Contente
No inverno, um porco adora correr para a neve, brincar, enfiar o nariz na neve. No entanto, essas caminhadas são de curta duração e não são aceitáveis para todas as raças. Se a questão como um todo diz respeito a manter os animais no frio, então aqui é necessário levar em conta muitas nuances.
Os porcos podem ser mantidos do lado de fora no inverno
Em teoria, a maioria das raças domésticas está adaptada a climas frios. Porcos adultos toleram geadas, eles podem até mesmo se enterrar na neve. No território da Federação Russa, é praticada a guarda de porcos no frio. No entanto, a tecnologia é aplicável a porcos de engorda. As porcas e os bebês precisam de um celeiro aquecido.
Em quase todas as regiões da Rússia, exceto nas regiões do norte, as condições climáticas permitem manter porcos de raças resistentes ao frio em um cercado. Para que os animais sobrevivam facilmente ao inverno, você precisa criar conforto para eles. A entrada do curral frio é coberta com lona ou outro material denso. A cortina fecha com a corrente de ar, reduzindo a perda de calor gerada pelos próprios porcos.
É bom levantar o chão de um chiqueiro frio acima do solo. A estrutura é instalada sobre uma fundação colunar ou os suportes são feitos de travessas ferroviárias. O chiqueiro levantado não inundará o derretimento, a chuva e as águas subterrâneas. O chão e a roupa de cama ficarão sempre secos. Soluções inteligentes podem ajudar a reduzir a probabilidade de rascunhos. Se as paredes do chiqueiro forem montadas com tábuas, todas as juntas serão vedadas ao máximo. A entrada é cortada do lado de onde o vento sopra com menos frequência. O teto é equipado levando em consideração um ajuste confortável na parte superior das paredes. A neve e os borrifos da chuva passarão pelas rachaduras deixadas pela corrente de ar.
A complexidade de eliminar consequências negativas depende da localização do curral, da composição do solo no local. Por exemplo, solos argilosos não absorvem bem a umidade. A água fica estagnada na superfície. Se você colocar um curral para porcos nesse solo, e até mesmo escolher o fundo do local, vai se formar lama permanente o ano todo.
Que temperatura os porcos suportam no inverno?
Se caracterizarmos os animais em termos gerais, será impossível responder com precisão à questão das baixas temperaturas mínimas. Cada raça é adaptada a condições específicas. Se os porcos são criados por muito tempo em condições adversas, cada geração subsequente recebe aclimatação. Para que a criação de suínos no inverno dê um resultado positivo, na escolha de uma raça, leva-se em consideração a temperatura mínima que os animais podem suportar.
As seguintes raças de porcos são consideradas as mais resistentes ao frio:
- Mangalica húngara;
- Caucasiano do Norte;
- Oxford Sandy;
- Siberian-Northern;
- Negros.
Bons resultados são obtidos com os porcos manchados de Berkshire, Breit e Gloucester.
Características de manter porcos ao ar livre no inverno
Se você decidir manter os porcos no frio no inverno, não basta escolher a raça certa. Os animais devem ser devidamente cuidados:
- Uma boa nutrição aumenta a resistência do corpo ao frio. Os porcos recebem alimentos ricos em minerais e outros nutrientes.
- Para porcos de diferentes idades, o regime de temperatura exigido é fornecido.As porcas com animais jovens são designadas a quartos separados, aquecedores são instalados, por exemplo, uma lâmpada vermelha.
- Independentemente da idade, os porcos são protegidos ao máximo das correntes de ar no inverno.
Os bebês nascidos no inverno são dotados de imunidade fraca. Eles tentam vacinar os porcos mais cedo para protegê-los de doenças.
Como manter porcos em um chiqueiro no inverno
Por direito, o chiqueiro é considerado o melhor local para manter os leitões em casa no inverno, já que a construção protege 100% os animais da precipitação e de outros fatores negativos. Dentro de casa, é mais fácil para uma pessoa controlar as condições dos porcos e, se necessário, alterá-las. Se o conteúdo ocorrer em um chiqueiro, a caminhada aberta é fundamental. Os porcos precisam de um lugar para brincar.
Com o início do clima frio, os animais gastam mais energia no aquecimento natural e o reabastecem com nutrição aprimorada. No entanto, quando os porcos comem ração, a gordura é fortemente depositada. Esta característica está diretamente relacionada com a finalidade de manter o gado e arrumar o chiqueiro. Se os porcos forem mantidos na banha, o chiqueiro precisa de uma pequena que crie mobilidade mínima para os porcos. As raças de carne não devem armazenar muita gordura. Os porcos no inverno precisam de um chiqueiro espaçoso para passear. Animais brincalhões queimam gordura.
A dificuldade de criar porcos no inverno é o trabalho adicional com a ninhada. Os animais crescem bem e não adoecem se forem mantidos secos e limpos. No entanto, os porcos são desleixados. O proprietário frequentemente terá que trocar a cama do chiqueiro no inverno.
Porcos secos e ar limpo dentro do chiqueiro são mantidos por ventilação natural. Os dutos de ar são levados para a rua, mas devem ser equipados com amortecedores de controle. O mecanismo permitirá que você controle a troca de ar, reduza a perda de calor no inverno.
No vídeo, o conteúdo de porcos em cama funda:
Qual deve ser a temperatura em um chiqueiro no inverno
O regime de temperatura no inverno é mantido diferente para cada idade dos porcos. Para adultos e animais jovens com mais de 165 dias, é ideal manter de + 8 a + 15 cerca deC. Para porcos jovens, a temperatura no chiqueiro é favorável na faixa de + 14 a + 20 cerca deC. Uma porca com bebês recém-nascidos é mantida a uma temperatura de + 20 a + 23 cerca deA PARTIR DE.
