Cultivo de morangos a partir de sementes em casa

Provavelmente, todo residente de verão está familiarizado com morangos - todo mundo adora esta baga, portanto, eles tentam plantar pelo menos alguns arbustos em seu local. Parece que não há nada difícil em cultivar morangos: todos sabem que a cultura do jardim se reproduz com bigode ou dividindo um arbusto. No entanto, nem sempre é possível usar esses métodos de propagação de morangos de jardim (também é chamado frequentemente de morangos), às vezes você tem que ir por outro caminho - para aumentar o número de arbustos com sementes.

é possível cultivo de morangos das sementes em casa, quais os segredos do cultivo, como cuidar das mudas e quais as dificuldades desse método - é disso que trata este artigo.

Como cultivar morangos com sementes em casa

O método de cultivo de morangos a partir de sementes sempre foi considerado muito difícil e demorado. Claro, é muito mais fácil simplesmente enraizar o bigode ou dividir os kutas fortes em várias partes, mas nem sempre isso é possível. É muito caro comprar mudas em um viveiro, especialmente se o jardineiro quiser plantar uma grande área com morangos.

Nesse caso, você mesmo pode tentar cultivar mudas de morango usando as sementes dessa cultura.... As sementes também podem ser compradas, mas quando a variedade de morango é elite, elas serão caras e são vendidas em 5 a 10 unidades por saco. Como você sabe, a germinação das sementes de morango é baixa, então metade do material comprado pode simplesmente desaparecer.

Para que tudo dê certo, você precisa seguir a tecnologia. Você pode se familiarizar com ele neste artigo e ver um exemplo ilustrativo nas instruções em vídeo de jardineiros experientes.

Atenção! É perfeitamente possível coletar sementes de bagas de morango você mesmo.

Para fazer isso, deixe os frutos maiores e mais bonitos nos arbustos, dê-lhes um pouco maduros demais. Em seguida, retire a casca com uma faca com as sementes e separe cuidadosamente as sementes debaixo d'água. As sementes são secas em um pano e armazenadas por 3-4 anos.

Quais morangos são propagados por sementes

O jardineiro iniciante deve saber que nem todas as variedades de morangos e morangos podem se reproduzir por sementes. Variedades híbridas categoricamente não são adequadas para este método. Esses morangos podem ter sementes, podem até germinar e dar boas mudas, mas não há garantia de quais serão os frutos e suas características gustativas.

Variedades caras de elite de morangos de frutos grandes ou exóticos (de uma cor, forma incomum, com um sabor ou aroma que não é inerente a esta baga) são difíceis de reproduzir, é especialmente difícil aumentar o número de tais arbustos às custas das sementes. As sementes germinam mal, as mudas são fracas e inviáveis.

E aqui variedades remanescentes de frutos pequenos, muitas vezes chamadas de morangos, pelo contrário, reproduzem-se bem por sementes.

Conselho! Para cultivar a partir de sementes os mesmos morangos que no jardim, você precisa monitorar a polinização de suas flores.

A polinização cruzada com outras variedades não deve ser permitida, caso contrário, a pureza da variedade será violada, a qualidade das mudas só pode ser estimada.

Cultivar a partir de sementes será mais eficaz se você escolher uma destas variedades de morango:

  • "Diamant" é caracterizado pela resistência a vírus e pragas, bem como alto rendimento (até dois quilos por arbusto);
  • "Dukat" não tem medo das geadas da primavera e também dá boas colheitas;
  • "Olivia" não é tão fecunda, mas não tem medo da seca e do calor;
  • a variedade "Bagota" tem maturação tardia, os morangos são grandes e doces;
  • pelo contrário, “Lakomka” tem uma colheita antecipada;
  • morango "Sakhalinskaya" dá frutos durante toda a temporada, é caracterizado por maior durabilidade;
  • "Genebra" é uma das variedades de frutos grandes que podem se multiplicar por sementes.
Importante! Você pode experimentar e tentar cultivar mudas com as sementes de sua variedade de morango favorita. Mesmo que não dê certo, o jardineiro não vai perder nada, mas há uma chance de expandir sua plantação de morango de graça.

Quando plantar morangos para mudas

Para que as mudas cresçam e fiquem prontas para o plantio a céu aberto, é necessário que haja pelo menos dois meses a partir do momento da semeadura.... Se os morangos na maior parte da Rússia são geralmente plantados no final de maio ou nos primeiros dias de junho, bem como levando em consideração as 2-3 semanas designadas para a estratificação das sementes, é possível determinar a época ideal para semear é no final de fevereiro ou início de março.

