Morango de Alexandria

O morango remanescente Alexandria é uma variedade popular com deliciosos frutos silvestres aromáticos e um período de frutificação prolongado, sem bigode. É cultivada como cultura de varanda e jardim, resistente à geada e ligeiramente suscetível a doenças. Propagado por sementes ou dividindo os arbustos.

História

Morangos de frutos pequenos ou morangos Alexandria com um longo período de frutificação são conhecidos há mais de 50 anos. A empresa americana "Park Seed Company" ofereceu suas sementes ao mercado mundial em 1964.

Descrição e características

Morangueiro sem bigode dar frutos desde o início do verão até a geada. Para o cultivo produtivo da variedade Alexandria como cultivo para vasos, é necessário cuidar do solo fértil, de preferência solo preto com adição de turfa.

O poderoso arbusto de morangueiro Alexandria, semifluir, densamente frondoso, cresce até 20-25 cm de altura. As folhas são serrilhadas nas bordas, dobradas ao longo da nervura central. O bigode não está formado. Os pedúnculos são altos, finos, com pequenas flores brancas.

Os frutos cônicos de Alexandria são os maiores para as espécies de frutos pequenos de morangos alpinos, muito perfumados, vermelho vivo. O peso médio é de até 8 g. Os frutos oblongos não têm pescoço, o ápice fica mais agudo. A pele é brilhante, lustrosa, com sementes vermelhas moderadamente pronunciadas. A polpa doce tem um sabor característico de morango.

O arbusto de morango em Alexandria dá frutos ondulados de maio ou junho a outubro. Durante a temporada, até 400 g de bagas são colhidas de uma planta.

As bagas de Alexandria são versáteis no uso. Eles são consumidos frescos, preparações caseiras são feitas para o inverno. Depois de plantar as mudas de morango autocultivadas da variedade Alexandria, em 1,5 a 2 meses você já pode experimentar as bagas de sinal. Sujeito a todos os requisitos da tecnologia agrícola, o arbusto de morango de Alexandria é capaz de produzir até 700-1000 bagas. Uma planta dá frutos até 3-4 anos de idade. Em seguida, os arbustos são trocados por novos.

O tamanho compacto do arbusto de morango de Alexandria tornava a variedade uma das favoritas de varanda e jardins internos. Pedúnculos e ovários são formados durante toda a estação quente. As bagas amadurecem até no peitoril da janela. A planta não ocupa muito espaço. O incômodo de cuidar dos morangos de Alexandria também é pequeno, porque a planta é resistente a doenças fúngicas. Jardineiros que compraram sementes de Alexandria concordam que os fornecedores de Aelita e Gavrish são confiáveis.

Crescendo a partir de sementes

A maneira mais conveniente de obter novos morangueiros da variedade Alexandria é semear as mudas.

Técnica de obtenção e estratificação de sementes

Deixando algumas frutas maduras de morangos de Alexandria para a coleta de sementes, a camada superior com as sementes é cortada, seca e moída. Sementes secas derramam. Outro método é amassar frutas maduras em um copo d'água. A polpa sobe, as sementes maduras ficam embaixo. A água com a polpa é drenada, os resíduos são filtrados, retendo as sementes no filtro. São secos e armazenados até a estratificação.

Atenção! Descrição detalhada do cultivo de morangos a partir de sementes.

Jardineiros que possuem estufa aquecida, as sementes obtidas da variedade Alexandria são semeadas imediatamente, no verão, para que não percam a germinação. No inverno, as mudas são cultivadas em uma estufa.

  • No final de janeiro, início de fevereiro, as sementes dos morangos de Alexandria são preparadas para semeadura por meio de resfriamento, aproximando as condições do natural;
  • Para o substrato, pegue igualmente 3 partes de solo de jardim e húmus das folhas, adicione 1 parte de areia e ½ parte de cinzas. O solo é regado com Fundazol ou Fitosporina de acordo com as instruções;
  • As sementes de morango de Alexandria são colocadas em um guardanapo úmido, então são dobradas e colocadas em um saco plástico não lacrado na geladeira por 2 semanas. Em seguida, um guardanapo com sementes é colocado sobre o substrato. O recipiente é coberto e mantido em um calor moderado - 18-22 ° C.

