Dill Aurora: comentários, fotos, cultivo

Dill Aurora é uma variedade de maturação precoce relativamente jovem, que se diferencia entre outras espécies pela folhagem densa, formação tardia de inflorescências e imunidade ao oídio. A variedade foi incluída no Registro Estadual da Rússia em 2001 e recomendada para cultivo em todas as regiões do país, devido à boa resistência à geada do endro Aurora.

O originador da variedade é CJSC Scientific and Production Company "Russian Seeds".

Descrição da variedade de endro Aurora

Dill Aurora é uma variedade de baixo crescimento e distribuição. A planta é um arbusto bastante poderoso e exuberante, com grandes folhas escuras. A cor da lâmina foliar é cinza esverdeado, uma flor de cera fracamente expressa é sentida em sua superfície. As folhas são ligeiramente dissecadas. O que distingue a Aurora dill de muitas outras variedades é a roseta elevada de folhas - portanto, a planta praticamente não fica suja após fortes chuvas.

Na descrição da variedade Aurora, destacam-se o excelente sabor do endro e o rico aroma dos arbustos. O endro também recebeu críticas favoráveis ​​dos jardineiros por sua boa qualidade de conservação - os verdes colhidos permanecem frescos por muito tempo e não perdem suas qualidades comercializáveis.

O objetivo da variedade Aurora é universal. Em primeiro lugar, o endro Aurora é cultivado para verduras, no entanto, parte da colheita tardia também pode ser usada para a conservação.

Produção

A cultura da variedade Aurora amadurece rapidamente, após 3-4 semanas você pode cortar os primeiros verdes. O rendimento da variedade é em média 2 kg por m.2, com muito cuidado, esse número pode chegar a 2,5-3 kg por m22... A massa de uma planta varia de 10 a 15 g.

Você pode colher a safra várias vezes por temporada. Ao mesmo tempo, eles são guiados pelo tamanho do endro - a altura ideal dos arbustos deve ser de cerca de 20 cm.

Sustentabilidade

Na descrição da variedade Aurora, é indicado que o endro é resistente à luz insuficiente, o que é confirmado por inúmeras revisões. A planta desenvolve-se bem tanto ao sol como à sombra parcial. Com forte sombreamento, apenas uma ligeira inibição do crescimento do endro é observada, porém, isso não afeta os indicadores de produtividade, se as plantações forem alimentadas na época e capinadas em tempo hábil.

A resistência à geada da variedade é alta, os primeiros brotos aparecem a uma temperatura bastante baixa - apenas + 3-5 ° C. Além disso, as plantações da variedade Aurora não congelam durante as geadas de primavera de retorno.

A resistência do endro Aurora ao oídio é especialmente observada nas análises. A doença raramente afeta as plantações. No entanto, a violação das práticas agrícolas pode levar ao surto de uma das seguintes doenças:

  • perna preta;
  • fomose;
  • peronosporose.

A variedade Aurora praticamente não atrai pragas. A maior ameaça à planta é o pulgão.

Importante! Para se livrar das pragas, utilizam, se possível, remédios exclusivamente populares. É indesejável processar endro com produtos químicos - a planta absorve pesticidas rapidamente e se torna tóxica.

Vantagens e desvantagens

As vantagens da variedade Aurora incluem as seguintes características do endro:

  • o esplendor dos arbustos, que garante excelente produtividade;
  • aroma rico, sabor agradável;
  • resistência à geada;
  • imunidade à maioria das doenças típicas desta cultura;
  • haste retardada, que prolonga o período de aptidão econômica das plantas;
  • universalidade de nomeação;
  • cuidado despretensioso;
  • boa qualidade de manutenção;
  • a peculiaridade da estrutura da planta - a roseta de endro é elevada, o que facilita a colheita;
  • a possibilidade de coleta múltipla de verdes;
  • resistência à falta de iluminação;
  • pouco atraente para as pragas.

Não há desvantagens na variedade Aurora, no entanto, essa variedade de endro ainda é jovem, o que não inspira confiança em alguns jardineiros. Muitos residentes de verão preferem variedades antigas e testadas pelo tempo.

Regras de pouso

É plantado Dill Aurora, a partir da 3ª década de abril, o prazo para plantio cai nos últimos dias de maio. Para obter vegetação no início da primavera, a semeadura pode ser feita antes do inverno, e o material de plantio pode ser semeado tanto diretamente em campo aberto quanto para mudas.