As colheitas posteriores não terão tempo de ficar mais fortes, terão que ser plantadas no solo mais tarde, quando o calor já tiver chegado. Se você planeja cultivar morangos em uma estufa, pode semear as sementes mais cedo, a partir de janeiro.

Importante! O jardineiro deve lembrar que as mudas de morango, como qualquer outra, precisam de luz. Portanto, as mudas de inverno devem ser suplementadas com fitolâmpadas ou lâmpadas comuns.

Preparando sementes para o plantio

Os residentes de verão interessados ​​na questão de como cultivar morangos a partir das sementes devem entender que o processo não é fácil, requerendo precisão e tempo. Mas as mudas autocultivadas permitirão aumentar o número de arbustos de morango no local sem nenhum custo extra.

Em primeiro lugar, as sementes de morango devem ser preparadas para o plantio. Este processo pode ser dividido em três fases:

  1. Absorver. Nesta fase, as sementes de morango são colocadas em almofadas de algodão ou tecido de algodão. Recomenda-se umedecer as sementes apenas com derretimento ou água da chuva, então o estímulo ao crescimento será mais forte, as sementes germinarão mais rápido, as mudas ficarão fortes e de alta qualidade.
  2. Germinação. Cubra as almofadas de algodão ou pano umedecidos com sementes inchadas com outra camada (discos ou pano de algodão) e umedeça bem. É muito conveniente fazer germinar as sementes de morango em um recipiente de plástico com tampa. Só na tampa é necessário fazer pequenos furos com agulha para que as sementes tenham acesso ao ar. O recipiente coberto é colocado em um local quente por alguns dias (a temperatura é de 20-22 graus). Durante este tempo, pequenos brotos devem aparecer.
  3. Estratificação. Um dos truques da dacha para cultivar morangos a partir de sementes é manter as sementes já nascidas em condições de baixa temperatura. Isso vai ajudar a endurecer as mudas, porque as mudas de morango são muito frágeis e fracas, muitas vezes morrem. Para a estratificação, um recipiente com as sementes nascidas e um substrato umedecido é colocado no refrigerador. É necessário monitorar constantemente o estado das sementes e o nível de umidade, se necessário adicionar água - as almofadas de algodão não devem secar. A estratificação costuma durar duas semanas, se necessário, esse período pode ser estendido, mas no máximo por um mês.

Após este preparo, as sementes de morango estão prontas para o plantio no solo.

Semeando sementes de morango para mudas

Recipientes para mudas de morango são escolhidos rasos, mas volumosos... Vários paletes, recipientes de plástico para alimentos ou caixas de madeira especialmente desmontadas são adequados para esses fins - nesses pratos, as mudas vão se sentir melhor, as raízes vão começar a se desenvolver corretamente.

O solo para mudas de morango pode ser qualquer. O único requisito é que o solo seja friável para ficar bem saturado de oxigênio. Você não deve escolher um solo muito nutritivo para os morangos: é melhor pegar um solo comum de jardim e misturá-lo com turfa, grama ou solo de floresta e parte da areia do rio. Algumas semanas antes da semeadura, é recomendável assar a terra no forno por 20-30 minutos.

A terra é despejada em recipientes e compactada com força. Ranhuras rasas são feitas a uma distância de 5 a 6 cm umas das outras. Umedeça o solo com um borrifador e espalhe as sementes nascidas em intervalos de 2 cm. Não é necessário cobrir as sementes de morango com terra, basta a luz do sol para que criem raízes.

Conselho! É muito conveniente plantar pequenas sementes de morango na neve.

Se possível, os recipientes não são completamente preenchidos com terra (2-3 cm são deixados para a borda superior), o espaço restante é preenchido com neve bem compactada. As sementes que eclodiram são espalhadas na neve e espremidas um pouco. Com o tempo, a neve derrete e as sementes de morango se comprimem contra o solo.

O tempo todo até que algumas folhas reais apareçam nas mudas, os recipientes ou paletes com morangos devem ser cobertos com uma tampa transparente, vidro ou filme.... Isso criará um microclima especial no interior e também ajuda a reter a umidade.

É bastante simples avaliar o grau de umidade do solo: se houver gotas de condensação na tampa, os morangos têm água suficiente... Se a tampa estiver seca, é hora de regar as mudas com um borrifador. Quando há muitas gotas, as mudas nem ficam visíveis pela tampa, é preciso tirar o excesso de umidade com um pano e abrir o recipiente para arejar.

O cuidado com as mudas de morango nesta fase consiste apenas em regar e arejar. Ventile cuidadosamente os recipientes com morangos: aumentando gradualmente o tempo. Primeiro, é feito um orifício maior na tampa, depois a tampa é ligeiramente deslocada, só depois desse preparo as mudas ficam abertas. Primeiro por alguns minutos, depois por um dia, como resultado, os morangos são deixados durante a noite.