Como alimentar porcos no inverno
Após 15 dias do nascimento, os alimentos complementares são introduzidos na dieta alimentar dos bebês. Os jovens recebem:
- Purê de batata. A comida é servida ligeiramente quente, em pequenas porções, para que as sobras não azedem no cocho. O purê de batata é misturado com concentrados de ração que aumentam o conteúdo calórico dos alimentos.
- Para repor as vitaminas, os bebês recebem cenouras vermelhas picadas e urtigas secas. Para beber, use infusão de feno, leite de aveia.
- O leite de porco em lactação é pobre em ferro. Os jovens recebem injeções para reabastecê-lo. Farinha de osso, giz amassado e óleo de peixe são adicionados aos alimentos.
- A alimentação de animais jovens que crescem sem porca é realizada com substitutos do leite integral. No entanto, você precisa seguir a norma. Se porcos jovens comerem demais, há risco de doença gastrointestinal.
No inverno, os porcos adultos são alimentados com rações enriquecidas com minerais, vitaminas e nutrientes. Legumes, feno e cereais são introduzidos na dieta.
Características do parto no inverno
Se o porco for amamentado e a temperatura no celeiro estiver abaixo de zero, a cama e a própria porca morrerão. O frio é a principal ameaça do úbere aos animais adultos. As porcas desenvolvem mastite na geada e na cama molhada. Uma doença em um porco é difícil de tratar, é mais fácil deixar o animal ir para o abate.
Antes e depois do parto, a porca não deve sair para passear em um cercado frio no inverno. Os bebês recém-nascidos recebem bastante roupa de cama seca.A bebida é oferecida apenas quente, a limpeza dos bebedouros e comedouros é monitorada. A porca recebe apenas ração de alta qualidade. Além disso, cumprem a norma alimentar. O desenvolvimento dos filhotes depende da alimentação correta do porco, pois tudo o que a mãe comia é repassado aos bebês com leite.
A porca grávida recebe:
- resíduos não podres de vegetais, frutas;
- folhagem seca de árvores frutíferas, giz, freixo de madeira;
- alimentos contendo proteínas;
- concentrados.
A comida dos porcos deve ser fresca, não azeda.
A temperatura é monitorada constantemente. Para aquecimento, eles incluem lâmpadas vermelhas, aquecedores infravermelhos e outros dispositivos.
As raças de suínos vietnamitas são agora populares em muitas famílias. Os animais não são caprichosos e despretensiosos para a manutenção do inverno. O cuidado dos porcos é semelhante. A porca prenhe é aquecida. Para manter os leitões pequenos no inverno, uma grande quantidade de cama é colocada em um curral aquecido. Os animais jovens são perfurados com preparações que contêm ferro. Aditivos úteis para a alimentação são óleo de peixe, farinha de ossos e giz. Os porcos vietnamitas recebem carvão para roer, o feno picado é despejado nos comedouros. Os leitões são alimentados no inverno, três vezes ao dia.
Como manter os leitões em um galpão frio no inverno
Ter um celeiro frio é melhor do que manter os porcos ao ar livre, mas o local deve ser preparado. A conformidade com a tecnologia em si é importante. Um hangar costuma ser um galpão frio para porcos. A estrutura é composta por uma moldura, onde o toldo é o abrigo mais simples. Esta tecnologia de criação de porcos tem muitos defensores e oponentes. Uma vantagem é a simplicidade do projeto, o custo mínimo de sua construção. A desvantagem é o alto consumo de ração. Em um galpão frio, os porcos gastam muita energia no aquecimento e a reabastecem por meio de alimentos altamente calóricos.
Não importa o quão bem o toldo seja esticado, a perda de calor será enorme. Uma espessa camada de cama atua como aquecimento para os porcos. Ele é alterado 3-4 vezes por mês. Porém, com o aumento da alimentação dos porcos, a quantidade de resíduos orgânicos aumenta. A cama fica entupida com esterco mais rápido, vermes e microorganismos perigosos são criados dentro dela. Quando os animais comem ou vasculham em massa, os parasitas entram no corpo. Ocorrem doenças infecciosas e fúngicas em porcos. Não use cama bio em um celeiro frio. As bactérias benéficas simplesmente morrerão no frio.
Construir um celeiro frio reduz os custos, mas aumenta o custo da mão-de-obra para cuidar dos porcos. Porcas e animais jovens não podem ser mantidos em hangares, eles precisam de calor. No entanto, de acordo com fazendeiros que testaram a tecnologia, porcos criados em celeiro frio são mais endurecidos. O corpo dos animais resiste a doenças perigosas.
Como manter os leitões aquecidos em um celeiro frio
Em primeiro lugar, o conforto dos porcos no inverno dentro de um celeiro frio é garantido eliminando as correntes de ar. Deixar lacunas é inaceitável. Para o exaustor, equipar ventilação natural.
No lado do chão, os animais recebem calor no inverno de uma espessa camada de lixo. O processo contínuo de decomposição da matéria orgânica é negativo para os suínos em termos de saneamento, mas tem suas vantagens. Microrganismos putrefativos geram calor, que é aquecimento adicional.
Se porcas e animais jovens devem ser mantidos, galpões especiais são colocados dentro do hangar frio. Os porcos são equipados com aquecimento elétrico. Gaiolas removíveis são fixadas às casas para ajudar a alimentar os jovens.
Conclusão
O porco deve ser mantido em ambiente confortável no inverno, mesmo que a raça seja resistente ao frio. A violação da tecnologia levará ao consumo excessivo de ração, obtendo um aumento fraco.
Porquinhos se agitam e se enrolam em feno, podem se acostumar com um celeiro frio