O endro da variedade Aurora se desenvolve melhor em áreas que atendem aos seguintes requisitos:

  1. A futura cama deve ser aberta e bem iluminada, mas a sombra parcial também funciona. Como último recurso, você pode plantar endro à sombra, no entanto, nessas condições de cultivo, o rendimento da variedade será um pouco menor.
  2. Aurora endro não impõe requisitos especiais ao tipo de solo, mas a variedade mostra o melhor desempenho ao plantar em solos franco-arenosos e argilosos.
  3. A cultura da variedade Aurora responde bem ao plantio em local onde costumavam crescer tomates, pepinos, beterrabas e repolho. No entanto, cresce mal em áreas antes ocupadas por cenoura, erva-doce e nabo.

O local deve ser preparado antes da semeadura. Para isso, em março, o local dos futuros canteiros é solto com um ancinho e enterrado:

  • 20 g de sal de potássio;
  • 15 g de ureia;
  • 30 g de superfosfato.

Por 1 m2... Em nenhum caso o local deve ser fertilizado com cal, farinha de dolomita e cinzas. Essa alimentação inibe o crescimento da colheita.

O material de plantio é embebido em solução de permanganato de potássio um dia antes da semeadura, 2-3 horas são suficientes. Este procedimento é preventivo por natureza - então o endro doerá menos.

As sementes secas são semeadas em sulcos com cerca de 2 cm de profundidade, mantendo uma folga de 20 cm, já que os arbustos são ramificados e interferem uns nos outros quando plantados mais próximos. Em seguida, as sementes são cobertas e as plantações são regadas moderadamente. Além disso, você pode cobrir as camas com uma camada de turfa de 3 cm.

Conselho! Dill de todas as variedades reproduz-se bem por auto-semeadura. Para isso, os guarda-chuvas não são retirados das camas no outono - portanto, no início da primavera será possível colher os primeiros verdes.

Tecnologia em crescimento

O cuidado adicional com o endro da variedade Aurora consiste em afrouxar os espaçamentos entre as fileiras, remover ervas daninhas, regar e curar regularmente, mas moderadamente. Recomenda-se também o desbaste das mudas para evitar o engrossamento das plantações - o arranjo apertado das plantas provoca o desenvolvimento do fungo.

Regue as plantações da variedade Aurora 2 vezes por dia a uma taxa de 2-3 baldes por 1 m2... Em condições de chuvas fortes, a rega é minimizada. A planta é alimentada apenas se o endro foi plantado em uma área escassa e despreparada. Os seguintes curativos são adequados:

  1. Infusão de urtiga fermentada - folhas frescas e caules no valor de 1 kg são despejados com 10 litros de água e insistidos por 5 dias.
  2. Uma solução de fertilizantes minerais: 500 ml de verbasco e 1 colher de chá. a uréia deve ser despejada com 10 litros de água.
  3. 10 g de fertilizantes à base de potássio e fósforo.

Afrouxar e sachar é especialmente importante nos estágios iniciais, enquanto as mudas ainda são pequenas. Durante este período de desenvolvimento, o endro Aurora é especialmente vulnerável e pode enfraquecer quando cercado por ervas daninhas.

Doenças e pragas

No decorrer do trabalho de criação, excelente imunidade foi geneticamente incorporada ao endro da variedade Aurora, portanto resistente à maioria das doenças. No entanto, com o engrossamento das plantações, a rega excessiva e um grande número de ervas daninhas, o endro pode adoecer com um fungo. As seguintes doenças estão entre as mais perigosas:

  1. Perna negra... Ela se manifesta na decomposição do colo da raiz. Dill Aurora é tratado com solução de Fundazol.
  2. Fomoz... A doença é determinada por manchas marrons nas folhas de endro. As plantas doentes são borrifadas com uma solução de bordeaux a 1%, no entanto, um único tratamento não é suficiente.Nesse caso, é importante manter um intervalo de 10 dias entre os tratamentos. A última vez que o plantio é pulverizado pelo menos 2 semanas antes da colheita.
  3. Peronosporose (ou míldio). O primeiro sinal da doença são manchas claras no caule e folhas de endro, que acabam ficando marrons. Nos primeiros sintomas da doença, os leitos são borrifados com uma solução de oxicloreto de cobre (30 g da substância por 1 balde de água) ou líquido bordalês a 1%.

Dos insetos, a maior ameaça é representada por:

  • mosca da cenoura;
  • Percevejos italianos;
  • cortina de guarda-chuva;
  • pulgão

A mosca da cenoura causa secagem rápida das folhas da variedade de endro Aurora. Em risco estão principalmente as plantas que foram plantadas nas imediações dos canteiros de cenoura - como o nome sugere, a praga é atraída pelo aroma da copa da cenoura. Você pode proteger o plantio de endro de moscas com a ajuda de um remédio popular, para o qual é necessário misturar em termos iguais:

  • pó de mostarda;
  • areia de grão fino;
  • pimenta moída quente;
  • turfa e cinzas secas.

Com a mistura resultante, desenhe uma tira entre as camas de cenoura e endro. Se a mosca continuar a danificar a planta, as plantações são pulverizadas com Vantex, Aktellik ou Fitoverm.

Importante! Fitoverm é a opção mais econômica, pois este produto é de origem biológica e, portanto, não pode fazer mal à saúde humana.

O tratamento do endro com os produtos químicos Arrivo, Vantex ou Karate Zeon ajudará contra percevejos, persianas e pulgões, mas é melhor usar inseticidas naturais - uma decocção de copas de batata e enteados de tomate. As substâncias contidas nas plantas da família das beladuras são tóxicas para muitos insetos.

Para o preparo do caldo, é necessário triturar 2 kg de pontas de batata ou enteados, despejar a massa resultante de 10 litros de água e ferver a mistura por 30 minutos. Em seguida, adicione 1 colher de sopa ao caldo. eu. aparas de sabão em pó e mexa bem a mistura até que a substância esteja completamente dissolvida. Se entrar em contato com a planta, essa solução criará uma película de sabão que impedirá que seja lavado pela chuva ou durante a rega.

Ele repele bem as pragas do tabaco. Você pode misturar a seco com mostarda em pó na proporção de 1: 1 e polvilhar com a mistura de endro. Uma solução de tabaco se provou bem: 100 g da substância são infundidos em 10 litros de água durante o dia.

Finalmente, você pode alimentar a cultura da variedade Aurora com fertilizantes de fósforo-potássio: 3 kg de cinzas são despejados em 10 litros de água e mantidos por um dia. Em seguida, adicione 1 colher de sopa à solução. eu. sabonete líquido.

Importante! Antes de comer, os arbustos de endro tratados são bem lavados para remover a película de sabão da superfície das folhas.

Conclusão

O Dill Aurora foi criado recentemente, no entanto, a variedade está ganhando popularidade rapidamente. Dill Aurora é muito procurado pelos jardineiros principalmente devido à sua resistência ao frio e altas taxas de rendimento; os iniciantes também são atraídos pela despretensão da planta e sua resistência a doenças e pragas. A variedade praticamente não é danificada por insetos e não adoece, o que facilita muito o cuidado com a cultura.

Você pode aprender mais sobre os recursos do cultivo de endro no vídeo abaixo:

Testemunhos

Pavlova Anastasia Mikhailovna, 39 anos, São Petersburgo
Experimentamos muitas variedades de endro, mas não conseguimos encontrar uma para comer no verão e havia o suficiente para o preparo. Normalmente, descobria-se que todas as verduras eram comidas rapidamente e não havia quase nada para os temperos. Na loja vi a variedade Aurora, procurei na internet reviews sobre endro com foto. Tudo parecia promissor, decidimos arriscar novamente. Sorte dessa vez. O endro tem um cheiro muito bom, o cheiro é rico, os verdes são suculentos. O suficiente para saladas e conservas. Eles até congelaram um pouco.
Illarionova Evgeniya Alekseevna, 40 anos, Kaluga
Eu sou novo em jardinagem, então estava procurando algo frutífero, mas mais simples. Um vizinho deu algumas sementes para Aurora, plantou para teste. Como resultado, já estou plantando há vários anos, não vejo razão para mudar nada. Os arbustos são viçosos, corto as verduras muitas vezes.Eu alimento um pouco, às vezes mato quando os canteiros estão crescidos demais, mas em geral eu não passo muito tempo no jardim. Isso é o mais importante para mim. Por isso, aconselho a variedade para quem gosta de relaxar no campo, e não se debruçar sobre o que plantou.
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção