suburbanas, onde não há cano principal de gás. Mesmo em caso de queda de energia, a bomba de circulação pode ser iniciada a partir de um gerador a gasolina. A potência do dispositivo depende do tamanho do trocador de calor e a taxa de aquecimento da água depende do combustível usado. Existem modelos com comandos automáticos que regulam a intensidade da combustão fechando os amortecedores.
A vantagem dos aquecedores de água de piscina a lenha é a facilidade de instalação, o baixo custo do equipamento e do combustível. A desvantagem é a fumaça que interfere no descanso. O combustível sólido deve ser constantemente jogado na fornalha. A automação ajusta ligeiramente a combustão. Não será possível definir a temperatura de aquecimento com precisão.
Os aparelhos a gás distinguem-se pela presença de um queimador na fornalha. O trabalho é totalmente automatizado, e a presença de um termostato permite definir com mais precisão a temperatura de aquecimento da água. A desvantagem do dispositivo é a complexidade de instalação, a necessidade de licenças para conexão à rede elétrica, o alto custo da energia.
Manta de aquecimento
O aquecedor de piscina mais simples que não requer lenha, gás ou eletricidade é chamado de manta de aquecimento. O nome misterioso esconde um toldo comum ou uma cobertura de persianas.Ele pode ser empacotado ou adquirido separadamente. É necessária uma cobertura para evitar que os detritos entrem no interior da piscina. Além disso, a energia solar é acumulada na superfície do toldo, o que aquece a água em alguns graus.
Uma manta de aquecimento é usada em pequenas piscinas, geralmente do tipo dobrável ou inflável. Com tempo frio e nublado, o toldo é inútil.
Características da escolha do dispositivo
Ao escolher um aquecedor de água para uma piscina, é importante considerar uma série de parâmetros importantes:
- O primeiro passo é levar em consideração a potência do dispositivo. Depende do parâmetro se o aquecedor pode lidar com o volume de água. Em termos de potência, o dispositivo pode ser tomado com uma margem. A taxa de aquecimento da água aumentará, mas ao mesmo tempo aumentará o consumo de energia. Ao comprar um aquecedor de água, você precisa saber o volume da sua piscina e compará-lo com os parâmetros recomendados nas instruções do aparelho.
- De acordo com o método de aquecimento, é melhor dar preferência aos modelos de fluxo contínuo. Os tanques de armazenamento ocupam muito espaço, além disso, você tem que aquecer um tanque cheio, mesmo se você não precisar de tanta água quente. Os modelos Flow são leves, compactos e aquecem rapidamente. A água é fornecida através de um filtro diretamente de um sistema de abastecimento de água ou de um poço.
- É importante escolher a unidade certa para a fonte de energia utilizada. Você terá que esquentar muita água. A fonte de energia deve ser barata e acessível. O funcionamento do aparelho a gás ou a partir de módulos de captação de energia solar não causará problemas para o proprietário, mas inicialmente você terá que pagar uma grande quantia para a compra do equipamento. Você terá que mexer com lenha, mas a economia é óbvia.
Para uso em chalés de verão, a única opção lucrativa é aquecer a piscina com um dispositivo que queima combustível sólido. Em casos extremos, eles preferem modelos elétricos.
O aquecimento da piscina é fácil de organizar com as suas próprias mãos. Os artesãos inventam produtos caseiros, como unidades de armazenamento, no entanto, eles parecem pouco apresentáveis.