No local, as sementes da variedade Alexandria são semeadas antes do inverno, cobrindo levemente com o solo. A estratificação natural ocorre sob a neve.

Aviso! As sementes adquiridas também são estratificadas.

Recebendo mudas e plantando

As sementes da variedade Alexandria germinam após 3-4 semanas. Eles são cuidadosamente tratados.

  • Brotos finos precisam ser iluminados por até 14 horas por dia com lâmpadas fluorescentes ou fitolampos;
  • Para tornar os arbustos mais estáveis, eles são borrifados com o mesmo substrato até a altura das folhas cotiledonares;
  • A rega é regular, moderada e quente;
  • Quando 2-3 folhas verdadeiras crescem nas mudas, elas são colocadas em vasos ou nos compartimentos do cassete de mudas.
  • 2 semanas após a colheita, as mudas de morangos de Alexandria são alimentadas com fertilizantes complexos, como o Gumi-20M Rich, que inclui Fitosporin-M, que protege as plantas de doenças fúngicas.
  • Na fase de 5-6 folhas, os arbustos são transplantados uma segunda vez: em grandes recipientes em uma varanda ou em um talhão.
  • Antes do plantio em local permanente, as mudas da variedade Alexandria são endurecidas, deixando-as gradativamente por mais tempo ao ar livre.
Importante! Se as mudas de morango virar as folhas verticalmente, não há luz suficiente para isso.

Plantar em terreno aberto e cuidar de arbustos

O local para a variedade Alexandria foi escolhido ensolarado. Húmus e 400 g de cinza de madeira por poço são misturados ao solo. A maneira mais ideal de cultivo é a colocação de arbustos de morango de Alexandria em duas linhas em um jardim de 1,1 m de largura. O intervalo entre as linhas é de 0,5 m. Os arbustos são plantados em covas de 25 x 25 x 25 cm, derramados com água e localizados após 25-30 cm.

  • Os primeiros pedúnculos dos morangos são cuidadosamente cortados para que a planta cresça mais forte. Os próximos 4-5 pedúnculos são deixados para amadurecer, 4-5 bagas cada;
  • No segundo ano, os arbustos da variedade Alexandria dão até 20 pedúnculos;
  • No final do verão, as folhas avermelhadas são removidas.
Conselho! Quão morangos aparados e prepare-se para o inverno.

Plantações de cobertura morta

Depois de compactar o solo ao redor dos arbustos de morango plantados em Alexandria, todo o canteiro do jardim é coberto com cobertura morta. Para cobertura orgânica, use palha, feno seco, turfa, agulhas de pinheiro ou serragem velha. A serragem fresca deve ser derramada com água e deixada por um tempo, caso contrário, absorverá toda a umidade do solo. A matéria orgânica acabará por se tornar um bom fertilizante nas camas. Após 2-3 meses, uma nova cobertura é aplicada e a antiga é removida.

Comente! A roseta do arbusto de morango de Alexandria não é aprofundada e coberta com terra.

Eles também cobrem com folha e agrotêxtil. O material é esticado no canteiro do jardim e são feitos buracos nos locais dos buracos por onde os morangos são plantados. Esta cobertura inibe o crescimento. ervas daninhas e mantém o solo aquecido. Mas, em períodos prolongados de chuva, as raízes do morango sob polietileno podem apodrecer.

Atenção! Informações mais detalhadas sobre cobertura morta.

Cuidado do solo

Até que a cobertura morta seja colocada, o solo nos corredores é sistematicamente solto e as ervas daninhas são removidas. O afrouxamento fornece fácil acesso de ar às raízes do morango e também retém a umidade. Antes de os frutos amadurecerem, o solo deve ser afrouxado pelo menos 3 vezes. Na frutificação, o cultivo do solo não é realizado.

Conselho! O alho é frequentemente plantado em espaçamentos entre linhas, uma cultura favorável para morangos. As lesmas contornam a área de odor pungente.

Rega

Após o plantio, os morangos de Alexandria são regados abundantemente 2 vezes por semana.É necessário contar que 10 litros de água morna, até 20 ° C, são suficientes para umedecer o buraco e todas as raízes para 10-12 arbustos. Na fase de crescimento das folhas jovens, regadas uma vez por semana. Morangos não gostam de umidade muito alta.

Top curativo

A variedade Alexandria é fertilizada com uma solução de húmus ou infusão de fezes de pássaros na proporção de 1:15 toda vez que os ovários começam a se formar. A rede de varejo oferece fertilizantes prontos a partir de matéria orgânica. A série EM (microorganismos eficazes) é popular: Baikal EM1, BakSib R, Vostok EM1. Também são usados ​​complexos minerais direcionados para morangos: morango, Kristalon, Kemira e outros, de acordo com as instruções.

Atenção! Sobre como fazer isso direito alimentar morangos.

Métodos de controle de doenças e pragas

Os morangos de Alexandria são resistentes a doenças fúngicas. Se as plantas estiverem infectadas, elas são tratadas com fungicidas após a colheita dos frutos.

Importante! Mais detalhes sobre doenças de morangos.

Proteja-se contra pragas cultivando o solo na primavera com solução líquida de bordeaux ou solução de sulfato de cobre. Pulverize com vitríolo cuidadosamente, sem tocar nas plantas.

Atenção! Informações mais detalhadas sobre métodos controle de pragas de morango.

Características do cultivo em vasos

As mudas da variedade Alexandria são plantadas em recipientes com um diâmetro de 12-20 cm, 2-3 arbustos cada. Morangos sem bigode não ocupam muito espaço. Os recipientes devem ser com palete e uma camada de drenagem de 4 a 5 cm Regue de manhã e à noite para que o solo não seque. O solo é periodicamente solto com um pedaço de pau. Quando os morangos florescem na sala, é realizada a polinização manual. O pólen é transferido com um pincel de flor em flor.

Atenção! Dicas para cultivando morangos em vasos.

Métodos de reprodução

O morango Alexandria se propaga por sementes, bem como pela divisão de um arbusto crescido. Durante 3-4 anos, o arbusto é desenterrado na primavera e dividido, garantindo que todas as secções tenham uma gema central para o crescimento dos pedúnculos. Eles são plantados da mesma forma que as mudas.

Conclusão

A planta é uma das favoritas dos jardins com mini-varanda, pois sua compactação permite que mais espécimes sejam acomodados. As bagas aromáticas também são cultivadas em campo aberto e são apreciadas pelo seu excelente sabor a morango. As preocupações com as mudas são reduzidas em comparação com uma cultura perfumada.

Resenhas da Alexandria sem barba remanescente

Anastasia, 30 anos, Balakovo
Eu cultivo morangos Alexandria no terraço, em vários grandes vasos de flores. Eu os alimento com fertilizantes orgânicos. Começa a amadurecer em junho, as últimas bagas amadurecem já na casa.
Artem, 28 anos, Vyazma
Para as crianças, trouxe morangos de Alexandria na varanda. 10 arbustos crescem, vitaminas frescas estão sempre à mão. Não se pode colher muitos frutos silvestres, mas as crianças também se interessam em cuidar do jardim.
Inna, 45 anos, Pushkin
Na primavera passada, Alexandria plantou sementes de morango e, em seguida, os arbustos foram levados para o campo. Nós plantamos em um canteiro de jardim, cobrimos com palha, não esperamos muito, havia chuva suficiente. As primeiras bagas foram provadas em agosto. Sabor fantástico!
Dê retorno

Jardim

Flores

Construção