Mergulho de mudas de morango

Só é necessário mergulhar as mudas de morango se as sementes forem semeadas em recipientes comuns. Quando copos individuais ou pastilhas de turfa são usados, o mergulho pode ser evitado. Mas, devido ao facto de a germinação das sementes de morango ser baixa, muitas vezes são semeadas em recipientes comuns, e depois, mergulho nas plantas mais fortes.

Nesse estágio, as mudas de morango devem ter pelo menos quatro folhas verdadeiras. Você pode mergulhar as mudas com um fósforo, uma vara fina ou uma pinça. Anteriormente, a terra era completamente umedecida com um borrifador. Os recipientes individuais são preparados enchendo-os com a mesma terra que utilizou para a semeadura.

Uma pequena depressão é feita no solo e a muda é cuidadosamente transferida junto com um torrão de terra. Compacte levemente o solo ao redor do caule e regue as plantas. Depois do mergulho, é preciso regar as mudas pela raiz, não dá mais para usar borrifador - a água não deve entrar nas folhas do morango.

Atenção! Numerosas análises de jardineiros experientes indicam que, no estágio de mergulho, as raízes das mudas de morango precisam ser pinçadas.

Isso permitirá o desenvolvimento de um sistema radicular superficial, posteriormente as mudas enraizarão melhor e ficarão mais fortes mais rápido.

Resta esperar até que as mudas de morango cresçam, o clima quente comece e você possa transferir as mudas para o solo.

Você pode aprender mais sobre isso no vídeo:

Cultivo de morangos a partir de sementes em tabletes de turfa

Muitos jardineiros preferem cultivar mudas de morango em pastilhas de turfa. Nem todas as culturas adoram turfa, mas morangos são apenas fãs desse substrato.

Preliminarmente, os comprimidos são colocados em uma bandeja plana e despejados em água morna - eles devem inchar e aumentar de tamanho. Depois disso, as sementes eclodidas e estratificadas podem ser plantadas normalmente (método descrito acima).

Mas há outra maneira: sementes de morango inchadas são colocadas em um tablete de turfa, tampe o recipiente com uma tampa e coloque desta forma na geladeira. Após a estratificação, o recipiente com pellets de turfa é colocado em local aquecido com temperatura constante de 20 graus.

Importante! Os comprimidos de turfa podem secar rapidamente, pois o substrato é muito solto.Portanto, o jardineiro deve monitorar diariamente a condição das mudas e do solo, regar regularmente as mudas de morango.

Como cultivar mudas de morango a partir de sementes corretamente

Existem alguns segredos que ajudam os residentes de verão a propagar seus morangos favoritos com sementes:

  • você também precisa acostumar gradualmente as mudas de morango ao sol. Primeiro, os recipientes são colocados em um local claro, mas não sob a luz solar direta. À medida que as mudas crescem, o tempo que passa sob o sol aumenta. Depois de mergulhar, você pode sair morangos no peitoril da janela.
  • Se as raízes das mudas forem visíveis, é preciso polvilhar com terra com cuidado, como se derramasse os morangos. Caso contrário, as plantas cairão e desaparecerão.
  • O molde pode aparecer no chão. Nesse caso, o molde é retirado com um fósforo junto com uma fina camada de terra, e o recipiente com morangos é ventilado com mais frequência, o nível de umidade do solo é monitorado cuidadosamente.
  • Antes do plantio em local permanente, as mudas de morango devem ser endurecidas. Faça como de costume, aumentando gradativamente o tempo das "sessões".
  • Para as sementes, a irrigação por gotejamento de um borrifador é útil, mas quando as folhas verdes aparecem, os morangos são regados apenas sob a raiz. É conveniente fazer isso com uma colher de chá. A condensação da tampa do recipiente deve ser regularmente limpa para que as gotas não caiam nas delicadas folhas de morango.
  • Para que os morangos se desenvolvam normalmente e os arbustos fiquem fortes, no primeiro ano após o plantio das mudas, todos os pedúnculos e bigodes devem ser retirados.

Regras simples irão ajudá-lo a cultivar mudas de morango saudáveis ​​em seu ambiente doméstico normal. Cultivar a partir de sementes pode ser uma ótima alternativa para propagar morangos com bigode ou dividir um arbusto. Os primeiros fracassos não devem parar os jardineiros - o trabalho árduo, no final, dará o resultado na forma de mudas fortes da variedade desejada.

Outro vídeo sobre a germinação de sementes de morango ajudará o jardineiro novato:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção